O mercado consumidor dos produtos em áudio
Ideias de produtos em áudio
Publicado em 19/08/2021 | Atualizado em 19/08/2021
A Internet mudou completamente a forma como consumimos músicas. E em última análise, este fenômeno levou à criação de todo um novo mercado em torno dos produtos em áudio, como veremos neste artigo.
Por causa do vasto acesso que a rede mundial de computadores fornece aos arquivos em mp3, muita gente pensou que esta nova tecnologia, que se integrou de forma tão fluida ao nosso cotidiano, fosse acabar com a indústria musical. No entanto, o que aconteceu foi simplesmente que o cenário se adaptou a esta nova ferramenta.
Assim, artistas, produtores e gravadoras descobriram novas formas de se posicionar e comercializar seus produtos. Com cada avanço da tecnologia da rede mundial de computadores, novos formatos de oferta de músicas surgiram para o público. E juntamente com esta adaptação da indústria musical aos novos recursos e desafios trazidos pelas ferramentas da Web, surgiu também uma nova gama de oportunidades no mercado fonográfico.
As plataformas de streaming e a facilidade de digitalização, envio e recebimento de arquivos pela Internet fizeram com que o segmento de produção de áudio passasse por uma grande mudança. Com isso, emergiram também novas oportunidades de negócio, atreladas ao aumento da audiência de muitos formatos fonológicos que tiveram sua produção e seu consumo democratizados pelas tecnologias informacionais.
Áudio livros, podcasts, bancos de trilhas sonoras, serviços de streaming, locução profissional, web rádio, criação de efeitos sonoros e tantas outras atividades antes restritas aos estúdios profissionais agora podem ser realizadas e distribuídas a partir de ambientações menos complexas e com grande poder de alcance do público. Por isso, para quem se interessa por produção de conteúdo, literatura, música ou trabalha na indústria de áudio, conhecer as diferentes ferramentas disponíveis e as múltiplas oportunidades de negócio que o segmento oferece é uma excelente forma para iniciar um empreendimento que esteja alinhado às tendências de mercado atuais.
As perspectivas do mercado global de áudio
Ao avaliar o potencial de um segmento para a abertura de negócios, conhecer alguns de seus números é indispensável. No caso da indústria dos produtos em áudio, um dos dados que podemos utilizar para compreender a procura por serviços no setor é justamente o volume de comercialização dos equipamentos utilizados para produzir as soluções do nicho.
Informações da The Business Research Company, empresa global de pesquisa de mercados, revelam as tendências de crescimento nas vendas de dispositivos de captação, gravação, edição e reprodução de áudio. De acordo com a entidade, o mercado de equipamentos de áudio deve crescer de 24,5 bilhões em 2020 para 28,5 bilhões em 2021, aumento que representa uma taxa composta anual de 16,1%.
Esta informação revela um aquecimento do mercado, que por sua vez resulta de uma ampliada demanda pelos serviços e produtos em áudio. Grande parte deste consumo é fruto dos novos formatos de informação disponibilizados na web, em conjunto com a democratização da produção e da divulgação destes conteúdos.
Plataformas de streaming de áudio e vídeo permitem que pessoas comuns lancem seus canais e comecem a produzir seus conteúdos de forma independente, angariando suas próprias audiências a partir das redes sociais, dos fóruns de discussões e de outros pontos de integração social dentro da Internet.
O mercado consumidor dos produtos em áudio
Além dos dados referentes à comercialização dos equipamentos necessários para a produção fonográfica, é importante também conhecer os dados relativos à busca do consumidor por estas soluções. Neste contexto, as ferramentas de divulgação e as plataformas oferecidas pela Internet têm um papel de grande importância, pois à mesma medida em que permitem às pessoas iniciantes no segmento posicionarem-se e criarem uma carreira no setor, também oferecem amplo acesso para que novas audiências se conectem a estes produtores independentes.
E vale também destacar o impacto que a pandemia do novo Coronavírus e a quarentena tiveram sobre o consumo destes produtos fornecidos via Web. Com o isolamento social, a procura por alternativas de entretenimento doméstico aumentou, alavancando a busca por novos produtores de conteúdo em áudio, como os podcasts, por exemplo.
