Você sabe como e onde o retorno de capital pode impactar sua empresa?

A análise do retorno de capital pode impactar profundamente na empresa

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Publicado em 28/05/2020 | Atualizado em 28/05/2020

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O retorno do capital vai te ajudar a tomar decisões estratégicas com base em dados sólidos, fazendo com que seus próximos investimentos sejam bem direcionados, gerando novos resultados assertivos.
 
O acompanhamento do Retorno de Investimentos - ROI também pode mostrar ao empreendedor quais são suas maiores fontes de lucro, e quais não dão tanto retorno. Isso ocorre muito em empresas do ramo do varejo: às vezes, o que a loja mais gosta de vender não é, necessariamente, o que o cliente mais gosta de comprar. E, comercialmente, um negócio não vai sobreviver apenas de intenções e desejos. É preciso escoar produtos e serviços. Assim, o ROI ajuda o empresário a ter noção do que merece ser tratado com mais atenção e o que pode “sair do cardápio”.

A análise do retorno de capital pode impactar profundamente uma empresa, principalmente de micro e pequeno porte, nos seguintes itens:

Obtenção de resultados perante a aplicação de recursos financeiros externos (dinheiro de sócios, investidores ou banco);

Planejamento de novos objetivos e metas, de maneira realista e tangível;

Entendimento do que pode proporcionar retorno e o que é gasto sem expressão empresarial;

Facilitação na tomada de decisões estratégicas do negócio com fundamentação em números, e não em preferências dos administradores sobre determinados pontos.

Contudo, vale lembrar, analisar o ROI e tê-lo positivo em alguns produtos e serviços não é garantia de que a empresa esteja no azul ou consiga créditos como boa pagadora. Cada um desses itens corresponde a áreas administrativas diferentes. O retorno no investimento vai mostrar, apenas, onde o capital aplicado está dando frutos – o que já é um bom ponto de partida para quem não quer errar a mão nas compras/contratação de fornecedores e vendas de sua empresa.
 

Você vai encontrar aqui

Qual a relação entre o retorno de capital e o estoque da minha empresa?
Avalie o seu desempenho empresarial através do retorno de capital
Entenda a diferença entre ROI, lucratividade e rentabilidade
Um modelo prático de retorno de capital

Qual a relação entre o retorno de capital e o estoque da minha empresa?

Se você trabalha com o varejo, sabe da necessidade de manter controles empresariais em dia – principalmente para fomentar novas compras e elevar o poder de venda de seu estoque. É justamente nesse ponto que o retorno de capital pode ser benéfico ao seu negócio: presume-se que ele possa te ajudar a traçar um bom panorama em critérios críticos do estoque. Os principais são:

O ROI aponta se vale a pena continuar investindo em determinado produto, mediante seu custo final para a empresa;
O ROI também pode te ajudar a ver com qual periodicidade fazer novas compras de estoque;
O ROI vai te ajudar a formar preços de venda;
O ROI tem capacidade de te auxiliar no fechamento e na análise de seus fluxos de caixa.

 

Dependendo dos dados do retorno de capital, é possível, também, pensar em manter ou até melhorar a oferta dos produtos e serviços mais lucrativos.
 
Um bom exemplo é o de transformar a lojinha em um e-commerce: se há uma série de produtos específicos vendendo no bairro além da média, quem sabe a equação não valha para outras partes da cidade, do estado ou até do país?
 
Se o ROI for viável, você pode expandir, através dos produtos mais vendidos, seus serviços de entrega, frete e comunicação, pela internet, aumentando as chances de crescimento da empresa.

Avalie o seu desempenho empresarial através do retorno de capital

Você já sabe que só o retorno de capital não indica, suficientemente, o bom desempenho de uma empresa. É preciso, para isso, analisar, também, o fluxo de caixa, a lucratividade, a rentabilidade de seus investimentos e a curva de faturamento mês a mês.

O ROI, trocando em miúdos, não é a única coisa que vai fazer a empresa se manter. Contudo, ter um bom retorno é sinal de que é possível manter uma dinâmica saudável no caixa, uma vez que mostra que cada unidade do que é vendido, seja em produtos ou serviços, dá à empresa mais do que ela gasta para comercializá-lo.
 
O problema é que nem todos os empresários estão de olho no ROI, esquecendo-se de que ele é um indicador importante para essa conclusão. Assim, as decisões estratégias acabam ficando sob a tutela de outros números, que nem sempre vão espelhar, de maneira correta, o retorno de capital.
  
Não perca de vista os investimentos feitos, até os menores. Uma pessoa que vai fazer bolos para vender e gastar R$ 150 em formas especiais precisa lembrar que, mais cedo ou mais tarde, esse investimento deverá ser retornado para que o negócio tenha salubridade.

