O QUE É MARKETING COLETIVO?
E A SUA IMPORTÂNCIA PARA AS PEQUENOS EMPRESAS
Publicado em 03/05/2024 | Atualizado em 03/05/2024
Você sabe o que é marketing coletivo? Sabe o quanto essa estratégia pode ser importante para pequenas empresas? Conhecer melhor as alternativas para alavancar o seu negócio é uma boa maneira de se destacar no competitivo mercado atual.
Contudo, muitos empreendedores não sabem como fazer do marketing coletivo uma realidade, não entendendo como colocar a ideia em prática para se beneficiar e aumentar o seu número de vendas. Porém, estamos aqui para esclarecer isso.
Ampliar a atuação da sua empresa pode ser mais fácil do que parece, e, com a leitura do nosso material, será possível atestar que sim, é possível se aproveitar do marketing coletivo e ele tem muitos benefícios para minha companhia.
Descubra em nosso artigo alguns dos vários benefícios de se adotar essa estratégia.
O que é marketing coletivo?
Para entendermos a sua importância para as pequenas empresas, primeiro é necessário saber o que é marketing coletivo. Como o nome sugere, nada mais é do que ações de marketing promovidas por uma série de empreendimentos, e não apenas um.
É o tipo de situação em que a “união faz a força”, onde vários empreendedores acabam se unindo para promover uma ação em conjunto. Uma feira, onde são vendidos apenas produtos agrícolas, por exemplo, é um bom exemplo de marketing coletivo.
Os resultados podem ser mais vantajosos do que o marketing quando é feito de maneira individual, mas os benefícios nós veremos um pouco mais à frente. O importante aqui é entender como o marketing coletivo funciona.
O grande objetivo dessa estratégia de vendas é fazer com que o comércio do local se fortaleça, aumentando assim, o lucro de todos os envolvidos no processo. Nessa situação, toda a concorrência se une para um bem maior.
Esse ponto, ainda, precisa ser melhor trabalhado. É importante deixar claro que agir em conjunto com seus concorrentes não atrapalha o seu negócio, e, como veremos a seguir, pode aumentar ainda mais o seu número de vendas.
Exemplo de ações de marketing coletivo
Caso o conceito não esteja claro, existe uma maneira mais simples ainda de entender o que é o marketing coletivo: seus exemplos. Por meio desse método, é possível notar como ele é construído e já começar a elaborar ideias para colocá-lo em prática.
Como veremos a seguir, são várias as estratégias possíveis de serem adotadas, não sendo preciso ficar preso a apenas um tipo de marketing coletivo. No mais, confira abaixo alguns exemplos para te ajudar a bolar estratégias do tipo.
1)Eventos entre tatuadores
Outro bom exemplo são os eventos promovidos por tatuadores. É comum que esses profissionais se juntem, em diversas regiões do país, para promover concursos entre eles próprios. O grande ponto aqui é que todos saírem ganhando.
Claro que, quem vence a competição, acaba sendo mais prestigiado, contudo, durante a realização dessas competições, várias são as pessoas que frequentam o local não com o intuito de terem uma tatuagem vencedora, mas apenas de se tatuar.
Isso faz o faturamento de todos aumentar consideravelmente, por isso este vem se tornando cada vez mais frequentes. Além disso, outras atrações podem fazer parte da programação do evento organizado pelos profissionais.
2)Shows de artistas que são ligados com o meio podem acontecer durante a realização do evento, para atrair ainda mais pessoas. Dessa forma, além do artista mostrar seu trabalho para possíveis novos fãs, os tatuadores ainda ganham novos clientes.
3)Promoções em conjunto durante épocas do ano
Já reparou que algumas lojas fazem promoções durante a mesma época do ano? Seja em referência ao mês do trabalhador, ou ofertas de Black Friday, é comum que, em determinados períodos, todos entrem em promoção.
Esse tipo de estratégia é muito comum, e por mais que já seja “manjada” pelos consumidores, ainda funciona muito bem. Isso porque, querendo ou não, aproveitar as ofertas acaba sendo vantajoso para eles também.
