Por que investir no mercado PET?

O que é mercado PET?

Avaliação
Sem votos

Publicado em 25/10/2021 | Atualizado em 25/10/2021

Imagem do Topo
Mercado Pet

Está pensando em ter o seu próprio negócio, mas ainda não decidiu sobre o que investir?

Se você é do tipo de pessoa que ama animais, investir em uma loja de produto e serviços pet pode ser uma ótima opção. Esse segmento está entre os mais promissores para quem deseja começar a empreender.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET), o Brasil conta hoje com a segunda maior população de cachorros, gatos e aves do mundo. Não é à toa que esse é um dos mercados com maior rentabilidade.

Mercado Pet - O que é?

A loja de produtos e serviços pet, também conhecida como pet shop, é um tipo de mercado voltado para os animais de estimação. Ele é destinado para cães, gatos, aves, répteis (tartaruga, cobras, iguanas), roedores (hamster, rato, chinchila, coelho, porquinho da Índia), furões e peixes.

Esse tipo de mercado vende uma diversidade de produtos. Entre os principais estão:

?Alimentos – rações, petiscos, ossinhos, comidas naturais, sementes, suplementos, itens diferentes como cerveja, panetone e bolos para cachorros, entre outros;

?Higiene – shampoo, condicionador, sabonete, hidratante, banho a seco, talco, escova e pasta dental, fraldas, tapete higiênico, higienizador de patas, perfume, areia sanitária, produtos de limpeza, produto para tratamento de água, cortadores de unha, escovas, pentes, máquina para tosa, lenços umedecidos, entre outros;

?Farmácia – medicamentos, vermífugos, remédios para pulgas e carrapatos, homeopatia, roupas cirúrgicas e vacinas;

Vestuários – roupas, acessórios, sapatos;

?Lazer – brinquedos, arranhadores, coleiras e guias, focinheiras;

?Habitação – caminhas, casinhas, gaiolas, poleiros, viveiros,  aquários, portão e grade de segurança, comedouros e bebedouros, carrinhos de passeio, caixa de transporte, entre outros;

?Comercialização - animais e feiras de adoção;

?Jardinagem -  algumas lojas de animais também vendem plantas, terras, vasos e adubos.

O estabelecimento também poderá trazer outros diferenciais e oferecer para os clientes alguns serviços, tais como:

?Banho e tosa;

?Hidratação, escovação, massagem, banhos terapêuticos, corte de unhas, entre outros;

?Adestramento;

?Veterinário;

?Creche ou daycare;

?Hospedagem;

?Tratamentos – dentista, acupuntura, fisioterapia, entre outros (sob os cuidados de médicos veterinários).

Vale salientar que alguns estabelecimentos, dependendo da região, também atendem outros nichos, como os voltados para o setor rural, com itens para equinos, bovinos, caprinos, suínos, entre outros. Neles são vendidos alimentos, medicamentos, suplementos e acessórios.

Por que investir nesse mercado

Essa é uma dúvida que é comum para quem ainda não tem certeza sobre onde investir o seu dinheiro. Até porque ninguém espera abrir um negócio pensando em falir ou fechar um dia. Por que o setor de produtos e serviços voltados para animais está se popularizando?

Para se ter um panorama, a nível global, somos o terceiro maior país no mercado pet. Somente em 2020, o faturamento ultrapassou os R$40 bilhões, um crescimento de 13,5% em relação ao ano anterior, segundo a projeção do Instituto Pet Brasil.

A expectativa é que esses índices sigam em alta. Além de movimentar a economia, o segmento é responsável por empregar mais de 2 milhões de pessoas em todo o território nacional. 

Mesmo com a pandemia em 2020, o mercado seguiu na contramão da crise econômica mundial e apresentou resultados surpreendentes. Um levantamento feito pelo Euromonitor Internacional revela que o isolamento social ajudou a impulsionar o setor. Com isso, o Brasil assumiu a vice-liderança (6,4% de participação global) em produtos pet, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Além dos pet shops manterem as portas abertas em meio as restrições, uma vez que são considerados serviços essenciais, os donos de animais de estimação passaram a conviver mais com eles nesse período. O número de adoções também aumentou. Isso, de certa maneira, estimulou o mercado, já que os gastos ficaram maiores.

