Empreendendo em um cenário de crise!
Como me tornar um empreendedor de sucesso?
Publicado em 05/07/2021 | Atualizado em 01/10/2022
Mesmo com as dificuldades do dia-a-dia, o empreendedorismo, segundo levantamento da Global Entrepreneurship Monitor 2020 (conhecida como GEM), junto com o apoio do SEBRAE e do IBQP (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade), apontam um crescimento na taxa de empreendedores para os próximos anos.
Aproximadamente 25% dos brasileiros na fase adulta de suas vidas estão empreendendo.
Tendo em vista os infortúnios trazidos com a pandemia no ano de 2020, muitos indivíduos acabaram perdendo seus empregos e, a partir disso, iniciaram seus próprios negócios. Em grande maioria, de forma virtual.
No ano de 2019, aproximadamente 53 milhões de pessoas exerciam alguma atividade empreendedora. Estas atividades podem ser inovadoras, ou seja, no desenvolvimento de um novo tipo de negócio ou ainda mantendo algum negócio já iniciado.
Pesquisa realizada pelo SEBRAE apurou que o Brasil compreende cerca de 17 milhões de pequenas empresas e aproximadamente 10 milhões de micro empresários individuais, também conhecidos como MEIs.
Na atual crise que atravessamos 44% dos pequenos negócios cessaram suas atividades ou as pausaram por tempo indeterminado e cerca de 12% dos negócios demitiram a maioria de seus funcionários. Logo, estamos falando de algo em torno de 56% dos negócios que foram afetados pela crise.
E muitos dos sobreviventes só conseguiram evitar o encerramento das atividades em razão do meio digital, que atenuou bastante os efeitos devastadores da atual crise.
Outras pesquisas realizadas apuraram que quando o indivíduo inicia de fato uma nova atividade de empreendedorismo, é bem possível que seu nível de confiança aumente.
Dessa maneira, o receio de ter que arcar com o encerramento das atividades e o prejuízo financeiro de uma tentativa mal sucedida será seu companheiro desde o início do negócio e durante toda a existência dele.
Segundo o autor Joseph Alois Schumpeter, é comum que toda economia passe por um ciclo que se divide em quatro partes:
✔️“Boom”
✔️Recessão
✔️Depressão
✔️Recuperação
No Brasil, atravessamos, nos últimos dois anos, um longo período de depressão, e mesmo tendo em vista a atual crise que acabou por alongar esta depressão, a economia dá sinais de recuperação.
Com a recuperação e reestruturação do mercado e da economia, é provável que muitos empreendedores se sintam mais confiáveis para continuar com seus negócios ou tentar negócios novos no futuro.
Logo, para que se tenha uma jornada de sucesso, é indispensável que o empreendedor possua algumas características pessoais a serem elencadas abaixo, que podem fazer total diferença na hora de empreender.
Ainda vale complementar que mesmo possuindo um “perfil empreendedor", ainda assim, não há garantias de que o negócio vai sempre funcionar bem. Os desafios são constantes, mas a recompensa é alta quando se alcança os objetivos traçados.
Formas de se tornar um empreendedor de sucesso
Empreender é algo que vai além de ser o dono de um determinado negócio. É algo que envolve a vida de muitas pessoas e um benefício para os clientes interessados em seu produto ou serviço. É gerar valor para a sociedade.
Logo, o empreendedor que alcança o sucesso, não é apenas o dono, mas é aquele que possui um propósito para fazer o que faz.
Assim, antes de qualquer passo, a essência de uma jornada de sucesso é a perseverança e a coragem. Isto é o que se espera de um empreendedor seja qual for o seu ramo de atuação.
Buscar uma alternativa quando tudo parece perdido, continuar quando o cenário diz que você deve desistir, são situações que certamente ocorrem na vida da maioria dos empreendedores, portanto, nessas horas difíceis é que a coragem e a perseverança serão o grande diferencial em sua jornada.
Munido de coragem e perseverança, é possível dar alguns passos, para alcançar o sucesso desejado:
Planejamento. O planejamento é uma fase demorada, mas que nunca é perda de tempo. As pessoas tendem a queimar etapas para ganhar tempo e às vezes acabam jogando seus investimentos fora justamente por isso.
É preciso ter em mente que antes de investir seu dinheiro em uma nova etapa empreendedora é indispensável que você invista primeiro o seu tempo fazendo um bom estudo de mercado e um plano de negócio realista.
