Principais ferramentas de inovação
Saiba como você pode transformar sua empresa
Publicado em 13/10/2022 | Atualizado em 13/10/2022
O principal objetivo de qualquer negócio no mercado é gerar competitividade. Entretanto, para que esse objetivo seja concluído com sucesso, é necessário dispor de ferramentas e técnicas capazes de otimizar ainda mais os processos internos.
E para que consigamos otimizar essas atividades e tornar nossos produtos e serviços cada vez mais interessantes para os nossos clientes — acompanhando sempre a modernidade — é necessário entender a inovação e suas principais ferramentas para incorporá-las no ambiente empresarial.
Sendo assim, para qualquer empresa, ter a necessidade de inovar processos nos contextos atuais, acaba nem sendo um diferencial, mas sim uma exigência. Por esse motivo, a visibilidade dos negócios habituados com a pressão da área que tendem a entregar soluções mais exclusivas, torna-se massivo, assim como a procura por essas soluções.
Tendo isso em mente, podemos entender a importância do papel da inovação e as principais ferramentas de inovação que podemos utilizar para alavancar ainda mais os resultados da empresa. Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas.
Afinal, o que é inovação?
Em geral, o conceito de inovação pode se tornar extremamente abrangente, dependendo do segmento empresarial. Contudo, de forma geral, podemos definir que a inovação nada mais é que a exploração de novas ideias para o sucesso de um determinado processo. E como bem sabemos, o sucesso para as empresas significa, por exemplo, aumentar o faturamento, ter acesso a diferentes tipos de novos mercados, aumentar a margem de lucro, entre outros benefícios relacionados.
4 tipos de inovações importantes para qualquer empresa
Conforme vimos, a inovação, basicamente, relaciona o ato de fazer a apresentação de novas ideias, implementá-las com sucesso, e assim, crescer. Ou seja, é fazer com que algo existente possa se transformar em algo muito melhor. Nos contextos atuais, podemos encontrar alguns tipos de inovação, e logo, essas metodologias estão sendo implementadas cada vez mais no plano de gerenciamento de qualquer negócio.
Por esse motivo, confira abaixo os principais tipos de inovação que a sua marca deve implementar nos processos internos:
1. Inovação de serviços e produtos
Sabemos que realizar melhorias significativas em relação ao produto ou ao bem em que a sua empresa oferece, acaba oferecendo um tipo de inovação, a fim de alcançar o devido sucesso. Dessa forma, é importante possuir um produto ou serviço que, além de oferecer potencial para ser inovador, também consiga ser totalmente prático e que possa garantir uma vida útil ainda mais longa.
Se formos exemplificar esse tipo de inovação dentro das empresas, basta lembrarmos dos processos que tendem a ser aplicados em equipamentos e máquinas eletrônicas, tais como notebooks, telefones e celulares, por exemplo. Nesses casos, as ideias não serão somente desenvolvidas em relação a algum tipo de conforto ou modernização a respeito do equipamento, mas como também nas possibilidades de haver algum tipo de atualização contínua, em relação ao software ou sistema no qual utilizam.
2. Inovação do tipo organizacional
Antes de tudo, sabemos que para realizar a transformação da sua equipe em grandes aliados para gerar estratégias ainda melhores, acaba se tornando um tipo bastante interessante de inovação.
Atualmente, já não é mais segredo que as empresas que tendem a atuar de forma eficiente, são basicamente aquelas onde os processos internos são realizados de maneira estratégica. E, se adicionarmos a esse processo uma possibilidade de detectar fraquezas, acabamos nos referindo a um tipo de estrutura ainda mais forte, e logo, ainda mais produtiva.
De forma prática, a inovação do tipo organizacional acaba mirando nos seguintes aspectos:
★Realizar o desbloqueio do potencial criativo, permitindo que todos possam oferecer suas respectivas opiniões, e além de tudo, realizar uma contribuição eficiente para novas ideias;
★Gerar valor, e não menos importante, qualidade em todos os processos. O objetivo disso é fortalecer os laços de identidade e compromisso com as equipes da sua empresa;
★Criar dados, informações e depois compartilhá-las, ensinando seus colaboradores e funcionários a saber. Esse processo contribui com uma visão mais macro, e logo, abre um campo de ideias que pode tornar a empresa extremamente beneficiada por isso.