Os produtos alimentícios lideram a lista com 47,8%, seguido de produtos médicos (18%) e atendimento veterinário (12%). Com a volta de muitos trabalhadores aos seus ambientes de trabalho, cresceu também uma procura por serviços de creche.

Se você está convencido que esse é o negócio ideal para você, a hora de investir é agora. O mercado projeta uma curva de crescimento até, pelo menos, 2025. Novos investidores enxergam o momento como promissor para abrir uma loja desse ramo.

Mercado de franquias

Uma opção para quem está iniciando, e deseja facilidade na hora de criar uma estrutura, é investir em franquias. Entre os principais pontos positivos estão a praticidade e a segurança.

Embora seja uma maneira mais simples, para que você tenha sucesso em seu negócio, é preciso elaborar um planejamento. Por mais que a franquia já tenha sido testado no mercado, e a maioria tenha conquistado o sucesso, é preciso pensar em todos os detalhes cuidadosamente e ter uma boa gestão para prosperar. A mesma dica vale para quem está começando o seu negócio do zero, por conta própria ou incorporando um outro já em andamento

✔️✔️ Público

Quando o assunto é referente ao seu tipo de público, embora a maioria seja composta por pessoas que tenham, ao menos, um animal de estimação, seria um equívoco traçar um único perfil.

Isso porque esse é um fator que pode variar de caso a caso. A sua região, o nível de concorrência, a classe social e renda, faixa etária, hobbies e os hábitos comportamentais da população são alguns fatores que podem influenciar diretamente no perfil da sua clientela.

✔️✔️ Pesquisa de mercado

Se o bairro onde você pretende abrir a sua loja de produtos e serviços pet for de classe alta ou média, o poder de compra e exigência poderá ser maior. Você deverá investir em produtos premium, itens mais caros, serviços e atendimento diferenciados, uma vez que as pessoas têm um poder de compra maior.

Já em uma localidade de classe baixa, produtos com preços mais acessíveis e serviços mais básicos deverão ser o foco principal. Lembre-se uma coisa: não importa qual seja o nível social trabalhado, prestar um bom serviço e atendimento são itens indispensáveis no seu negócio. Afinal de contas, todo mundo gosta de ser bem tratado, independente de qual seja a sua condição financeira.

Por isso, antes mesmo de dar o primeiro passo no investimento, é fundamental que se faça uma pesquisa de mercado. Nela você consegue coletar esses e outros dados relevantes.

Através desse estudo, você conseguirá identificar se esse negócio será algo rentável, além de detectar os desafios, como concorrência, se existe clientela para esse nicho e traçar uma análise comportamental da população. Além disso, esse material poderá ser útil nas suas estratégias de marketing.

✔️✔️ Estude o seu cliente

Uma vez que o seu estabelecimento já está em funcionamento, realize, periodicamente, pesquisas de satisfação com os seus clientes. Isso é importante para conhecer cada vez mais a sua audiência. Assim você consegue identificar quais são as suas necessidades e ouvir opiniões sobre produtos e serviços para melhor atendê-los. Essa é mais uma maneira de impulsionar as suas vendas e ampliar a sua carteira de clientes.

Otimize o seu relacionamento com o consumidor. Tenha um canal de comunicação na internet. Redes sociais são ótimas fontes para se obter informações e estreitar a sua relação com o seu público.

✔️✔️ Fluxo de caixa

Analisar quais produtos saem mais e quais são os que têm pouca procura é uma maneira de ter mais lucro e diminuir os prejuízos. Esse é um tipo de análise que deverá ser feita mensalmente para que você acompanhe o perfil do seu consumidor.

A partir disso, você pode criar estratégias para impulsionar as vendas. Posicione os itens mais vendidos em destaque na sua loja. Caso o seu negócio seja online, coloque ele na primeira página.

✔️✔️ Analise a concorrência

Por mais que o seu estabelecimento ofereça um bom serviço, produtos e atendimento, ainda assim muitos clientes podem optar pelos seus concorrentes. Isso pode acontecer por várias razões, seja pelo preço, itens diferentes, promoções e pacotes, clube de vantagens. Por isso, sempre analise o que eles têm de diferencial para que você possa se adequar e estar sempre um passo à frente.

