Startup: um modelo de negócio que vem se destacando no Brasil!

Principais etapas para o crescimento e apoio as Startups!

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Publicado em 01/06/2021 | Atualizado em 01/06/2021

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Empreender com Startups

As startups são o negócio ideal para os que desejam e sonham em ser empreendedores. Isso acontece porque elas demandam criatividade, força, persistência e inovação. Tudo isso em conjunto com uma ideia totalmente fora da caixa que faz a empresa se destacar no meio de tantas outras.

 

Assim nascem as startups, e principalmente, assim se criam os empreendedores do futuro. Esse tipo de empreendedor pensa em muitos aspectos do negócio, não somente no lucro que ele pode obter. O lucro é apenas uma consequência desse pensamento totalmente diferenciado do empreendedor, que não se prende a antigas formas de fazer acontecer e resolver problemas.

 

É muito importante destacar o empreendedor antes de aprender sobre os melhores programas para o crescimento das startups. Isso ocorre, uma vez que é ele que aplica os conceitos do programa, tanto durante o aprendizado quanto depois que o processo já foi aplicado inicialmente. Dessa forma, o foco de qualquer programa deve transcender os conhecimentos passados, mas essencialmente mudar a mentalidade estratégica do empreendedor.

Desenvolvimento de Startups

Para desenvolver uma startup de sucesso é preciso se apoiar em três pilares. Primeiro, o empreendedor deve ter em mente que a sua ideia precisa necessariamente ser a solução para um problema de verdade. A ideia do negócio é resolver esse problema de uma maneira mais simples e rápida para o cliente.

 

Essa fase da ideia apresenta diversos aspectos, de modo que não basta apenas ter uma que seja boa. Ela deve ser boa o suficiente para engajar o público, de modo que ele vai entender que a sua solução era de fato o que ele precisava o tempo todo. Tome como exemplo a empresa Uber. Quem poderia imaginar uma solução tão simples e funcional, não é mesmo?

 

Pois então, Garrett Camp e Travis Kalanick imaginaram. Eles idealizaram um formato inovador que gerou diversos trabalhos para pessoas de todo o mundo. Além disso, o Uber facilitou a vida de muitas pessoas e melhorou seu dia a dia de transporte para escola, faculdade, trabalho, festas, entre outros eventos.

 

Depois da chamada “grande ideia” que efetivamente resolve um problema, é chegada a hora de fazer a validação do negócio. É preciso conhecer o mercado e a demanda que a startup pode atender. Nesse momento o empreendimento é posto no mercado e existe uma verificação para analisar se o negócio é de fato escalável e repetível.

 

Por fim, existe uma etapa de análise dos resultados da validação. Agora já se tem a ideia e ela já foi aplicada com os clientes no mercado. Por isso, é o momento de verificar se o negócio realmente tem potencial para ser um grande sucesso. Nessa etapa são resolvidos alguns problemas e incluídas novas soluções interessantes. Aqui o negócio pode passar por uma grande estruturação.

Crescer de maneira sustentável

O crescimento sempre deve acontecer de maneira sustentável. Isso não quer necessariamente dizer que a startup deve ser ecologicamente correta. Obviamente isso é um diferencial competitivo, mas não é apenas disso que se trata o fato de a empresa ser sustentável.

 

Sustentabilidade em um negócio significa reaproveitar recursos, desde materiais, ferramentas, produtos e principalmente recursos humanos, que atualmente possuem um nome bem mais adequado que é o de gestão de pessoas. A gestão de pessoas deve ocorrer de maneira natural e focada em aprendizado e mútua troca de conhecimentos.

 

Descartar funcionários não deve ser o foco, mas sim aproveitar o que eles podem entregar. É preciso que existam ações de natureza interna para que os colaboradores sejam qualificados e treinados. Isso leva a uma melhora do setor produtivo, administrativo e de prestação de serviços

Participação da sociedade na empresa

A sociedade é muito importante para o crescimento de qualquer startup, de modo que são com os anseios e problemas presentes na sociedade que a empresa se desenvolve. Utilizando a empresa Uber como exemplo novamente, é possível ver que a sociedade influenciou muito na escolha e nas etapas de implantação do negócio.

 

A versão resumida da história da Uber é a de que seus dois fundadores estavam com dificuldades para achar um táxi em um determinado dia. Dessa forma, eles pensaram que esse não era apenas um problema que eles estavam passando, mas sim a sociedade como todo. Especialmente em grandes centros comerciais de países desenvolvidos e em crescimento.

