Responsabilidade social
Benefícios da responsabilidade social para a sua empresa
Publicado em 03/05/2024 | Atualizado em 03/05/2024
Responsabilidade social como estratégia de mercado
A responsabilidade social se apresenta, hoje, como uma solução fundamental para a empresa que deseja cumprir sua missão social, bem como se destacar no mercado. É uma estratégia que pode fazer com que ela alcance seus objetivos com maior velocidade, como uma boa reputação no mercado e um bom relacionamento com seus públicos.
A sua empresa já tem algum projeto de responsabilidade social? Ainda não? Então, continue a leitura deste conteúdo. Aqui, abordamos tudo sobre a temática responsabilidade social, como:
● Quando começa a história da responsabilidade social no Mundo?
● No Brasil, como ocorreu a origem da responsabilidade social?
● O que é responsabilidade social?
● Quais são as quatro dimensões da responsabilidade social?
● Quais são os benefícios da responsabilidade social para sua empresa?
● Como sua empresa pode ajudar a melhorar o espaço ao seu redor?
Quando começa a história da responsabilidade social no mundo?
A responsabilidade social é uma estratégia considerada de sistema aberto, visto que seu objetivo é interagir com o contexto social ao seu redor. Em outras palavras, os projetos de responsabilidade social extrapolam os limites da empresa, fazendo com que esta atenda certas necessidades sociais.
A responsabilidade social está presente nos negócios desde o século 19. No entanto, foi somente a partir da década de 1919 que esse conceito ganhou maior importância e popularidade, principalmente por conta do caso Dodge versus Henry Ford. Para quem ainda não sabe, Henry Ford, na época, contrariou os interesses de Dodge, um importante acionista, alegando que os lucros deveriam ser utilizados em benefício da sociedade. Aquele, por sua vez, argumentou que a empresa existia para gerar lucro para os acionistas.
Assim, podemos dizer que a responsabilidade social ganhou maior contorno mundial com os argumentos de Henry Ford, que demonstrou a importância dessa ação para os negócios.
No contexto mundial, cabe destacar que outros exemplos de responsabilidade social se destacaram, gerando assim valor para essa ação. Como ilustração, podemos citar a doação feita pela companhia americana A. P. Smith Manufacturing a uma universidade, visando garantir que seu papel seja realizado: fazer ciência.
No Brasil, como ocorreu a origem da responsabilidade social?
No Brasil, a origem da responsabilidade social está ligada intrinsecamente ao fortalecimento do neoliberalismo, concepção econômica marcada por inúmeros problemas de ordem social, como desigualdade, corrupção e desemprego.
Esse contexto possibilitou que os consumidores, de uma forma geral, pudessem ver os impactos negativos gerados pelas empresas tanto na sociedade como no meio ambiente. Diante disso, passaram a exigir das empresas a adoção de um comportamento sustentável, que fosse a favor do desenvolvimento social e da preservação do meio ambiente.
De acordo com historiadores, um dos protagonistas dessa luta foi a Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas do Brasil (ADCE), que interpretou a expressão “social” como um compromisso que as empresas devem assumir em seu âmbito, no seu dia a dia. Foi a partir desse momento que a consciência corporativa em torno da responsabilidade social ganhou maior força, de sorte a fazer com que muitas empresas adotassem esse projeto em seu âmbito.
No entanto, é importante dizer que a popularização do conceito de responsabilidade social no Brasil ainda é recente. As primeiras discussões foram em 1970, quando começou um debate em torno do balanço social. Foi a partir daí que a ciência também voltou seu olhar para a relação entre as empresas e a responsabilidade social, produzindo estudos densos nessa direção.
Com isso, a responsabilidade social deixou de ser apenas uma estratégia corporativa para se tornar disciplina de cursos de graduação. Hoje, a matéria “responsabilidade social” se faz presente em vários cursos, como Administração de Empresas, Administração Pública, Marketing, Comunicação Social, etc.
O que é responsabilidade social?
