Experiência gastronômica: como me destacar nesse ramo?
Qual a experiência gastronômica que sua empresa quer oferecer?
Publicado em 17/05/2022 | Atualizado em 25/07/2022
Nunca se ouviu falar tanto sobre o mercado gastronômico, como nos últimos anos. Os reality shows culinários entraram para o gosto da população, o que levou um público leigo na área a se interessar mais sobre a arte e buscar receitas com conteúdos mais técnicos e experiências surpreendentes.
Você, sem sombra de dúvidas, já deve ter assistido algum reality show cuja temática fosse a gastronomia, certo? Caso não tenha acompanhado, já deve ter sido impactado por algum vídeo ou outro material com esse mesmo conteúdo nas redes sociais. Afinal, por lá a gastronomia também ganhou e vem ganhando muito espaço e notoriedade. E não é à toa, já que estamos falando de uma necessidade básica do ser humano, que é comer. Por isso, quando paramos para pensar em um nicho dentro da gastronomia que possa se revelar como inovador, é difícil visualizar algo que já não exista.
Apesar de extremamente ampla e cheia das mais diversas possibilidades, a gastronomia, pelo menos até o presente momento, parece já ter suas vertentes muito bem exploradas – desde os restaurantes mais exclusivos e requisitados, repletos de glamour até o self service com comida caseira e saborosa, todos usam de uma mesma vertente: a existência de uma experiência gastronômica.
Até aqui temos um breve cenário de como a gastronomia tem se apresentado a nós: ampla, cheia de possibilidades, mas aparentemente sem muitas novas veias que ainda possam ser exploradas. Será que não existe dentro desse mundo tão cheio de cores, sabores e texturas ao menos uma nova forma de proporcionar algo diferente do que já vem sendo feito?
Acreditamos que ainda existem formas de se destacar e conseguir muito sucesso nesse mundo. E é por isso que hoje falaremos sobre como você pode conseguir esse sucesso, mergulhando em um mundo completamente novo da Experiência Gastronômica e apresentando-o em seu negócio. Que tal? Vamos juntos nessa!
Quem é o seu cliente?
Como já dito anteriormente, a alimentação é uma necessidade básica de todo ser humano, entretanto, a gastronomia não possui a mesma conceituação. É importante termos isso em mente porque a nutrição é indispensável, mas com a evolução da culinária e a definição cada vez mais clara dos sabores desejados pelos consumidores, hoje temos regiões, classes sociais, grupos étnicos, com gostos e desejos diferentes uns dos outros.
Definir com exatidão a persona do seu negócio, ou seja, o personagem fictício que corresponde ao público que você deseja atingir, será um passo imprescindível no momento em que você for fazer a análise do seu plano de negócio.
Qual a experiência gastronômica que você irá oferecer?
O termo ‘experiência gastronômica’ por si só já é bastante amplo. O simples fato de comer, seja uma refeição sofisticada ou algo preparado às pressas apenas para matar a fome, já é uma experiência gastronômica, se considerarmos todo o ritual envolvido.
Quando você decide comer em casa, acompanhado ou não, você abre a geladeira, escolhe os ingredientes e começa a prepará-los. Você pode cortá-los de inúmeras maneiras e depois estes podem ser fritos, cozidos, assados ou servidos até mesmo crus. Cada forma que for escolhida resultará em uma experiência completamente diferente. Em resumo, cada passo realizado, desde a compra até o prato final influenciará no momento da degustação.
Em geral, dizemos na gastronomia que um bom cozinheiro domina a área a qual ele gosta de comer. Apesar de óbvio, essa afirmação existe para lembrarmos que um negócio a ser criado deve estar alinhado com os gostos e propósitos do seu dono ou da sua dona.
Não podemos dedicar esforços, dinheiro e energia em ações que não acreditamos ou não gostamos. Por isso, foque sempre nas suas habilidades e nas áreas a qual tenha mais afinidade. Além de maior propriedade para lidar com o assunto, a jornada será ainda mais prazerosa.
