Você está conectado com seu cliente?

Aproveite as ferramentas da era digital para fortalecer o relacionamento com ele.

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Publicado em 08/05/2019 | Atualizado em 19/07/2019

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Máquina de calcular

A era digital revolucionou as conexões entre as pessoas. O setor de varejo, baseado diretamente na ligação entre marcas e clientes, não poderia permanecer imune a esse movimento: o fortalecimento das vendas digitais tornou os consumidores ainda mais envolvidos com os valores das empresas, fazendo com que a compra se torne um ato de escolha social e política, para muito além do consumo impensado. 

Nesse contexto, duas missões se tornam ainda mais importantes: fortalecer os laços com o cliente, tornando os seus produtos um símbolo de ideais; e utilizar a fluidez dos meios digitais para atingir o consumidor em múltiplas frentes, aproveitando as ferramentas disponíveis para conhecer melhor o seu público e se aproximar ainda mais dele.

Render-se aos desafios do varejo digital é uma escolha que se provou rentável para empresas. Segundo estudos do Ebit - indicador da performance operacional de toda a atividade das empresas entre seus rendimentos e gastos -, esse mercado rendeu R$ 47,7 bilhões em 2017, com constante crescimento. A principal vantagem de investir nesse negócio é facilitar o processo de compra e venda, tornando-o ainda mais intuitivo e maximizando os rendimentos finais. 

Porém, não pense que basta criar um site e tudo estará resolvido: o ambiente digital tem suas regras de sobrevivência, e ignorá-las pode ser um fator decisivo para o fracasso do seu negócio. 

Em um ambiente de crescente influência digital nos negócios do varejo, o empreendedor desse setor precisa, entre muitos outros desafios, acompanhar as transformações socioeconômicas resultantes dos grandes avanços tecnológicos dos últimos anos, buscando conhecer as novas tendências de mercado, realizando adaptações nos ambientes físico e digital de sua empresa e repensando as estratégias de comunicação com seus clientes.

Tenha em mente que o meio virtual não é terra de ninguém e sim, o reinado do consumidor.
 

Desafios de lidar com o cliente no ambiente digital. 
Os desafios do varejo digital em números. 
Como adaptar meu negócio à era digital. 
Ferramentas do varejo digital para capturar o público. 
Como me diferenciar da concorrência? 
Como aumentar o contato com consumidores. 
Como o Sebrae pode ajudar na transformação digital de sua empresa? 

Desafios de lidar com o cliente  no ambiente digital
 

O mercado vem passando por significativas mudanças e as formas de consumo também. Os novos consumidores são mais exigentes e criteriosos e para oferecer soluções personalizadas é preciso, em primeiro lugar, ouvir mais esses consumidores. 

O comportamento do consumidor virtual é diferenciado e compreender essa especificidade é essencial para a sobrevivência do seu negócio na era online. É preciso ter em mente que, com presença virtual, o varejo ganha uma voz, e o cliente precisa se identificar com esse discurso para manter sua fidelidade de compra, uma moeda tão rara e disputada nesse contexto volátil.

Confira os mandamentos para capturar seu cliente no ambiente digital:

Conquiste rápido ou perca de vez

O usuário digital não tem tempo para desenvolver lentamente uma relação. 
As marcas precisam capturá-lo rápido, conectando-se imediatamente aos seus 
valores e se apresentando como uma persona de fácil identificação. 

Os impactos digitais são rápidos e a sua missão é acelerar a conquista do usuário. Como você pode aproveitar o tempo escasso para tornar o primeiro acesso de um consumidor uma oportunidade garantida de compra?

Diferencie-se

Ao acessar um site de compras, o consumidor virtual observa não somente o produto e seu preço, mas a maneira como ele é apresentado e as formas de entrega. Muito além disso, ele irá analisar o discurso da sua marca e só irá se conectar caso seus diferenciais estejam diretamente ligados às preferências desse usuário. Fidelidade a uma marca depende de diversos fatores. As marcas mais caras de tecnologia em celulares, por exemplo, têm clientes fiéis, que fazem questão de consumir aqueles produtos em vez das opções mais acessíveis dos concorrentes. 

