O QUE É MIX DE MARKETING ?

CONHEÇA OS 4Ps E VEJA O QUE PODE MUDAR NA SUA EMPRESA

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Publicado em 03/05/2024 | Atualizado em 03/05/2024

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Homem segurando um notbook

 

O mix de marketing é em uma técnica capaz de influenciar o público na hora de consumir um produto ou serviço oferecido por uma empresa. O conceito define quatro pilares fundamentais para o desenvolvimento das técnicas eficientes de marketing. Essa atividade também é conhecida como 4 Ps e se destina a introduzir uma proposta de mercado para gerar o desejo de compra no consumidor.

Alguns gestores acreditam que o processo de elaboração de estratégias de marketing descreve apenas a promoção de um negócio, produto ou serviço. Mas, no entanto, a etapa da veiculação da campanha é unicamente uma parte de um longo processo. O mix de marketing é capaz de evidenciar essa informação.

Assim, para promover uma marca, é fundamental definir com detalhes o produto ou serviço que vai ser vendido, bem como o perfil do público que receberá essa mensagem. É justamente nessa etapa que os 4 Ps de marketing apresentam um grande potencial para estabelecer todas essas questões.

Pensando nisso, elaboramos um guia completo para explicar sobre a importância e as funcionalidades do mix de marketing. Então, acompanhe a leitura e compreenda a importância de aplicar esse recurso no seu negócio!

 

Mix de marketing: o que é?

 

O mix de marketing, ou 4 Ps, descreve um conjunto de quarto elementos: produto, preço, promoção e praça. Esses pilares estimulam as principais ações de marketing e vendas que devem acontecer dentro de uma empresa que almeja obter o sucesso no mercado.

O conceito foi criado por Jerome McCarthy, na década de 1960, e, posteriormente, passou por algumas alterações realizadas por Philip Kotler. Dessa forma, a teoria dos 4 Ps se readaptou ao longo dos anos por meio da inclusão de tendências mais modernas, como as do marketing digital.

É fundamental compreender que as variáveis que constituem o mix de marketing são interdependentes e controláveis. Desse modo, elas podem ser decididas na etapa do planejamento. No entanto, para garantir a eficácia dessas estratégias, torna-se essencial a delimitação do público-alvo da sua empresa.

 

Peças de quebra-cabeça encaixadas e com os nomes: praça, produto, promoção e preço

Qual é a importância dos 4 Ps?

 

Por meio dos 4 Ps, a sua empresa poderá efetuar uma comunicação mais eficiente com o público, aumentando o valor da marca perante o consumidor. Dessa forma, a sua organização terá mais facilidade em relação ao processo de fidelização dos clientes. Assim, será possível desenvolver ações de marketing com base em estratégias eficientes e consistentes.

Com base nisso, separamos algumas vantagens proporcionadas pelo mix de marketing. Veja a seguir!

 

1)Visão ampla de negócio

A primeira vantagem que pode ser percebida no mix de marketing consiste na possibilidade de uma visão ampla sobre todas as atividades realizadas na empresa. Como os quatro pilares estão diretamente integrados, é possível perceber como um é capaz de influenciar o resultado dos outros.

Um exemplo consiste na diminuição dos custos com a contratação de profissionais, pois fazendo isso a empresa poderá direcionar esse investimento às atividades de comunicação. Desse modo, outros setores também serão impactados, como o departamento de vendas.

2)Posicionamento da marca no mercado

Os 4 Ps de marketing se encontram diretamente ligados ao posicionamento de uma marca no mercado. Afinal, eles têm a capacidade de traduzir aos consumidores a forma como a organização se comporta em relação aos clientes e ao nicho de mercado de atuação.

Além disso, conquistar um posicionamento único e diferenciado ajudará o seu negócio a ganhar destaque entre os concorrentes.

 

3)Alinhamento das estratégias

O mix de marketing ajuda a empresa a elaborar estratégias de marketing mais alinhadas entre si. Esse processo é essencial para garantir um crescimento de forma saudável e sustentável. Assim, mediante um processo de alinhamento, os diferentes departamentos da sua empresa conseguirão trabalhar com maior coesão e consistência.

