Sabe como identificar uma oportunidade de negócios?
Acompanhar as tendências do mercado é o primeiro passo para encontrar uma boa ideia de negócio
Publicado em 30/05/2019 | Atualizado em 15/12/2023
Antes de tudo, o que é uma oportunidade? Segundo os dicionários, oportunidade é uma circunstância oportuna, uma situação favorável para a realização de algo ou circunstância conveniente para que algo ocorra em determinada ocasião.
Nos negócios, a oportunidade surge quando podemos oferecer um produto ou serviço que atenda a uma necessidade ou desejo de alguém. A identificação da falta de determinado produto ou serviço, o desconforto ou inquietação pessoal em torno disso, pode ser a descoberta de um nicho de mercado.
Uma confecção, uma sorveteria, ou uma loja de produtos eletrônicos, as ideias estão aí, mas como saber qual delas é viável e encontrar uma oportunidade de negócios?
A incerteza se de fato a sua ideia pode se configurar como uma oportunidade é boa ou não, sobre qual ramo seguir e em qual atividade investir é algo comum entre os empreendedores.
A preocupação em torno do risco de investir em algo e não obter o retorno esperado assusta a muitos. Mas isso não pode te deixar inerte. Encontrar uma oportunidade de negócio é, antes de tudo, identificar algo que te realize, seja viável e com boas perspectivas de sucesso. Acompanhar as tendências de mercado é o primeiro passo para encontrar uma ideia de negócio, descobrir se a sua ideia está voltada às necessidades dos consumidores ou apenas repetindo o que já foi feito com sucesso por outros empreendedores.
Uma boa ideia é necessária, mas não o principal fator para se identificar uma oportunidade de negócios de sucesso.
Conhecer o mercado, entender o comportamento dos consumidores, estar atento a necessidades não atendidas e desejos não satisfeitos aumentarão as suas chances de encontrar boas oportunidades de negócios.
Você vai encontrar aqui
Quais os negócios que estão em alta?
Como encontrar oportunidades de negócios lucrativos?
Como encontrar oportunidades de negócios lucrativos e com pouco investimento?
Como escolher qual empresa abrir?
O que são as Ideias de Negócio do Sebrae?
O que devo considerar na hora de escolher qual empresa abrir?
Conheça o Radar Sebrae
Quais os negócios que estão em alta?
A sustentabilidade é uma tendência que veio para ficar. E isso vai muito além de um estilo de vida se expandindo aos negócios. Ideias que promovam a eficiência e uso consciente de recursos podem colaborar para que outras empresas poupem muito dinheiro e isso tem um valor agregado imensurável.
A economia colaborativa também tem se mostrado uma grande aliada para os empreendedores. Unindo a ideia anterior a essa tendência do compartilhamento, a criação de espaços de cooperação prova que há lugar para que empresas de todos os tamanhos pratiquem o conceito apoiados na sustentabilidade do planeta.
A procura de produtos artesanais, tanto nas áreas de decoração e têxteis como no ramo de alimentos e bebidas, crescem a todo vapor, ao mesmo tempo que o mercado de inteligência artificial vem se popularizando em todos os ramos do comércio e indústria.
A inclusão da tecnologia nos setores mais tradicionais do país já é uma realidade, deixando as portas do mercado abertas para aqueles que possuem competências e habilidade de criar ferramentas e processos inovadores.
Estar antenado às tendências ajudará você a saber se a sua ideia oferece uma oportunidade real de realização e sucesso financeiro a longo prazo.
Acredite: você não precisa reinventar a roda para abrir um negócio mas, bons negócios começam por ideias criativas apoiadas em informações e conhecimento sobre o mercado.
Entre os negócios que estão em alta e se enquadram nas tendências atuais estão:
Alimentação e bebidas voltadas para quem possui restrições alimentares;
Criação de aplicativos;
Infoprodutos como: cursos, vídeo aulas, e-books e afins;
Espaços de coworking;
Espaços para trocas como brechós e sebos;
Fabricação de produtos orgânicos sejam alimentos, cosméticos ou confecções;
Cervejarias artesanais;
Turismo de experiência.
Como encontrar oportunidades
de negócios lucrativos e com pouco investimento?
