Treinamentos corporativos

Saiba como organizar treinamentos na sua empresa

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Publicado em 03/05/2024 | Atualizado em 03/05/2024

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Imagem desfocada de uma sala de aula com algumas pessoas sentadas escrevendo.

A competitividade presente no mundo empresarial exige colaboradores com alta performance. Ter um bom sistema de treinamento corporativo é uma etapa fundamental para a melhoria da produtividade. Tais atividades promovem o crescimento e fazem com que um negócio seja capaz de acompanhar o mercado.

 

Entretanto, é preciso que o setor de Recursos Humanos, responsável pela organização desses treinamentos, faça análises cuidadosas antes de optar por um modelo. Ao longo desse artigo, este e outros fatores que estão diretamente ligados à implementação dos treinamentos corporativos serão destacados.

 

Para saber mais sobre esse assunto, continue a leitura.

Equipe em uma mesa de reunião e uma pessoa em pé apresentando.

O que é um treinamento corporativo?

Um treinamento tem como principal objetivo oferecer conhecimento através de aulas práticas ou teóricas a respeito de um determinado tema. Portanto, visa o desenvolvimento de habilidades específicas.

 

Quando se fala a respeito dos colaboradores de uma empresa, a educação corporativa tem como ideia principal oferecer treinamento adequado para o desenvolvimento de competências que ajudarão a otimizar a rotina no ambiente de trabalho.

 

A ideia do treinamento corporativo é tornar a execução de tarefas um processo mais eficiente. Logo, os treinamentos costumam abranger áreas distintas de uma empresa e contam também com temas gerais, voltados para a melhoria da organização como um todo.

Qual a importância do treinamento corporativo?

Devido ao seu papel na otimização dos processos empresariais, o treinamento corporativo se faz essencial e muitos gestores já compreenderam a importância de capacitar seus funcionários.

 

É possível afirmar que os cursos oferecidos não visam somente o desenvolvimento do profissional que participa, mas também são capazes de gerar resultados no negócio como um todo. Isso acontece uma vez que funcionários que possuem mais qualificação apresentam melhores performances impactam diretamente nos resultados apresentados pela empresa.

 

Vale destacar que um programa de treinamento corporativo deve ser pensado levando em conta os seguintes aspectos:

✅Melhoria do relacionamento interpessoal;

✅Melhoria na condução das reuniões;

✅Maior eficiência na gestão de pessoas;

✅Melhoria na preparação de feedbacks;

✅Maior delegação de tarefas;

✅Melhores técnicas de apresentação.

Quais são os principais objetivos do treinamento corporativo?

Os objetivos e as necessidades de um treinamento corporativo são identificados de forma individual. Ou seja, cada empresa realiza essas capacitações de acordo com o que precisa ser melhorado no seu ambiente. Esses aspectos são identificados pelo setor de Recursos Humanos e podem passar por variações de acordo com a percepção dos gestores.

 

Os objetivos podem ser desde a atualização técnica de um grupo de colaboradores até a integração de funcionários. Porém, um aspecto essencial é que o treinamento tenha ligação direta com os propósitos da empresa naquele momento.

 

Por exemplo, em casos nos quais a produtividade precisa ser aumentada, os cursos oferecidos precisam ter ligação com esse objetivo, para trazer os resultados esperados para a empresa.

 

Porém, vale mencionar que esta não é a única função do treinamento corporativo e ele também pode atuar no sentido de aumentar a motivação, melhorar o clima organizacional e até mesmo para reter talentos na empresa.

 

Assim, os seus benefícios não estão ligados somente ao curto prazo, mas podem ocorrer também no médio e longo prazo.

Cinco colegas de trabalho conversando.

Quais são os benefícios do treinamento corporativo?

É possível afirmar que o treinamento corporativo conta com uma série de vantagens para a empresa, que vão desde a melhoria na organização até o aumento de confiança por parte da equipe de colaboradores. Tais vantagens serão abordadas a seguir.

1. Melhoria na organização

Muitas empresas optam por organizar seus treinamentos corporativos em grupo. Assim, os colaboradores precisam trabalhar juntos e isso acaba gerando uma oportunidade de integração entre os funcionários de uma mesma equipe e também entre os que atuam em setores diferentes.