Escolhendo a sua experiência gastronômica
Agora que já falamos um pouco mais sobre a importância de haver afinidade entre você e o tipo de culinária escolhida para brilhar no seu restaurante, vamos entender como deve funcionar essa escolha em si, principalmente do tipo e formato do seu restaurante, afinal, afinidade nenhuma dá conta sozinha de manter e garantir o sucesso de um lugar.
Vamos aos tipos de restaurantes existentes e suas particularidades:
?️ Bistrô
Original da França, o Bistrô é o tipo de restaurante despretensioso e que, normalmente, é pequeno, já que seu objetivo é oferecer um ambiente intimista aos clientes, bem como o atendimento personalizado. Quando seu conceito é seguido a regra, não é adotado um cardápio fixo da casa, uma vez que todos os pratos são produzidos a partir de ingredientes sazonais.
Ou seja, toda a experiência gastronômica de um bistrô é baseada na sazonalidade de seus ingredientes, bem como aqueles que estão disponíveis no mercado.
Apesar de ser original da França, não existe uma obrigatoriedade que todo bistrô tenha que oferecer comida francesa. Nesse caso, o que salta aos olhos é mais o conceito do tipo de culinária em si. Ou seja, é preferível trazer protagonismo para produtos locais, com uma releitura de pratos clássicos, servidos em um ambiente agradável e sofisticado.
Por isso, se você tem em mente investir em um bistrô, é preciso entender a forma como ele funciona em seu formato original, para que possa adaptá-lo de acordo com as suas necessidades. Mas lembre-se: a experiência gastronômica também tem muito a ver com o ambiente em si, por isso, um bistrô precisa manter, mesmo que minimamente, as características que fazem dele um bistrô.
? Brasserie
Também originário da França, mas com uma leve influência Alemã, o estilo de Restaurante Brasserie se dá, principalmente, pela informalidade e pela oferta de bebidas no cardápio. Além do ambiente ser mais descontraído, como o de um bar, originalmente esses espaços costumam contar também com shows de bandas locais para animar os clientes.
Em linhas gerais o Brasserie é um restaurante com características de um bar. Apesar de trazer um caráter mais parecido com a culinária brasileira, é preciso estar atento, já que o conceito que deve prevalecer é o de restaurante. Portanto, a comida oferecida deve ser de boa qualidade, preparada por uma boa equipe de chefs e cozinheiros.
Esse formato de negócio pode ser interessante para você a depender da experiência gastronômica que deseja adotar, principalmente se deseja investir em um estilo de restaurante não tão comum no Brasil.
Nesse caso, é válido ressaltar o estilo do seu público já que, normalmente, quem prefere frequentar restaurantes mais ‘badalados’ é o público mais jovem. Invista em uma linguagem com um tom mais jovial, desde sua identidade visual, o marketing realizado e o próprio designer do restaurante.
Não esqueça da sua cartela de bebidas. Ela precisa contemplar boas bebidas, mas que também sejam condizentes com o cardápio e o estilo de público do seu negócio. A harmonização com os pratos servidos é um ponto crucial nesse modelo de negócio.
? Buffet
Bufê é um modelo muito conhecido no Brasil. Esse tipo de restaurante tem fama pela sua praticidade e, em grande parte dos casos, pelos preços baixos. No bufê você encontra uma série de porções das mais variadas comidas. Existem alguns bufês que chegam até mesmo a misturar tipos diferentes de culinária no mesmo bufê, como comida baiana e japonesa ao mesmo tempo.
Aqui, o cliente mesmo se serve de forma independente, escolhendo não apenas o que irá comer, mas também a quantidade. O serviço está muito mais voltado à força tarefa da cozinha para oferecer boa comida e em uma quantidade considerável, afinal, as porções precisam ser repostas assim que terminam, para que outras pessoas possam se servir.
Também existe o cardápio de bebidas que costuma ser ofertado pelos garçons, com opções de refrigerante, água e, em alguns casos, bebidas alcoólicas como cerveja. O valor costuma ser bastante acessível, dando ao cliente a opção de pagar por quilo ou por bufê livre.
Esse estilo de restaurante é super comum, mas não deixa de oferecer uma experiência gastronômica. Você pode adaptar o conceito à sua ideia de negócio e fazer dela um grande sucesso.
