Como preparar minha empresa para vender mais no São João?
Alavanque suas vendas no período junino
Publicado em 23/05/2022 | Atualizado em 23/05/2022
O Brasil tem um calendário social repleto de datas comemorativas e os festejos de São João marcam a época do ano em que muitas empresas de varejo e serviços conseguem faturar bem com quem gosta das festas juninas. Para isso, no entanto, é imprescindível saber perceber as oportunidades e aproveitá-las, criando ações de vendas que estejam alinhadas ao que o cliente quer.
O segredo do sucesso, nessa e em qualquer outra época do ano, é ter atenção às oportunidades que cercam a empresa, seja para conquistar um novo nicho de público, perceber uma tendência ou melhorar a negociação de produtos de revenda com os fornecedores. Para que isso se consolide, é importante se planejar.
Planejar significa não apenas colocar objetivos e metas no papel mas, também, colocar o esforço intelectual na concepção de novas e possíveis ideias que visam alavancar os negócios. E, nos festejos de São João, isso não muda; ao contrário, a necessidade só se potencializa.
Portanto, para tirar o melhor proveito do que as festas juninas guardam para o seu segmento de atuação, mantenha o foco, fique de olho no que faz a concorrência e busque constante conhecimento para melhorar as opções de negócio da sua empresa. O importante, em um mercado tão competitivo, é se destacar.
Para começar, se você tiver uma loja física que, de alguma forma, possa se beneficiar do tema São João, deixe-a no clima de festa. Utilize itens típicos de decoração, como bandeirinhas, chapéus, fitas coloridas e balões, além de outros objetos que deixem o ambiente rústico e descontraído para que o cliente se sinta mais leve ao fazer compras no seu estabelecimento.
Aproveitar as datas comemorativas para causar uma boa impressão pode ser a melhor maneira de fazer sua empresa pegar tração e conquistar um lugar sólido no mercado.
COMO DEFINIR MINHAS ESTRATÉGIAS DE VENDAS?
No São João, uma das principais estratégias de venda é a estética do ponto comercial. Para atrair com o tema dos festejos, a loja precisa ter vida, estar colorida e com clima de roça, contagiando tanto os vendedores quanto os consumidores que vão entrar na loja. Vale lembrar, aqui, que fazer com que o atendimento seja impecável também faz parte das estratégias de vendas, colocando sob os vendedores a responsabilidade de receber os clientes com simpatia e informação.
Além disso, é necessário preparar ações especiais, que estejam intimamente ligadas às celebrações de São João. Cada parte do Brasil comemora os meses de um jeito, e é preciso que a loja esteja condizente com o que é tipicamente feito em sua região de atuação, para que isso faça sentido ao cliente.
Através de um estudo aprofundado das festas típicas de sua cidade ou estado, do ponto de vista do varejo, é possível perceber que existem inúmeras ações possíveis para que sua loja aproveite a ocasião do São João para vender mais.
Para o setor de varejo e também de serviços, uma boa estratégia para alavancar as vendas é patrocinar eventos juninos em sua cidade ou estado. Ao fazer isso, a marca acaba ficando em evidência para um número maior de pessoas, a custos personalizados de patrocínio. Às vezes, dependendo do evento ajudado pela marca, o retorno ao investimento será em curto prazo, o que faz com que essa estratégia seja ainda mais atraente.
Se a propaganda é a alma do negócio, o patrocínio é a propaganda elevada à sua máxima potência.
Uma observação deve ser feita: dependendo do tipo de produto que o lojista vende, sua inserção nos festejos juninos será de tentativa e erro. O importante é arriscar, pois o medo de errar paralisa o empreendedor e o faz deixar de enxergar para além do que os cenários se apresentam.
E, como é típico do empreendedorismo, as melhores oportunidades e estratégias de venda estão no inusitado, no detalhe que ninguém mais vê.
COMO CRIAR AÇÕES PERSONALIZADAS?
Diversos setores podem utilizar as festas de São João para fazer promoções que sejam mais atrativas para os consumidores mesmo que seu negócio não tenha, necessariamente, a ver com os segmentos juninos. Isso quer dizer que, do mesmo jeito que um supermercado ou agência de turismo pode utilizar o mote das festas juninas para fazer negócios, uma loja de telefonia, por exemplo, também pode.
