Alimentação fora do lar. Como posso investir neste serviço?

Como posso investir neste serviço?

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Publicado em 13/05/2019 | Atualizado em 14/11/2019

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Pizza assada cortada em fatias

Com perfil diversificado, os estabelecimentos do setor de alimentação fora do lar são em sua maioria uma empresa de uma unidade só, ou seja, sem filiais. Entre eles os modelos mais comuns são as lanchonetes e os restaurantes que servem almoços: self service e a la carte. 
Cada vez mais incorporado ao hábito do brasileiro, se alimentar fora do lar tem sido uma alternativa em meio a vida agitada das grandes cidades, onde a variedade de refeições, lanches, petiscos e culinárias agradam todos os tipos de paladares. Os empreendedores que atuam nessa área visualizam variadas oportunidades para expandir os negócios nesse segmento. 

 

Ao planejar a implantação de uma empresa desse setor tão disputado, o empreendedor deve se atentar ao fato de que os consumidores, ao se dirigirem a um local como esse buscam, além de uma alimentação de qualidade, um bom atendimento e um ambiente agradável.

 

Leia neste material dicas úteis e importantes para auxiliá-lo nessa empreitada.

Você vai encontrar aqui

Como se comporta o mercado brasileiro de serviços de alimentação fora do lar? 
Dados sobre o mercado baiano de serviços de alimentação fora do lar. 
Como montar uma empresa de serviços de alimentação fora do lar? 
Os números do Self-service ou autosserviço. 
Mudanças no ambiente competitivo. 
Novos nichos, novos formatos e necessidade de reinvenção. 
Quais as tendências do setor de alimentação fora do lar? 

Como se comporta o mercado brasileiro
de serviços de alimentação fora do lar?

Entre quentinhas, deliverys e idas a restaurantes, o brasileiro vem gastando em média 25% da sua renda com alimentação fora de casa. Seja por falta de tempo, praticidade ou mesmo lazer, essa tendência reflete diretamente no crescimento do setor.

No país temos registrado mais de 850 mil pequenos negócios relacionados à alimentação fora do lar no Brasil, lanchonetes, casas de sucos e chás representam 38% do comércio no setor, seguido de restaurantes e bares, que representam 24% cada um. O fornecimento de quentinhas, compõe 14% desses pequenos negócios. 

Com uma ampla oferta de serviço e um público exigente o setor tem se mostrado cada vez mais segmentado com opções de serviços voltados para diversas necessidades, bolsos e vontades. Apesar disso o restaurante tradicional, continua dominando o mercado, representando 49% dos restaurantes. 

Dados sobre o mercado baiano de serviços de alimentação fora do lar

O público baiano possui um potencial de consumo que chega a quase 8 bilhões de reais, se tratando de alimentação fora do lar, esse valor representa 8,68% do total de consumo na Bahia, ficando atrás, apenas, da aquisição de veículos, esse é o setor que mais movimenta o comércio no estado. Apesar disso o consumo do público baiano ainda está abaixo da média nacional e regional quando se refere ao consumo per capita. Na Bahia, o gasto médio com a alimentação fora do lar é de R$ 520,61, valor 39% abaixo da média nacional, que é de R$ 852,19. No Nordeste, por sua vez, a média é de R$ 521,56, o que significa 0,2% a mais do que o consumo baiano.

Como montar uma empresa de serviços de alimentação fora do lar?

O primeiro passo é escolher o tipo de restaurante entre:  À la carte, Self-service, Delivery, Fast-food, Rodízio ou Típico.  São vários os modelos de empresas de serviços de alimentação fora do lar. O empreendedor deve ficar atento às normas técnicas estabelecidas para a perfeita ordenação das atividades e a obtenção de resultados padronizados. Depois de feita a escolha é hora de começar a organizar as ações que vão culminar na abertura da empresa.

Para te ajudar nessa empreitada, vamos apresentar as principais etapas da idealização até a abertura da sua loja:

Planejamento
Definido os produtos que serão oferecidos, o formato de empreendimento, o modelo de operação, os custos e viabilidade do empreendimento, perfil do público, conhecimento sobre a concorrência, além das habilidades e atitudes que os responsáveis pela empresa deverão possuir e desenvolver, um plano de negócio é uma ferramenta essencial.