O planejamento vai proporcionar a visualização de todos os seus passos. Apurar como está o mercado para o seu negócio, toda a infraestrutura necessária para que você obtenha o máximo de potencial com seu produto ou serviço, dentro de suas possibilidades.
Um bom planejamento compreende a análise de todo o patrimônio do empreendimento ou, se o negócio ainda não existe, todo o capital inicial para começar o negócio e torná-lo operável.
O ideal é possuir alguma reserva em dinheiro para investir no negócio e simultaneamente manter as despesas pessoais do dia-a-dia por pelo menos 1 ano. Isso dará margem para que seu investimento comece a dar frutos sem que você comprometa as necessidades individuais e da empresa.
Outro ponto que será seu fiel escudeiro em um bom planejamento é o seu networking, ou seja, seus relacionamentos profissionais adquiridos ao longo de sua vida profissional.
Não é momento de ser orgulhoso. É muito importante pedir ajuda a colegas de profissão ou amigos, que fazem parte do seu raio de influência profissional.
Além disso, é importante ter um mentor em sua área. Alguém que tenha tido sucesso em uma empreitada semelhante, e que possa compartilhar a experiência e fornecer valiosos conselhos e até mesmo abrir portas, apresentando possíveis clientes, fornecedores ou parceiros.
Gerenciar um empreendimento requer conhecimento técnico, também. Quem se aventura a gerir um negócio sem pelo menos um conhecimento básico de gestão e finanças pode acabar se dando mal na jornada e até mesmo não compreendendo muito bem o planejamento inicial.
Não basta contratar profissionais para planejar o seu negócio. Você mesmo precisa entender todo o planejamento, afinal de contas ele será seu guia de sobrevivência neste mundo corporativo.
É importante ter um conhecimentos básico em administração e planejamento financeiro, marketing, processos internos, vendas. Todas áreas muito importantes para qualquer empreendimento.
Mesmo não possuindo total expertise em todas as áreas, é muito importante que identifique o que sabe menos em cada uma das áreas pertinentes ao seu negócio e busque obter conhecimentos básicos nela.
Existe vários cursos online e até mesmo palestras gratuitas que podem lhe dar um norte em alguma dessas áreas para que você não necessite desembolsar uma quantia não prevista em seu orçamento para adquirir estes importantes conhecimentos.
Conheça seu cliente e seu concorrente. Este é um valioso passo para o sucesso. Quem é o seu cliente? Qual a faixa etária? Qual classe social predominante que consome seu produto ou serviço?
Qual o concorrente que faz mais sucesso com o seu cliente em potencial? O que seu concorrente faz para ter sucesso? Essas são perguntas que precisam de respostas objetivas e bem definidas.
Para que você estabeleça seu empreendimento é necessário uma análise sobre o seu produto e como a concorrência vende um produto semelhante ao seu. A isso damos o nome de benchmarking.
O termo vem do inglês e significa fazer uma comparação entre o seu negócio e a concorrência. É comum incorporar ao seu negócio formas de obter melhor desempenho ou aperfeiçoar métodos que já existem em seu negócio, tendo por base o que seus concorrentes fazem.
Um concorrente não é um inimigo, é alguém que faz o que você faz com um nível de excelência igual ou maior. Esta concorrência é responsável por estimular a evolução de seus próprios negócios e conquistar os clientes. Mas isso é plenamente comum e saudável para todos.
Falando em concorrente, sempre busque manter uma relação amistosa com seus concorrentes. Eles poderão ser fortes aliados em possíveis negócios no futuro.
Faça muitos testes. Simule todo o funcionamento do seu negócio. Às vezes aquela ideia boa colocada no papel pode não funcionar muito bem na prática. Por isso é importante você ajustar seu negócio fazendo testes e simulações de contratação de seus serviços ou produtos.
É muito comum em empresas de grande sucesso que antes de qualquer lançamento haja um período de degustação do produto ou envio de alguns protótipos a pessoas especialistas naquele determinado produto ou serviço.
Se você está começando um negócio do zero a atenção deve ser redobrada, pois seus primeiros clientes serão os mais importantes. Serão aqueles que avaliarão seu negócio e emitirão opiniões sobre ele.
Qualquer coisa que dê errado no lançamento pode até mesmo estigmatizar o nome de seu empreendimento e desestimular que mais pessoas venham a conhecer seu produto ou serviço.
É por isso que restaurantes, por exemplo, antes de abrirem para o público fazem eventos exclusivos para jornalistas, outros donos de restaurante, outros chefes de cozinha, para perceber na prática, como será a dinâmica do negócio.
