Comércio varejista: O que é e como me destacar no mercado?
Dicas e tendências
Publicado em 08/05/2020 | Atualizado em 01/10/2023
O QUE É VAREJO E QUAL O PRINCIPAL PAPEL DOS VAREJISTAS?
O varejo caracteriza-se pela comercialização direta de produtos ao consumidor final. O varejista é aquele que está na linha de frente da empresa, ofertando o produto e negociando com os clientes no intuito de manter a metas das vendas planejadas.
Empresas varejistas têm metas a cumprir para garantir a saúde financeira do empreendimento, e o vendedor de varejo é a pessoa mais capacitada para fazer com que isso aconteça.
O principal papel do varejista é movimentar a economia de modo a oferecer produtos interessantes, com preço atrativo, tendo boa margem para negociação. É preciso que esse profissional esteja alinhado aos objetivos do empreendimento e às reações dos clientes, uma vez que o processo de venda diz muito mais ouvir do que apresentar.
QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS VAREJISTAS?
O varejista precisa, acima de tudo, saber vender:
- Essa é uma das habilidades que os empreendedores do varejo precisam ter para se sobressair no mercado. É indispensável que o vendedor conheça bem o cliente com o qual está lidando, para fazer o apelo apropriado e vender o produto certo no momento exato.
- Além disso, o varejista precisa saber apresentar para o consumidor seus diferenciais sobre a concorrência – e a estratégia de precificação é apenas uma das muitas possibilidades de diferenciação entre empresas. O bom atendimento e as formas de pagamento também dizem muito sobre um bom vendedor de varejo.
Também é papel do varejista:
? Saber utilizar o produto, para demonstrar ao cliente;
? Orientar consumidores na venda;
? Fazer uma pós-venda atuante;
? Explorar recursos de marketing e comunicação;
? Sugerir promoções de acordo com as demandas novas demandas;
? Analisar o desempenho da empresa para calibrar os argumentos de venda.
Avaliar o próprio desempenho, fazer cursos de reciclagem e se dedicar na linha de frente da comercialização de produtos também são características inerentes ao bom vendedor varejista. Seu papel é sempre deixar o cliente satisfeito, a fim de fidelizá-lo, e conseguir um bom retorno financeiro para a empresa.
QUAIS OS PRINCIPAIS TIPOS DE VAREJISTAS E COMO ELES PODEM SER CLASSIFICADOS?
Se o papel é quase único a todos os varejistas, os tipos de segmentação desse comércio são bastante flutuantes. Mais que isso, são indispensáveis para fazer com que a compra e venda de produtos tenha uma engrenagem bem definida. A partir da definição de tipos de varejo, empresas de todos os setores podem se localizar e melhorar os recursos que promovem suas características, como comunicação e marketing.
A competição por consumidores entre empresas de um mesmo segmento vai se dar pela identificação e entendimento dos hábitos de consumo de cada um dos públicos. Portanto, empresas varejistas precisam estar atentas às variações de seus consumidores, estudando-os de maneira profunda para se sobressair frente à concorrência.
As principais segmentações atuais de varejo são:
✅ Hipermercados e supermercados;
✅ Lojas de móveis e eletrodomésticos;
✅ Lojas de bebidas;
✅ Lojas de produtos especializados;
✅ Lojas de conveniência;
✅ Lojas de vestuários
✅ Lojas material de construção;
✅ Lojas de departamento;
✅ Lojas de veículos.
? ALGUMAS TENDÊNCIAS PARA O VAREJO
?Microfranquias: são negócios replicados por meio do modelo de franchising e que exigem um investimento inicial inferior ao das franquias tradicionais. Um exemplo se sucesso deste modelo é a empresa Cacau Show.
?Inovações disruptivas: um modelo diferente de fazer negócios. Uma forma de inovação e quebra de antigos paradigmas, transformando e redefinindo a oferta para o cliente, como: Uber, iFood, bancos digitais, etc.
?Marketing de experiência: seguindo a necessidade dos consumidores na busca por uma experiência de consumo diferenciada, o marketing de experiência vem agregar valor e personalizar toda a jornada de compra do cliente, como por exemplo empresas que trabalham com a memória afetiva, estímulo do consumo através dos 5 sentidos, outros.
?Envelhecimento populacional: a população mundial e no Brasil está envelhecendo e é analisando esta estatística que muitas empresas estão surgindo ou ampliando sua atuação com foco no atendimento a este público específico, como: turismo para terceira idade, academias especializadas, outros.
?Produtos artesanais: o número de clientes que buscam o consumo por produtos personalizados , exclusivos e com uma identidade de localização e produção está crescendo. Outro aspecto relacionado a este consumo é o aspecto de produção e consumo de algo pensado na sustentabilidade e questões culturais, como: Lojas de artesanato local, produtos com registro de IG, outros.
?Economia colaborativa: é caracterizada pelo uso de bens e serviços de maneira compartilhada. A lógica é bem simples: usar a colaboração para que todos os envolvidos saiam ganhando. Com a mudança no comportamento de consumo observada nos últimos anos, este pode ser um modelo de negócios promissor, como por exemplo o modelo de negócio da Airbnb.
O VAREJO NO MUNDO DIGITAL
A tecnologia tornou possível a realização de compras sem sair de casa, através do computador, celular ou tablet
? Para acompanhar essa tendência de consumo, algumas empresas adotaram o conceito de varejo sem loja, que é o ato da venda ao consumidor final sem precisar de um espaço físico para fechar a compra de produtos.
? O termo significa a integração de funções clássicas de operação comercial, como a procura e a seleção de produtos, a aquisição, distribuição, atendimento, comercialização e entrega em uma só plataforma online de negociação com o cliente.
? A varejo sem loja também damos o nome de e-commerce ou loja virtual. Como o sucesso desse tipo de empreendimento torna a empresa mais econômica, não é raro que uma loja que possua um espaço físico e um e-commerce dê mais descontos, ou pratique melhores preços, em sua versão digital.
?No Brasil, o varejo eletrônico (ou sem loja) está em franca ascendência, tanto pela competitividade dos seus preços quanto pela possibilidade de facilitar a pesquisa de produtos pelo cliente final, além da praticidade das compras.
?Contudo para ter um varejo sem loja, é preciso ter perfeito controle dos estoques e logística de entrega, tal qual em um comércio tradicional, para não tornar a experiência de compra do consumidor algo aquém do que era esperado.
O comércio varejista vem enfrentando muitas mudanças nos últimos anos. Estas mudanças acompanham a forma como o cliente está se relacionando com experiência da compra, seus desejos e forma de acesso. Investir na capacitação da equipe de vendas, nas novas tecnologias e ficar atento as tendências para este segmento será um diferencial.
Conte com o Sebrae para te ajudar nesta importante jornada!