Por que o consumidor deveria comprar o seu produto em vez da opção da concorrência? Se sua empresa fosse uma pessoa, seu consumidor seria amigo da sua marca?

Compartilhe valores

O consumidor online tem diante de si não apenas uma, mas diversas opções de compra de um mesmo produto. Por isso, é preciso oferecer benefícios, ou possuir uma forte relação prévia, para estimular o cliente a comprar na sua loja em vez do concorrente. Como você pode melhorar a experiência de compra do consumidor? Quais vantagens pode entregar para tornar o jogo da conquista mais efetivo?

Os desafios do varejo digital em números
 

Um dos principais desafios de estabelecer o varejo no ambiente digital é capturar a atenção do usuário a ponto de levá-lo a finalizar a compra. O problema dessa equação é que ela é composta por múltiplas variáveis, que exigem constante atenção do varejista para serem solucionadas. Segundo estudos do Ebit:

  • 57% dos visitantes de uma loja virtual abandonam o carrinho por estarem apenas pesquisando o preço final; 
     
  • 51% das pessoas abandonam o site ao não encontrarem a opção de frete grátis.

É fato que abandonar um carrinho virtual é uma ação simples: basta fechar a aba do navegador. Por isso, o grande desafio das empresas é justamente inibir essa facilidade, estimulando o consumidor a, pelo menos, permanecer mais tempo na loja, desenvolvendo e fortalecendo interesses de compra.


Algumas estratégias podem ajudar nessa missão. Entre as empresas pesquisadas pelo Ebit:

  • 57% acompanham os pontos de desistência; 
     
  • 53% fazem campanhas de e-mails personalizados; 
     
  • 58% investem em melhorias da experiência do usuário; 
     
  • 46% investem em marketplace para aumentar a gama de consumidores; 
     
  • 34% oferecem descontos especiais; 
     
  • 31% melhoraram a disponibilidade dos produtos; 
     
  • 22% melhoraram a quantidade de formas de pagamento.

Como adaptar meu negócio à era digital
 

Para manter-se firme no novo cenário empreendedor, é preciso rever velhos pontos de vista para transformar ideias em experiências positivas e lucrativas. Alguns casos de maior inovação no cenário do varejo e nos espaços de vendas estão ligados à crescente incorporação de serviços a fim de gerar maior atratividade, diferenciação e melhorias na rentabilidade. 

Se você já tem um negócio e deseja adaptá-lo ao ambiente virtual, é importante assumir as etapas dessa tarefa. Serão necessários três passos tanto para tornar a sua empresa efetivamente digital, como para transformar a mentalidade das pessoas envolvidas nesses processos, criando uma nova lógica de venda. 

O passo a passo para transformar o seu negócio em varejo digital é: 

Dedo apontando tela

Digitização

Agora, é hora de transformar seu modus operandi em digital. Ajustar os processos do dia a dia do varejo para as versões virtuais é o que chamamos de digitização;

 

Digitalização

Pense que, no ambiente virtual, a sua empresa precisa de um novo “RG”, adequado a esse ambiente. Nessa etapa, você transformará todos os seus documentos, notas fiscais, fotos e outros dados em versões digitalização;

 

Transformação digital

Uma vez identificada no ambiente virtual e devidamente estabelecidos os processos dessa atuação, pode-se dizer que a sua empresa se tornou uma integrante do varejo digital. 

Embora a transição do físico seja extremamente comum, há outros modelos de negócio disponíveis no ambiente digital. Existem, por exemplo, as empresas digitais desde a sua concepção, criadas exclusivamente para atuar virtualmente; e os varejistas que escolhem utilizar algumas estratégias digitais para impulsionar suas vendas, ampliando a carteira de vendas da empresa.

Seja qual for a sua opção, é essencial se conectar com a essência do meio virtual para colocar o seu negócio em movimento.

Arquivo de vídeo

Ferramentas do varejo digital para capturar o público
 

Para o empreendedor, o varejo digital é como um grande shopping, com diversas novidades sedutoras para surpreender o cliente e fortalecer ainda mais a relação mútua. A melhor parte é que não é preciso escolher somente uma opção: associar frentes de ataque é, além de interessante, uma garantia a mais de atingir o consumidor.