Imagine se um avião voasse com lotação máxima sem ter sido testado antes? Qualquer coisa que desse errado poderia ser fatal. Logo, teste bastante seu produto e deixem que outras pessoas possam lhe dar a impressão delas.
Ver seu negócio por outra ótica pode ser muito saudável, pois cada um tem uma percepção específica sobre um produto ou serviço. A isto dá-se o nome de feedback, outro termo em inglês que pode ser traduzido como a impressão que alguém teve do seu negócio.
O canal para receber o feedback dos clientes deve permanecer sem aberto, mesmo com seu negócio em pleno funcionamento. Este canal pode ser através do seu site, canais digitais ou meio físico, para que os clientes possam relatar as experiências que tiveram com o seu negócio.
Algumas empresas optam também por construir um produto mínimo variável ou MVP de seus produtos. Um produto mínimo variável nada mais é do que uma versão simplificada daquilo que seu empreendimento pretende lançar.
Muito comum no setor alimentício, quando em um mercado, lhe é oferecido algum alimento de determinada marca já pronto para comer só que em uma quantidade bem pequena, a título de degustação.
Isto ocorre para que você prove o alimento e se gostar, já compre para você. Adeque esta prática ao seu tipo de negócio e teste seu produto. Além do teste, você pode já sair ganhando vários clientes com esta prática!
Seja passional também. Se você não ama o que faz, melhor buscar outra coisa para fazer. Esta é uma lição valiosa para seu sucesso como empreendedor. Entenda que seu negócio pode se transformar em uma tortura psicológica se você não gostar dele.
É muito ruim fazer o que não gosta todo dia, a maior parte do seu dia. Para ser um empreendedor bem-sucedido é necessário investir muitas horas e fazer incontáveis sacrifícios para fazer tudo funcionar.
Se for algo que você não goste, talvez você não tenha energia o bastante para sobreviver aos dias mais difíceis. É preciso estar motivado diariamente para fazer seu negócio decolar.
Haverá dias em que o estresse e o cansaço tomarão conta de você e a única coisa que vai fazê-lo seguir em frente é a paixão pelo seu negócio. Se você conhece algum empreendedor de sucesso dificilmente ele parecerá cansado.
Isso não é resistência física, e sim paixão. Busque fazer algo que lhe traga este sentimento para que as pedras em seu caminho se tornem menores. Segundo algumas pesquisas, cerca de 44% dos empreendedores iniciaram seus negócios após vislumbrarem a oportunidade de criar algo incrível.
Trabalhe com pessoas excelentes. É preciso entender que ninguém chega a lugar algum sozinho. Em algum ponto você vai precisar de ajuda e por isso é muito interessante que você monte um time que pense como você.
Não estamos falando aqui de apenas contratar um colaborador que faça o trabalho de maneira satisfatória, e sim alguém que seja bom para toda a organização.
Pense que as pessoas que fazem parte da sua equipe de trabalho serão os parceiros do dia a dia do seu negócio. Certamente vão te acompanhar nos momentos estressantes de dificuldades e necessidade de tomada de decisões, logo será muito importante ter uma equipe que saiba lidar com tudo isso sem perder o foco.
É sempre bom preencher seu time com pessoas que você julga serem boas e que admira. Elas vão influenciá-lo e ajudá-lo a extrair sua melhor versão.
Planeje bem, mas cuidado para não planejar demais. Já dissemos que o sucesso não acontece subitamente, mas sim por meio de um longo processo. O tempo é uma das coisas mais valiosas da vida.
É preciso planejar e pensar muito antes de agir, mas é importante começar a agir. Ideias, conversas e planos são muito bem-vindos, mas não se esqueça que empreendedores de sucesso simplesmente agem.
Há vários fatores que podem fazer com que você deixe de agir e sempre tenha a sensação de que não é a hora ideal. A verdade é que a hora ideal nunca vai surgir.
Sempre haverá alguns empecilhos e cabe a você encontrar o ponto certo em que esses empecilhos sejam toleráveis e não impeçam sua ideia de sair do papel.
Assim é importante reconhecer o tempo necessário para que você tome decisões. E acredite, elas precisam ser tomadas ou vão se transformar em problemas cada vez maiores.
Aceite suas falhas e aprenda com elas. Perceba que empreendedores de grande sucesso já falharam diversas vezes e falham até hoje. A diferença é que eles sempre buscam as lições que os erros trazem.
