Como DAR DESCONTO para clientes SEM PERDER O LUCRO
Aprenda com o Sebrae!
Publicado em 07/02/2020 | Atualizado em 07/02/2020
- Sabemos que o estímulo da concorrência e a insistência do cliente pode fazer com que você, empreendedor, acabe cedendo e oferecendo descontos sem antes consultar os números e saber se realmente tem condição para isso. Agir dessa forma e sem planejamento pode ser um risco, principalmente se estiver iniciando seu negócio.
Para te ensinar sobre política de desconto, como dar desconto e reduzir o impacto na sua margem líquida, além de garantir a lucratividade do seu negócio convidamos a contadora e consultora empresarial Taynã Rayra.
- ASSISTA AGORA O VÍDEO!
Para começar, você sabe o que é POLÍTICA DE DESCONTOS?
A política de descontos é uma espécie de “manual” que vai detalhar os métodos utilizados para precificar mercadorias e serviços, chegando a um cenário em que todos os bens de venda da empresa podem ser consultados pelo preço cheio e por sua margem mínima. Ou seja, ela será utilizada depois que o preço já estiver sido definido, às vezes como uma espécie de re-precificação.
Para facilitar o entendimento, Taynã dividiu em duas etapas:
1. Quais os fatores a serem considerados e como construir a sua estratégia para aplicação de descontos ?
- Analise a sua margem de lucro: faça o levantamento da sua receita e da sua real estrutura de custo;
- Conheça bem o seu produto ou serviço: entenda o que ele representa para o seu cliente;
- Entenda o seu fluxo de caixa: analise o momento da sua empresa, da concorrência, e principalmente o limite do seu caixa!
E para construir a sua estratégia de política de descontos é importante levar em consideração:
- Comece estimulando a saída de produtos parados no estoque ou que estejam próximos à data de vencimento;
- Precifique corretamente o seu produto ou serviço: é muito comum precificar sem considerar a análise da concorrência, análise do mercado e a real estrutura de custos;
- Entenda a percepção do seu cliente em relação ao seu produto ou serviço: busque gerar valor acima da percepção de preço;
- Saiba negociar: se o desconto for viável é interessante negociar, já que o cliente pode ser fidelizado através dele e render bem mais à empresa do que a margem de lucro de uma única venda.
2. Qual o impacto financeiro da aplicação de descontos na sua empresa?
- Avalie a sua margem de contribuição.
Para calcular é preciso realizar a seguinte conta:
Margem de Contribuição = Valor das Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis).
Fica Dica: nem sempre vender mais significar ter mais lucro! Isso depende da sua margem de contribuição!
Para aprender na prática como aplicar descontos na sua estratégia de preço Taynã trouxe um exemplo para você! Confere no vídeo!
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