Atualmente, a inovação organizacional é bastante executada em grandes empresas, especialmente aquelas que oferecem algum tipo de serviço relacionado à comunicação digital. Dessa forma, entendemos que as marcas com potencial nas redes sociais conseguiram alcançar sucesso através da montagem de equipes que possuem uma cultura de trazer novas ideias para a corporação, e paralelo a isso, sentem-se mais compreendidas e podem acabar desfrutando de um clima de trabalho ainda mais confortável, próximo e familiar.
Logo, percebemos que esse processo se tornou um modelo de negócios bem sucedido, onde muitos buscam integrá-lo em suas organizações, a fim de torná-las ainda mais competitivas e mantê-las a todo o vapor em seu campo de atuação.
3. Inovação de processos
Mesmo que exista um processo que não ofereça nenhum tipo de valor ou benefício para o negócio, é possível utilizá-lo para obter novas ideias. Diversas marcas de sucesso acabaram surgindo através de erros e tentativas. Através de ideias mal executadas, e que acabaram se tornando algo muito melhor. Podemos considerar que isso também se trata de um tipo de inovação.
Além disso, também é possível ter a oportunidade de acabar criando algo melhor e bom — se formos comparar o projeto original — patenteando-o e fazendo com que essa nova ideia acabe sendo introduzida no mercado com sucesso, e de acordo com os objetivos almejados.
Quando tendemos a nos deparar com um tipo de ideia que não funciona, podemos nos perguntar: como posso transformar esse processo ou resultado em algo totalmente inovador e benéfico?
De forma prática, é necessário que coloquemos em prática todas as respectivas premissas que acabamos comentando anteriormente. Entretanto, é de suma importância realizar ajustes básicos, a partir dos quais sempre surgem novas ideias geradoras de sucesso. Por esse motivo, precisamos levar em consideração alguns aspectos de suma importância, como por exemplo:
★Investir em melhorias para o seu serviço ou produto;
★Melhorar e aperfeiçoar o uso de seu produto, atentando-se às necessidades do consumidor.
★Pegar como modelo, as marcas antigas que oferecem um bom histórico de sucesso no mercado.
De forma geral, podemos perceber que existem inúmeras marcas e negócios que são extremamente bem sucedidos no momento atual, mas, que lá no início de sua jornada no mercado, tiveram altos e baixos, a ponto de decretarem falência.
4. Inovação em marketing
Ser uma novidade ao comercializar seu produto ou marca também acaba se tornando um tipo de inovação. Logo, focar no aumento das vendas torna-se essencial para o sucesso da empresa. Por esse motivo, fica claro percebermos a devida importância de entender como saber se posicionar e se diferenciar do seu mercado concorrente.
Em um mundo onde praticamente quase tudo já foi inventado, não existe um lugar certo com o apoio de ferramentas tecnológicas. No entanto, é necessário levar em consideração os métodos convencionais.
Ou seja, para que possamos ter sucesso no marketing, nem sempre é eficiente ir para o digital e o tecnológico. Isso porque, quando conseguimos buscar por soluções mais simples, esse processo pode ser um diferencial mais em conta para a empresa.
Criatividade e Inovação: existe diferença?
Como bem sabemos, a criatividade tende a estar relacionada ao ponto de encontrar uma ideia específica em um momento oportuno. Logo, entendemos que ela está diretamente relacionada à questão do processo da ideia.
Por esse motivo, é bastante comum que os colaboradores andem pelos setores internos da corporação, acabam conversando com outras pessoas e realizam visitas na área de café, quando necessitam trocar ideias sobre novas inspirações. Por esse motivo, sair da rotina pode acabar sendo uma boa forma para encontrar a fonte de inspiração certa.
Quando um negócio encontra o gatilho que estava procurando, podemos dizer que ele acabou entrando em um processo criativo, o que já é um excelente sinal para quem faz o gerenciamento do projeto. Logo, isso pode significar que existe uma grande possibilidade do prazo do cliente ser atendido de maneira eficiente.
Portanto, existem empresas onde o fluxo de trabalho conta com datas específicas de entrega, e logo, a pressão para os prazos durante as atividades pode ser grande. Sem criatividade, sabemos que não é possível concluir todas as tarefas demandadas.