4)Pontos de contato para o consumidor

 

Os quatro pilares de marketing estão diretamente relacionados aos pontos de contatos existentes entre as empresas e os consumidores. É importante considerar todas as etapas fundamentais para o ciclo de vendas.

 

Entre elas está a divulgação do produto ou serviço, a decisão de compra, a percepção da marca e o relacionamento pós-venda. Ou seja, por meio da utilização dessa metodologia é possível construir com mais eficiência todas as etapas presentes na jornada do cliente.

 

Quais são os 4 Ps?

Após compreender o mix de marketing, é essencial entender os 4 Ps que compõem os pilares fundamentais desse conceito.

 

Vamos conhecê-los?

 

â– Produto

O produto é o primeiro pilar presente no mix de marketing. Afinal, a sua marca não existiria sem ele. No entanto, muitos gestores se enganam ao pensar que o processo de colocar uma mercadoria a venda é o suficiente para garantir o sucesso da marca.

Na verdade, também é preciso identificar os motivos que levam o consumidor a efetuar a compra. Ou seja, além de colocar a produto a venda, é indicado que a sua marca estude o resultado que determinado consumidor pretende alcançar com a aquisição desse item. Dessa forma, oferecer um produto de qualidade é apenas um detalhe que ajuda a caminhar rumo à conversão.

Para capturar o interesse do público, é crucial que o produto atenda às necessidades do consumidor, sejam emocionais, sociais ou físicas. Para avaliar se seu produto está alinhado com os critérios estabelecidos pelo mix de marketing, considere fazer a si mesmo as seguintes perguntas:

   ➯Por que o cliente está buscando o meu produto?

   ➯Quais benefícios são proporcionados por ele?

   ➯A mercadoria apresenta aspectos que podem ser melhorados?

   ➯Quais são as características do produto oferecido pela minha empresa?

   ➯De que forma o consumidor utilizará dele?

   ➯Como o produto da minha empresa se destaca da concorrência?

As respostas dessas perguntas ajudarão a sua empresa a compreender de que forma os produtos devem se aproximar dos 4 Ps. Essa atitude é essencial para ajudar a sua marca a se destacar da concorrência.

 

  ⭆O ciclo de vida dos produtos

 

É muito importante compreender o ciclo de vida dos produtos em relação ao mix de marketing. Esse ciclo ressalta a importância do produto, cuidando das suas particularidades e de todas as fases de vendas. Com base nisso, os estágios se dividem em quatro ciclos fundamentais:

 

1)Introdução: essa é a etapa de estreia. Ela diz respeito à percepção dos consumidores e ao lançamento no mercado. É comum que alguns ajustes sejam realizados no decorrer dos processos no intuito de transmitir as melhores informações sobre os produtos;

 

2)Crescimento: essa é a fase em que o consumidor consegue reconhecer o seu produto e a sua marca. Há uma busca constante por novos clientes, seja por meio de estratégias orgânicas ou pagas;

 

3)Maturidade: nesse momento ocorre uma estabilidade. O produto proporciona uma boa lucratividade, pois atingiu o seu auge no mercado. É comum que ocorra uma disputa de preços em relação à concorrência;

 

4)Declínio: nesse período, as vendas do produto tendem a cair. Por isso, é fundamental rever as necessidades dos consumidores e ajustar o valor da mercadoria para aumentar novamente o volume de vendas.

 

■ Preço

É o segundo pilar fundamental do mix de marketing. Nessa etapa, é importante que a sua empresa considere algumas questões. Entre elas está o lucro, a receita e os custos referentes à produção e operação do negócio.

Além disso, é importante analisar a concorrência para definir o valor que será cobrado pelo seu produto. Na hora de definir os custos, considere o valor investido durante a aquisição ou fabricação da mercadoria. Também é recomendado observar o montante destinado aos gastos fixos, incluindo luz, água, internet, telefone, entre outros.

Em relação ao mix de marketing é importante avaliar o valor que a sua empresa almeja alcançar com a venda dos produtos. Com base nisso, pense em uma quantia capaz proporcionar lucro viável para o seu negócio.