Análise de dados (Big Data)

Mensurar os dados de acesso dos clientes às lojas é o santo graal do varejo digital. Através do Big Data, é possível entender, diretamente da fonte, o comportamento do usuário diante da compra, identificando suas preferências e podendo customizar sua venda especialmente para aquele público. Para ter acesso a essas informações, você poderá se valer tanto de serviços terceirizados de rastreamento de dados, como dos gráficos informados por ferramentas como Google Ads, Instagram e Facebook.

Internet das coisas

A Internet das Coisas já é uma realidade e você pode utilizá-la para impulsionar as vendas do seu varejo digital. Um exemplo comum atualmente é utilizar a geolocalização, presente nos smartphones, para rastrear clientes potenciais em um determinado raio geográfico e, a partir das características do público que frequenta aquele espaço, disparar anúncios certeiros, adaptados às suas preferências e interesses.

Realidade Virtual

A realidade virtual representa dispositivos que recriam ao máximo a sensação de realidade no indivíduo, fazendo-o viajar em um caminho alternativo, mas que se conecta à sua existência. Muitos celulares utilizaram os óculos de realidade virtual, por exemplo, para provocar uma experiência de gamificação dos seus produtos, estimulando o cliente a ver os aparelhos como um acessório moderno e conectado ao futuro.

Realidade Aumentada

Muitos confundem realidade virtual e realidade aumentada. A diferença entre os dois conceitos é que, enquanto a primeira substitui completamente a realidade do usuário (como nos jogos, por exemplo), a segunda mantém elementos da realidade e os associa a outros que são completamente digitais. Um exemplo de realidade aumentada é o uso de QR Codes para oferecer descontos e benefícios aos clientes que acessarem o código.

Consumo em um segundo: carteiras virtuais

E se o próprio ato de comprar fosse extremamente simples, a ponto de ser mais rápido que o pensamento do usuário? As carteiras virtuais promovem um consumo ainda mais acelerado, estimulado pela simplicidade: com um clique, a compra está feita. Utilizar a tecnologia para ir além de uma possível desistência  do usuário é um dos truques mais efetivos para garantir compras realizadas.

Aplicativos de varejo

Imagine a cena: você está no metrô e se lembrou que precisa comprar um pen drive. Caso você possua um aplicativo de varejo instalado no smartphone, é mais simples realizar sua compra com um clique ou precisar desviar do caminho para ir até uma loja física? A resposta é óbvia, e é por isso que os aplicativos podem ser um tremendo impulsionador das vendas do seu negócio.

Como me diferenciar da concorrência?
 

É como dissemos no início: o varejo digital é a terra do consumidor. Portanto, para aumentar as margens de vendas, a solução é simples. Basta buscar oferecer o máximo de experiências positivas para o seu cliente no ato da compra. 

Muitos e-commerces pecam por oferecer uma relação fria entre loja e consumidor, deixando de estreitar laços fundamentais para a fidelização.

Veja algumas estratégias para se diferenciar, utilizando a relação com o cliente para isso:

Atendimento próximo

Não é porque não há um vendedor disponível, que o atendimento da sua loja deve ser frio e distante. Você pode se aproximar do seu cliente oferecendo um chat de atendimento virtual, que o deixará seguro sobre a possibilidade de tirar dúvidas. Pode, também, disponibilizar uma página de SAC com dúvidas frequentes, para facilitar o ato da resolução de questões que surgem entre vários consumidores diferentes.

Textos explicativos

Nem todos os empreendedores entendem a importância de textos bem redigidos no varejo digital. Uma vez que não há um vendedor para trocar experiências ao vivo sobre o produto, uma descrição completa é fundamental para conectar o consumidor àquele objeto, aumentando as chances de compra.

Imagens e vídeos

Em vez de se ater às fotografias still oferecidas pelo fornecedor do seu produto, que tal uni-las a vídeos explicativos sobre aquele objeto e serviço e, se possível, imagens exclusivas que o apresentem de uma forma ainda mais atrativa e funcional?

