Quais são as principais tendências do mundo dos negócios em 2021?
Como uma tendência pode determinar o que vai ocorrer no mercado?
Publicado em 26/01/2021 | Atualizado em 26/01/2021
Como uma tendência pode determinar o que vai ocorrer no mercado?
Antes de conhecer as tendências do mundo dos negócios para 2021, é decisivo conhecer o conceito da palavra tendência, afinal, apesar de ser um excelente indicador de mercado, pode não ser o mais assertivo para o seu em questão. Entender as diferenças entre os termos “modismo, tendência e megatendência” de marketing vão tornar suas habilidades de interpretação do mundo dos negócios mais realistas e assertivas.
? Modismo
Moda ou modismo é aquilo que cai no gosto popular rapidamente, considerando-se um fenômeno difícil de prever. Ele tem curta duração, e normalmente ocorre em regiões específicas. As redes sociais tornaram modismos cada vez mais populares e passageiros. Apesar de lucrativo, embarcar em modismos pode não gerar resultados expressivos em longo prazo. A moda passa e não influencia de maneira direta e perene o consumo e a cultura popular.
?Tendência
Uma tendência ocorre quando há uma sequência de eventos que demonstram energia e durabilidade no mercado. Ela, diferente do modismo, pode ser prevista por especialistas e revela os caminhos que a indústria vai tomar nos próximos anos, seguindo análises que contam com diversos indicadores, pesquisas em campo e estudos de casos antigos.
?Megatendência
Megatendências são construídas baseadas em grandes mudanças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas. A partir de mudanças profundas que ocorrem na cultura popular, megatendências surgem para ditar as regras de todas as outras tendências de mercado. Uma megatendência atual que pode exemplificar muito bem o significado da nova palavra é o setor de sanitização, higiene pessoal e limpeza. Com a pandemia do COVID-19, novos hábitos de higienização das mãos e objetos surgiram e, sem dúvida, vieram para ficar.
Quais são as principais tendências do mundo dos negócios em 2021?
Analisar as principais tendências do mercado e do empreendedorismo é essencial para se diferenciar da concorrência e fortalecer seu posicionamento de mercado.
Nesse artigo vamos listar algumas das tendências de empreendedorismo para o ano que se aproxima. Confira!
✔️Sustentabilidade
A sustentabilidade busca o equilíbrio entre a disponibilidade e a exploração de recursos naturais no nosso planeta. Com sustentabilidade, a preservação do meio ambiente deve caminhar de mãos dadas com a qualidade de vida da sociedade.
Com a previsão de aumento populacional para os próximos anos, passa-se a exigir um planejamento, considerando a escassez de recursos.
A sustentabilidade assume um papel preponderante, principalmente como principal fator frente às mudanças climáticas. Empesas conectadas a ideais sustentáveis têm impactado diretamente consumidores em todo o mundo. Empreender com propósito, gerenciando impactos e mostrando isso para o consumidor, é sem dúvida uma das grandes tendências de mercado para 2021.
Torna-se imprescindível a sustentabilidade como diferencial competitivo para as empresas, no atual cenário e diante de um futuro próximo, que será a capacidade de lidar melhor as transformações da humanidade.
✔️Vegetarianismo e veganismo
O número de pessoas que se consideram vegetarianas e veganas no Brasil não para de crescer. A tendência, que já se mostrou muito forte nos últimos anos, continuará desenvolvendo e inovando principalmente o mercado de alimentação e cosméticos em 2021.
O mercado está aberto e os consumidores interessados em produtos mais tecnológicos, saudáveis e sem testes em animais. Cada vez mais são encontrados nas gôndolas dos supermercados produtos com o selo vegano ou vegetariano.
Junto com o crescimento deste segmento, o mercado de suplementação, nutrição e alimentação saudável também manterá em desenvolvimento, conquistando empreendedores e consumidores atentos às mudanças do mercado.
✔️Trabalho remoto
O trabalho remoto já era uma tendência em crescimento no Brasil, considerando a produtividade e custos com o transporte, principalmente nas grandes metrópoles.
Desde o momento crucial em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) oficializou a pandemia do coronavírus, em março de 2020, empreendedores de todos os segmentos que não estavam atentos a esta tendência, precisaram rapidamente se adaptar e transformar suas metodologias de trabalho.