Uma análise da concorrência servirá como um forte parâmetro para a elaboração do preço dos produtos, bem como para a oferta das melhores condições de pagamento disponíveis no mercado. Nesse aspecto, um estudo minucioso também ajudará a sua empresa no processo de criação de promoções eficientes.

Dessa forma, a sua marca estará posicionada de acordo com a demanda do mercado, aumentando as possibilidades de conversão e expansão.

O preço deve estar alinhado com a capacidade de sustentabilidade da empresa e com a possibilidade de adquirir clientela. Com base nisso, é possível mencionar que o custo e o valor apresentam significados distintos. O primeiro diz respeito à despesa monetária. O segundo se refere qualidade do produto, respeitando a sua finalidade, atributos e relevâncias de acordo com a percepção do cliente.

Para compreender se o preço do produto está alinhado ao mix de marketing, é preciso encontrar a resposta para essas questões:

   ➯Qual é o valor percebido da mercadoria?

   ➯O preço é realmente competitivo?

   ➯ O produto da minha empresa é sazonal?

   ➯ Existe algum quesito sobre os custos que não está sendo considerado?

   ➯A venda poderá se potencializar se o valor for reduzido?

   ➯Aumentar o valor pode ajudar a melhorar o posicionamento da marca?

 

No entanto, na hora de definir o preço, considere que um produto mais barato do que o da concorrência nem sempre apresentará o potencial para garantir o sucesso das campanhas.

Uma dica para ajudar a alavancar as vendas da sua empresa se encontra na oferta de brindes. Geralmente, os consumidores gostam de ser contemplados com um agrado. Por isso, os brindes fazem muito sucesso e podem proporcionar uma vantagem competitiva para a sua marca.

Outro fator importante consiste na análise da sazonalidade do produto oferecido. Dessa forma, se ele apresentar um volume maior de busca em determinada data ou estação, elabore um plano de precificação eficiente e diferenciado para cada período.

■Promoção

O terceiro P determina o conceito de promoção. Esse aspecto indica as melhores estratégias que devem ser utilizadas para fazer os consumidores conhecerem a sua marca.

Atualmente, as práticas de marketing digital vêm proporcionando grandes vantagens para as empresas, independentemente da segmentação de mercado. Com isso, as possibilidades de veiculação e promoção do mix de marketing são diversas e incluem as plataformas online.

Assim, a sua empresa pode realizar os anúncios nas redes socais, além das campanhas pagas no Google ou no e-mail marketing. No entanto, é essencial compreender que, para obter sucesso em relação ao mix de marketing, não será necessário utilizar todos os recursos.

Com base nisso, basta manter o foco no perfil do cliente e utilizar as estratégias capazes de dialogar e atrair a atenção. Dessa forma, se a base no seu público for adolescente, experimente utilizar o TikTok. Se o seu objetivo for atrair adultos jovens, o Instagram e o Facebook podem ser excelentes ferramentas.

No entanto, se os seus produtos almejam atrair a atenção de pessoas que se encontram na terceira idade, é recomendada a realização de campanhas por e-mail marketing ou a utilização das mídias tradicionais.

Outra estratégia de marketing muito eficiente consiste na busca de influenciadores digitais para divulgar os produtos da sua empresa. Devido ao grande volume de seguidores conquistados por eles, certamente, a sua mercadoria ganhará uma boa visibilidade do público.

Sob essa ótica, reflita sobre algumas questões referentes à divulgação e promoção no mix de marketing. São elas:

➯O seu público está ativo em quais meios?

➯Os clientes da sua empresa preferem consumir conteúdos em qual formato?

➯possibilidades de engajamento?

➯Como ocorre o processo de pós-venda da sua empresa?

➯Os consumidores procuram os seus produtos por meio dos mecanismos de busca do Google?

➯Quais são os influenciadores mais indicados para o seu nicho de mercado?

 

Vale mencionar que o storytelling é uma formato de conteúdo que costuma atrair quase todos os tipos de público. Dessa forma, ele se baseia na técnica de contar histórias utilizando uma narrativa capaz de cativar os consumidores, além de apresentar a identidade da marca.