A maioria das pessoas compreende os erros como fatores desmotivadores. Tente ser diferente e observe o que você fez de errado. Em seguida, compreenda esse erro como uma oportunidade de aprender e não errar mais naquilo.
Além de tempo para descobrir o caminho ideal para o seu negócio, as falhas poderão servir como ajustes de percurso.
Pense no futuro e imagine a relevância deste erro em alguns anos. Talvez no futuro você se recorde dele como uma lição e não mais como uma falha.
Arrisque-se, mas sem deixar de gerenciar seus riscos. As pessoas em geral têm uma certa aversão a riscos. Mas eles fazem parte de sua vida desde antes de você nascer.
Sempre pode dar tudo errado. Mas não quer dizer com isso que você não vá tentar nada. Empreendedores de sucesso se arriscam, e isso faz parte de ser um empreendedor.
Às vezes, situações inimagináveis podem acontecer e tudo muda de rumo. Quem poderia prever, por exemplo, que o ano de 2020 seria do jeito que foi? Imagine quantas vidas mudaram de curso? Mas será que mesmo assim não valeu a pena agir? Provavelmente sim.
Arriscar-se pode ser perigoso, mas as oportunidades surgem para aqueles que conseguem superar e gerenciar os riscos em potencial.
Aprenda a identificar os riscos do seu negócio e compreender se eles valem a pena.
É possível que você não se encaixe no padrão do que se conhece como um empreendedor típico. Mas isso não quer dizer que você não possa se amoldar e empreender do seu jeito.
Descubra qual a melhor forma de obter seu melhor aproveitamento, limitando os riscos e não se preocupando com aqueles que se ignoram por você pensar diferente.
Todos os grandes negócios surgiram porque alguém pensou diferente. No começo é comum que as pessoas não compreendam muito bem, mas se o negócio der certo, você verá rapidamente como todos voltarão a sorrir para você!
Além do mais, arriscar-se no início do negócio pode ser muito menos danoso do que tomar uma decisão arriscada lá na frente, quando você já tem clientes, fornecedores, parceiros e toda infraestrutura em pleno funcionamento.
Promova seu negócio. É comum que as pessoas deixem de se autopromover para que não pareçam extremamente egocêntricos. Mas pense: se você não promover seu negócio, quem irá?
É preciso dissociar a ideia de autopromoção e egocentrismo. São coisas bem diferentes. Busque compreender como fazer o melhor marketing e não tenha pudor em fazê-lo.
Por isso é importante compreender seu negócio, suas estatísticas decoradas e estar pronto para se promover em qualquer situação. Treine como se fosse conversar com um vizinho do seu prédio numa conversa de elevador, que geralmente não dura mais de 30 segundos.
Tenha uma cultura em seu empreendimento. É possível que já tenha ocorrido um tempo onde a cultura organizacional não era tão importante para os consumidores e era mais um processo interno do que qualquer outra coisa.
Atualmente isso definitivamente mudou. Seu consumidor pode se informar bastante a respeito de como você trabalha e pode se desanimar de adquirir seu produto.
É muito importante não apenas passar uma mensagem positiva, mas ser um veículo positivo. Por exemplo, se o seu negócio comportar algumas atitudes como respeito ao meio ambiente, programas de reciclagem e não poluição, produtos feitos de material reciclado ou biodegradáveis podem atrair muitos consumidores.
Exponha a cultura de sua empresa. Busque diversidade de etnias, de sexos, de idades, de ambientes. E sempre busque montar um ambiente leve, bem iluminado e descontraído, para que seus colaboradores se sintam confortáveis para passar o dia.
Isso faz parte da cultura organizacional. Além disso, crenças, costumes, maneiras de tratar o próximo, irão estabelecer parâmetros para os demais colaboradores. Lembre-se de que os sócios são o modelo das equipes.
Organize-se. Talvez uma das principais características de um negócio de sucesso é a organização. Saber onde estão documentos, registros, contabilidade, estoque e agenda de compromissos.
Não deixe para procurar todos seus documentos apenas quando precisar deles. E coloque tudo em um calendário que de preferência possa ser visualizado por outras pessoas da equipe.
Por fim, lembre-se todo dia do motivo pelo qual você começou todo esse trabalho. Gere valor para sociedade e ajude os outros. Quem joga do lado do bem, colhe o bem!
Com isso, é possível que seu negócio possa lhe proporcionar uma bela carreira e influenciar outras pessoas.
Para saber mais sobre como se tornar um empreendedor de sucesso acesse https://youtu.be/7cit-y2oeUg
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