 

Assim, a sociedade participou de maneira indireta na criação dessa startup, de modo que somente com a constatação de um problema dela, que a ideia da empresa surgiu. Essa não é a única maneira de incluir a sociedade em uma empresa, sendo que ela pode auxiliar com outras questões, como novas demandas, comentários, reclamações, análise de meios de vida, entre outros aspectos que influenciam muito na tomada de decisão das empresas tradicionais, e principalmente das startups.

A importância dos programas para alavancar as Startups

Chegamos agora efetivamente à parte que interessa: Os programas que ajudam as startups a crescer. Até então falamos sobre os mais diversos aspectos teóricos que fazem com que esse tipo de empresa seja criada, cresça e se desenvolva dentro da sociedade como um todo.

 

Agora vamos falar sobre a importância de participar de programas que direcionam startups a crescerem de maneira sólida e sustentável. Esse tipo de programa é muito interessante, especialmente para empresas que estão começando a atuar. Empresas que começam do zero podem se adaptar às mudanças com facilidade e aproveitaram muito os programas de aceleração.

 

Entre os aspectos que mais trazem vantagens em participar de programas para startups estão a aplicação de um modelo de negócios que efetivamente traz resultados, a patenteação do negócio, a criação de um MVP (Mínimo Produto Viável), bem como fazer um plano de negócios e receber investimentos para a empresa.

 

Tudo isso pode ser realizado dentro de uma startup que participa de um programa de crescimento confiável, ético e correto. A partir dessa compreensão recomenda-se fortemente que o empresário que tem uma empresa com esse modelo, faça parte de diversos cases de sucesso e ingresse em um bom programa de crescimento para startup.

Programa que ajudam a Startups a crescer

Existem diversos programas que têm como objetivo auxiliar no crescimento saudável de startups. Esses programas, em sua maioria, são geridos por grandes empresários e especialistas da área do empreendedorismo. Em muitos casos também existem profissionais da área da tecnologia por trás desse tipo de programa, já que esse é um setor de destaque entre as startups.

 

Programas para startups devem ser pesquisados a fundo antes que a empresa mergulhe de cabeça no que é pensado para o negócio. Se você tem uma startup e está começando, por exemplo, lembre-se de analisar detalhadamente o que o programa oferece, quais os profissionais que lideram o programa, bem como o tipo de linha adotada por eles. Você não quer colocar sua grande ideia nas mãos de qualquer um, não é mesmo?

 

O empreendedor mais atento vai entrar no site do programa de aceleração, vai verificar o cases de sucesso e entender a linha de pensamento utilizada para alavancar essas empresas. Se, e somente se, tudo estiver alinhado e de acordo com a ideia da sua empresa, o empreendedor vai cogitar ingresse em um programa com esse.

 

Assim, uma vez verificadas todas essas questões, chega a hora de ir com tudo para dentro do programa escolhido. Não deixe que pensamentos enraizados na sua cabeça sejam o empecilho para o crescimento do seu negócio. Por mais especializado que você seja, escute os consultores e pense em realizar as mudanças propostas. Analise e verifique todas as possibilidades antes de se negar a fazer a estratégia proposta.

Como funcionam os principais programas

A maioria dos programas para startups que efetivamente entregam resultados apresenta uma série de etapas. Essas etapas são realizadas pelas empresas que passam por esses programas. Elas devem concluir todas elas até que possam ser consideradas um case de sucesso.

 

Veja quais são essas etapas:

??Conhecimento

A parte de conhecimento do negócio tem muito a ver com a fase atual do empreendimento. É preciso conhecer e explorar o mercado para encontrar os objetivos e o foco que o negócio deve ter. Nessa etapa o mercado é mapeado e o modelo de negócios é criado ou modificado, sempre a depender da fase na qual a empresa se encontra.

 

Os melhores programas de crescimento consideram essa questão como prioridade, pois é a partir da etapa de conhecimento que o negócio começa a tomar uma nova forma à jornada de crescimento. O conhecimento é a chance para que o empreendedor conheça o mercado de maneira profunda e assim possa trazer as melhores soluções para as dores de seus clientes.

??Engajamento

Engajamento tem a ver com conexões e oportunidades. É preciso verificar o quão engajado os fundadores e administradores do negócio estão, para assim passar para as demais etapas. O engajamento serve para incluir os principais participantes do negócio e assim vislumbrar novas oportunidades.