 

Essas oportunidades educacionais contribuem para a melhoria do clima organizacional da empresa. Além disso, o simples ato de oferecer uma capacitação faz com que os colaboradores se sintam valorizados, pois a empresa está investindo em sua formação.

 

Portanto, isso repercute nas questões de produtividade e motivação. Também vale pontuar que a melhoria no clima organizacional contribui para a criação de um ambiente de trabalho mais saudável e cooperativo, o que impacta significativamente questões de produtividade e a qualidade na entrega os trabalhos de todos os profissionais.

2. Aumento da produtividade

Um treinamento corporativo também pode ter como objetivo a atualização dos funcionários. Como o setor empresarial passa por mudanças constantes, essa adequação se faz necessária periodicamente.

 

A partir do treinamento, o colaborador poderá entender mais claramente quais são as suas funções e se sentirá mais motivado e apto a produzir.

 

Em geral, esse aumento de produtividade é percebido pelas empresas como uma das maiores vantagens de ter uma política de treinamentos corporativos. Uma vez que os funcionários têm as suas habilidades desenvolvidas, o seu desempenho nas tarefas diárias se torna mais eficiente.

 

Quando isso se soma ao aumento de motivação decorrente da valorização, o treinamento corporativo se torna decisivo para os resultados empresariais.

3. Aumento da confiança da equipe

Uma vez que um profissional é devidamente capacitado para executar as suas tarefas, ele se torna mais confiante nas suas atividades. Isso pode ser promovido através dos treinamentos corporativos, especialmente daqueles que se voltam para a atualização de conhecimentos.

 

Uma vez que o colaborador vai aprender novas habilidades, ele tem tudo para melhorar o seu desempenho e adquirir mais confiança no seu trabalho. Além disso, se sentirá mais confortável para propor novos rumos, sugerir soluções e deixar claras as suas opiniões sobre um determinado projeto.

 

Atualmente, muitas empresas fazem anúncios de vagas procurando exatamente por este perfil de colaborador. Então, uma forma de conseguir ter funcionários que atuem dessa maneira é investir nessa mentalidade, promovendo treinamentos que aumentem a confiança da equipe, de modo que ela acredite nas suas habilidades e na possibilidade de usá-las para obter crescimento no mercado.

4. Retenção de talentos

Através dos treinamentos corporativos, os colaboradores percebem que a empresa tem interesse em investir no seu crescimento e no aprimoramento das suas habilidades. Logo, se torna evidente que eles são valorizados no seu espaço de trabalho.

 

Uma vez que esse sentimento faz parte da rotina de um funcionário, a retenção de talentos se torna uma realidade para a empresa. Afinal, quem está satisfeito com os rumos que a sua carreira vem seguindo tende a não procurar por oportunidades em outros locais. Então, o treinamento corporativo também atua no sentido de promover a sensação de pertencimento.

 

Através dela, os colaboradores se sentem mais engajados com as suas tarefas e têm o seu espírito de equipe fortalecido, de modo que tendem a permanecer por mais tempo nos seus postos de trabalho.

5. Fortalecimento da cultura organizacional da empresa

Outro aspecto que pode ser reforçado de forma eficiente através dos treinamentos corporativos é a cultura organizacional da empresa. Ou seja, esse espaço pode ser usado para que os funcionários sejam educados quanto aos valores que guiam o seu ambiente de trabalho.

 

Ter esse tipo de cuidado é fundamental, uma vez que os colaboradores serão capazes de transmitir as qualidades desejadas pelos gestores em todo o seu trabalho e durante a sua rotina na empresa. Características como a inovação e o respeito à diversidade se tornam realidades muito mais tangíveis.

 

Assim, todos os serviços e produtos, bem como o relacionamento com os clientes, será marcado pela cultura organizacional da empresa, o que atua no sentido de fortalecer a sua imagem junto ao público e internamente.

6. Redução da rotatividade

A redução da rotatividade está diretamente ligada à questão da retenção de talentos e parte do mesmo princípio: colaboradores que se sentem valorizados e que veem oportunidades de crescimento na empresa tendem a não abandonar os seus postos de trabalho.

 

É possível afirmar que o treinamento corporativo ajuda a prevenir desligamentos através da motivação. Assim, os bons profissionais vão permanecer por mais tempo na empresa, evitando que seja necessário treinar novos colaboradores, o que geraria mais gastos.