Você pode perceber se uma oportunidade de negócio é boa quando consegue identificar nelas algumas características:
Ela é atraente
Se a oportunidade atende uma necessidade, satisfaz uma vontade ou resolve um problema comum, ela será desejada pelos consumidores;
É durável
Apesar de muitas pessoas conseguirem alto lucro com produtos sazonais - aqueles que só compramos em épocas específicas do ano, como ovos da páscoa - para que a empresa tenha sucesso é preciso oferecer produtos ou serviços que sejam do interesse de muitas pessoas em momentos variados. Ainda que a páscoa seja um momento de grandes lucros para chocolaterias, vários outros produtos possuem fortes apelos comerciais ao longo do ano;
Possui valor agregado
O seu produto/serviço consegue fazer o cliente sentir que está adquirindo algo que não apenas satisfaz as suas necessidades, mas que possui maiores benefícios em comparação com os que seus concorrentes já comercializam. Seja melhor qualidade ou preços mais acessíveis, isso resultará em vantagem frente às empresas do mesmo ramo.
Se o que você tem pensado e planejado possui essas características, precisa pensar agora na viabilidade de tornar isso real. Negócios lucrativos têm características que os diferenciam de seus concorrentes. O que torna seu empreendimento melhor que os demais? Ainda que um produto realmente único se destaque em meio a multidões de similares, fatores como preço baixo, melhor custo benefício ou qualidade superior também chamam a atenção do público-alvo. Com isso em mente será mais fácil atrair o seu cliente ideal.
A maioria das pessoas acredita que sem um grande investimento não será viável começar um negócio e desistem dos seus sonhos antes mesmo de começar. Mesmo para quem possui poucos recursos existem muitas opções de negócios.
Se você possui algum tipo de habilidade pela qual é apaixonado, como cozinhar, por exemplo, isso pode ser um ponto de partida. Um trabalho feito com amor pode trazer surpreendentes resultados. Ou mesmo aproveitar o tipo de formação que você possua para oferecer a prestação de serviços.
Outra possibilidade é a personalização de algum produto ou serviço. Quando empresas assim oferecem serviços de qualidade, sendo capaz de atender as expectativas do seu público-alvo a sensação entre os consumidores é de satisfação. Afinal de contas, quem não se agrada ao adquirir um produto que além de satisfazer a sua necessidade é exclusivo?
Representação comercial, consultoria e até mesmo alguns modelos de franquias são outras oportunidades de negócios quando a disponibilidade financeira é pequena.
Você pode ter uma quantidade mínima de dinheiro em mãos e achar que não será o bastante para fazer qualquer tipo de investimento, mas com um pouco de criatividade e curiosidade as possibilidades podem se multiplicar.
Como escolher qual empresa abrir?
Durante o processo de avaliação de oportunidades de negócios, você perceberá que existem várias ideias interessantes. Identificar qual dessas oportunidades se enquadra no seu perfil de investimentos é um dos primeiros passos para encontrar uma oportunidade de negócio de sucesso e escolher qual empresa abrir.
Para uma melhor avaliação, siga esses passos:
Identifique o seu perfil empreendedor, e qual empreendimento irá satisfazer suas necessidades pessoais e profissionais;
Considere se você está disposto a investir em uma iniciativa própria, ou se prefere contar com um negócio já estruturado, como as franquias;
Entenda seus custos. Alguns negócios exigem muito mais esforço financeiro para seguir adiante do que outros. E além dos custos de abertura e impostos, instalações como: aluguel, energia, água, internet e serviços de contabilidades são algumas das despesas que devem influenciar diretamente seu preço e planos de crescimento;
Invista em algo que reflita seus valores. Para que sua ideia de negócio seja um sucesso, o ideal é que você trabalhe com o que acredita. Estar em sintonia com o seu empreendimento será um diferencial em momentos difíceis. Uma empresa onde o seu fundador não acredita profundamente na sua ideia tem poucas chances de sobreviver às crises.
Se você tem interesse em se tornar um empreendedor, mas falta a ideia de onde investir ou por onde começar, que tal conhecer as Ideias de Negócio do Sebrae?
O que são as Ideias de Negócio do Sebrae?
Pensando em você que quer empreender, mas ainda não sabe como, ou apesar de ter uma ideia interessante ainda não sabe por onde começar, o Sebrae criou as Ideias de Negócios Sebrae.