 

Esse momento é muito marcante, pois faz as pessoas começarem a efetivamente acreditar no negócio. Acreditar que ele pode se tornar um sucesso e dar muitos frutos. Somente com essa perspectiva dos gestores é que os clientes poderão verificar a importância e a qualidade do empreendimento e, assim, se tornarem consumidores.

??Geração de valor

Para gerar valor é preciso ter boas propostas e entregar excelentes resultados. De nada adianta ter uma ideia super inovadora e que realmente resolve diversas dores de seus clientes, se você não consegue entregar resultados. Seu negócio só gera valor se ele faz alguma modificação positiva na vida de seus clientes, lembre-se disso!

 

Se você tem a certeza de que pode entregar resultados para as pessoas que acreditarem no seu negócio e se tornam clientes, você começa a gerar valor. Essa é uma das principais etapas do negócio, pois somente a partir do momento que você gera valor, você consegue ter os primeiros clientes satisfeitos e a semente do seu negócio começa a florescer.

??Começo do negócio

O começo do negócio é bem anterior ao momento das primeiras vendas, ele faz parte da construção da ideia e vai até as primeiras vendas. Neste tópico vamos falar especificamente das vendas, que é o que no final do dia importa para os gestores do negócio.

 

As vendas são a prova de que você realmente tem um negócio que gera valor e que existe um mercado para isso. Isso quer dizer que você já está no caminho certo e encontrou um nicho de clientes que efetivamente precisam e querem comprar seus produtos ou pagar pelos seus serviços.

 

Nessa etapa você faz o seu funil de vendas, conhece bem seus clientes e pode começar a verificar soluções para qualquer problema que o negócio apresentar. Esse é o início, portanto, não espere que tudo seja um mar de rosas aqui!  

??Crescimento

A etapa de crescimento do negócio é quando ele já está funcionando de maneira relativamente sólida, mas ainda sem a escalabilidade que você espera. O programa de crescimento de startups que você escolher deve ser capaz de guiar durante esse momento de transição, pois é aqui que as coisas começam a ficar mais interessantes.

 

Com a empresa funcionando adequadamente é hora de planejar o seu crescimento, automatizar as vendas, ter clientes fidelizados, criar estratégias de marketing que vão efetivamente fazer o negócio ser conhecido, entre outros. É preciso pensar em canais alternativos e maneiras diferenciadas de conhecer seu público, somente assim o crescimento acontece e o céu se torna o limite.

??Estruturação

A estruturação é o último nível que o programa de crescimento de startups pode ajudar um negócio. A parte de estruturação faz parte do conjunto de técnicas utilizadas para “arrumar” a casa. Quando a empresa já funciona e está sendo guiada para o crescimento, algumas coisas ainda não estão bem estruturadas.

 

É aqui que o programa de startups entra e pode ajudar de maneira grandiosa. É como se a empresa fosse um motor que estava funcionando com alguns percalços e agora obteve a manutenção necessária para fazer uma corrida.

??Apoio financeiro

Para que uma startup cresça de verdade, muitas vezes o que falta não é só estruturação, conhecimento, entre outros aspectos mais internos. Às vezes, o que falta são recursos financeiros suficientes para causar um impacto na empresa. Por este motivo, alguns programas de aceleração do crescimento de startups também auxiliam na parte financeira.

 

Esses investimentos podem funcionar de diversas maneiras, sendo que os investidores anjo, fundos reembolsáveis, crowdfunding, entre outros métodos de angariar recursos, são os principais. Com o investimento necessário e todo conhecimento aplicado a partir dos programas de crescimentos, uma startup com uma boa ideia, tem tudo para ter um crescimento exponencial no mercado.

??Como fazer para se cadastrar

Para se cadastrar em um programa de crescimento de startup é preciso, obviamente, ser uma empresa com esse modelo de negócio. Depois disso, o empreendedor pode pesquisar os melhores programas disponíveis e verificar se eles se enquadram na sua visão.

 

Muitas vezes o cadastro pode ser feito até mesmo pelo próprio site da empresa, mas o mais recomendável é que se faça uma reunião anteriormente para verificar se os pontos principais relacionados à visão de negócio de ambas as partes estão de acordo. Pode ser que o programa só aceite empresas com CNPJ por exemplo, para isso vá até um contador e deixe tudo organizado. Feito isso, é só começar!

Programa Nacional de Aceleração de Startups

Criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o Start-Up Brasil é uma das melhores escolhas para empresas com esse modelo de negócios que desejam ter um crescimento sustentável e auxiliado por uma iniciativa governamental.