 

Vale destacar que essa redução da rotatividade pode contribuir para a valorização da marca. Os funcionários são excelentes formas de propaganda e, quando eles sentem orgulho de ocupar os seus cargos, com certeza indicarão a empresa para quem conhecem, fazendo com que ela seja valorizada no mercado.

Três colegas de trabalho olhando para um notebook.

O papel do RH na criação dos treinamentos corporativos

O setor de Recursos Humanos tem um papel importante na criação dos treinamentos corporativos, visto que estabelecer um calendário para a sua ocorrência é responsabilidade dessa área. Isso acontece porque o RH consegue ter uma visão mais abrangente das necessidades empresariais, uma vez que este setor recebe os feedbacks dos gestores e dos funcionários.

 

Então, as estratégias que visem o desenvolvimento e a melhoria da equipe devem partir do RH. Dessa forma, cabe ao Recursos Humanos o planejamento das atividades, além da avaliação dos seus resultados. A partir daí, o setor é capaz de pensar novos rumos para a empresa e de detectar as suas falhas, elaborando estratégias que sejam capazes de solucionar os problemas.

Qual a diferença entre educação corporativa e treinamento corporativo?

Educação corporativa e treinamento corporativo são termos bastante similares. Entretanto, é importante fazer uma diferenciação, porque ela afeta o trabalho do RH de forma direta e modifica a maneira como ele define programas e linhas de ação.

 

Em linhas gerais, a educação corporativa pode ser definida como uma estratégia que visa um conjunto maior de ações de aprendizado. Ou seja, ela pensa metas em longo prazo que têm ligação direta com o aprimoramento das habilidades dos colaboradores para os resultados futuros.

 

Também não é incomum que este termo seja usado como um guarda-chuva para abarcar metodologias diversas, como as aulas presenciais e a EAD.

 

Por outro lado, o treinamento corporativo é mais pontual e visa a solução de problemas mais imediatos. Além disso, o treinamento visa o aprimoramento individual. Portanto, as suas atividades são pensadas de acordo com a necessidade de cada colaborador.

 

Assim, a principal diferença entre as duas medidas está na questão da abrangência. Enquanto a educação corporativa seria uma medida mais ampla e focada no futuro, o treinamento visa a sua solução de problemas do atual contexto.

Pessoas em uma mesa de reunião e uma mulher em pé apresentando.

Quais são os principais tipos de treinamento corporativo?

Mesmo que o treinamento corporativo seja focado no momento atual da empresa, ainda existem entraves distintos em cada tipo de negócio e, portanto, medidas distintas para solucioná-los.

 

Logo, elas possuem vantagens e desvantagens que precisam ser de conhecimento dos gestores e do RH antes da escolha de um modelo de treinamento. Pensando na importância desse conhecimento, os principais tipos de treinamento corporativo da atualidade serão comentados a seguir.

1. Gamificação

A gamificação pode ser considerada um dos modelos mais modernos de treinamento corporativo. Consiste em uma estratégia que utiliza elementos da lógica, bastante presentes em jogos que não são voltados exclusivamente para o entretenimento.

 

É possível destacar que a gamificação faz uso de recursos como as missões, a pontuação e o storytelling e tem como objetivo principal aumentar a motivação dos colaboradores que precisam realizar atividades educativas. Esse objetivo é atingido através da imersão que a estratégia proporciona.

 

Por se tratar de algo de caráter interativo e que consegue despertar o engajamento, a gamificação tem se mostrado muito eficiente. Também merece destaque o fato de que, quando realizado de forma online, as plataformas conseguem coletar dados relativos ao desempenho e gerar relatórios detalhados para o setor de RH, de modo que a efetividade do treinamento possa ser medida.

 

Porém, vale destacar que é muito importante usar os recursos da gamificação de forma correta para que ela possa gerar aprendizado, e não apenas funcionar como entretenimento para os colaboradores.

2. Presencial expositivo

O modelo presencial e expositivo é o mais tradicional: ele usa a lógica de uma sala de aula. Portanto, existe um instrutor que conduz os encontros, um material didático e um espaço voltado para a aprendizagem, geralmente a própria empresa. Assim, os colaboradores se afastam da sua rotina de trabalho para participar das atividades e tirar dúvidas quanto ao conteúdo exposto.