☕ Cafeteria, Café ou Coffee Shop
Paixão brasileira, é claro que o café não poderia ficar de fora das nossas dicas sobre como fazer a sua experiência gastronômica se destacar e ser um verdadeiro sucesso.
Os restaurantes chamados de Cafés são originários da Europa, comumente associados à França e aos famosos cafés parisienses. Muitas vezes esses espaços possuem mesas ao ar livre, como naquelas cenas de filmes em que o personagem despretensiosamente lê um jornal antes de ir para o trabalho. É bem esse o conceito clássico de um café. No entanto, existem diversas adaptações para que eles também possam funcionar em um país como o Brasil.
O cardápio dos cafés costuma ser fixo, contendo opções de tortas, bolos e, é claro, como não poderia deixar de ser, uma infinidade de opções de cafés – desde os quentes e clássicos até os gelados e contemporâneos. Esses espaços costumam ser frequentados por pessoas que amam um bom café e uma boa conversa, por isso, eles precisam ser confortáveis, aconchegantes e sofisticados.
Em geral, os grandes cafés investem em ingredientes de altíssima qualidade e oferecem uma experiência diferenciada aos consumidores. Isso acaba agregando mais valor aos produtos, refletindo diretamente nos preços praticados para venda.
? Cantina
Normalmente associada à culinária italiana, a Cantina não precisa necessariamente oferecer apenas esse tipo de comida. Existem diversas cantinas que adotaram outras culinárias e são um verdadeiro sucesso por aí. Aqui, o conceito que deve prevalecer é, também, o de ambientação do local.
Cantinas costumam ser lugares que passam aquele sentimento familiar tanto na comida, com aquele gostinho de infância que lembra carinho e afeto, quanto na ambientação do estabelecimento. O local deve lembrar uma casa, mas não uma casa qualquer. Uma casa de vó, daquelas que faz comida para toda a família almoçar no domingo.
E esse é outro conceito importante de ressaltar: nas Cantinas, normalmente, os pratos são feitos em porções maiores, já que deve existir a opção de dividir com duas ou mais pessoas a mesma porção de comida.
Se você deseja apostar nesse tipo de negócio seu foco deve estar centrado na comida caseira, bem-feita, em um atendimento bem executado, personalizado e com uma experiência gastronômica repleta de afetividade.
??Agora que você já conhece alguns dos formatos mais famosos de restaurantes existentes, que tal falarmos um pouco mais sobre as estratégias que você pode adotar para transformar a experiência gastronômica oferecida pelo seu restaurante, que não apenas ajudarão a fidelizar seus clientes, assim como trarão novos frequentadores, transformando o seu restaurante em um verdadeiro case de sucesso? Vamos lá?
Invista no ambiente
Tão importante quanto a comida em si, é o ambiente onde ela será oferecida e poderá ser aproveitada por seus clientes. Portanto, investir nesse local deve ser uma prioridade para você, sempre com o objetivo de oferecer uma experiência gastronômica de destaque perante o mercado.
Para isso, é preciso começar a ter mais critério já na escolha do lugar. A localização, é claro, necessita ser privilegiada, uma vez que é muito mais fácil conquistar novos clientes quando você está sendo visto por eles. Imóveis que podem ser transformados em restaurantes cuja localização é muito no centro de uma cidade costumam ter valores bastante altos de locação e, muitas vezes, podem não oferecer uma boa estrutura.
Mas quem disse que você precisa estar no centro da cidade para ser visto? Temos certeza que na cidade onde você abrirá seu negócio, seja ela grande ou pequena, existem bons bairros com excelentes localizações. E é por lá que você deve procurar estabelecer o seu restaurante. Fazer uma boa pesquisa ajudará a poupar tempo e dinheiro nesse caso, principalmente se você já tiver um conhecimento prévio do lugar.
Escolhida a localização, é preciso partir para o próximo passo: avaliar as estruturas do imóvel, e, também, se certificar de que ele está de acordo com o que você procura. Caso tenha optado por empreender por meio de um Bistrô, não há necessidade de um empreendimento muito grande. Já no caso de um bufê, o espaço precisa ser um pouco maior, e assim respectivamente.