Um dado que ilustra este movimento foi obtido por uma pesquisa da Kantar Ibope, que aferiu um aumento de 33% no número de pessoas que escutam regularmente a algum podcast no país. Enquanto no ano de 2019 haviam 21 milhões de brasileiros maiores de 16 anos escutando de forma regular aos podcasts oferecidos na Internet, em 2020 este número subiu para 28 milhões.
Além disso, há outros formatos de áudio produtos que não podem ser ignorados. Os audiolivros, por exemplo, também vêm experimentando aumento em sua procura. Nos Estados Unidos, mercado que costuma ser pioneiro de tendências, a busca por este tipo de entretenimento não para de crescer.
O país, que é o maior mercado produtor e consumidor de áudio livros em todo o mundo, tinha em 2018 um total de mais de 44 mil títulos lançados neste formato, com um faturamento total de 940 milhões de dólares. Além disso, nos EUA, o número médio de títulos em áudio consumidos por ouvinte subiu de 6,8 para 8,1 de 2019 a 2020, conforme informações obtidas pela Edison Research. E o mercado europeu acompanha estas tendências. Em 2019, a Feira do Livro de Frankfurt dedicou um espaço de mais de 600 metros quadrados apenas para este formato literário.
Estes são apenas alguns dos formatos de produtos em áudio cujo consumo está em alta. Com outras oportunidades e potencialidades da Internet, uma ampla gama de outras soluções também deve ter sua procura aumentada, como as músicas livres de direitos autorais para vídeos na web, a produção de trilhas sob demanda, a gravação de locuções amadoras ou profissionais e tantas outras alternativas de soluções em áudio que podem fornecer entretenimento ou tornar as vidas do ouvinte e do produtor de conteúdo para a Web mais práticas.
Ideias de produtos em áudio
Há uma ampla variedade de opções de produtos em áudio que já possuem excelente penetração no mercado. Vamos elencar a seguir algumas ideias de material que pode ser produzido e comercializado ou que pode servir como base para monetização por meio de anúncios, por exemplo:
✔️ A ascensão dos podcasts
Os podcasts vêm ganhando espaço em todo o mundo. Trata-se de programas em áudio, similares aos das rádios tradicionais. No entanto, aqui o conteúdo é produzido de forma independente e distribuído através dos diversos canais da Internet.
Com um formato simples de se reproduzir, diversidade de plataformas para veiculação e público muito democrático, os podcasts oferecem excelentes oportunidades até mesmo para quem não possui experiências no segmento fonográfico.
Para quem deseja entrar para o mercado dos podcasts, o primeiro passo é escolher a temática dos programas. Formatos muito populares vão desde entrevistas, até comentários políticos, análise de notícias e curiosidades científicas e programas sobre estilo de vida. Ou seja, há espaço para produtores de diversos segmentos. Assim, os podcasts garantem que você possa criar conteúdo dentro de uma área onde já detenha conhecimento, o que vai possibilitar maior alcance e autoridade para o seu produto.
Eles podem inclusive servir como um canal a mais para a divulgação do seu trabalho em outros setores. Por exemplo, um consultor de negócios pode criar um podcast sobre empreendimentos, um personal trainer pode publicar sobre fitness e saúde, um professor particular pode criar conteúdo sobre as provas das maiores universidades, etc.
Mas a grande questão é: e o público? Afinal, um produto somente será consumido se atender às necessidades de alguém. Quando se trata de produtos comunicacionais, como é o caso dos podcasts, é preciso avaliar a penetração do formato de mídia entre os espectadores para se investir com segurança e melhores perspectivas de retorno. E as notícias são boas para quem deseja entrar para o mundo dos podcasts. Principalmente após o período de quarentena, fase em que a audiência deste formato cresceu significativamente no país, conforme já mencionamos nos dados de pesquisa da Kantar Ibope.
Mas uma informação muito importante que também foi obtida pelo estudo é a que diz respeito à faixa etária dos ouvintes de podcasts no Brasil, que se concentra em um público considerado jovem. No cenário nacional, mais da metade da audiência deste tipo de conteúdo tem menos de 35 anos, com um total de 53% dos espectadores. Isso significa que ao longo dos próximos anos, podemos esperar que os podcasts continuem em alta, atendendo a este público conforme ele avança em idade.