Facilidades e cuidados com o seu negócio

Assim como qualquer outro tipo de negócio, ter um pet shop é uma tarefa que exige planejamento e cuidados. Por maior que seja a sua lucratividade, é preciso cuidar da saúde financeira para garantir o futuro do seu estabelecimento.

Entre as dicas para não ser surpreendido, a qualquer momento, estão:

?Registre tudo que entra e saí, isso inclui também os tipos de serviços prestados. Ter controle de notas é importante, não apenas para ter um controle de finanças, como também para prestar contas;

?Não conte com valores que ainda não foram pagos, como compras parceladas, inadimplências, atrasos de pagamentos, entre outros;

?Reserve parte do seu capital para utilizar em caso de emergências e não entrar no negativo;

?Utilize um sistema informatizado para armazenar dados, como controle de vendas, estoque, faturamento, agendamento de serviços, cadastro de seus clientes, entre outros. Isso irá otimizar o seu tempo e facilitar caso precise consultar alguma informação;

?Controle o seu estoque para evitar que não tenha disponibilidade de algum produto com grande procura, o que levaria o seu cliente a comprar em outro lugar,  e também para prevenir de eventuais prejuízos com a perda de itens que estão próximos da data de vencimento. Esse trabalho pode ser otimizado com o uso de programas no computador. Crie uma planilha com a marca, tipo de produto, categoria, lote, validade, fornecedor, entrada e saída.

Invista em seus funcionários

Por mais que você esteja presente no dia a dia da sua loja, é preciso pensar que os clientes vão ter, em grande parte do tempo, contato direto com os seus funcionários. Por isso é importante garantir que eles estarão preparados para lidar com o mais variado tipo de público e tenham conhecimento de todos os produtos e serviços para tirar dúvidas e proporcionar as melhores experiências durante a compra.

Além de aprimorar o atendimento, investir em qualificação, com cursos e palestras, é uma maneira de demonstrar que cada funcionário é importante para o seu negócio. Disponibilize um ambiente de trabalho agradável e equipado para que eles possam desempenhar suas funções da melhor maneira possível e se sintam estimulados e valorizados.

Se o seu estabelecimento conta com serviços de veterinário, hospedagem ou banho e tosa, por exemplo, invista em profissionais capacitados e competentes. Ter uma equipe preparada, não só para o atendimento, como para todas as áreas, é importante para que os serviços prestados sejam sempre impecáveis.

Divulgação

Quando você está iniciando um negócio, investir na divulgação é indispensável. Pense que o seu público precisa te conhecer. Não dá apenas para abrir as portas e contar com a sorte de que as pessoas vão chegar até você por livre e espontânea vontade.

Há várias maneiras de fazer isso. Utilize as redes sociais e plataformas disponíveis para ampliar a divulgação da sua empresa.

Quem não gosta de um bom desconto? Quando estiver começando no mercado, promova algumas ações e promoções para atrair o público. Essa é uma maneira dele te conhecer melhor.

?? Marketing digital

Contudo, embora o contato direto com o público possa ser eficiente, o marketing digital vem sendo uma das maiores formas de divulgação nos tempos atuais. Quando bem feito, ele pode trazer grandes resultados.

O legal é que ações de marketing na internet podem ser feitas com um custo baixo ou até zero.

Veja abaixo algumas dicas para divulgar o seu negócio:

?Mostre que o seu estabelecimento deseja atender as suas necessidades. Entendendo quais são os problemas, foque em divulgar as melhores soluções;

?Reforce que a sua equipe é preparada e entende do assunto;

?Garanta que o seu estabelecimento se preocupa com o bem-estar do bichinho. Os clientes precisam confiar em você para deixá-lo sob os seus cuidados;

?Caso ofereça banho e tosa, mostre que trabalha com os melhores produtos e como é o seu tipo de serviço;

?Se contar com serviço de creche ou hospedagem, apresente as instalações.