Para isso, é preciso que a estratégia de vendas do período esteja bem delineada e crie ações personalizadas, que realmente façam sentido ao cliente.
Caso contrário os esforços para ligar os dois pontos pode fazer parecer que a empresa está forçando a barra. A natureza do negócio e a energia da festa devem casar muito bem com a estratégia da empresa.
Contudo, se você acredita que sua empresa pode se beneficiar das ações personalizadas de festa junina, basta começar a usar a criatividade para pensar mas melhores formas de surpreender o público. Tenha em mente que o São João é muito descontraído, colorido, e não precisa soar nada formal para atrair mais clientes. E, principalmente, que o mote das festas é a roda de viola, as danças, as brincadeiras. Isso vai te deixar ainda mais inspirado a pensar ações personalizadas.
Aqui vão alguns exemplos:
- Utilize brincadeiras típicas das festas juninas para promover descontos - como a pescaria, por exemplo. Ao fazer uma compra, o cliente tem a chance de "pescar" um desconto e abater o percentual pescado do valor final de sua aquisição;
- Lance mão de expressões e objetos típicos da ocasião para fazer suas campanhas publicitárias, tal como utilizar a fogueira para fazer uma "queima de preços" ou sugerir um "arraial de ofertas". Em algumas empresas de gênero alimentício, é montado até um quiosque na loja, como uma barraquinha, colocando todos os produtos típicos de festa junina que ali são comercializados em promoção;
- Aproveite o cunho religioso das festividades de São João para fazer uma comunicação descontraída. Além de São João, Santo Antônio e São Pedro também são homenageados nos meses de junho e julho. Os três são conhecidos por serem os "guardiões" de determinadas causas. Santo Antônio, por exemplo, é o santo casamenteiro. Se você trabalha com eventos de casamento ou vende produtos desse segmento, pode escolher sua história como estratégia de venda.
COMO PREPARAR EQUIPE E ESTOQUE PARA VENDER MAIS E MELHOR?
O que vende mais na época junina precisa ser encomendado com antecedência para a formação do estoque, mas é preciso fazê-lo com cautela para não acabar comprando mais do que deveria e ficando com produtos parados no estoque. Quem vai dizer a quantidade certa de cada coisa é seu histórico de vendas no período e o estudo de tendências para cada ano.
Ter estoque e pronta-entrega é fundamental para fazer com que o cliente se sinta bem atendido na época do São João, e isso vale desde o milho de pipoca no supermercado, das roupas nas lojas até os fogos de artifício nas lojas industriais.
Para escoar todos os produtos e serviços disponíveis nessa época do ano, sua equipe deve estar preparada para realizar as vendas.
A melhor forma de treinar o pessoal é através da motivação interna, permitindo que expressões descontraídas ocorram com mais frequência durante a época, como o uso de camisa xadrez, ao invés do uniforme convencional, e criando prêmios para quem tiver boas vendas durante a campanha de São João.
O time vai entrar no clima com mais facilidade se a loja estiver decorada. Quanto mais motivada a equipe estiver a vender, mais a loja tem condições de faturar, já que profissionais capacitados para desempenharem sua função de vendedores conseguem direcionar o atendimento às necessidades do cliente. Fazer isso é muito mais fácil quando há motivação para tal.
Para treinar bem os vendedores da sua loja ou empresa de serviços, siga essas dicas:
✔ Deixe-os por dentro de todas as ofertas especiais da época de São João.
✔ Explique à equipe todas as ações, de marketing e vendas, pensadas para o momento.
✔ Peça feedbacks e sugestões quanto ao que a empresa pretende fazer.
✔ Solicite ajuda na decoração da loja e dê autonomia para que os colaboradores façam o que achar que fica mais legal.
✔ Coloque-os como participantes ativos do planejamento, em todas as etapas.
✔ Oriente-os para oferecer promoções de São João e dê a eles certa autonomia de negociação em alguns produtos e serviços que permitem essa cordialidade.
Crie competições externas saudáveis, como a de prêmio para a pessoa que vier trabalhar com a melhor roupa de São João ou a de rei/rainha da pipoca e do quentão. Ao invés de vender rifas, ganha quem consegue bater as metas, e os prêmios podem ir desde a hospedagem em uma pousada no fim de semana até dias de folga depois dos festejos de junho e julho.