Além do espaço do salão, existe um ambiente que precisa ser igualmente bom em todos os imóveis: a cozinha. Além de espaçosa, ela precisa comportar bem todos os equipamentos que farão parte dela: fogão, geladeira, freezer, mesas, bancadas, entre outros.
Lembre-se sempre que você pode ter o melhor espaço, um salão perfeitamente organizado e decorado na melhor localização da cidade, mas se a sua cozinha não contar com espaço e estrutura, a organização e condições de trabalho para os cozinheiros será a pior possível e, consequentemente, resultará em comidas de qualidade inferior às esperadas.
Sua experiência gastronômica precisa ser personalizada
Quando falamos em ‘experiência gastronômica personalizada’, estamos nos referindo aos detalhes no momento do serviço de um restaurante. Por isso, o primeiro passo, logo após a escolha do lugar que será o seu restaurante, é a ambientação dele. Caso você tenha optado por uma cantina, por exemplo, é preciso que ela tenha a ambientação de um lugar que lembre ao máximo um lugar aconchegante, confortável, repleto de flores e toalhas de pano, já que estes são os objetos que rementem ao conceito escolhido.
Dessa forma, assim que seus clientes entrarem em seu restaurante, eles serão remetidos às memórias de infância, de quando passavam os domingos nas casas de suas avós e, acredite, não há nada mais poderoso do que conectar o seu negócio às memórias afetivas dos seus clientes.
Além de cuidar da escolha dos móveis e da ornamentação do espaço, é preciso que o seu cuidado se estenda também às louças e aos talheres escolhidos.
Cada mínimo detalhe importa, já que são eles que definirão o quão satisfatória será a experiência gastronômica do cliente no seu restaurante.
? Não esqueça da luz!
Você sabia que restaurantes costumam usar um truque de luz para fazer com que seus clientes se sintam mais à vontade e, assim passem mais tempo por lá, logicamente consumindo mais? É o famoso equilíbrio entre o claro e o escuro. Um ambiente que possui uma iluminação perfeita é aquele que não é tão claro a ponto de incomodar e roubar a intimidade, mas também não é tão escuro a ponto de dificultar a visão.
Essa não é uma regra, mas pode funcionar muito bem no seu espaço e na diferenciação da sua experiência gastronômica, uma vez que é cientificamente comprovado que pessoas costumam se sentir melhores quando expostas a luzes dessa forma.
? E o cardápio?
A escolha do cardápio varia muito em decorrência do modelo e da culinária que você escolher para o seu restaurante. O cardápio envolve um momento muito importante do atendimento ao cliente, pois está associado com as escolhas que ele tomará naquele momento. Sabendo disso, ele pode se tornar mais uma ferramenta na hora de encantar o consumidor.
O layout do seu cardápio, precisa estar alinhado com o estilo e a identidade visual do seu negócio. Restaurantes mais clássicos pedem cardápios mais clássicos, o que não quer dizer que precisem necessariamente de um cardápio físico, pois até mesmo os restaurantes mais clássicos já adotaram um toque de tecnologia na hora de apresentar seus produtos, como por meio de tablets ou QR Code. Nessa hora, vale deixar a criatividade fluir e ir coletando os feedbacks para validação das ideias.
??♂️ A escolha dos fornecedores
Você já deve ter notado que estamos fazendo um verdadeiro passo a passo para ajudar a transformar a sua experiência gastronômica em algo de muito sucesso. E, para dar sequência, não poderíamos deixar de falar sobre um item importantíssimo no ramo gastronômico: a escolha dos fornecedores.
Mesmo que seu restaurante seja pequeno de início, dificilmente você conseguirá fazer todas as compras de forma independente e em supermercados. Além de ser muito mais trabalhoso adotar esse tipo de compras, pode se tornar muito mais caro também, uma vez que os mercados não oferecem preços competitivos, mesmo para compras em quantidade.