?Independentemente do método adotado, pense sempre que você precisa vender o seu negócio. Por isso, invista em campanhas criativas, que despertem o interesse do seu potencial cliente.

? Seja ativo nas redes sociais

Grande parte do seu público vai estar presente nas redes sociais. Por que não utilizar o Instagram, Facebook, TikTok e o Linkedin para ajudar a divulgar o seu negócio? Esse é um ótimo canal para publicar informações sobre o seu estabelecimento, além de trazer dicas.

Caso queira divulgar algum produto ou serviço para atrair novos clientes potenciais, invista em posts patrocinados. É importante nesse caso se atentar a região e a abrangência da distribuição para que ele tenha eficiência.

Essa ferramenta também é ótima para manter o relacionamento com os consumidores. É mais uma maneira deles entrarem em contato, além de deixar críticas, sugestões e elogios. Peça para que eles mandem vídeos ou depoimentos para que você compartilhe. Isso traz mais credibilidade para que não te conhece ainda.

Vale ressaltar que não basta apenas criar um perfil. É preciso se dedicar e trazer conteúdos relevantes e interessantes. Quanto maior for o engajamento com os seus seguidores, maiores as chances dos seus posts serem distribuídos para mais pessoas nas redes sociais.

?? Crie um site

Para ter presença online, apenas as redes sociais não bastam. É preciso criar um site ou blog para o seu pet shop. Hoje em dia, a maioria das pessoas está conectada através de smartphones, tablets e computadores. E é na internet que elas costumam buscar serviços.

Para que você se destaque nas buscas, é preciso ter uma página online. Quanto melhor ela for, e mais conteúdos tiver, maiores as chances de você ter um melhor posicionamento no Google. Se atente as técnicas de SEO, que são as palavras-chaves em alta nas buscas.

O seu site pode ser apenas informativo, mostrando os seus serviços, dando dicas sobre assuntos relacionados, e conter informações básicas com endereço, telefone e fotos, como também pode ser uma extensão do seu negócio. Até mesmo lojas físicas já contam com e-commerce para alavancar as vendas. Dessa forma, você vai chegar também a um outro perfil de público, que são os clientes que têm o hábito de comprar pela internet por conta de comodidade.

Relacionamento com o cliente

Embora muita gente acredite que o sucesso de um estabelecimento seja resultado de seus lucros, o que garante a existência e credibilidade do seu negócio é o cliente. Por isso é importante pensar sempre nele como o centro de todo o seu planejamento. Fidelizar cada pessoa que compra algum tipo de produto ou serviço no seu pet shop precisa ser uma das suas prioridades.

Empresários que focam apenas em conquistar novos clientes, e esquecem dos que já conhecem a sua loja, podem comprometer o seu negócio a longo prazo.

?? Primeira impressão é a que fica

O relacionamento deve começar ainda no primeiro contato. A primeira impressão é a que fica. Caso o consumidor sinta que não teve um bom atendimento, isso aumentará as chances dele desistir da compra e não voltar mais na sua loja.

A imagem negativa pode ter efeitos ainda maiores e gerar uma dor de cabeça. Uma vez que saia insatisfeito, o cliente pode fazer uma divulgação ruim do seu estabelecimento para outras pessoas. Uma vez que a sua reputação não é das melhores, maiores serão os custos para se restabelecer no mercado.

Agora se ele tem uma boa impressão, e sai de lá satisfeito, essa divulgação poderá ser positiva, atraindo novos clientes de maneira espontânea. Isso é uma forma inteligente de marketing, uma vez que não teve custos.

Garanta que a sua equipe está preparada e seja educada. Lembre-se que o funcionário precisa ser solícito e estar disposto a resolver os problemas de cada cliente.