Sem dúvida, o futuro do trabalho, com a tecnologia e a inovação cada vez mais presentes, seria um universo para explorar mudanças, como a automação de diversas funções antes realizadas por colaboradores.
Agora, com a pandemia do coronavírus, a tendência antecipou-se, tornando-se obrigatório em muitos negócios. A modalidade de trabalho remoto, sem sombra de dúvida, veio para ficar e seguirá sendo uma forte tendência de mercado em 2021.
✔️Lojas virtuais
Outra tendência que se confirma ainda mais relevante para 2021 é o segmento de lojas virtuais. O cenário figura com um potencial grandioso, principalmente após a pandemia do coronavírus.
Primeiro, as pessoas estão ficando mais em casa e fazendo compras na internet. Segundo, as pessoas estão cada vez mais conectadas nas redes sociais e as relações de consumo estão mais valorizadas. A automatização dos processos de compra e venda, a necessidade de trabalhar a experiência do usuário e ter modelos de gestão para garantir operações eficientes é um caminho sem volta.
As lojas virtuais não significam o fim do espaço das lojas físicas. Pelo contrário, as grandes varejistas brasileiras e internacionais têm dado exemplo da importância entre estar presente tanto fisicamente quanto no ambiente digital.
Seja você empreendedor de qualquer área, deve considerar que oferecer produtos e serviços sem que seu consumidor precise sair de casa é uma realidade que vai permanecer e você precisa se adaptar.
✔️Cursos on-line
Análises passadas já mostravam o crescimento do mercado de cursos on-line, consolidando uma forte tendência de mercado. Com a tecnologia cada vez mais acessível, tornou-se possível que profissionais de diversas áreas pudessem entrar no mercado do ensino remoto para interagir com alunos de todos os lugares, independente das fronteiras e barreiras físicas.
De fato, a mudança está fazendo história e tornando-se um impacto importante na cultura e metodologia de ensino tradicional em sala de aula. O setor ainda foi maximizado pela chegada da pandemia do COVID-19, o que fomentou ainda mais o mercado de educação à distância. A crise gerada pelo COVID-19 antecipou o crescimento da modalidade à distância, fomentou a competitividade e deu luz a negócios inovadores no mercado da educação.
Investimentos em didáticas com conteúdo envolvente para manter os alunos mais atentos e participativos, além de não deixar o método cansativo para alunos e professores é um desafio que deve ser enfrentado para máximo aproveitamento e melhora dos índices de educação da sociedade como um todo.
✔️Infraestrutura para Tecnologia 5G
A tecnologia 5G é a próxima geração de rede de internet móvel. Com ela será possível se conectar com ainda mais velocidade em conexões mais estáveis para máximo aproveitamento da internet.
O 5G é uma revolução na forma de pensar na internet, pois possibilita muito além de velocidade, melhor conectividade entre os objetos. Outro ponto importante do 5G é oferecer uma velocidade similar ao do Wi-Fi, não importando o lugar. Essa inovação dará mais velocidade e oportunidade para melhorar a experiência de consumo do cliente. Utilizar essa tecnologia como mais uma forma de conquistar o cliente certamente irá garantir a sua sustentabilidade e competitividade do negócio.
✔️Tecnologias de Marketing Digital
O marketing digital é sem dúvida uma megatendência movida pela máquina de tendências poderosas que é a internet. Inteligência artificial, automação de marketing, experiência do usuário, buscas no Google, fortalecimento das lojas virtuais... São muitos os assuntos para explorar quando o tema é marketing digital, que segue como forte tendência em 2021.
Entender como utilizar as ferramentas certas para sua empresa pode ser o diferencial que você precisa para descobrir potenciais clientes e começar 2021 com o pé direito.
✔️Turismo no interior
Mesmo com as perspectivas de melhora quanto à pandemia do COVID-19, avanços em vacinas e o trabalho árduo da ciência, muita gente ainda não se sente seguro para fazer viagens longas e encarar terminais movimentados de transporte.
O medo da população tem feito com que viajar para lugares próximos da moradia dos consumidores cresça e se fortaleça. Vale lembrar que o turismo foi um dos segmentos que mais sofreu com a crise. Além de importante setor produtivo, o turismo emprega milhares de pessoas e movimenta a economia global.