Por outro lado, vamos imaginar que um determinado cliente possui um mercado de hortaliças e produtos orgânicos, por exemplo. Apesar dessa marca conseguir um grande volume de visitantes na loja — por conta de processos de marketing — não tem vendido o quanto esperava. Isso mostra que a criatividade está conseguindo atingir seus objetivos. Contudo, é necessário inovar. Nesse contexto, podem surgir diversas ideias, como por exemplo:
★Realizar a criação de workshop, utilizando os respectivos produtos da companhia;
★Desenvolver os panfletos de receitas e ideias que consigam promover itens determinados;
★Fazer a instalação de uma TV no mercado, a fim de promover uma programação e estimular as vendas;
★Mirar em canais que tem como foco principal o público local, como é o caso da mídia out of. home e até mesmo o Google Meu Negócio.
Como já percebemos até aqui, mesmo que a criatividade e inovação estejam em diferentes momentos — sendo a criatividade voltada para o surgimento de novas ideias e a inovação como forma de executar um plano — a fim de que a empresa consiga obter resultados eficientes. Mesmo que o foco desse artigo seja sobre a inovação, é importante incluir os dois em cada processo empresarial.
Como integrar a inovação dentro da sua empresa?
Em suma, a inovação está inteiramente relacionada à capacidade total que o negócio possui para oferecer resultados melhores, e de forma constante. Para estimular ainda mais essa mentalidade dentro da sua empresa, é crucial poder contar com algumas ações importantes. Para isso, confira abaixo as principais etapas:
1. Motivação
Devemos saber que as experiências devem ser estimuladas. Entretanto, isso não significa necessariamente que um negócio precisa passar por um tipo de transformação toda vez que uma ideia surgir. Para que uma inovação ocorra, é crucial testá-la em um primeiro momento juntamente com um setor da empresa, e depois de comprovar o sucesso dessa inovação, programá-la em todos os campos da companhia.
2. Liberdade de expressão
Em geral, o primeiro ponto para viabilizar ações inovadoras na agência, é comunicar-se com todos aqueles que fazem parte do time. Isso porque uma metodologia ágil pode não acabar impactando o resultado em relação à produção das campanhas, entretanto, contribui com a redução de falhas, a fim de garantir as respectivas entregas no período certo. Sem contar que isso melhora a qualidade do trabalho final realizado. Quando todos perceberem que podem testá-lo de maneira segura, é preciso:
★Avaliar a viabilidade da ideia sugerida.
★Buscar aceitar todas as propostas e sugestões possíveis, e além de tudo, sem censurar as ideias e inibir participações.
★Realizar um convite para a pessoa que sugeriu a inovação para acompanhar o processo, e sua respectiva implementação.
3. Monitoramento
Não é de se esperar que o fracasso também faça parte da inovação. Se não existem erros, é bem provável que ninguém ainda nunca usou a ir mais longe no processo. Dessa forma, é necessário contar com ferramentas eficientes, como as famosas KPIs (indicadores de desempenho), a fim de realizar um acompanhamento ainda mais taxativo e criterioso do que é implementado.
Assim, é possível tentar descobrir o que pode estar dando errado, e logo, buscar as soluções certas, a fim de que os indicadores voltem para o seu fluxo de eficiência.
4. Qualidade no trabalho
Em geral, não adianta esperar pelas melhores campanhas de um time que acaba não se sentindo valorizado, sobretudo que trabalha em um ambiente empresarial com uma excelente competitividade interna, e ainda por cima possui uma alta taxa de turnover.
Ou seja, devemos entender que o clima organizacional sempre acaba influenciando na capacidade do profissional de envolver-se livremente. Dessa forma, devemos considerar algumas importâncias, como por exemplo:
★Buscar entender quais são as respectivas necessidades dos colaboradores, a fim de que o propósito da companhia faça sentido.
★Identificar competências e habilidades cruciais para contratar e realizar a montagem de times que possam se encaixar com a cultura que está sendo executada.
★Fazer a criação de programas que busquem promover a qualidade de vida no trabalho, sem contar no bem estar de cada um.
5. Foque-se nos resultados
Para quem trabalha na parte de inovação e criação, às vezes percebe que as ideias tendem a fluir melhor quando conversam com outras pessoas, quando assistem a filmes e séries, ou até mesmo quando precisam sair do seu local de trabalho e vagar um pouco pela empresa, a fim buscar elementos visuais e mentais para estimular algo inovador para um processo específico.