Outro dado bastante animador é o aumento da participação do público com idades a partir de 45 anos. Entre este grupo, a participação cresceu em 8 pontos do ano de 2019 para 2020. Com estas informações em mente, podemos afirmar que o mercado de podcasts é bastante animador para quem deseja investir em produtos em áudio.
✔️Áudio livros
Os áudio livros não possuem um histórico de grande popularidade no Brasil, contudo, já fazem parte da cultura de outros países, visto que nestas regiões a venda de livros no formato de áudio em fitas cassete e CDs sempre foi boa. No entanto, a globalização dos hábitos propiciada pela Internet e a facilidade de acesso promovida pelos smartphones estão tornando o consumo de áudio livros uma realidade por aqui.
Assim como no caso dos podcasts, o mercado consumidor dos áudio livros no Brasil é formado majoritariamente por um público jovem. De acordo com informações obtidas pela AutiBooks, 42,6% dos consumidores do formato têm entre 25 e 34 anos. Além disso, 72% das pessoas que ouvem literatura no país utilizam seus celulares para fazê-lo.
Por isso, entre as opções mais promissoras de produtos em áudio para quem deseja entrar no segmento, sem dúvidas os áudio livros merecem destaque. E vale lembrar que este formato serve como alavanca para diversos outros tipos de produtos fonográficos, uma vez que estes frequentemente dependem de locução, trilha musical e efeitos especiais para criar a atmosfera necessária à cada história.
Assim, dentre as oportunidades de negócios neste segmento, podemos elencar a criação de aplicativos e plataformas de streaming de áudio livros, bem como a criação e publicação de literatura neste formato, a negociação de direitos autorais para adaptações fonográficas e os serviços de produção propriamente dita dos áudios para comercialização.
✔️ Serviços de locução, sonoplastia e trilha sonora
Estes materiais em áudio possuem grande potencial por fornecerem suporte direto à produção e publicação de outros formatos midiáticos, tais quais os áudio livros, conforme citamos anteriormente. Além disso, vale destacar as múltiplas oportunidades no segmento em decorrência do crescimento do número de produtores de vídeos independentes e de criadores de conteúdo que utilizam as ferramentas da web, como por exemplo o Youtube.
Somente no último ano, o número de canais ativos na rede cresceu 23%, ultrapassando um total de 30 milhões de produtores de conteúdo, de acordo com dados da própria rede. Estes números equivalem ao upload de cerca de 500 horas de vídeo por minuto na plataforma.
Graças ao amplo alcance e à possibilidade de transformar os conteúdos em fonte de renda a partir das opções de anúncios fornecidas pela plataforma, está ocorrendo concomitantemente uma grande profissionalização destes canais. Assim, o mercado de produção de trilhas, sonoplastia e locução profissional para este segmento também experimenta uma expansão, trazendo grandes oportunidades no fornecimento de produtos em áudio.
Outro fator importante neste cenário é a questão dos direitos autorais. O Youtube é reconhecido por ter uma política bastante estrita no que diz respeito à proteção a eles. O sistema da plataforma identifica a inserção de áudios e trilhas sonoras protegidas nos vídeos enviados por seus usuários, fazendo a remoção dos conteúdos em que os direitos de autor sejam infringidos.
E com o intuito de evitar a retirada de seus vídeos da plataforma, cada vez mais os criadores buscam alternativas utilizando músicas livres de direitos autorais, ou produzidas sob encomenda para suas publicações. Assim, músicos podem fazer da criação de sons para a Web um negócio, comercializando suas trilhas originais para que outros produtores de conteúdo utilizem em seus vídeos como fundos e temas para introduções, por exemplo.
✔️Plataforma de áudio
Parte importante do mercado fonográfico atual são sem dúvidas as plataformas de streaming de áudio que já fazem parte da rotina dos ouvintes. Estes recursos que já povoam os celulares de muita gente sob a forma de aplicativos para smartphones e tablets são alguns dos principais recursos de divulgação para produtores fonográficos na atualidade.