Localização
A escolha do local para a instalação do seu empreendimento deve ser feita com muito cuidado. A menos que a sua empresa tenha uma proposta de atendimento exclusiva e diferenciada as pessoas não costumam se deslocar por longas distâncias para se alimentarem, por isso o ideal é escolher um local com grande fluxo de pessoas.

Profissionais
O número de profissionais para fazer com que a operação do seu negócio funcione estará relacionado diretamente ao porte da empresa, da capacidade produtiva e do nível de serviço proposto. Esses aspectos definirão não apenas a quantidade de profissionais necessários mas também o nível de capacitação profissional. De modo geral, você precisará de uma equipe com gerente, caixa, atendente, cozinheiro e ajudante de cozinha e todos eles devem ser treinados para que atendam seus clientes em conformidade com a proposta do seu empreendimento.

Estrutura
A estrutura de uma empresa desse setor deve, independente do seu porte,  ser adequada às normas da Vigilância Sanitária e ANVISA. 

Se tratando do modelo mais convencional de serviço de alimentação fora do lar, podemos dividir a estrutura dos restaurantes em nove itens: 

Estoque - Os alimentos e embalagens devem ser armazenados em prateleiras, respeitando as normas, com o espaçamento correto para ter ventilação e manter a higienização do local; 

Cozinha - Deve ser projetada de uma maneira que permita o fluxo de funcionários; 

Sala Administrativa; 

Banheiro para os funcionários; 

Área de convivência para os funcionários; 

Salão do restaurante, com mesas e cadeiras para os clientes; 

Área para pista de buffet, no caso de self-service; 

Banheiros para clientes - O banheiro para os clientes devem ser bem estruturados e adaptados para o público deficiente; 

Caixa - O caixa deve ser de fácil localização, preferencialmente próximo à saída. 

Comunicação
Como em qualquer outro empreendimento, as empresas de serviços de alimentação fora do lar, também devem investir em comunicação,  traçar uma estratégia de marketing eficiente e direcionada para ele será uma forma de alcançar seu público com mais rapidez.

Algumas ações que podem ser incluídas no seu plano de marketing são:

Panfletagem; 

Criação e atualização de perfis nas redes sociais; 

Criação e manutenção de um site; 

Criação de menus com as fotos dos produtos; 

Degustações periódicas dos produtos;
 
Programa de fidelidade e de relacionamento. 

Os números do Self-service ou autosserviço

O modelo de autosserviço vem dominando o mercado. Seis a cada dez restaurantes de pequeno porte adotam esse modelo.

Esse tipo de serviço já faz parte do dia a dia dos brasileiros e pode ser facilmente encontrado nos centros urbanos, com uma grande variedade de alimentos e de preços que garantem atender diferentes gostos e necessidades, apesar disso o modelo vem sendo aplicado quase que exclusivamente ao horário do almoço.

Muitos dos restaurantes que oferecem o sistema de autosserviço ficam próximos a centros empresariais e comerciais, regiões de alto fluxo de pessoas e que em grande parte possuem pouco tempo disponível para o horário das refeições. 

Atualmente esses estabelecimentos enfrentam como desafio a concorrência com as redes de fast-foods que além de oferecerem opções variadas, trabalham com valores extremamente competitivos. 
 

Mudanças no ambiente competitivo

Em um ambiente cada vez mais competitivo, é indispensável criar formas de reinventar-se para conseguir se manter atuante no mercado. Não saber inovar pode representar a estagnação do negócio ou, ainda pior, a sua quebra comercial. Por isso, encontrar novos formatos de gestão, organização e comercialização, além de observar os novos nichos de consumo, podem ser uma excelente saída para o empreendedor que deseja reinventar-se no mundo dos negócios. 

Outras ferramentas que podem ajudar o empresário do setor a se posicionar competitivamente nesse mercado que cresce são: a elaboração de site, serviço de delivery em apps, páginas em redes sociais, entre outras ferramentas tecnológicas que auxiliem o consumidor e facilite o acesso ao produto.