O mercado deve apostar no comportamento dos consumidores e na escolha de novos destinos turísticos como uma tendência poderosa. Lugares remotos, casas para temporada em praias e montanhas e hotéis de luxo são apostas do setor, que observa aumento do desejo dos consumidores em se conectarem com a natureza e fugir dos grandes centros.
✔️Animais de estimação
Na contramão da crise, o mercado de produtos pet no Brasil alcança voos longos em faturamento anual. Chegam às prateleiras cada vez mais produtos e serviços novos, como: terapias alternativas, comidas saudáveis e cosméticos naturais. Os consumidores estão cada vez mais atentos à qualidade neste setor. A alimentação saudável com comida in natura para animais de estimação é uma realidade em muitas cidades.
O segmento que já estava em expansão viu no aumento de adoções de animais realizadas em 2020 um movimento muito positivo do mercado. Os números são muito expressivos. De acordo com o Censo Pet de 2018 realizado no Brasil, existem 139,3 milhões de bichos em lares brasileiros.
✔️Segurança Digital
Outro setor que figura entre as tendências para fazer bons negócios em 2021 é o mercado de segurança digital. Navegar pela internet tornou-se um hábito diário na vida das pessoas, mas, ao mesmo tempo, todas elas se expõem a riscos e perigos.
Proteger dados, conversas, e-mails, transações bancárias é, sem dúvida, um enorme desafio para a era da tecnologia atual. Segurança on-line é fundamental para empresas e empreendedores agirem com confiança. A área de TI e segurança digital crescem exponencialmente, melhorando as interfaces e aproximando cada vez mais empresas de seus consumidores.
✔️Produtos Artesanais
Valorização de negócios locais é uma tendência para 2021 que já foi confirmada em 2020. O consumidor, cada vez mais, busca saber a origem e o processo de como os produtos e artigos são feitos e compostos. Os produtos artesanais também são cada vez mais indicados em projetos de design e decoração de interiores.
Produtos de origem artesanal despertam o interesse das pessoas, pois são produzidos em escalas menores, priorizando ingredientes naturais que minimizem o impacto ambiental e fortaleçam produtores e comunidades.
✔️Setor Imobiliário
O mundo digital está evoluindo de maneira rápida e todo o tempo novas tecnologias vão incorporando ou evoluindo junto com as pessoas. Na nova era da economia compartilhada e com a popularização de aplicativos como o Airbnb, a locação de temporada tornou-se uma tendência no mercado de imóveis residenciais.
Enquanto os proprietários conseguem uma renda extra de forma rápida e desburocratizada, viajantes podem usufruir da comodidade de se hospedar em apartamentos com muito conforto.
Investir no mercado imobiliário continua sendo seguro e rentável, figurando sempre entre as tendências de bons negócios a serem feitos anualmente. Mas, não se esqueça: é preciso estar atento quando o assunto envolve grandes quantias de investimento.
Mesmo em meio à pandemia da COVID-19, o mercado imobiliário apresenta forte crescimento. Com a crise gerada pelo coronavírus, muitas pessoas foram forçadas a trabalhar em casa, o que gerou uma alta demanda para adaptar os lares ou buscar imóveis mais adequados para suprir essa nova necessidade.
✔️Aplicativos de entregas
Não restam dúvidas de que os aplicativos de entrega chegaram para ficar. O aumento no número de pedidos é constante, e obviamente, cresceu exponencialmente durante a pandemia em 2020. São muitas as tendências no setor de delivery sendo descobertas no mercado. Com as pessoas mais tempo em casa, o número de pedidos aumentou de maneira significante.
De acordo com dados da Abrasel, o crescimento constante do mercado de entregas em domicílio tem média de 20% ao ano. Essa atividade ganhou força e segue em 2021 com grandes possibilidades de crescimento, abrindo possibilidades para ampliações nas vendas dos negócios e surgimentos de novos aplicativos ou modelo do negócio.
✔️Produção de conteúdo em Vídeo
O futuro já começou e é inegável que seu formato foi definido. O conteúdo em vídeo figura entre as principais tendências do século! Todos os dias, milhões de vídeos são consumidos na internet por bilhões de pessoas. A revolução só começou e promete aquecer o setor audiovisual.