Escute e dê sugestões! Caso a pessoa não encontre um determinado item que procura, tente oferecer outras soluções. Seja eficiente. ❗❗

?? Crie uma relação de confiança

Outro ponto importante é o de fidelizar os clientes. Isso é garantia que ele irá sempre pensar em você quando estiver precisando de alguma coisa para o seu animal de estimação. Esse estímulo poderá ser feito de várias formas. Veja algumas dicas:

?Clube de vantagens. Crie parcerias com outros estabelecimentos comerciais da região para que o cliente tenha serviços diferenciais, como descontos exclusivos, não apenas na sua loja, como em outros tipos de serviços, tais como farmácias, lanchonetes, restaurantes, postos de gasolina, salões de beleza, escolas de idiomas. Isso é uma maneira de impulsionar toda uma economia local;

?Cartão de fidelidade. Isso pode ser destinado restritamente ao seu estabelecimento. Crie pacotes promocionais para clientes que fecham serviços semanais, quinzenais ou mensais, descontos gradativos no seu estabelecimento, acúmulo de pontos, que poderão ser trocados por produtos ou abatidos em serviços, entre outros;

?Dê brindes para que os seus clientes conheçam produtos na qual não conhece ainda. Isso é uma maneira de impulsionar as suas vendas, além de dar um agrado para quem sempre compra com você;

?Lembre sempre dos seus clientes em datas especiais, como aniversário dos donos e dos pets, Natal, Páscoa, entre outros;

?Ao dar banho no cachorro, ou gato, coloque gravatinhas e lacinhos. Dependendo da ocasião, isso poderá ser temático;

?Tenha um canal de relacionamento além do espaço físico. As redes sociais e os blogs são ótimos para estreitar relações. Além de poder escutar críticas, sugestões e elogios, é uma forma de oferecer diferenciais, como conteúdos relacionados ao universo pet e ser uma vitrine do seu negócio;

?Se tiver recursos, crie um aplicativo para agendar serviços e vender produtos online;

?O delivery é outro diferencial. Não apenas para entregar produtos, como também para buscar e levar os animais em casa. Isso é uma solução para pessoas que contam com tempo limitado no seu dia a dia e nem sempre estão disponíveis para irem até o estabelecimento, como também atende parte do público que não conta com veículo particular. Caso o custo seja elevado para você, esse serviço poderá ser terceirizado.

?? Respeito com os animais

Para muita gente, um cão ou um gato pode ser visto como um filho e um membro da família. Isso significa que essas pessoas só vão deixar o seu animal de estimação sob os cuidados de quem elas realmente conhecem e confiam.

Sempre tenha em mente que você deverá fazer tudo para agradar não só os donos, como os pets. Uma forma de fortalecer os laços com o seu cliente é demonstrar que seus animais de estimação serão tratados com carinho, amor e respeito. E isso não deverá ser apenas para criar uma imagem.

Mostre que o seu pet shop é a extensão de sua casa, para que o bicho possa se sentir à vontade. Tenha um ambiente sempre limpo e organizado. Caso o cliente deseje, mostre as dependências para que ele possa conhecer. Alguns estabelecimentos colocam a área de banho e tosa em um local onde as pessoas podem acompanhar de perto todo o serviço.

?? Faça o cliente se sentir único

Para que o cliente dê abertura para que o relacionamento seja fortalecido é preciso demonstrar que ele é único e especial para você. Ele sabe que existem outros clientes, mas ele quer se sentir importante. Sempre recepcione pelo nome. Isso vale para o seu pet.

Isso mostra que você tem uma relação próxima com eles. Interagir com os animais de forma carinhosa, na frente dos donos, é mais uma garantia que eles se sentem à vontade com você. Isso traz mais segurança, uma vez que os animais, quando incomodados por estarem ali, costumam ter reações de medo e agressividade.

?? Tenha comprometimento

Uma dica de ouro para quem vai investir em qualquer tipo de negócio é nunca prometer aquilo que não irá cumprir. Outro cuidado é o de não enganar o consumidor. Ser ético e transparente é indispensável para que você seja visto como um estabelecimento de confiança e credibilidade.

Uma vez que o cliente percebe que está sendo enganado ou lesionado, ele não irá mais te procurar. Dependendo do tipo de situação, você poderá ter problemas ainda maiores, como reclamações no Procon ou até mesmo ser processado por danos.

Se atente também a questão de prazos de entrega de produtos e agendamentos de serviços. Para ter melhor controle, e não se esquecer de algum detalhe, coloque isso em uma planilha. Um simples mal-entendido pode comprometer toda a confiança do seu público com você.

