Como identificar os melhores nichos de mercado para investir?
Encontrando o seu nicho de mercado!
Publicado em 07/07/2021 | Atualizado em 07/07/2021
Para empreender com sucesso, não basta abrir uma empresa e começar a trabalhar. De fato, é preciso conhecer o mercado, entender os seus clientes e, principalmente, oferecer produtos e serviços que agreguem valor à vida, à experiência ou ao trabalho das pessoas que podem adquirir o que seu negócio irá oferecer.
Mesmo grandes empreendimentos que oferecem bens de consumo genéricos e abrangentes realizam algum recorte de público com a finalidade de ter mais sucesso nas vendas de acordo com a parcela da população que mais compõe seu grupo de clientes.
A estes diferentes grupos de consumidores atribuímos o nome de nichos de mercado. Estes nichos podem ser divididos sob diferentes categorias, baseados em diversos parâmetros, como idade, renda, ocupação, gênero, cor, etnia, lugar onde mora, predileções culturais, hábitos de consumo, religião, costumes, práticas de lazer, entre outros fatores que podem ser úteis para agrupar pessoas.
Mercados são organismos vivos, em constante mudança e adaptação. O mesmo acontece com seus nichos. Atentos às modificações sofridas pelo mercado e às tendências de consumo, o Sebrae traz mais um conteúdo completo no qual damos dicas de alguns bons nichos de mercado para que você, empreendedor, possa investir com maior segurança e boas chances de sucesso.
Sem mais delongas, vamos tratar de negócios! Desejamos uma boa leitura.
A importância de escolher nichos de mercado para investir
Recortar uma parcela dos consumidores para mirar os esforços de sua empresa é uma boa forma de ter mais clareza em como, quando e quanto investir. Além disso, permite também um maior monitoramento do público que pode oportunizar muito mais chances de vender.
É importante ressaltar que nichos de mercado se expandem e se retraem de maneira dinâmica ao longo do tempo. Por isso, acompanhar estas tendências pode permitir à sua empresa se antecipar às mudanças e tomar todas as medidas estratégicas necessárias para aproveitar ainda melhor os nichos que estão crescendo.
Dito isso, vamos esclarecer também que os nichos aqui mencionados têm altos e baixos no mercado, que é importante contar com o apoio de uma estudo de mercado, antes de iniciar suas atividades como empreendedor.
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Encontrando o seu nicho de mercado
Para encontrar o nicho de mercado próspero para a sua empresa é preciso refletir sobre o que leva as pessoas a comprar um determinado produto ou serviço. Normalmente são três principais fatores: interesse; desejo ou necessidade. Quando muitas pessoas têm interesses, desejos ou necessidades em comum, aí pode estar se formando um nicho de mercado próspero.
Outros quatro fatores que podem ser decisivos para que clientes escolham comprar produtos e serviços são medos, problemas, paixões e hobbies. Pensando desta maneira, a sua empresa pode detectar mais facilmente os nichos de mercado possíveis de se investir.
Quer uma dica? Faça uma busca no Google Trends e em outras ferramentas sobre algumas palavras-chave. Veja o quanto os usuários estão buscando por este produto/serviço e quais as características destas pessoas. Esse é outro bom termômetro para encontrar um nicho de mercado para seu negócio.
Nem todo nicho de mercado está na internet. Por isso, é importante levar em conta outros fatores, especialmente se a sua empresa for dedicada mais a vendas presenciais do que a vendas no e-commerce.
Como você verá em nosso esquema adiante, é possível que alguns nichos se repitam em mais de uma categoria.
Se você ainda não está acostumado ao conceito de Persona, ele descreve um cliente fictício ideal para o seu negócio, ou seja, aquele que está plenamente interessado em fazer negócio com sua empresa. É comum que os empreendimentos façam duas ou três personas, com diferentes graus de hierarquia.]
Classificações importantes para identificar o seu nicho de mercado ????
✔️ Por classe social
Classes A e B : as classes sociais com maior poder de aquisição econômica representam um número relativamente reduzido de pessoas, mas estão dispostas a investir um pouco mais para satisfazer necessidades e desejos.
Classe C : numericamente, a Classe C é a porcentagem mais representativa da população. Uma classe emergente, ampla, com gostos heterogêneos, necessidades distintas e grande potencial de consumo. Por isso, desponta com diversos nichos de mercado possíveis, compartilhando alguns com a classe B e com a classe D.