Claro que um consumidor, ao ver que os preços estão mais baixos, vão querer aproveitar as ofertas, e essas oportunidades de fechar negócios, foram criadas justamente por conta da atitude das lojas em fazerem uma campanha em conjunto.
Aqueles que não aderem ao marketing coletivo, querendo ou não, acabam sendo abandonados, nesse sentido, já que a concorrência, diminuindo o preço dos seus serviços, acaba atraindo os clientes. É bom ficar atento para não ficar para trás.
4)Sorteios em shoppings
É comum que, quando vamos ao shopping, encontremos um carro sendo sorteado pelo local, mas apenas para quem comprar mais de R$ 100,00 em produtos de qualquer loja. Essa é uma das estratégias de marketing coletivo mais eficazes.
Isso acaba levando os consumidores a comprarem um pouco mais do que já comprariam normalmente, apenas para terem chance de participar do torneio. No fim, isso aumenta as vendas de todas as empresas participantes consideravelmente.
Para um empreendimento que vende roupas, por exemplo, ter a sorte de todos os clientes do dia comprarem pelo menos R$ 100,00 são excelentes números. Por isso, tais eventos acabam sendo extremamente positivos para o lucro das empresas.
É importante destacar aqui que, em boa parte dos casos, todas as empresas competem, mesmo que algumas delas sejam concorrentes diretas. Contudo, como vimos, aumentar a venda de todos é o objetivo do marketing coletivo.
Quais são os benefícios do marketing coletivo?
Adotar essa estratégia de venda pode ser muito mais vantajoso do que se imagina. Desde um maior alcance de consumidores, ao impacto positivo no número de vendas, os benefícios de apostar no marketing coletivo não são poucos.
Contudo, é preciso haver companheirismo entre a comunidade de vendedores locais para isso acontecer. No mais, confira abaixo algumas das vantagens de contar com o marketing coletivo como uma de suas alternativas para aumentar as vendas.
Compartilhamento de experiências!
Um dos pontos positivos em investir no marketing coletivo é a possibilidade de trocar experiências com outros empreendedores. Isso acaba sendo uma boa oportunidade de conhecer melhor o nicho, principalmente para os iniciantes.
Além disso, compartilhar competências, técnicas, dicas de como vender mais, entre outras questões que tendem a melhorar o funcionamento do seu empreendimento, são outros aspectos positivos a serem citados aqui.
Encontrar exemplos, dentro da própria comunidade, para se consultar e se espelhar, agregando ainda mais valor ao seu negócio, pode ser uma lição valiosa que empresas pequenas precisam para alavancar o seu número de vendas.
➯Maior visibilidade no mercado
Quando uma feira vai acontecer, por exemplo, as lojas que farão parte do evento acabam ganhando maior destaque. Isso porque, os visitantes do local, irão poder ter contato com a empresa, conferir seus produtos, e fazer as compras que desejarem.
Participar de ações de marketing coletivo, além de fortalecer a comunidade local, também é interessante para aumentar a visibilidade do seu local. Em momentos futuros, por exemplo, os compradores podem lembrar do seu empreendimento em uma feira.
Tornar-se uma loja familiar na visão dos seus consumidores pode fazer você ser lembrado em momentos futuros, ganhando a preferência dos clientes. Além disso, a fidelização de clientes se torna mais fácil de ser conquistada dessa maneira.
➯Aumento de lucro
O grande objetivo das pequenas empresas é aumentar ainda mais o seu lucro, e, por meio do marketing coletivo, é possível fazer isso. Como citamos no exemplo do shopping, os clientes se sentem tentados a gastar mais para conseguirem outra recompensa.
Dessa maneira, mesmo que o empreendimento não seja o que mais vende, vai acabar obtendo um lucro maior do que o natural nesse tipo de situação. No caso das feiras, a visibilidade ajuda a aumentar o lucro do negócio.
No fim, as empresas que promovem ações do tipo só tendem a ganhar, afinal, a situação criada é propícia para o aumento de vendas. Por esse motivo, investir nessa estratégia pode ser muito mais vantajoso do que o imaginado em um primeiro momento.