As redes sociais transformaram drasticamente o hábito de compra dos consumidores. Antes de fecharem qualquer negócio, as pessoas buscam na internet informações sobre as marcas e produtos. O conteúdo mais fácil a ser consumido nesse sentido é o vídeo, por ser uma plataforma que gera entretenimento e conexão real.
Os vídeos vieram para ficar e as empresas precisam ficar atentas nesse segmento em 2021. Com a pandemia do coronavírus, ferramentas de transmissão ao vivo ficaram disponíveis em praticamente todas as redes sociais e se tornaram verdadeira febre durante o período de isolamento social.
É fato que as pessoas preferem mais conteúdo em formato vídeo de que imagens e textos. Em uma sociedade cada vez mais veloz, os empresários perceberam que devem acompanhar essa forte tendência, produzindo conteúdos mais personalizados e interativos.
O vídeo traz a possibilidade de produzir mensagens e campanhas que se adéquam aos clientes, gerando identificação. A técnica do vídeo marketing é flexível, atemporal e apresenta diversos benefícios para o engajamento de negócios nas redes sociais.
Youtube, TikTok, Instagram Stories e o Reels são algumas das ferramentas mais populares atualmente, valorizando ainda mais a expansão do segmento de criação de conteúdo em vídeos.
✔️Design de interiores
Praticidade, funcionalidade e escolhas sustentáveis são os principais desejos dos consumidores no segmento de design e decoração de interiores. O movimento foi percebido no mercado, também pela pandemia do coronavírus. Com as pessoas mais tempo em casa, nasceu a necessidade de otimizar espaços e deixá-los confortáveis.
O foco do setor é a otimização de valor e espaço, com olho no cantinho do “home office” e na iluminação para que os ambientes fiquem mais intimistas e aconchegantes.
A tecnologia e a automação residencial ficarão ainda mais presentes na vida das pessoas. Com o desenvolvimento de sistemas inteligentes para o controle, otimização e automação de tarefas cotidianas, as casas nunca estiveram tão modernas e conectadas. A “Internet das Coisas” é uma enorme tendência, que, quando associada ao design e à decoração, movimenta uma forte indústria.
Tendências foram antecipadas e inovação é a palavra-chave para 2021
Sem sombra de dúvidas, 2020 foi um ano muito diferente do previsto e traçar previsões de mercado para 2021 será fundamental para a sustentabilidade do negócio. Porém, planejamento estratégico é fundamental para se manter em um mercado cada vez mais competitivo.
Nesse sentido, o papel do empreendedor se mostra importante para lidar com tantas transformações e diante de tanta diversidade. Empreendedorismo não é um termo novo e há muito tempo tem sido estudado e diversas teorias têm sido elaboradas, considerando as necessidades das sociedades em cada período da história.
No contexto atual, o que se observa é a necessidade de uma nova perspectiva das tendências para 2021 e, nesse sentido, a inovação pode impulsionar decisões mais assertivas na criação de um ambiente melhor para o desempenho do potencial humano dentro das organizações.
Em 2021, é preciso ficar atento a todas as tendências e sua visão deve estar associada a: buscar propósitos com paixão, praticar valores sólidos, liderar com o coração, cultivar relacionamentos duradouros e desenvolver autodisciplina.
Liderança e inovação andam lado a lado
Para descobrir o propósito da sua empresa, é necessário ter autoconhecimento, pois através da paixão pelo sucesso do seu negócio você encontrará o caminho para o propósito da liderança.
Nesse âmbito, quando falamos de inovação e tendências para 2021, nos referimos a pessoas trabalhando, interagindo e se relacionando em meio a toda essa complexidade e unicidade, que caracteriza um ambiente diverso que é o mundo dos negócios.
Por isso, as empresas, neste contexto, precisam atuar em colaboração para acessar esse consumidor, interagir com ele, observar seu comportamento e agir de maneira estratégica com ações táticas baseadas em um planejamento de ações com metas bem definidas. Só com muita inovação é possível se diferenciar em um mercado tão competitivo como o de hoje.
Se você quer inovar, e sair na frente de seus concorrentes, estar ligado nas principais tendências de negócios é sem dúvidas uma das melhores saídas para a competitividade que enfrentamos no dia a dia.