 

O Start-Up funciona por edições, sendo que cada edição tem a duração de um ano. As empresas passam por chamadas públicas onde podem se habilitar e participar do programa.

 

Primeiro são habilitadas as aceleradoras, parceiras do programa governamental, que vão ajudar as startups no processo de crescimento. Depois as startups são selecionadas de acordo com o seu modelo de negócio. Por fim, o processo de aceleração começa e dura 12 meses inteiros.

 

Durante esse período as empresas recebem até R$ 200.000,00 em bolsas de pesquisa e desenvolvimento para que seus profissionais possam se especializar cada vez mais. Além disso, as startups participam de eventos, atividades, capacitações, e encontros com investidores, clientes e hubs internacionais.

Como escolher o melhor programa

Como já foi dito anteriormente é preciso que se faça uma pesquisa detalhada entre os melhores programas do mercado. Muitas vezes você poderá preferir uma aceleradora privada.

 

Se esse não é o seu caso, e você está em busca de uma ação do governo federal, também é possível contar com o programa Start-Up, mencionado no tópico anterior a este. Independentemente da decisão, certifique-se de que a sua visão de negócio e de transformação do mundo não seja alterada.

 

Isso não quer dizer que você deve ter a mente fechada para novas oportunidades de inovação. Você pode e deve aceitar as sugestões propostas e confiar nos profissionais que estudaram sobre o que estão falando e tem a experiência necessária para propor as melhores soluções.

 

Formas de aplicar o que é aprendido

Existem muitas formas de aplicar o que foi aprendido durante a participação em um programa de crescimento. A mais comum é a aplicação dentro do próprio negócio, de acordo com o que vai sendo passado pela aceleradora. Isso deve ser feito simultaneamente, de modo que o programa pode ir verificando os resultados e melhorando cada etapa do processo. Além disso, o empreendedor também pode aplicar o que é aprendido posteriormente. Depois que o programa acabar, a empresa ainda vai passar por muitas situações em que será necessária a tomada de uma decisão acertada.

 

A partir disso, é possível aplicar o conhecimento aprendido anteriormente para decidir da melhor maneira possível. Isso vale tanto para o negócio que se tem atualmente, quanto para futuros negócios que o empreendedor criar ou ser parte integrante do grupo societário, por exemplo.

Avaliação dos resultados

Para fazer uma boa avaliação de resultados é preciso que se faça um procedimento comparativo acima de tudo. Isso serve para avaliar resultados atuais, mas principalmente para verificar se eles estão melhores do que os que eram obtidos anteriormente.

Assim, quando a startup for fazer parte de um programa de crescimento, antes mesmo de tomar a primeira iniciativa, é interessante que se faça um relatório completo da situação da empresa. Com isso, será possível comparar exatamente o que mudou e o que foi efetivamente melhorado com as mudanças incluídas no negócio.

Continuidade do trabalho

O empreendedor que participa de um programa de crescimento de startups não deve se acomodar com os resultados obtidos. Muito provavelmente o negócio terá um crescimento muito grande, mas será que é nesse momento de solidez que o empreendedor deve se acomodar?

 

O Instagram e o Facebook, por exemplo, são startups de grande sucesso no mundo. Mesmo quando estavam no ápice do negócio, seus gestores não se acomodaram nem por um segundo. Muito pelo contrário, eles continuaram buscando novas estratégias de inovação e gestão. Por isso, até hoje essas empresas, que começaram como startups, se mantêm como as principais empresas de plataformas de redes sociais de todo o mundo.

Baseado em tudo o que foi falado por aqui, fica claro que um bom programa de crescimento é quase que vital para startups que tenham grandes ideias, possam se moldar e se destacar dentro do mercado atual. Hoje em dia, tudo é muito competitivo e as empresas buscam arduamente seu espaço, de modo que um auxílio profissional se mostra imprescindível para o sucesso de muitos negócios.

 

Se você está pensando em ingressar em um programa de crescimento de startups, não tenha medo de inovar. Busque por um programa que englobe não só recursos financeiros, mas que tenha um bom time de consultoria para te ajudar a aplicar os valores recebidos e continuar crescendo posteriormente.

 

Esperamos que você tenha gostado e aproveitado esse conteúdo elaborado pelo Sebrae. Não deixe de ler outros conteúdos disponíveis no nosso site e redes sociais!

Até a próxima!

 

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