Pontos de atenção para quem quer empreender neste segmento:

Cozinha, mesas, toalhas e garçons representam o que a empresa pensa sobre higiene e a limpeza;

Acompanhar de perto as tendências do mercado e as inovações;

Checar procedência, selecionar fornecedores e servir apenas produtos de qualidade;

Ter controle de desperdícios, nas diversas etapas, da compra ao preparo do alimento. Todas as etapas sofrem perdas. Perde-se na limpeza dos alimentos, no preparo, cozimento e no bufê, estar atento a isso evita grandes perdas; 

Acompanhar de perto o dia a dia da empresa. O empreendedor deve zelar pelo controle de qualidade dos seus produtos e serviços e a ausência o impede de perceber essas oscilações;

Tenha controle absoluto das mercadorias, desde o momento da compra até a chegada do alimento à mesa do cliente;

Faça a estocagem dos alimentos em lugares adequados seguindo a regra de respeitar sempre a validade dos produtos, tendo como regra que produtos mais antigos, ainda que com diferenças de poucos dias, devem ser usados primeiros, isso reduz a perda, ajuda a melhorar o controle de estoque e ainda ajuda a manter produtos sempre novos na sua cozinha;

Avalie os preços praticados pela concorrência; 

A existência de um bom capital de giro torna-se essencial, principalmente quando se trabalha com cartões de crédito e vales-refeição, pois o retorno em moeda demora, em média, 30 dias. 

Novos nichos, novos formatos e
necessidade de reinvenção

Com a variedade de oferta no mercado, as pessoas estão cada vez mais exigentes, informadas e seletivas em relação ao local que pretendem fazer suas refeições. As exigências agora ultrapassam a qualidade do alimento e envolvem questões como diversificação do cardápio, ambiente, e qualidade de atendimento.

Nesse segmento tão competitivo, o empreendedor deve estar atento às necessidades do seu público-alvo e investir na qualificação dos profissionais para que venha a se diferenciar dos seus concorrentes.

O empreendedor deve também ficar atento para:

Oferecer atenção e informação no atendimento; 

Garantir a chegada dos pratos na hora certa; 

Oferecer cardápios completos e organizados; 

Evitar conversas paralelas durante o atendimento; 

Ter um local para acomodar os pertences; 

Quando se trata do meio empresarial, deve ainda buscar cooperação com outros empresários do setor para garantir uma maior representatividade no mercado, o que fortalece a categoria e aumenta o poder de competitividade dos negócios envolvidos.

Portanto, ela está baseada em um relacionamento de interdependência entre as empresas participantes com o objetivo de alcançar o bem comum. 

Entre as vantagens de participar dessas ações conjuntas, é possível citar: 

Melhores condições de rentabilidade dos estabelecimentos; 

Melhores condições comerciais para aquisição de mercadorias e insumos; 

Maior presença na mídia a um custo mais baixo; 

Acesso a produtos de marca própria; 

Acesso a serviços financeiros. 

Quais as tendências do setor de
alimentação fora do lar?

Além de oferecer um serviço de qualidade de segurança alimentar o empreendedor que deseja se manter no mercado precisa aderir às tendências do ramo. Conhecer o que o seu consumidor consome, e proporcionar isso será um diferencial diante da acirrada concorrência do setor. Garantir a boa qualidade dos alimentos, a agilidade na entrega dos pedidos, um preço competitivo no mercado,  requer muita criatividade e inovação no ambiente de trabalho.

A mudança no perfil de consumo tem transformado o mercado nos últimos anos, muito disso atrelado a sustentabilidade, uma tendência que vem modificando diversos setores do mercado nacional. São vários nichos que surgem e se mostram ótimas alternativas de negócio. Entre eles estão o mercado de alimentos  fitness, alimentos gourmet, os food trucks, alimentação saudável, alimentos naturais e regionais, alimentos prontos e fracionados, além dos alimentos voltados a quem possui restrições alimentares.

 Por fim, diante de todas essas novas opções de produtos e hábitos alimentares que estão surgindo ou se fortalecendo no mercado, vale destacar cinco características principais que atingem essas tendências: 

Sensorialidade e o prazer; 

Saudabilidade e o bem-estar; 

Conveniência e a praticidade; 

Confiabilidade e a qualidade; 

Sustentabilidade.