➯Pode otimizar seus gastos
Encontrar empreendedores do mesmo ramo que o seu pode ser uma grande oportunidade para expandir o seu negócio. Isso porque, por meio da conversa com outras empresas, é possível descobrir quais são os seus fornecedores.
Em muitos casos, podemos perceber que outros fornecedores oferecem melhores condições de compra, o que, automaticamente, implica em maior economia no caixa da empresa. E sabemos que essa é uma questão central nas pequenas empresas.
Trocar de fornecedor pode ser trabalhoso, porém, se outra empresa consegue resultados melhores com outro fornecedor, pode ser isso que o seu negócio precisa para conseguir se destacar de vez dentro do competitivo mercado atual.
Qual a importância do marketing para pequenas empresas?
Como vimos, os benefícios do marketing coletivo não são poucos, e isso é importante para aumentar a capacidade de venda das pequenas empresas. Dessa maneira, é possível ultrapassar alguns dos maiores desafios do empreendedorismo no Brasil.
Expandir o seu campo de atuação, e aumentar a visibilidade, são alguns dos obstáculos enfrentados por pequenos empreendedores, que estão sempre buscando maneiras de competir contra os gigantes do mercado. Contudo, a missão não é fácil.
Por conta de todos esses obstáculos, o marketing coletivo se coloca como uma das alternativas mais baratas de conseguir destaque em seu nicho, por mais que isso faça uma empresa ter que se aliar às outras para que isso se torne realidade.
Além disso, um ponto interessante entre essas alianças, é que, para fortalecer ainda mais o empreendedor local, é interessante que ela seja feita entre pequenas empresas, que, assim como a sua, ainda buscam uma forma de se tornarem competitivas no mercado.
Por mais que as grandes corporações tragam mais visibilidade para o coletivo, esse tipo de empreendimento não precisa de incentivo, e fazê-las competirem contra a sua empresa durante uma feira, por exemplo, pode acabar sendo injusto.
Como dar vida ao projeto?
Já sabemos dos benefícios de apostar nas estratégias de marketing coletivo, contudo, ainda é necessário conhecer melhor o projeto de montagem de uma boa estratégia. O processo é trabalhoso, mas pode ser mais simples do que se imagina.
Claro que, durante esse projeto, uma empresa pode acabar contando com a ajuda de outras, afinal, todos acabarão sendo beneficiados durante esse processo. Sem mais delongas, dê uma olhada em algumas dicas para fazer esse objetivo se tornar realidade.
➯Entre em contato com outros comerciantes
O primeiro passo é se organizar. Para isso, entre em contato com outros comerciantes do mesmo nicho, para que um início de projeto possa ser elaborado. Caso não os conheça, existe uma maneira simples de contatá-los.
Por meio dos sindicatos, por exemplo, é possível descobrir quem são os comerciantes do mesmo nicho que o seu, e que possam ter interesse em organizar uma possível feira de vendas em conjunto com outros empreendedores.
Após o primeiro contato, é importante definir quando o evento acontecerá, qual será o local e o horário escolhido, entre outras questões que devem ser acordadas entre todos os participantes do projeto. Lembre-se que é possível contar com o apoio de outros.
➯Consiga uma licença para o evento
Caso vá montar uma feira, ou qualquer organização do tipo, é sempre preciso contar com autorização dos órgãos de fiscalização. Além disso, é preciso ter um alvará de funcionamento para isso, logo, é preciso mexer com questões burocráticas.
Para empreendedores que já tenham licença para atuar em feiras, basta apenas utilizar esse mesmo documento. Já no caso dos que ainda não contam com essa permissão, será necessário se dirigir até à prefeitura da sua região.
O processo para conseguir o alvará pode variar de acordo com a sua região do país, contudo, em geral, é necessário apenas apresentar os dados da sua empresa na prefeitura da cidade e esperar pela emissão do documento.
Ainda é preciso destacar que estamos citando o processo quando realizado para a montagem de uma feira, em uma situação hipotética apenas. Em lojas que atuam em shopping, não é necessário ter todo esse trabalho.