Inclusive, eles são responsáveis por um aumento no streaming de áudio. De acordo com dados obtidos pela Counterpoint Research, a busca por estes serviços teve um aumento de 32% entre 2018 e 2019, ano em que as principais plataformas reuniram mais de 350 milhões de assinantes em todo o mundo. Ou seja, a cada ano aumenta o número de pessoas que consomem áudios de forma regular.
Neste cenário, há uma grande variedade de serviços de streaming para os mais diferentes formatos de áudio, das músicas aos áudio livros e podcasts. Vamos conhecer algumas das mais relevantes e entender como elas aproximam produtores e ouvintes:
?? Spotify
Quando se fala em streaming de áudio, logo vem à mente o Spotify, plataforma que reúne o maior número de assinantes em todo o mundo. O aplicativo campeão em número de usuários pagantes registrou em outubro de 2020 um total de 320 milhões de ouvintes ativos mensalmente.
No serviço, é possível publicar não apenas músicas, mas também podcasts, que já vêm ganhando muita popularidade dentro do serviço.
Esta plataforma funciona no modelo freemium. Isso significa que oferece uma versão gratuita para os usuários (que no caso são os ouvintes) mas também conta com uma modalidade paga, que possui recursos adicionais. Dos 320 milhões de usuários mensais do Spotify, 144 milhões são assinantes, ou seja, pagam todos os meses para ter acesso completo aos conteúdos e recursos disponíveis na plataforma. Este número representa um crescimento de 27% em relação ao penúltimo trimestre de 2019, o que indica que o serviço de streaming mais popular do mundo não para de crescer.
Vale destacar que mesmo em sua versão premium, ou paga, o Spotify oferece valores bastante atraentes. Por isso, para quem deseja investir na criação de produtos em áudio, é uma excelente plataforma de divulgação, uma vez que reúne um grande e diversificado público.
Neste contexto, alguns dos criadores de produtos fonográficos que podem se beneficiar do Spotify são os podcasters e os músicos profissionais. E para se inscrever como criador de conteúdo na plataforma não é preciso pagar nenhum valor.
No caso de quem deseja incluir um podcast neste serviço de streaming de áudio, é preciso fornecer alguns elementos básicos, como o link de RSS Feed do seu podcast e o agregador. Ou seja, é preciso que seu podcast seja postado por meio de um agregador para que o Spotify busque o conteúdo novo, sempre que você postar.
Mais adiante nos aprofundaremos no tema, mas por hora, conheça alguns agregadores compatíveis com a plataforma do Spotify:
?️Anchor;
?️Audioboom;
?️Audio19;
?️Blubrry;
?️Backtracks;
?️Buzzsprout;
?️Castos;
?️Fireside;
?️Libsyn;
?️Omny Studio;
?️Pippa;
?️Pinecast;
?️Podcaster.de;
?️Podbean;
?️Podiant;
?️PodOmatic;
?️Podigee;
?️Spreaker;
?️Simplecast;
?️Transistor;
?️Whooshkaa;
?️ZenCast.
?? Amazon Music
O Amazon Music é uma plataforma muito similar ao Spotify. Inclusive, recentemente a organização trouxe para a versão brasileira do app a opção de postagem de podcasts, justamente para concorrer com o Spotify.
Na última divulgação de dados realizada pela empresa, em janeiro de 2020, a plataforma contava com 55 milhões de usuários ativos e apresentava um crescimento de 50% no número de assinantes premium em países como Japão, Estados Unidos e Reino Unido. Apesar de não ser a campeã em número de ouvintes, o serviço de streaming musical da Amazon vem apresentando expressivo crescimento e tem investido na implementação de novas funcionalidades para tornar a plataforma mais competitiva, como foi o caso da inclusão dos podcasts.
Para quem deseja trabalhar com produtos em áudio, é importante ficar de olho neste serviço uma vez que ele está atrelado a outros negócios importantes que estão em desenvolvimento pela Amazon, como os sistemas de automação residencial. A Alexa, assistente virtual criada pela empresa, integra diversas funções e permite ir muito além dos comandos de voz para aplicativos da Web (que já eram oferecidos pela Siri, assistente virtual da Apple e pelas soluções do Google), automatizando o acionamento de eletrodomésticos, fechaduras, luzes e muito mais.
