Dia dos Namorados: Como preparar sua empresa para vender mais

Aumente suas vendas com as datas comemorativas

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Publicado em 29/05/2020 | Atualizado em 14/06/2022

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Comunicação Visual

Primeiramente, é importante ressaltar que o Dia dos Namorados não pode ser tratado como um dia qualquer para quem é empreendedor ou empreendedora. Saiba que este dia tem forte movimentação de compras, tanto por parte das mulheres quanto dos homens que pretendem presentear os amados ou amadas. E a cada novo ano, tornam-se mais interessantes os cenários para os lojistas brasileiros, já que ficou no passado a tendência de reduzir todas as possibilidades de presentes a flores, bombons e perfumes.

Esses itens ainda têm lugar no coração dos apaixonados, mas as pessoas investem cada vez mais em inovar nos presentes, que podem culminar com a saturação dos setores de serviços relacionados à data. Não raro, restaurantes, hotéis e motéis ficam lotados na noite do dia 12 de junho, obrigando o público a pensar em outras saídas para tornar a noite especial.

 Nos últimos anos, até mesmo os solteiros começaram a se comprar presentes, ou dar a si mesmo alguns luxos que eram destinados aos namorados nessa data comemorativa. Ou seja: para o comércio, a boa notícia é que não só os casais podem alavancar o faturamento da empresa no dia dedicado ao amor.

Outro fato importante é que muitos casais, sabendo que vão enfrentar dificuldades para encontrar produtos ou serviços no Dia dos Namorados no Brasil, acabam optando por fazer algo diferente no dia 14 de Fevereiro, quando é comemorado o “Valentine’s Day” em outras partes do mundo. Se uma data especial é boa, duas são ainda melhores, certo?

Mas, para tirar o melhor proveito do Dia dos Namorados, seja em fevereiro seja em junho, é preciso que o lojista se atente para as comemorações com antecedência, fazendo bons planos de descontos e promovendo com clareza suas ofertas através de uma comunicação assertiva. O planejamento, nesse caso, é a alma do negócio, uma vez que quem pensa em sugerir diferenciais para a empresa às vésperas da data acaba ficando sem a possibilidade de atrair o público esperado.

Lembre-se que as pessoas estão interessadas em celebrar o amor e a gastar dinheiro com isso. Portanto, não perca a oportunidade de se organizar internamente para ter um Dia dos Namorados de extrema movimentação na sua empresa.

Assim, como podemos perceber, o Dia dos Namorados têm lugar no coração dos apaixonados, levando ao investimento cada vez maior na inovação dos presentes, para surpreender a pessoa amada.

COMO DEFINIR SUAS ESTRATÉGIAS DE VENDAS?

Muita gente confunde estratégias de vendas com técnicas de vendas, mas essa confusão deve ser desfeita a tempo de se criar uma boa campanha de marketing. Técnicas de vendas vão versar sobre como o vendedor pode argumentar, no momento da decisão de compra e fechar o negócio. As estratégias de vendas vão além disso, atuando na atração do cliente até a loja, em primeiro lugar.

Para o Dia dos Namorados, o interessante é fazer um resgate histórico da data e ofertar produtos que façam sentido para o público-alvo do momento, que são os casais apaixonados. Observe o que os concorrentes estão fazendo e, ao invés de fazer igual, tente fazer melhor. Sobressair-se no cenário de competição é uma boa maneira de começar a colocar em prática suas estratégias.

Nessa época, as empresas com melhores estratégias de vendas são aquelas que vão conseguir dar um valor agregado aos seus itens de venda, do ponto de vista do romantismo. A data vai lembrar os casais do que os fez se apaixonarem em primeiro lugar e as marcas que rumarem por esse caminho terão mais chances de fazer a diferença.

Outros passos importantes na estratégia de vendas
para o Dia dos Namorados são:

➡️ Definir as metas de venda para o período.

➡️ Definir o propósito do conteúdo a ser veiculado como comunicação organizacional.

➡️ Definir o formato e os canais pelos quais esse conteúdo vai passar.

➡️ Definir os preços de venda e os potenciais descontos.

➡️ Elaborar um plano de ação que contemple todas essas informações.

➡️ Mostrar como cada objetivo será mensurado durante a campanha de Dia dos Namorados, desde seu início, semanas antes, até as estratégias de pós-venda.