Classe D : a Classe D é a que apresenta o menor poder de compras, mas isso não quer dizer que elas não ofereçam bons nichos de mercado para se investir. Muito pelo contrário, a Classe D também tem alto potencial de consumo, mas os bens e serviços que adquirem geralmente possuem menor valor agregado. Ainda assim, mediante facilitação de pagamento, clientes nesta faixa de renda podem representar uma oportunidade para seu negócio.
✔️ Por idade
As diferentes faixas etárias do público também podem ser responsáveis pela criação de nichos de mercado bastante marcantes. Como os hábitos e as vontades vão sendo modificados ao longo do tempo, diferentes idades podem criar nichos muito interessantes que a sua empresa pode aproveitar desde, acompanhando a sua evolução.
Dica! Crianças e adolescentes : fase fundamental da vida, estes consumidores ainda são tutelados por seus pais. Embora as campanhas de consumo devem mirar nas crianças e nos adolescentes, no fim das contas, os adultos e representantes legais são os que pagam as contas, por isso, invista com cuidado e planeje muito bem cada ação direcionada para este grupo.
Jovens em idade universitária e recém-formados : pessoas dos 22 aos 35 anos, jovens adultos com alguma independência dos pais. Boa parte deles totalmente independente financeiramente. São grandes usuários da internet, das redes sociais e suas tecnologias. A minoria é casada e já tem filhos. Estão iniciando uma carreira ou tomando o controle das próprias atividades econômicas.
Adultos maduros/ de meia idade : dos 35 aos 50 anos, pessoas que em sua maioria já atingiram a formação acadêmica almejada. Homens e mulheres que, em boa parte, já são consolidados em suas profissões. A maioria é casada ou divorciada. Muitos têm filhos. Suas principais preocupações são proporcionar maior conforto à família; conseguir uma boa colocação no mercado; boas condições de aposentadoria; aumentar sua remuneração profissional ou adquirir bens de alto valor agregado como carros, casas e similares.
Público Maduro/Terceira idade : Pessoas a partir dos 50 anos, adultos maduros que estão se encaminhando para a terceira idade. Homens e mulheres casados, divorciados e viúvos cujas principais preocupações é envelhecer com saúde, aproveitar a vida de forma prazerosa, ter acesso a serviços de saúde e previdência de forma eficiente, adquirir bens de alto valor que ainda não puderam ser comprados, entre outros.
✔️ Por ocupação profissional
Com o tempo, as profissões nascem e as profissões morrem. Entretanto, há muitos assuntos pelos quais quase todo trabalhador se interessa, uma vez que estão diretamente relacionados à sua vida, sua carreira, suas finanças e seu cotidiano. Para atender este grupo o foco é proporcionar produtos e serviços que atendam aos seus interesses profissionais.
✔️ Gênero Masculino : nos último anos é possível perceber uma mudança no comportamento de consumos do gênero masculino. Mais interessados em segmentos que antes eram ditos como do "universo feminino", os homens passaram a investir nos cuidados pessoais através do consumo de produtos de cosméticos, serviços de beleza estática, culinária, dentre outros. Investir neste novo desejo de consumo pode ser uma bom negócio.
✔️ Gênero Feminino : assim como os homens, as mulheres também mudaram seus interesses ao longo do tempo. Com a luta por direitos e as conquistas diárias, as mulheres deixaram de ser apenas esposas e mães para se tornarem profissionais do mercado e empreendedoras. Novos interesses surgiram e outros forma reforçados como nos cuidados pessoais, aquisição de produtos e serviços que facilitem a sua rotina que envolve trabalho, cuidados com a casa, filhos e autocuidado.
✔️ Comunidade LGBT : a comunidade LGBT é um grupo economicamente relevante. Vencendo preconceitos, este público vem alcando seu espaço no mercado consumidor. Viagens, festas, espaços para festas, bares, confecção e outros segmentos podem se beneficiar e obter bons resultados investindo e entendo a necessidade de consumo deste público.
✔️ Hábitos culturais
Os hábitos culturais dos clientes são muito distintos entre si. Mas, cada um deles pode representar uma diferente possibilidade de negócio para diversos empreendimentos. Há clientes mais assíduos por livros e revistas, consumidores de conteúdo digital, fãs de filmes e cinema, telespectadores convictos, fãs de séries e outros públicos. Não podemos deixar também de lembrar das pessoas que estudam um segundo idioma, bem como os aficionados por teatro, ou os vidrados em gastronomia.