Apesar destas funções não estarem diretamente relacionadas com a divulgação de produtos em áudio, são atrativos que agregam mais clientes para o universo de soluções da empresa. A tendência de oferta de pacotes para os diversos produtos e soluções oferecidas, que vão desde entregas mais rápidas e com melhores valores na loja virtual da Amazon, até preços promocionais para assinaturas nos serviços de streaming de áudio e vídeo, caracteriza-se como um importante diferencial competitivo para a organização. Assim, podemos esperar que o número de usuários da plataforma continue crescendo, fator importante para produtores fonográficos que buscam opções para divulgar seu trabalho.
? ? AUDIBLE
No rol de produtos agregados pela gigante Amazon está o Audible. Esta plataforma é dedicada ao streaming de áudio livros, oferecendo soluções para ouvintes e produtores de conteúdo em um segmento diverso dos podcasts. E se a Amazon não é a líder no streaming de músicas e podcasts, no mercado de audiobooks o cenário é diferente.
O Audible está à frente de outros serviços semelhantes, tendo faturado mais de 2,5 bilhões de dólares apenas entre 2013 e 2018 e sendo responsável pela produção de mais de 10 mil títulos em áudio livros anualmente. Embora não exista ainda uma versão brasileira do aplicativo, é possível publicar e consumir títulos em português pela plataforma. Além disso, com o crescente interesse do público brasileiro neste formato de literatura, o que vai levar à criação de um grande mercado nos próximos anos, é de se esperar que o líder do segmento no mundo em breve venha para o território nacional.
Assim, a plataforma é o editor do futuro para quem deseja criar produtos em áudio dentro do gênero literário.
? ? Autibooks
Assim como o Audible, a AutiBooks é uma plataforma de streaming de áudio livros. A grande diferença é que esta é uma opção nacional, com foco em produtores e consumidores do Brasil. Embora não tenha um alcance tão grande quanto serviços internacionais, a vantagem de publicar áudio livros na AutiBooks é justamente a segmentação.
Se o seu mercado-alvo é o consumidor brasileiro, investir em plataformas locais como esta é sem dúvidas uma excelente estratégia. A AutiBooks já tem mais de 10 mil títulos publicados e funciona com o modelo de assinatura semelhante aos de streamings de música e vídeo, assim como é o caso do Audible. A editora fonográfica é fruto de uma parceria entre os diretores de grandes editoras tradicionais: a Sextante, a Intrínseca e a Record.
Por isso, ainda que o serviço de streaming de áudio livros seja novidade por aqui, esta ferramenta oferece a expertise de diretores de empresas bem estabilizadas no mercado editorial impresso do país.
? ? Bancos de músicas ou stock music
Os bancos de músicas, ou plataformas de stock music, são uma excelente vitrine para quem produz conteúdo fonográfico na linha musical ou de sonoplastia. Trata-se de sites que funcionam como uma biblioteca sonora, onde os clientes podem buscar e selecionar as trilhas que mais se adequam aos seus projetos.
Estes serviços são muito procurados por editores de vídeo, por exemplo, que precisam de efeitos sonoros e trilhas musicais para suas produções. Mediante o pagamento de uma assinatura (que geralmente é mensal, trimestral ou anual) ou pelo pagamento por produto, os usuários dos bancos de música podem adquirir os direitos de utilização das peças disponibilizadas.
Assim, ao se inscrever nestas plataformas, você pode submeter seus efeitos e músicas e cobrar um valor por elas. Desta forma, a cada vez que um cliente do banco de músicas e trilhas fizer download de um de seus produtos em áudio, você receberá uma quantia.
Por outro lado, a criação de novos bancos de músicas é também uma importante oportunidade de negócio, que deve ser considerada por quem deseja investir em um negócio de maior porte.