Como se destacar no mercado

Ao mesmo tempo que o ramo de produtos e serviços pet é visto como promissor, não podemos negar que a concorrência é grande. Isso tem feito com que muitos empresários inovem e tragam novidades para o mercado bastante competitivo.

E não são só os produtos inusitados e diferentes que podem fazer do seu estabelecimento uma referência. Os serviços também chegam como um diferencial e podem ser o grande impulsor da sua marca.

??Creche

Com o dia a dia corrido para muitas pessoas, principalmente nos grandes centros urbanos, os serviços de creche se tornaram populares em muitas cidades.

Quem não deseja deixar o seu bicho sozinho em casa, acaba buscando esses locais para deixá-los durante o dia. Além de distrair, é uma maneira deles socializarem com outros cachorros e gastar energia.

??Centro de estética

Pode soar um pouco estranho, mas assim como os humanos, os pets também podem ter um dia da beleza. Embora para muita gente isso possa parecer algo fútil, cuidar da aparência do animal pode trazer benefícios.

Veja alguns serviços oferecidos:

?Banho: esse é um item indispensável para o bem-estar e saúde do animal. O que pode diferenciar o seu estabelecimento dos demais é o tipo de tratamento, estrutura física e produtos utilizados.

?Tosa: seja ela na tesoura, máquina ou a higiênica, ela pode ser necessária dependendo do tipo de pelagem do cachorro. Alguns donos gostam de manter ela em dia para garantir as características das raças. Há estabelecimentos que atendem também gatos. Nesse caso, é preciso ter profissionais especializados nesse tipo de tosa, uma vez que os cuidados são diferentes

?Hidratação: pode acreditar, mas os animais também precisam ter cuidados extras para que seus pelos estejam sempre fortes, brilhantes e bonitos. Esse tipo de tratamento ajuda, inclusive, a reduzir a queda, que são comuns em determinadas épocas do ano.

?Dentes: assim como os humanos, os animais também precisam ter uma saúde bucal. Escovar os dentes pode ser um serviço feito em pet shop. A higiene da boca pode prevenir de problemas como o tártaro e o mau hálito.

?Unhas: se você acha que cuidar disso é apenas uma questão estética, está enganado. Cortar regularmente as unhas é prevenir problemas como inflamações, arranhões e até mesmo o caminhar.  Isso deverá ser feito com cuidado para não machucar o animal.

?Ouvidos: durante o banho o cliente pode solicitar a limpeza dos ouvidos. Isso pode ser um serviço a parte ou incluso no banho.

??Produtos inovadores

As lojas de produtos e serviços pet geralmente oferecem o básico. Por que não ir na contramão disso tudo e trazer itens diferentes, que irão despertar o interesse dos clientes?

Ofereça petiscos e mimos inusitados, porém destinados aos animais, como cervejas, bolos, sorvetes. O mesmo vale para outros itens, como vestuário. Se tiver como investir, crie a sua própria coleção de roupas com itens criativos e engraçados, como fantasias, por exemplo. Você pode oferecer acessórios como óculos, sapatinhos, bandanas, coleiras personalizadas.

Os brinquedos também são ótimas apostas. Cada vez mais surgem marcas no mercado com itens que estimulam o animal e promovem a interação com seus donos.

Lembre-se❗❗ A criatividade deverá ser a sua maior aliada nessas horas. Quanto mais diferenciais  tiver, maiores são as chances de se destacar em meio à concorrência. Se possível, visite as principais feiras e convenções sobre o mercado no Brasil e no exterior para estar por dentro de todas as novidades.

 

Gostou do artigo? Não deixa de conferir outros conteúdos que preparamos para te ajudar na jornada do empreendedorismo! Acesse também nossas redes sociais e acompanhe as novidades!

Desejamos sucesso e até a próxima!

Pet
Como montar um pet truck?
Nesse e-book, apresentamos informações para quem deseja montar um PET TRUCK? Acesse, confira as dicas e coloque em prática o seu desejo de empreender!
DOWNLOAD
Pet
Como montar um negócio no mercado pet?
Quer saber mais sobre como participar ou melhorar sua presença nesse mercado tão promissor? Acesse esse e-book e confira as dicas que preparamos para você!