Sou MEI, e agora?
Você se formalizou como MEI (Microempreendedor Individual) mas ainda tem dúvidas de quais são as suas obrigações, responsabilidades e benefícios? Esse artigo é para você!
Publicado em 20/10/2022 | Atualizado em 20/10/2022
O que é o MEI?
É um cadastro que possibilita um autônomo a se tornar uma microempresa e passa a ter CNPJ e Inscrição Estadual e Municipal.
O MEI tem direito à benefícios sociais como aposentadoria, salário-maternidade e auxílio-doença. Permite a obtenção de empréstimos e abertura de conta bancária pessoa jurídica.
É seguro ser MEI?
Sim, tudo isso acontece por uma plataforma do Governo Federal de forma muito simples. Só em 2021, 3,9 milhões de brasileiros se tornaram MEI, um aumento de 19,8% em relação ao ano anterior.
E o CCMEI, o que é?
É o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual. Na prática, o comprovante que agora você é uma empresa. É gratuito e você pode emitir pela internet através do portal do empreendedor (https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor).
Para ser MEI preciso pagar imposto?
O MEI deve pagar mensalmente, até o dia 20 o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). O valor vai variar de acordo com a atividade.
O processo de pagamento é simples e automatizado, através do PGMEI (Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual).
Além dessa obrigação, o MEI deve fazer anualmente a Declaração Anual de Faturamento (DASN), elaborar o seu Relatório Mensal das Receitas Brutas, entre outras.
Você quer conhecer melhor quais são as obrigações do MEI e como fazê-las?
O SEBRAE disponibilizou GRATUITAMENTE o curso “Sou MEI e agora?” para que você possa aprender tudo sobre essa modalidade. O curso é online, ministrado pelo especialista Nicolau Eloy, empresário e CEO do BP Money, e oferece conteúdos extras, resumo das aulas e uma planilha para controle de faturamento do MEI.
INSCREVA-SE no link: https://bit.ly/cursosoumei_portalsa