Caso os pequenos empreendedores queiram alugar um espaço privado para realizar o evento, basta entrar em contato com a administração do local e começar a negociar pelo uso da região. O importante aqui é conseguir um local movimentado.
➯Tente contratar uma atração
Contratar um artista para tocar no local é uma excelente maneira de conseguir atrair mais clientes. Depois de passada a questão do planejamento, e for descoberto quantas empresas marcarão presença, esse ponto deve ser a prioridade.
Contudo, contar com um músico, por exemplo, pode ser caro demais quando contratado sozinho, e é aqui que o marketing coletivo entra. A contratação pode ser feita em conjunto, com cada empresa direcionando um pouco de recurso para essa questão.
O valor investido é rapidamente recuperado em um dia movimentado, e com a presença de um artista no local, como atração para o público, a tendência é que muitas vendas aconteçam sem maiores dificuldades.
Caso a contratação de uma atração não seja viável, ou ainda não seja o que as empresas do local desejam, ainda assim, é importante contar com uma variação de opções para quem frequenta o local. É importante oferecer entretenimento e diferenciais.
Outra questão interessante para ficar atento é quanto à promoção do seu evento. Esse ponto não pode ser ignorado e é vital para delimitar o sucesso do seu trabalho. Ademais, reservamos um tópico especial para falar sobre essa questão.
➯Promover o evento é importante
Um ponto importante, e que muitas vezes é negligenciado pelas pequenas empresas, é a de promoção do evento. Como as empresas esperam obter resultados se ninguém sabe que o evento vai acontecer? Esse aspecto não pode ser ignorado.
Por isso, é importante que a ação em conjunto de outras lojas seja feita de maneira antecipada. Não adianta atropelar todo o processo de elaboração do projeto apenas para fazer isso se tornar realidade. É preciso avisar os seus consumidores sobre o que está acontecendo.
Por essa questão, vamos utilizar a lógica por trás dos eventos de fim de ano. A partir do mês de outubro, já é possível visualizar grandes lojas anunciando preços especiais para o Natal, ou ainda fazendo uma espécie de amostra do que será a Black Friday.
Tudo isso serve para fazer os seus clientes já saberem que, em determinado momento do ano, os preços daquele estabelecimento vão descer, e a compra de mercadorias no local vai acabar sendo mais vantajosa do que em seus concorrentes.
Quem começa a promover as suas ações de forma antecipada e periódica consegue maior sucesso em sua empreitada e, no momento de fazer uma ação de marketing coletivo, é interessante que os envolvidos informem os seus clientes sobre o acontecido.
Pode ser por meio de um convite oral, ou ainda de um cartão com o endereço e data do evento, se for muito específico. O importante é se comunicar e utilizar todas as ferramentas possíveis para fazer seus clientes ficarem cientes do processo.
➯Internet é aliada nesse processo
Hoje, uma boa forma de promover um evento é por meio da internet. Além disso, caso sua empresa ainda não tenha um site, talvez seja o momento de criá-lo, afinal, várias das vendas realizadas atualmente são feitas por meio da internet.
Utilizar as suas redes sociais para informar os seus clientes da realização do evento é uma maneira bem prática de garantir que eles saberão o que vai acontecer. Além disso, um aviso em seu blog, também é uma boa opção para garantir a transmissão da mensagem.
Aproveitando que a rede social foi citada, é importante destacar que, hoje, tornou-se essencial investir em recursos para aumentar ainda mais a sua presença no meio digital. Praticamente todo consumidor busca por empresas utilizando a internet.
Logo, o seu empreendimento perde possíveis vendas ao não ter uma página em uma rede social ou ainda um site. É importante que o investimento seja feito o quanto antes possível, para que os seus concorrentes não larguem na sua frente nessa questão.
É válido destacar ainda que as estratégias de marketing digital são tão efetivas quanto as de marketing coletivo, logo, unir o melhor dos dois mundos pode ser ainda mais vantajoso para a sua empresa. Não haverá sucesso sem essa parceria.