 

■Praça

A praça é o quarto e último componente do mix de marketing. Nesse contexto, o termo faz adesão aos canais de venda e distribuição da sua marca. Ou seja, a expressão praça indica o local onde o produto da sua empresa será comercializado.

No entanto, ela não está relacionada unicamente às questões geográficas, mas também a amplitude desse conceito. Assim, mesmo que não haja um estabelecimento físico em determinada região, há a possibilidade de um morador local obter o produto de determinada empresa por meio de um e-commerce.

Por essa questão, atualmente, é recomendado que os gestores pensem na abrangência da oferta, assegurando a presença do produto em regiões onde existe um público disposto a consumi-lo. Dessa forma, ter a capacidade de impactar os consumidores por meio de canais de comunicação diferentes pode ser uma opção interessante.

Além disso, esses canais devem proporcionar informações transparentes e verídicas sobre os produtos. Também é importante oferecer várias modalidades de pagamento, bem como opções de atendimento.

Pode-se dizer que após o avanço das tecnologias impregnadas pela chegada da internet, as alternativas de praça se diversificaram.  Desta forma, surgiram os marketplaces, as lojas virtuais e as redes sociais.

Atualmente, essas opções vêm se tornando ótimos canais de venda e captação de clientes.

 

Uma mão segurando um tablet com a imagem dos 4ps

Quais as características dos 4Ps?

 

Os 4Ps presentes no mix de marketing apresentam algumas características que devem ser compreendidas por todos os gestores que almejam ampliar a margem de lucro do seu negócio. Veja, a seguir, quais são elas:

 

1)Variáveis interdependentes

O mix de marketing é constituído por quatro variáveis únicas e eficientes: os 4 Ps. Elas funcionam de maneira interdependente e precisam ser planejadas grupalmente. O objetivo é garantir o desenvolvimento de estratégias capazes de conduzir a marca aos resultados satisfatórios.

2)Flexibilidade 

Os 4 Ps são baseados em um conceito de fluidez e flexibilidade. Devido a isso, é possível aumentar ou diminuir o foco nas variáveis. Assim, para obter um controle sobre essas variáveis, a sua empresa deve analisar constantemente as questões relacionadas as condições de marketing, o comportamento do cliente e o movimento do mercado.

3)Ajudam a alcançar as metas

Por meio da utilização desse grupo de variáveis, o mix de marketing ganha um papel fundamental. Afinal, ele ajuda as empresas a alcançarem as metas de lucros, as de vendas, além das metas de satisfação e de retenção dos clientes.

4)Ajuda a focar o cliente

Uma das principais características do mix de marketing consiste em identificar o cliente como o ponto principal do planejamento. Por isso, todas as etapas devem ser pensadas de modo a garantir uma ótima experiência ao consumidor. Afinal, o retorno do público será o fator fundamental para assegurar o sucesso das suas campanhas.

5)Monitoramento

Para obter o sucesso nas vendas, é essencial monitorar as tendências do mercado e algumas questões internas que podem impactar o seu negócio. Dessa forma, o acompanhamento constante ajudará a assegurar a relevância e importância dos 4 Ps.

 

Como aplicar o mix de marketing na sua empresa?

 

Alguns procedimentos podem orientar os gestores durante a aplicação do mix de marketing. Confira alguns!

 

1)Defina o perfil do cliente

A primeira etapa consiste em definir o perfil dos clientes que a sua empresa almeja alcançar com as campanhas de marketing. Afinal, os 4 Ps trabalharão a todo o momento com o foco no consumidor.

 

O público não pode ser definido por meio de suposições, pelo contrário, realize pesquisas de mercado no intuito de investigar o perfil e o comportamento das pessoas que gostam de consumir o tipo de produto oferecido pela sua empresa. Com as informações em mãos, será possível trabalhar a segmentação de mercado tomando como base um grupo de consumidores que apresenta características semelhantes.

 

É muito importante identificar as necessidades do público que busca os produtos oferecidos pela sua empresa. Após isso, proponha soluções!

2)Pense no produto

Antes de iniciar a comercialização do seu produto, avalie os atrativos que ele pode apresentar durante as campanhas. Por isso, tire um tempo para pensar sobre todas as questões que envolvem a mercadoria que será divulgada.