Além dessa dica, veja outras também preciosas para não perder o fio da meada ao analisar o ROI. São elas:

Não generalize as informações que registrar. Todos os números têm uma importância e devem ser levados a sério, para que sejam reflexo de comprovações reais, e não de situações hipotéticas; 

Analise a concorrência. Nem sempre o concorrente vai te falar qual é o ROI dele, por questões estratégicas, mas é possível ter uma ideia da saúde da empresa a partir de suas práticas e dos resultados que apresenta. Bons exemplos devem ser replicados e testados, maus exemplos devem ser considerados inférteis e, por isso, saem do leque de opções; 

Valorize o conhecimento gerado dentro da empresa. Se você trabalha com equipes de analistas, por exemplo, leve em consideração as opiniões que eles tem sob melhorar algum aspecto gerencial, ainda que você acredite que outros meios são melhores. Dê uma chance para quem, ou o que, mostrar que existem chances mais interessantes de conseguir lucratividade através de saídas com as quais você nem sonhava; 

Não tenha medo de inovar. Indicadores financeiros, como o ROI, são capazes de gerar números que permitem análises profundas da empresa em questão. É olhando para eles que você pode saber quando e por onde começar a testar produtos e serviços diferentes. 

O empreendedor que não dá a devida atenção ao ROI pode correr o risco de traçar um futuro incerto para uma iniciativa boa.

Entenda a diferença entre ROI, lucratividade e rentabilidade

Os três termos podem parecer similares à primeira vista, mas a realidade é que possuem conceituações muito diferentes. É preciso ter ciência disso antes de fazer os cálculos para qualquer um dos itens. 
  
Enquanto o ROI mostra o retorno ao investimento feito na empresa, a lucratividade vai apontar o retorno da empresa sobre as vendas realizadas, e apenas isso. Ela vai responder à fórmula específica da divisão do lucro líquido pelo faturamento. 
  
Já a rentabilidade é quanto rendeu o capital que a empresa investiu em períodos pré-estabelecidos para análise. Por exemplo: se a empresa faturou cinco mil reais e decidiu aplicar esse dinheiro em fundos de investimento em janeiro, a análise feita em dezembro pode mostrar uma diferença positiva entre o valor inicial e o atual. A essa diferença damos o nome de rentabilidade. 
 

Um modelo prático de retorno de capital

Quando uma empresa não precisa recorrer a fontes externas de recursos para financiar sua operação porque tem capacidade de bancar sua atividade com recursos próprios, afirmamos que a mesma utilizou capital de giro próprio.

Nesta situação, é possível utilizar um patrimônio líquido, como lucros da atividade financeira ou até um fundo de reserva de valores para injetar na empresa.  Seu cálculo considera a diferença entre o patrimônio líquido e o ativo permanente -  a exemplo dos bens móveis e imóveis, equipamentos, veículos, bens intangíveis - como marcas e patentes -, dentre outros que podem ser utilizados pela empresa para financiar sua operação. 

R$ 48.000 em aluguel no primeiro ano 
R$ 50.000 em móveis e equipamentos 
R$ 50.000 em salários e tributos 
R$ 80.000 em matéria prima 
  
Total investido: R$ 220.000 
Ao fim do primeiro ano, a empresa faturou R$ 1.000.000 
Assim, a conta a se fazer é: 
  
ROI = Ganho Obtido – Investimento / Investimento 
  
ROI = 1.000.000 – 220.000/200.000 
ROI = 780.000/220.000 
ROI = 3,54 x 100 (para dar o percentual) 
ROI = 354% 

Nesse caso, temos um ROI geral positivo, pois mostra que a empresa conseguiu se pagar. Caso as contas estejam organizadas, é possível que ela também tenha obtido lucro e rentabilidade, se tiver feito aplicações. 
  
Para que essa conta do exemplo feche, no entanto, temos que levar em consideração o capital investido durante o processo todo, e não apenas em alguma parte em específico. Dessa forma, não podemos calcular o ROI só pelas xícaras de café que foram compradas e do café vendido. Os resultados são mais precisos caso até mesmo a menor despesa esteja contemplada no cálculo.

 E, como última dica, lembre-se: o lucro do investimento não representa o ganho total de uma aplicação. É preciso levar em conta os detalhes e saber separar lucro de rentabilidade e ROI para que os retornos obtidos sejam analisados de maneira fidedigna. 
  
Quer saber mais sobre como analisar seu retorno de capital e entender como fazer com que seu caixa possa render mais? Conte com o Sebrae! Estamos à disposição para te ajudar em qualquer obstáculo do empreendedorismo.