 

Lembre-se que qualquer estratégia de vendas só dará certo para empresas que saibam quem é seu cliente em potencial e tenham uma boa reputação - e comunicação - para conquistá-los. Além disso, quanto mais clientes fidelizados a marca tiver, mais chances ela tem de aumentar as vendas para esse público no Dia dos Namorados.

Nem sempre a concorrência está atendendo todas as necessidades dos clientes, deixando para os empresários mais atentos um espaço interessante a ser preenchido. Para que a estratégia de vendas dê certo, o foco de atenção do empreendedor pode fazer toda a diferença nos objetivos do negócio.

COMO CRIAR AÇÕES PERSONALIZADAS?

O Dia dos Namorados é uma data comemorativa bem informal, dando aos lojistas e prestadores de serviço a possibilidade de criar ações personalizadas e bem atraentes para seu público.

Para que isso seja possível, é indispensável que os gestores tenham o olhar voltado ao cliente como a base de todas as suas ações de marketing. A comunicação não pode ser voltada para o que o empreendedor gosta, e sim para o que vai atrair o seu público.

Para descobrir quem é seu cliente e como você pode atingi-lo em cheio nessa e em outras datas comemorativas, faça pesquisas de interesse de mercado ou desenhe perfis baseados nos comportamentos do passado de determinado público para definir as “personas”.

Ações personalizadas, feitas para o público certo, reduzem o custo de aquisição dos clientes das empresas, além de se tornarem uma opção lembrada pelo consumidor no seu momento de decisão de compra. Não subestime o valor do esforço ao criar uma campanha diferente para promover as novidades da sua loja nas datas especiais.

 

COMO PREPARAR EQUIPE E ESTOQUE PARA VENDER MAIS E MELHOR?

Imagine a seguinte cena: uma joalheria faz uma promoção incrível para a compra de alianças de compromisso e noivado no Dia dos Namorados, levando vários casais a procurar a loja na véspera da data. Lá, encontram um atendente frustrado afetivamente, que vai, através das atitudes, desencorajar o casal a realizar a compra. 

Parece cena de comédia romântica, mas pode se tornar real caso a equipe não esteja preparada para vender mais e melhor nesse e em outros dias do ano. Mas, especificamente nesse dia, a responsabilidade da equipe é ainda maior, pois o Dia dos Namorados é uma data que pressupõe paixão, amor, companheirismo e perspectiva de vida. A equipe deve estar alinhada a esses valores para que a venda não esteja perdida por falta de acolhimento dos vendedores.

Assim como uma empresa precisa de clientes, também precisa de um time disposto a dar seu melhor para fazer a venda acontecer. Portanto, se for necessário, treine novamente a equipe, deixando-a preparada para receber os clientes, que chegarão apaixonados e disponíveis a comprar. Não deixe de passar com eles o mix de produtos diferenciado para a data, os preços de saída e até quanto de desconto os vendedores e gerentes podem negociar em cada unidade. 

É muito importante, também, garantir que haja estoque para suprir a demanda, que pode aumentar muito durante os preparativos da data comemorativa. O controle de estoque é indispensável, principalmente, na loja online, em que o comprador não está cara a cara com o produto, mas faz a compra confiando que ele existe e será entregue a tempo. 

Tirar de circulação um item de muita procura, por falta de estoque, pode frustrar o cliente – o que é um empecilho gigantesco na tentativa de fidelizá-lo. Caso sua empresa já tenha alguns anos de mercado e consiga identificar o que mais sai e o que não faz sucesso durante o Dia dos Namorados, aposte as fichas nesse histórico para adquirir estoque de maneira saudável. 

O importante é não deixar faltar, mas também não há necessidade de fazer sobrar itens que não vão ter saída. O olhar do empreendedor deve ser atento para identificar o ponto de equilíbrio na formação desse estoque.

pessoas conversando

Dicas para melhorar suas chances de venda no Dia dos Namorados:

  • Pergunte aos fornecedores o que eles têm vendido mais para essa data.
  • Mantenha um bom relacionamento com todos eles, o que pode permitir que você faça um estoque por consignação.
  • Negocie prazos de troca, devolução e pagamento.
  • Prepare um estoque de segurança.

O DESAFIO DO E-COMMERCE

Pesquisa do Ebit | Nielsen, site que mede a reputação das lojas virtuais mostra que, em 2020, o e-commerce movimentou 4,1 bilhões de reais no Dia dos Namorados e que, impulsionado pela pandemia, esta foi a data mais importante do ano em 2020.