 

Nessa etapa, analise a forma como o seu produto é anunciado pela concorrência e experimente traçar um plano estratégico. Para facilitar o processo, estude algumas questões que ajudarão a nortear as campanhas da sua empresa, como:

 

➯O tipo de produto que será vendido;

➯As qualidades da mercadoria. Nesse momento, tente identificar o impacto emocional que ela poderá causar nos consumidores;

➯O design do produto. Essa questão inclui a embalagem, o formato, a cor, o tamanho, entre outras questões que podem ser fundamentais;

➯O ciclo de vida da mercadoria.

3)Estude o preço

O preço determina o valor cobrado pela solução que a sua empresa está oferecendo. O sucesso do seu produto no mercado está diretamente ligado a esse pilar importantíssimo do mix de marketing. Essa etapa pode parecer trabalhosa, mas é muito importante de ser realizada, afinal, são muitas as questões que envolvem o preço, a começar pelo lucro que a sua empresa obterá.

 

De fato, o preço deve apresentar um potencial competitivo, mas, além disso, outras questões devem ser levadas em consideração. Tenha em mente que a sua empresa terá que pagar fornecedores e funcionários, bem como as demais contas presentes no dia a dia de todas as instituições. Junto a isso, é preciso obter uma margem de lucro para garantir uma vida saudável no mercado, conforme citado acima.

 

Portanto, na hora de definir o preço dos seus produtos, tente fazer um equilíbrio entre um valor competitivo e lucrativo. Dessa forma, tanto a sua empresa quanto os consumidores conseguirão obter uma boa experiência.

 

É importante mencionar que a percepção das pessoas sobre a marca também influencia no valor que elas estão dispostas a pagar para obter determinado produto.

 

Assim, quando o consumidor identifica a valorização da sua marca, é comum que a sua empresa seja tratada como referência, mesmo que o preço do produto seja mais elevado em relação à concorrência.

4)Pense sobre a praça

Lembra que no mix de marketing a palavra praça se refere ao local de distribuição dos produtos? Por isso, é imprescindível estudar e identificar os canais mais utilizados pelo público na hora de procurar as mercadorias oferecidas pela sua empresa. Esse cuidado deve ser tomado por todos os gestores, independentemente da loja se localizar em ambiente físico ou virtual.

5)Promova o seu produto

Para fazer o público conhecer o seu produto, será necessário trabalhar um bom processo de divulgação. Com base nisso, elabore estratégias eficientes baseadas nos quatro pilares do mix de marketing no intuito de garantir o sucesso das campanhas, pense nas seguintes questões:

 

➯ Identifique o canal de divulgação mais adequado. Televisão? Rádio? Google Ads? Redes sociais? Outro?

➯Descubra os possíveis eventos capazes de impulsionar as vendas da sua empresa: Natal, Carnaval, Capa do Mundo, Olimpíada, entre outras datas comemorativas;

➯Estude a influência que a sua concorrência tem sobre o mercado e elabore estratégias para montar um diferencial para o seu produto.

 

Pessoas  em reunião

Desenvolva suas estratégias para mix de marketing

 

Após conhecer os quatro pilares do mix de marketing: preço, produto, promoção e praça, é fundamental desenvolver estratégias para cada um deles. Lembre-se que ela deve manter o foco nos consumidores, além de estar alinhada a uma estratégia competitiva e a busca por um bom posicionamento no mercado.

 

Mas por qual P devo iniciar? Uma boa opção consiste em iniciar pelo P referente ao produto, afinal, é preciso considerar que todas as estratégias serão definidas tomando o produto como ponto de partida.

 

Após isso, será necessário pensar nos outros pilares. Não esqueça que eles devem apresentar coesão. Dessa forma, o preço deve ser estipulado de acordo com o melhor custo-benefício do produto. A promoção deve destacar as vantagens da mercadoria e praça precisa ser pensada com base em recursos eficientes de distribuição do produto no mercado.

 

Viu como é simples? Experimente aplicar os quatro pilares do mix de marketing na próxima campanha da sua empresa. A sua marca conquistará ótimos resultados!

 

Uma pessoa escrevendo
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