Produtos em áudio nas redes sociais
A popularidade dos produtos em áudio torna-se indiscutível com o surgimento de redes sociais integralmente dedicadas a este formato. É o caso da nova plataforma em ascensão, o Clubhouse. Embora ainda esteja disponível apenas para o sistema operacional da Apple, o IOS, este aplicativo já atrai o interesse de muita gente.
Dedicado à criação, publicação e ao compartilhamento de conteúdos em áudio, em um formato similar ao de podcast, a rede resgata a proposta dos primeiros anos do Orkut, uma das pioneiras do segmento: para entrar, é preciso ser convidado por um usuário.
Ao mesmo tempo em que esta mecânica restringe o acesso à plataforma, aumenta a curiosidade acerca da nova ferramenta social.
O potencial da nova plataforma é tão grande que, em maio de 2020, com apenas 1500 usuários registrados em sua base, a rede já valia cerca de 100 milhões de dólares, de acordo com o CNBC, canal dedicado à cobertura de notícias do mundo dos negócios e das finanças. Atualmente, o aplicativo já possui mais de 2 milhões de usuários ativos toda semana.
No Clubhouse há diversos podcasts que acontecem ao vivo (no formato de live, já muito popular para os conteúdos em vídeo), dos quais os usuários podem entrar e sair a qualquer momento, bem como participar de modo ativo. Assim, a rede social torna os podcasts mais interativos e abre espaço para uma nova maneira de utilização deste produto de áudio.
Com o crescimento da plataforma, muitas marcas conhecidas já estão se juntando à rede, o que possivelmente levará ao desenvolvimento de um formato de monetização com anúncios pagos, como ocorreu com outros canais sociais da Internet. Enquanto isso não acontecer, além de utilizar a rede para a promoção de seus produtos em áudio, os empreendedores podem utilizar de estratégias como os chamados publiposts (conteúdos patrocinados por empresas ou pessoas), product placement (menção a determinados produtos ou marcas) e participantes especiais para transformar sua presença no Clubhouse em um negócio rentável.
E mesmo para aqueles produtores de conteúdo fonográfico que por alguma razão ainda não consigam implementar estratégias de monetização em uma rede social como esta, é importante mantê-la em vista e desenvolver um planejamento para se familiarizar com a plataforma. Afinal de contas, com seu crescimento, ela pode se tornar um importante braço da abordagem de marketing digital para a divulgação dos seus produtos em áudio.
Mercado em expansão com grandes e variadas oportunidades de negócios
Neste artigo você foi apresentado às múltiplas opções de produtos em áudio, que abrem inúmeras possibilidades de empreendimento. Da produção profissional de áudio livros em estúdios integralmente equipados ao streaming de podcasts sobre os mais diversos assuntos e à produção de trilhas musicais para bancos sonoros, o mercado conta com espaço para empreendedores de diferentes expertises e com capacidades de investimento distintas.
A fim de escolher a melhor área de negócios dentro do ramo, vale prestar atenção às tendências mundiais, nacionais e até mesmo regionais de consumo, visto que em muitos casos o desenvolvimento de produtos focados para um mercado mais restrito pode garantir maior controle sobre a rentabilidade do negócio e a entrada no mercado.
Além disso, com estes dados é possível iniciar o desenvolvimento de um plano de negócios objetivo e definir com clareza estratégias de marketing para fazer a divulgação do negócio. A partir da seleção do produto e da definição do planejamento, você saberá em quais canais pode fazer a distribuição do seu material, bem como quais equipamentos serão necessários para realizar sua produção em um nível de qualidade adequado. Uma pesquisa da concorrência também pode ser decisiva para que você defina o formato de comercialização e produção das suas soluções, a partir da criação de diferencial competitivo.
Por isso, para ingressar no mercado dos produtos em áudio, a fase de planejamento não pode ser negligenciada. Ela configura-se como indispensável para a estimativa de investimento inicial necessário e para o capital de giro, seja qual for do porte do empreendimento planejado, garantindo maior segurança para os meses iniciais até a estabilização do negócio.
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre o mercado de produtos em áudio, suas oportunidades e desafios. Conheça outros conteúdos do Sebrae disponíveis nas nossas redes sociais e sucesso na sua jornada empreendedora!