✔️ Por práticas de religião
O público Brasileiro é composto por três principais grupos religiosos: os cristãos, as religiões de matriz asiática/árabe e as religiões de matriz africana. Embora estes grupos compartilhem alguns dos mesmos interesses, é muito comum que cada grupo religioso componha os seus próprios nichos de mercado. Os principais grupos para quem deseja explorar algum nicho de mercado por religião, são:
1️⃣ Grupo Cristão (católicos e evangélicos) crenças cristãs têm suas especificidades. Por exemplo: enquanto católicos compram imagens sacras, evangélicos são mais assíduos consumidores de arte gospel.
2️⃣ Religiões islâmicos, budistas, hinduístras e outros : apesar de menos praticadas no Brasil, religiões árabes, como as vertentes do islamismo, e religiões asiáticas como o budismo e o hinduísmo também tem seus praticantes em nosso país. Dada a pouca demanda, há poucas empresas que apostam neste ramo, e é por isso que o seu empreendimento pode eventualmente se aproveitar deste nicho.
3️⃣ Religiões de Matriz Africana religiões autenticamente brasileiras, foram desenvolvidas pelos escravos com base em seus antepassados. As religiões afro, principalmente a Umbanda e o Candomblé, hoje representam uma base regular de fiéis que podem trazer boas oportunidades de negócios para o seu empreendimento.
✔️ Gostos de lazer
O lazer é o que os clientes fazem em seu tempo livre. A diversão e o lazer proporcionam ótimos nichos de mercado para quem deseja fazer bons negócios. Existem infinitas formas de obter lazer, dentro ou fora de casa.
1️⃣ Lazer dentro de casa : tem várias formas de se divertir dentro de casa, seja sozinho ou com as pessoas que você gosta. Filmes, séries, acesso a canais de tv fechado, games, estes são algumas formas de lazer que muitas casas utilizam como forma de diversão.
2️⃣ Lazer fora de casa : mesmo com a pandemia, ainda há boas formas de obter lazer fora de casa, seja sozinho, em grupo ou em casal. Cinema, museu, parques temáticos, atividades físicas em espaços abertos, estas são algumas das atividades de lazer que podem ser feitas fora das residências.
? Nichos de mercado que cresceram durante a pandemia
A pandemia da Covid-19 modificou de maneira significativa a forma como as pessoas vivem, tanto no Brasil, como no exterior. Invariavelmente, isso também causa modificações nas formas de consumir, reduzindo algumas práticas, mas criando outros nichos de mercado que podem ser bastante frutíferos.
- Produção, distribuição e venda de álcool gel
- E-commerce em geral
- Delivery de alimentos prontos
- Entregas de compras de supermercado
- Confecção e venda de máscaras
- Produtos de limpeza proteção sanitária
- Streaming e multimídia online
- Produtos para home office
- Produtos para games
Realizar os seus investimentos e planejamentos estratégicos de acordo com nichos de mercado pode ser uma estratégia bastante interessante para a sua empresa adotar. Ao priorizar determinados nichos, você pode explorar ao máximo possível a capacidade de compra de seus grupos de clientes e isso pode trazer boa lucratividade.
Contudo, como qualquer outra ação empresarial que você venha a fazer em seu negócio, escolher um ou mais nichos de mercado demanda um bom planejamento. Em alguns casos, pode ser mais interessante manter uma postura generalista e absorver um público consumidor mais numeroso e disperso, cujas práticas de compra são heterogêneas.
Além disso, se a sua empresa é do ramo Business to Business (B2B), e não da venda direta para consumidores, a forma de avaliar nichos de mercado também é diferente. Porque ainda que os seus produtos e serviços possam ser eventualmente consumidos pelo cliente final, você precisa se preocupar em vender efetivamente para o seu comprador, que é outra empresa, então a equação acaba tendo variáveis distintas.
Acesse https://youtu.be/UeVCWKdshUs e confira também o conteúdo que preparamos sobre Como fazer uma pesquisa de mercado.
Esperamos que este conteúdo te ajude a entender um pouco mais sobre como identificar os melhores nichos de mercado para investir e iniciar sua empresa. Aproveita para conferir outros conteúdos disponíveis no nosso site e redes sociais. Desejamos sucesso na sua jornada empreendedora!