Portanto, é indispensável contar com uma boa rede de fornecedores. E, por ‘boa’, entenda-se aqueles fornecedores conhecidos por comercializarem produtos de boa qualidade, frescos e que cumpram suas entregas. Apesar de precisar investir um pouco mais de início, você verá o retorno por meio dos feedbacks dos clientes, já que toda experiência gastronômica que se preze deve contar com bons ingredientes.
? Não esqueça da importância do atendimento
Imagine o seguinte cenário: você passou meses estudando o melhor formato de restaurante, escolhendo a melhor localização para fazer a instalação. Escolheu a dedo os móveis, as toalhas, os talheres, as louças e cuidou pessoalmente da elaboração do cardápio. Entrou em contato com um por um dos fornecedores, mas acabou deixando de lado a formação da sua equipe e o alinhamento de como o atendimento deve ser executado no seu restaurante. Quais consequências essa ação resultaria?
Quando falamos de atendimento no mundo dos negócios, não nos referimos a outro termo além da excelência. Isso acontece porque todos nós queremos um atendimento sublime quando contratamos um serviço. Todo mundo quer ser escutado, ser atendido com gentileza e educação, mas sem perder, claro, a agilidade.
Nenhum esforço ou investimento em estrutura, marketing ou plano de negócio sustentará um restaurante que tiver um péssimo atendimento com funcionários desatentos, grosseiros e um ambiente desorganizado e demorado.
Por isso, tenha muita atenção também na escolha dos funcionários que ficarão responsáveis pelo atendimento do seu restaurante. Após contratá-los garanta que estes tenham sempre um alinhamento entre a equipe e que sejam capacitados à medida que forem surgindo oportunidades.
Tenha presença nas Redes Sociais
A hibridização, ou seja, a união do online com o presencial, se tornou uma forte tendência após a pandemia da COVID 19. Em pesquisa realizada pelo Think With Google, no Brasil, 63% das experiências de compra começam on-line, ou seja, no momento que um consumidor sente à vontade de consumir algum produto ele, primeiro, pesquisa na internet as opções possíveis para depois efetivar a compra.
Outra opção é quando o usuário da internet, consome algum conteúdo nas redes sociais que desperta o seu desejo de compra e a partir disso ele procura a loja para adquirir o produto ou serviço.
Esses dados provam a importância da presença digital de qualquer modelo de negócio gastronômico. Agora que você já compreendeu a relevância das redes sociais, algumas recomendações podem te ajudar no processo de gerenciamento dessas redes.
Invista em boas fotos dos produtos e do espaço do restaurante e foque suas publicações em torno dessas fotos. A criação de conteúdos como importância do consumo de determinado ingrediente, lista de benefícios entre outras ações não devem ser o foco das postagens.
O Instagram do seu restaurante deve funcionar como uma vitrine, fazendo com que clientes cheguem até você por pura e simples vontade de comer um prato que só viram por meio de fotos.
Atente-se a comunicação com seus clientes pela rede social. Disponibilize sempre o link do WhatsApp para facilitar o contato, como por exemplo na biografia do Instagram. É normal também que as pessoas comentem suas dúvidas nas publicações. Estas podem ser sobre o horário de funcionamento do restaurante, endereço, entre outras. Responda a esses questionamentos de maneira cordial e educada com intuito de criar uma relação de confiança e garantir um atendimento de excelência desde o início do primeiro contato com a marca.
Após você ter sanado todas as dúvidas do usuário pelas redes sociais e já ter despertado o interesse dele pelos seus produtos, o próximo passo será recebê-lo no seu restaurante. Depois que ele for atendido da melhor forma e experimentar as maravilhas produzidas pelo seu negócio, direcione esse cliente para compartilhar a experiência nas redes sociais dele. Assim, você atingirá outras pessoas que ainda não conhecem seu negócio com um marketing natural e efetivo.
Essas foram algumas dicas sobre como iniciar e transformar o seu negócio de comida em uma verdadeira experiência gastronômica. Esperamos que elas possam ajudar a tirar o seu projeto do papel ou a dar aquele empurrãozinho no projeto que já está em andamento. Desejamos muito sucesso daqui para frente.
Até a próxima!