Campanhas com influenciadores

Os influenciadores digitais são a bola da vez no universo publicitário e a sua vantagem é ter uma aproximação direta com os consumidores, convencendo-os a realizar a compra a partir das experiências reais dessas pessoas eleitas como confiáveis pelo público. No caso do varejo digital, associá-lo aos influenciadores que já atuam também virtualmente é uma forma de manter toda essa comunicação no mesmo terreno, facilitando ainda mais a experiência de descoberta da marca e conexão para o usuário. Abuse de publiposts, convites para influenciadores vivenciarem o produto, resenhas explicativas e códigos de desconto exclusivos para os seguidores dos seus embaixadores.

Como aumentar o contato com consumidores
 

Todo relacionamento é baseado em constância, e o namoro entre cliente e varejo digital também segue essa lógica. Além de tratar bem o seu consumidor enquanto ele está acessando o seu e-commerce, é preciso também de uma estratégia de fidelização para fazê-lo lembrar de você quando estiver distante. 

Confira algumas ferramentas: 

E-mail marketing

Se o seu cliente enxerga seu varejo como uma opção interessante de compra, é muito provável que ele tenha vontade de continuar acompanhando as novidades de sua loja. Disponibilizar inscrições para recebimento de e-mail marketing é uma ótima opção para fortalecer a presença da sua marca no dia a dia do consumidor. Porém, cuidado para não se tornar um spam indesejado: aposte em comunicações criativas e funcionais, que apresentam lançamentos e oportunidades de compra verdadeiramente atraentes. É importante que essas mensagens sejam bonitas esteticamente - capriche no design - e que tenham textos que dialogam com a linguagem do comprador.

SMS

Mandar um lembrete de uma oportunidade ou desconto especial pode ser, além de simpático, muito eficiente para estimular o seu consumidor a efetuar mais uma venda. Utilize o SMS com parcimônia, deixando-o para situações realmente diferenciadas, como liquidações, ofertas e lançamentos de produtos.

Geolocalização

Além de utilizar a vantagem da internet das coisas para encontrar consumidores potenciais, você pode fazer dela uma ferramenta para conversar também com seus clientes atuais. Que tal configurar anúncios para que eles apareçam quando o seu consumidor estiver em determinados locais que, de algum modo, dialogam com o seu produto ou marca?

Anúncios e robôs em redes sociais

As redes sociais são os maiores conectores da internet, por isso, você não pode ignorar o poder delas na manutenção da relação com os seus consumidores. Além de possuir perfis nos principais canais disponíveis, aposte em robôs para automatizar de forma simpática a interação com os usuários. Um exemplo é a automatização das mensagens do Facebook: através de um sistema eletrônico previamente configurado, você pode enviar ofertas e links especiais para clientes que responderem “sim” a uma publicação. O comentário é um preço baixo a se pagar quando há uma vantagem real sendo oferecida. Do mesmo modo que os robôs, os anúncios podem ser usados para caçar o clique do usuário: a partir de uma imagem ou texto criativo, ele se sentirá estimulado a visitar a sua loja e conferir a novidade anunciada de maneira diferenciada.

Mensagens por Whatsapp

As mensagens por Whatsapp são os novos SMSs: uma comunicação direta, curta, divertida e que estimula a uma ação específica baseada no desejo de ganhar uma vantagem. É preciso tomar cuidado para não exagerar no apelo, pois o feitiço pode se voltar contra seu negócio, fazendo com que seu cliente fique “na defensiva” e bloqueie o canal de comunicação. Seja assertivo e envie promoções, lançamentos e informações realmente interessantes, de preferência, exclusivas para o usuário que decidiu receber aquele tipo de comunicação. Nunca crie grupos de clientes sem informá-los antes e opte pelo minimalismo. Lotar a caixa de mensagens não garante compras, mas ser propositivo e vantajoso, sim, é um excelente caminho.

Como utilizar o smartphone como um meio eletrônico de pagamento para a minha empresa?

Buscar novos conhecimentos é fundamental para manter-se ativo, atualizado e competitivo, pronto para promover a transformação digital que sua empresa precisa. 

Conte sempre com o Sebrae para orientar a sua transição e potencializar ainda mais os ganhos do seu negócio.

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