São diversos estudos sobre mais de 450 Ideias de Negócios, que auxiliam o futuro empresário dando uma visão geral sobre cada empreendimento.
A partir do Ideias de Negócios você saberá qual o espaço físico necessário para a abertura do seu empreendimento, número de empregados, equipamentos principais, valor do investimento, além de legislação específica, custos de manutenção do negócio e muito mais.
Conheça e tome a decisão certa sobre o negócio ideal para você!
FIQUE ATENTO:
O Ideia de negócios não substitui a elaboração de um plano de negócios. Apesar de te oferecer uma visão geral sobre a abertura de diversos modelos de empreendimentos é necessário que sejam adaptados a realidade de cada nova empresa.
O que devo considerar na hora de escolher qual empresa abrir?
Definir claramente quem você é, se tornando consciente do seu perfil de investidor é um dos primeiros e mais importantes passos na hora de escolher qual empresa abrir. A partir disso você deve alinhar as suas habilidades, competências e qualificações às necessidades do mercado atual, e ao que o público está disposto a pagar para você produzir, criar ou oferecer como serviço. Com isso em mente você precisa ainda avaliar as nuances de cada diferente possibilidade de investimento para que possa determinar para onde destinará seus esforços e capital.
Outras considerações que precisam ser feitas antes de montar um negócio:
Tenha em mente que montar um negócio será como ser pai/mãe de primeira viagem.
A idealização de que a carreira empreendedora irá garantir a você uma vida sem horário de trabalho, sem chefe e com muito dinheiro é geralmente falsa. Dificilmente um empreendedor que não tenha metas, planos e prazos irá alcançar sucesso no ramo dos negócios;
Conhecer empreendimentos similares ao que você deseja montar te agrada?
É preciso dedicar um tempo para pesquisar sobre empreendimentos que atuem no mesmo ramo que o seu e outras iniciativas que deram certo. O conhecimento disto pode te ajudar não apenas a reduzir o índice de erros que levam a prejuízos, como também a visualizar algumas concessões necessárias para que o negócio vá adiante;
Tenha Paciência.
São raros os empreendimentos que darão lucros imediatos. Se você não entender o prazo que levará para obter lucro com a sua empresa, ou mesmo quanto tempo levará para ter de volta o valor investido, dificilmente conseguirá manter o foco a longo prazo;
Entenda o risco de se misturar as contas.
As suas necessidades pessoais e as da sua empresa são coisas diferentes. Manter as contas misturadas, não prevendo desde o início um “salário fixo mensal”, é um dos maiores equívocos cometidos por novos empreendedores. Quando o empresário trata seus gastos pessoais e empresariais como uma coisa só, dificilmente conseguirá avaliar se as finanças do negócio estão indo bem ou não;
Qual a necessidade e benefícios da formalização?
Você pode se ver tentado a começar suas atividades de maneira informal. Entre boa parte dos empreendedores iniciantes a intenção principal é fugir dos impostos. No entanto, sem a formalização, a sua empresa fica impedida de crescer.
A capacidade de emitir nota fiscal, criar uma conta bancária como pessoa jurídica, obter máquinas de cartão de crédito para sua empresa e até mesmo solicitar empréstimos com taxas de juros menores é muito mais fácil quando se está formalizado.
Abrir a sua própria empresa pode ser desafiador, mas com o apoio e suporte do Sebrae você conseguirá passar por cada etapa com sucesso!
Conheça o Radar Sebrae
Pensando em você, empreendedor que busca orientações sobre oportunidades de negócios, nós criamos o Radar Sebrae, uma plataforma desenhada para te ajudar na análise detalhada do mercado.
Presente em 14 cidades do estado, o Radar Sebrae reúne um conjunto de informações importantes para o seu negócio, dispondo de dados que abrangem desde a melhor localização para a sua empresa, qual a potencialidade dos pequenos negócios, mortalidade, perfil dos clientes, concorrentes e até mesmo o índice de saturação de mercado.
Entre as funcionalidades do Radar Sebrae estão:
Interpretação da análise mercadológica para os empreendimentos;
Análise estratégica do mercado;
Indicadores empresariais;
Indicadores socioeconômicos;
Mapa de viabilidade;
Indicação de melhores pontos;
Orientações SEBRAE;
Estrutura da concorrência;
Listagem dos concorrentes.
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