O DESAFIO DO E-COMMERCE
Como a decoração faz toda a diferença no clima das festas de São João, vender pela loja física com esse mote pode ser mais fácil do que pena loja online. Isso não quer dizer, no entanto, que não dê para enfeitar o e-commerce e faturar tanto no digital quanto no comércio tradicional.
Para entrar no clima de arraial, decore o site e as redes sociais com ícones das festas, como bandeiras, fogueiras e chapéus. Dá, também, para produzir conteúdo específico sobre a história das festividades, como no caso dos textos para blog. Se seu e-commerce tem um blog, a dica é usar esse espaço para produzir bons artigos de curiosidades e receitas típicas de São João.
Use sempre boas imagens para não correr o risco de passar a impressão de que seu site não é atraente. Isso vale tanto para as fotos que serão colocadas no blog quanto para aquelas que mostram os produtos à venda. Sempre que possível, crie um banco de imagens próprio com fotos profissionais dos seus produtos e serviços.
CRIE UMA CAMPANHA PUBLICITÁRIA ESPECIAL
Aproveite a descontração da época, e o fato de que existem poucas regras quanto ao uso de seus elementos mais tradicionais, para testar formas diferentes de fazer uma bela campanha publicitária para o São João. Além de decorar a loja toda, lembre-se que o clima de festejo deve estar presente também em seus materiais impressos, como panfletos e catálogos, e até nos e-mails. A simples constatação do cliente de que a loja preparou algo diferente para a festa junina já o faz se sentir mais à vontade para consumir os produtos, caso esse seja um de seus momentos preferidos no ano.
Para passar a impressão de que existem várias ações especiais na sua loja, não se esqueça das promoções temáticas e atividades típicas para atrair o público. Isso significa que, vez ou outra, é bom fazer algumas brincadeiras e surpreender pela distribuição de brindes rápidos, como pipoca e canjica na porta da loja.
Outras possibilidades criativas são:
- Agregar ainda mais valor à distribuição de comidas típicas, indo além da pipoca e canjica e passando para a cocada, pé de moleque, milho e até cachorro-quente.
- Os alimentos distribuídos vão depender do que pode atrair mais a sua clientela, e do poder de compra dela, para que você não saia no prejuízo. Afinal, tudo isso vai custar dinheiro e é preciso que o retorno ao investimento de atração aconteça no curto prazo - ou seja, com a consolidação das compras de quem para na loja no intuito de "fazer um lanchinho".
Nesse caso, o vendedor deve estar bem treinado para conquistar a atenção do potencial cliente para além do que está sendo ofertado de graça.
- Organizar quadrilhas de dança, dos funcionários aos clientes, ou contratar um grupo de danças típicas para fazer apresentações esporádicas da loja;
Essa ideia é válida, obviamente, para os estabelecimentos que tem espaço para fazer esse tipo de intervenção artística.
- Organizar um centro monitorado de brincadeiras típicas para crianças, como pescaria e tiro ao alvo, além de outras atividades de lazer, para que as crianças permaneçam entretidas enquanto os pais fazem suas compras;
- Organizar aulas de culinária típica.
Se sua empresa é do segmento alimentício, pode utilizar o espaço para ministrar cursos de como fazer cocada, pé de moleque, canjica, quentão e outras iguarias típicas para quem realizar compras de produtos típicos e/ou acima de determinado valor.
As aulas precisam ser curtas e efetivas, para que o cliente tenha interesse em comprar o produto, aprender como fazer uma comida típica e ir embora, sem maiores problemas e com grande rotatividade de turmas.
DICAS PARA IMPULSIONAR SUAS VENDAS EM ÉPOCA DE FESTA JUNINA
Clima de festa junina
Para começar, é interessante entrar no clima de festa junina, ouse na decoração, utilizando bandeirinhas, fogueiras artificiais, balões, trajes caipiras e músicas típicas.
Planejamento
Planejar é um ponto muito importante, portanto, comece a se organizar com antecedência, defina quais produtos você irá oferecer e desenvolva estratégias de vendas, utilizando a temática da festa junina.
Inovação
Aproveite o momento para inovar seus produtos, pensando na temática da festa junina, com produtos típicos desta época e uma apresentação adequada para a festividade.