Assim, o Dia dos Namorados apresentou o maior crescimento dentre as datas sazonais, com 91% de crescimento em faturamento no ano de 2020. O ticket médio também em 2020, foi o maior em relação a todas as datas sazonais daquele ano.

Para fazer com que essa frente de negócios seja lucrativa, é preciso vê-la pelas lentes da sustentabilidade: a loja online não pode ser um recurso paliativo, devendo ter seu próprio modelo de negócios, com objetivos, metas e diferenciais. Ela também deve ter uma excelente navegação, tornando a experiência do usuário mais fácil e com uma legítima estratégia logística, para que os produtos sejam entregues sem problemas dentro dos prazos esperados pelo cliente.

O desafio do e-commerce para o Dia dos Namorados não é fazer dinheiro, pois a praticidade das compras online leva uma imensa fatia de público a consumir na internet. O verdadeiro desafio é ser uma boa opção, dentre as tantas que existem e convencer o público a comprar a partir da sua plataforma. Para isso, é necessário contar com boas ações de marketing e comunicação, uma boa programação – com equipe de Tecnologia da Informação sempre atenta às demandas e ao aumento de tráfego no site – e um pós-venda confiável.

Na internet, as pessoas tendem a voltar nas lojas que compraram anteriormente se o processo de escolha e pagamento for descomplicado e o de entrega for eficiente. Uma loja que faz promoções para o Dia dos Namorados, mas que só vai conseguir entregar o produto em meados de julho, não vai ganhar a confiança do consumidor.

CRIE UMA CAMPANHA PUBLICITÁRIA ESPECIAL

Para ter sucesso nas vendas do Dia dos Namorados, seja no ambiente online ou offline, é preciso fazer com que o produto se torne interessante, útil e desejado para o consumidor em potencial. A comunicação é indispensável para colocar essas expectativas nos eixos e transformá-las em realidade.

Veja os principais passos para fazer uma campanha publicitária especial para essa e outras datas comemorativas:

  • Determine o público-alvo. Você não vai poder atender a todos os casais do mundo, mas vai poder atuar com mais facilidade se definir um perfil específico de público.
  • Considere o que seus concorrentes estão fazendo, pois o mercado é competitivo. Sempre que puder, faça melhor do que seus clientes esperam, se destacando das outras marcas de seu segmento.
  • Utilize uma linguagem que o público vai entender. Ela precisa ser consistente aos valores da marca e atraentes para o consumidor final.

COMO FAZER UM BOM PÓS-VENDAS?

Embora negligenciado por várias empresas, o pós-venda é um dos principais motivos pelos quais os clientes voltam a consumir de determinada empresa. Ele diz respeito ao tratamento que a marca dá ao consumidor após ele ter comprado o produto. Enquanto algumas vão virar as costas e se esquivar dos possíveis problemas que vão surgir, outras vão ganhar credibilidade ao oferecer todo o suporte que o cliente achar que precisa.

Assim, o pós-venda divide as empresas que realmente se importam com a satisfação dos clientes daquelas que não estão muito interessadas em fazê-los feliz. O primeiro grupo tem as melhores taxas de retorno de cliente, enquanto o segundo grupo, geralmente, não consegue bons números de fidelização.

Para fazer um pós-venda excelente e garantir que o seu público volte a consumir da sua empresa em futuros dias dos namorados, tenha uma atitude proativa e acolhedora. Coloque-se à disposição para realizar trocas e devoluções, dentro de um prazo pré-acordado e busque saber se o presente fez sucesso.

Usando uma analogia dos relacionamentos amorosos, o pós-venda bem-feito mantém um bom casamento entre empresa e cliente, quanto a ausência de pós-venda ou um pós-venda mal feito pode acabar em divórcio. Em mercados cada vez mais competitivos, ganhar a atenção do cliente é, sem dúvida, uma forma de fazer com que a empresa tenha chances de sobreviver às intempéries comerciais.

Datas temáticas como o Dia dos Namorados são conhecidas por gerar um maior fluxo de clientes nas lojas, oportunidade única para trabalhar campanhas específicas que gerem conexão com os consumidores, ocasionando na expansão, criação de relacionamento e lembrança da marca. 

Para tirar o melhor proveito desse dia, é preciso que o lojista se atente para os preparativos com antecedência, fazendo bons planos de descontos e promovendo com clareza suas ofertas através de uma comunicação assertiva.

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