 

Trata-se de um método bastante comum e que apresenta resultados satisfatórios, mas pode se tornar cansativo para treinamentos mais longos. Isso acontece porque, muitas vezes, o presencial expositivo acaba não estimulando suficientemente a participação dos colaboradores.

 

Além disso, também não existe muita diversidade quanto ao formato das aulas. Então, é natural que o seu potencial acabe não sendo plenamente atingido.

3. Presencial dinâmico

É possível destacar que o modelo presencial dinâmico surgiu como uma forma de modernizar o presencial expositivo, especialmente no que se refere a motivar e a oferecer metodologias mais ativas no processo de ensino e aprendizagem.

 

Para oferecer uma característica mais dinâmica, esse tipo de treinamento corporativo aplica técnicas como a sala de aula invertida e as dinâmicas de grupos, além de usar outras ideias especiais para despertar o engajamento dos funcionários.

 

Entretanto, é importante lembrar que tanto o RH quanto os instrutores precisam saber dosar os momentos de maior descontração com os de aprendizado durante a elaboração do treinamento, de modo que as aulas sejam criativas, mas o método ainda apresente resultados eficientes.

4. EAD

O EAD surge como um recurso interessante para as situações nas quais as atividades presenciais não podem acontecer, como vimos durante a pandemia. Portanto, é possível elaborar aulas gravadas e que podem ser acessadas pelos colaboradores de qualquer dispositivo e a qualquer momento do dia.

 

Esse recurso se faz interessante também no sentido de redução de custos e de otimização de tempo. Entretanto, é muito importante que o RH tenha um acompanhamento mais próximo nesse modelo para garantir que todos os funcionários estejam progredindo adequadamente nas atividades.

Quadro com alguns post-its e uma pessoa escrevendo algo.

Como organizar um treinamento corporativo?

Atualmente, existem várias empresas especializadas no oferecimento de treinamentos corporativos. Elas contam com toda a estrutura necessária, bem como com as práticas efetivas para a sua aplicação.

 

Porém, existem alguns gestores que preferem investir em cursos exclusivos. Isso acontece devido à necessidade de personalização, permitindo que as atividades sejam focadas no time de colaboradores e no perfil do negócio. Então, quando este cenário se apresenta, a elaboração do treinamento corporativo se torna de responsabilidade do setor de Recursos Humanos.

 

Assim, é importante que ele conheça bem todas as etapas envolvidas. Elas serão descritas a seguir.

1. Faça um planejamento

Durante a elaboração de um treinamento corporativo, o RH precisa levar em consideração dois fatores: a adaptação da estratégia escolhida no contexto da empresa e as etapas necessárias para que o treinamento seja executado.

 

Diante disso, o primeiro passo é realizar um estudo a respeito dos objetivos do treinamento. Podem ser realizadas, por exemplo, pesquisas para compreender os colaboradores. Veja alguns exemplos de perguntas que podem ser utilizadas como base:

➽ Qual setor será contemplado pelo treinamento?

➽ Quais serão as atividades aplicadas?

âž½ Qual o perfil dos colaboradores?

âž½ Qual a idade dos colaboradores?

➽ Quais são as principais necessidades desses profissionais?

âž½ De que forma o treinamento pode contribuir para melhorias no setor?

 

Esses questionamentos são fundamentais para a compreensão do público e para a definição dos detalhes de um treinamento corporativo. A partir deles, será possível também determinar as ferramentas usadas, a abordagem e o conteúdo que será trabalhado.

2. Necessidades empresariais

A segunda etapa de um bom planejamento consiste na determinação das necessidades da empresa, o que envolve um levantamento das suas principais falhas. Para isso, o RH pode verificar os seguintes aspectos:

➣ Avaliações de desempenhos dos colaboradores nos últimos meses;

➣ Avaliação de satisfação dos clientes;

➣ Pesquisas a respeito do clima organizacional.

 

A partir desse levantamento, será possível ter uma visão geral da corporação. Então, os treinamentos poderão ser propostos com maior direcionamento e com uma estrutura mais eficaz, de modo que eles sejam eficazes na obtenção dos resultados esperados pela empresa.

3. Estabelecimento de metas

Quando as necessidades de todos os envolvidos no treinamento corporativo já foram devidamente detectadas, o planejamento precisa partir para a etapa de estabelecimento de metas.