Estoque
Organize seu estoque para que não faltem produtos e seus clientes não fiquem frustrados. Mas também, se organize para que não sobrem muitos produtos ao fim desta época.
Público-alvo
Defina seu público-alvo, para que você saiba quais produtos oferecer que mais irão agradar seus clientes.
Divulgação e marketing
Aposte na divulgação dos seus produtos, de forma personalizada de acordo com a temática da época. Com o avanço da tecnologia, use e abuse de redes sociais para divulgar o seu negócio, pois certamente fará diferença nas suas vendas.
Estratégias
Desenvolva estratégias para atrair seu público-alvo, verifique a melhor forma de alcançar este público e organize sua equipe para atuar nesta época do ano.
Promoções e ofertas
Esta época do ano, também é uma boa época para apostar em promoções e ofertas, mas sempre estude com calma, para evitar prejuízos ao seu negócio, mas que ao mesmo tempo chame a atenção do seu público-alvo e turbine suas vendas.
Kits de festa junina
Desenvolver kits de festa junina também é um bom plano nesta época do ano. Os kits temáticos sempre atraem um público maior.
Compras personalizadas
Amplie seu negócio, possibilitando ao seu cliente comprar de forma personalizada. Talvez o cliente não se atraia por kits prontos e opte por montar o seu próprio kit, portanto, tenha estoque para oferecer mais essa possibilidade ao seu público.
Atendimento
Treine sua equipe para oferecer aos seus clientes o melhor atendimento possível. A forma como seus clientes são atendidos faz toda a diferença no momento de vender e ampliar as vendas, pois um cliente satisfeito, pode trazer mais clientes para o seu negócio.
COMO FAZER UM BOM PÓS-VENDA?
O cliente vai à loja, compra um produto e sai. Ele pode nunca mais voltar, ou voltar várias vezes. O sonho empreendedor é que ele volte sempre, gerando receita recorrente para a empresa. Para que ele se torne realidade, a dica é apostar no pós-venda das festas de São João. Esse é o momento ideal para conquistar e fidelizar o cliente.
O pós-venda é uma série de atitudes vendedoras que visam mostrar ao cliente disponibilidade e interesse quanto às suas necessidades a partir do momento em que ele sai da loja. Ao agradecer a compra e a preferência com um sorriso no rosto, o vendedor já está começando a fazer um pós-venda de qualidade.
Existem algumas atitudes muito simples, mas bastante efetivas, para a consolidação de um bom pós-venda. Vamos às principais:
✔ Reforce ao cliente que a melhor decisão que ele poderia ter tomado é a compra na sua loja, pois seu produto é de qualidade e ele terá suporte sempre que necessário.
✔ Dê a ele a sensação de prazer por ter comprado, dirimindo qualquer dúvida que possa lhe ocorrer sobre se deveria ou não ter efetuado tal compra.
✔ Esteja, realmente, disponível se ele precisar. Além da garantia do produto ou serviço, em si, dê também a certeza de que ele pode lhe procurar em caso de dúvidas ou problemas. Se isso ocorrer, facilite a vida dele o máximo possível, ao invés de ficar passando a bola para a frente, sem assumir a responsabilidade pelo cliente que comprou com você.
✔ Pegue os dados do cliente, como e-mail, telefone e data de aniversário, e mantenha contato. No aniversário, mande os parabéns e ofereça desconto. No e-mail e telefone, se for autorizado por ele, mande esporadicamente as ofertas e promoções da loja.
✔ Surpreenda sempre, desde a entrega antes do final do prazo estipulado até dar brindes que ele não estava esperando. Algumas promoções podem e devem ser ditas em voz alta, pela empresa, para atrair o público. Outras podem ocorrer no balcão, na finalização da venda, para que o consumidor sinta-se ainda mais feliz por ter feito a compra no seu estabelecimento.
✔ Sempre que possível, utilize a tecnologia dos softwares de gestão de relacionamento para automatizar o contato com os clientes e promover uma aproximação não-invasiva com seu consumidor.
Colocando essas dicas em prática você dá à sua empresa mais chances de vender bem durante as festividades de São João. Mas, se precisar de mais alguma informação ou ajuda, pode contar com o Sebrae. Estamos à disposição para fazer sua marca brilhar nas festas juninas e em todas as outras datas do calendário comemorativo.