Empreendedorismo coletivo também merece destaque
Outro assunto que está muito relacionado ao marketing coletivo é o de empreendedorismo coletivo. Entretanto, aqui, não apenas as estratégias de marketing que são compartilhadas, mas também, o direcionamento dos seus empreendimentos.
Aqui, é criado um grupo onde vários gestores são os responsáveis por controlar a empresa, dividindo responsabilidades. Cada um dos gastos é dividido entre os donos do negócio, que devem compartilhar os prejuízos e os lucros entre si.
Esse tipo de empreendedorismo é a melhor opção para quem não quer correr riscos de perder tudo no caso de uma eventual falência. Como já dissemos, o prejuízo é dividido entre todos os responsáveis pelo funcionamento da empresa.
O empreendedorismo coletivo pode ser enxergado também como uma saída para aquelas pequenas empresas que não estão conseguindo se destacar no mercado. Já pensou na possibilidade de se unir com a concorrência do seu bairro?
Por mais que a ideia não seja agradável em um primeiro momento, pode ser que seja necessário tomar tal medida. Contudo, para fazer com que você fique mais calmo, saiba que esse tipo de empreitada tem alguns benefícios. Confira alguns dos principais.
➯Maior poder financeiro e economia
Como dissemos, o grande ponto aqui é que os riscos financeiros são menores. É possível investir uma maior quantidade de dinheiro e correr menos riscos.
Além disso, justamente por conta disso, um outro benefício do empreendedorismo coletivo é o de maior poder de investimento, afinal, serão vários empreendedores com o mesmo objetivo, e não apenas você para cuidar dessa questão.
Com um menor risco de enfrentar uma grande crise, é possível investir uma maior quantia para expandir ainda mais o seu empreendimento. Unindo isso a outras empresas, utilizando o marketing coletivo, é possível crescer de forma gigantesca.
➯Compartilhamento de experiências
Assim como acontece no marketing, o empreendedorismo coletivo também tem o compartilhamento de experiências como ponto positivo. Aqui, é possível aprender enquanto se trabalha em conjunto com seus parceiros de negócio.
Ao unir duas empresas em uma só, por exemplo, vocês podem buscar identificar quais são os pontos fortes de cada um e aprender com eles, para incorporar isso no novo empreendimento que vocês estão criando.
➯Sem pressão na liderança
Ser dono de uma pequena empresa pode ser mais trabalhoso do que muitos imaginam. Ficar atento a todas as questões burocráticas, atualizar documentos, emitir notas, entre outras questões, toma o tempo de muitos empreendedores.
Contudo, para os líderes, a situação é ainda pior. Ser modelo para seus colaboradores, além de fazer boa parte dessas tarefas, é mais cansativo do que parece em um primeiro momento, o que causa o esgotamento profissional de muitos donos de negócios.
Entretanto, no empreendedorismo coletivo, isso não existe. O cargo de chefia é compartilhado com outros indivíduos, que podem suprir uma possível ausência sua nos negócios. Esse é um dos aspectos mais positivos dessa questão.
Esses são apenas algumas das vantagens de se investir nessa estratégia, que, como podemos ver, pode ser muito vantajosa. Caso esteja enfrentando muitos problemas pode ser a saída para sua pequena empresa.
Marketing coletivo não pode ser deixado de lado
Como vimos no decorrer do artigo, o marketing coletivo é um poderoso aliado de muitas pequenas empresas, que conseguem alavancar suas vendas, e consolidar seu espaço no mercado, por meio de estratégias boladas em conjunto com outros empreendedores.
Apesar de ser visto com estranheza em um primeiro momento, é importante destacar que essas abordagens são essenciais para uma melhora no número de diversas empresas pequenas, que, diariamente, enfrentam diversos obstáculos no mercado.
Por isso, não cometa o erro que muitos cometem ao deixar o marketing coletivo de lado e comece agora a se planejar para fazer a realidade da sua empresa mudar em pouco tempo.
O conhecimento necessário sobre o tema nós já te damos, agora resta apenas colocar os ensinamentos em prática para conseguir se destacar em conjunto com outras empresas.
Desejamos boa sorte em sua empreitada.