 

Nesse ponto, é preciso ser específico. O RH deve determinar questões como o tempo de duração das atividades, bem como as expectativas de melhorias dentro de um período. Isso acontece porque os objetivos do treinamento somente podem ser estabelecidos após a identificação das deficiências da empresa.

 

Também é muito importante observar que as metas devem ser realistas. Assim, embora seja importante traçar desafios, o RH deve ter a certeza de que as suas projeções podem ser concretizadas.

4. Tenha um tema definido

A quarta etapa do planejamento consiste na determinação de um tema para o treinamento corporativo. Uma vez que as necessidades e objetivos já foram identificados, fica mais fácil decidir quais assuntos precisam ser abordados para o seu cumprimento. Nesse sentido, um treinamento que visa o aumento de vendas precisa procurar temáticas que se encaixem nesse universo, como práticas e argumentos que convençam clientes.

Além disso, também se mostra válido citar casos de sucesso de outras empresas. A partir dessa definição, é possível fazer um alinhamento entre as metas e as temáticas, garantindo o sucesso do treinamento corporativo.

5. Escolha uma abordagem prática

Embora a teoria seja importante para o aprendizado, a prática deve caminhar ao seu lado.

 

Portanto, procure pensar as questões abaixo:

➧ Formas de execução sem que os colaboradores se afastem das suas funções por muito tempo;

➧ Definição da plataforma a ser utilizada para as aulas;

➧ Tecnologias que servirão como suporte;

➧ Tempo de dedicação do colaborador para o treinamento;

➧ Possibilidade de que cada indivíduo crie a sua metodologia de estudos;

➧ Cumprimento de um cronograma rígido.

6. Determine a duração do treinamento

Por fim, para que a elaboração do treinamento seja concluída, o RH deve determinar a duração do curso. Nessa etapa, é importante considerar aspectos com os gastos com a atividade, visto que os treinamentos não devem trazer prejuízos para a empresa.

 

Uma missão deste setor é buscar formas rentáveis de promover essas ocasiões. Nesse sentido, um método que tem ganhado bastante espaço é o EAD, que gera economia, flexibilidade de horários e possibilidade de atualização dos conhecimentos posteriormente.

Pessoas em uma sala de aula vistas de trás.

Conhecendo alguns tipos de treinamento corporativo

Os modelos de exposição são bastante conhecidos. Portanto, esta seção do artigo visa comentar a respeito de abordagens menos tradicionais e que têm sido bastante utilizadas nas empresas que promovem treinamentos corporativos.

 

As atividades em questão são dinâmicas e diferentes, de modo que acabam se tornando mais memoráveis para os funcionários, devido às experiências que proporcionam durante o treinamento em si.

 

✅ Coaching

O coaching tem como foco o desenvolvimento profissional e pessoal do colaborador. Trata-se de um trabalho feito individualmente e voltado para a motivação e para o desenvolvimento humano.

 

Portanto, o aprimoramento das habilidades acontece através destes fatores. É uma estratégia que tem se mostrado bastante efetiva, porque ajuda a modificar padrões de comportamento.

 

✅ Troca de papéis

A troca de papéis funciona por mostrar aos colaboradores a importância de cada setor da empresa.

 

Por um determinado período, o funcionário experimenta a rotina de outra equipe, o que faz com que ele passe a valorizar mais o trabalho dos seus colegas, criando laços de empatia e mais proximidade.

 

A consequência é um ambiente colaborativo e amigável.

 

✅ Atividades especiais

Algumas empresas têm adotado atividades especiais, como aulas de culinária, para trabalhar o processo decisório, o trabalho em equipe e a confiança dos seus colaboradores, pontos que contribuem para a rotina do negócio e aumentam a eficiência. Tais atividades se mostram efetivas por serem marcantes e se fixarem na memória dos funcionários.

 

Considerações finais

O treinamento corporativo é essencial para o bom desenvolvimento dos colaboradores e tem como consequência uma melhoria nos resultados da empresa. Como os profissionais se tornam mais capacitados, a sua performance melhora significativamente.

 

Além disso, as atividades em questão fazem com que os colaboradores sintam que são valorizados pela empresa, o que atua no sentido promover a retenção de talentos e diminuir a rotatividade de funcionários.

 

Portanto, o setor de RH deve se dedicar a analisar as falhas da empresa para determinar quais são os treinamentos mais interessantes e implementá-los, otimizando as tarefas do dia a dia e melhorando a cultura organizacional.