Se essas ações forem proibidas em uma empresa, elas podem acabar inibindo a criatividade inovadora de diversos profissionais, especialmente aqueles que lidam diretamente com isso. Por outro lado, é de suma importância entendermos a relevância desse comportamento. Por esse motivo, é crucial ter prazos mais claros e atividades mais enxutas, a fim de acompanhar o desenvolvimento de todos.
6. Vivências e Dinâmicas
Em geral, sabemos que nem sempre o colaborador acaba sabendo como resolver seus problemas de bloqueio criativo, ou até mesmo a forma de buscar as devidas inspirações. Sendo assim, é altamente recomendado que a companhia em si busque oferecer determinados tipos de programas para gerar insights. Em diversas situações, uma simples troca de experiência pode reconhecer e motivar o trabalho de determinados funcionários, enquanto para outros, isso oferece soluções ainda mais valiosas.
5 ferramentas de inovação para a sua empresa
Ao longo do texto, podemos presenciar algumas ferramentas e métodos eficientes para aplicar na empresa e incentivar a inovação nos processos internos. Entretanto, precisamos nos atentar ainda mais a fundo nessa questão e, por fim, buscarmos as melhores ferramentas para implementar na sua empresa. Confira abaixo quais são elas:
1. Design Thinking
Ferramenta que consiste, basicamente, em desenvolver uma solução extremamente inovadora, e que seja realmente relevante para o consumidor final. De forma prática, o principal objetivo é realizar a criação de algo com base na perspectiva da pessoa que irá consumir o produto ou o serviço planejado. O Design Thinking acaba se caracterizando pela abordagem, que se encontra pautada na multidisciplinaridade e na colaboração.
2. Modelo Canvas
Caso você não saiba, o Canvas nada mais é do que uma das melhores ferramentas quando o assunto é inovação. Através dessa ferramenta, é possível visualizar o modelo de negócio em um único painel. De forma prática, o Canvas tem como principal objetivo comunicar e estruturar, de forma objetiva e clara, contendo todos os elementos estratégicos de um negócio.
3. MVP
Em resumo, MVP refere-se à sigla para Minimum Viable Product, em português, podemos traduzi-lo como Produto Mínimo Viável. Caso você não saiba, esse tipo de ferramenta para fomentar a inovação dentro das empresas é crucial para lançar um novo serviço ou produto no mercado, sobretudo, de maneira eficiente e ágil. A principal intenção do MVP é realizar a coleta de feedbacks e dados em relação ao desempenho desse produto ou serviço, no simples objetivo de realizar os ajustes necessários, para que uma versão ainda mais completa e que atenda as expectativas do público seja lançada de maneira eficiente e lucrativa.
4. Brainstorming
Traduzida como Tempestade de Ideias, o Brainstorming ocorre quando um grupo de mentes totalmente criativas acabam se reunindo para colocar na mesa todos os tipos de soluções possíveis que vierem à cabeça. Como resultado disso, acabamos obtendo uma gama de ideias em relação a um determinado tipo de tema, nos quais passaram, por pequenos minutos, por análises.
5. Benchmarking
Em geral, podemos perceber que a concordância pode se tornar uma excelente fonte de inspiração para os processos de inovação. Logo, através do Benchmarking, é possível que a empresa olhe para seus concorrentes, a fim de analisar o que eles estão fazendo de interessante para chamar a atenção de seus clientes. Daí, com base nessa análise, é possível criar insights e obter inspirações para adaptar ideias à realidade do negócio. Contudo, é muito importante não confundir o benchmarking com o famoso plágio.
Conforme vimos, a inovação é um processo de extrema importância para os negócios atuais, sobretudo aqueles que desejam garantir ainda mais competitividade em um mercado que se encontra cada vez mais saturada.
Logo, muito mais importante do que simplesmente entender como implementar a inovação dentro das empresas e a forma de conduzi-la em seus processos internos, é saber exatamente quais ferramentas utilizar para encaminhar tudo isso de forma clara e objetiva. Afinal, são diversas estratégias e métodos para atingir esse objetivo.
Sendo assim, busque a que melhor se adeque ao seu tipo de negócio e obtenha resultados inovadores para alcançar novos públicos, e assim, fazê-los promotores da sua marca. Caso queira ampliar o seu conhecimento sobre o assunto, conte com a ajuda do Sebrae para integrá-lo no mundo do empreendedorismo e descobrir outras tendências de mercado que podem ser eficientes para a sua marca.
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