Antes de tudo, cabe dizer que o conceito de responsabilidade social passou por uma gradual evolução ao longo do tempo, mas sempre com a ideia de garantir sua amplitude. Assim, podemos afirmar que não se trata de um conceito fixo, podendo, portanto, sofrer variação conforme a evolução da sociedade.
Visando ampliar sua visão em torno desse tema, apresentamos, a seguir, os principais conceitos em torno da responsabilidade social.
Em 1984, Drucker, autor da obra “Introdução à Administração”, destaca que “a responsabilidade social ocorre em razão de a organização ser bem-sucedida, inserida num mercado em que cresce a necessidade de ser socialmente responsável, visando minimizar os problemas sociais”.
Pinto Oliveira (2002), que produziu um artigo nessa mesma direção (Sistemas de Gestão: um estudo comparativo das normas socioambientais), aponta que a “responsabilidade social pode ser entendida como o objetivo social da empresa, somando a sua atuação econômica. É a inserção da organização na sociedade como agente social e não somente econômico... é ser uma empresa cidadã que se preocupa com a qualidade de vida do homem na sua totalidade”
Diante do exposto, não há dúvidas de que a responsabilidade social é uma atividade corporativa que envolve a adoção de diversas ações, como tratar bem os funcionários, propagar mensagens verdadeiras nas mídias, respeitar o meio ambiente, investir em um produto produtivo sustentável, colaborar para o desenvolvimento social, etc. Dessa forma, a responsabilidade social é um conjunto de estratégias comprometidas com o bem-estar social.
Quais são as quatro dimensões da responsabilidade social?
A responsabilidade social é um conceito que abarca quatro dimensões no âmbito das empresas, a saber: responsabilidade econômica, responsabilidade legal, responsabilidade ética e responsabilidade filantrópica. Conhecê-las melhor é fundamental para que sua empresa possa aplicar esse conceito correta e estrategicamente em seu contexto. Veja:
1. Responsabilidade econômica
É considerada a base das outras dimensões. A empresa tem o compromisso de produzir bens e serviços destinados à sociedade. Como resultado dessa ação, a empresa passa a ter lucros.
Mas por que a responsabilidade econômica é a base das outras dimensões? Logicamente falando, a empresa só poderá cumprir as outras dimensões, precisamente a filantrópica, caso obtenha receita para isso. Do contrário, ela não poderá investir em ações de responsabilidade social.
Assim, o lucro empresarial é uma condição fundamental para que os projetos de responsabilidade social sejam tocados ou executados.
Ainda nesse contexto, podemos dizer ser esta dimensão que faz com que a empresa possa oferecer empregos a dezenas ou milhares de pessoas. Com isso elas passam a ter renda e poder aquisitivo para comprar produtos ou serviços, como alimentos, por exemplo. A empregabilidade é também uma forma de responsabilidade social.
2. Responsabilidade legal
A responsabilidade legal é a dimensão que ressalta a importância de a empresa cumprir as normas legais existentes, as quais são criadas e impostas pela sociedade através de seus representantes políticos. Assim, por exemplo, a empresa é obrigada a pagar seus impostos, os quais são direcionados para o desenvolvimento social.
Nesse contexto, é importante que a empresa conte com uma boa assessoria jurídica, que consiga identificar as normas legais a que ela deve obedecer. Afinal, caso não obedeça, ela descumprirá uma regra que tem como principal função gerir e harmonizar os interesses.
Se tem uma norma que diz que a empresa deve descartar corretamente os resíduos que produz, caso ela não obedeça a essa regra, não apenas poderá ser penalizada, como também impactará a vida de todos, uma vez que sua atitude gera poluição ambiental em sentido amplo.
3. Responsabilidade ética
A responsabilidade ética de uma empresa se relaciona diretamente com as outras dimensões. É uma dimensão que se preocupa com a ideia de fazer o que é certo e justo, sem causar danos ao meio ambiente e as pessoas, de uma forma geral.
Assim, entre o certo e o errado, a dimensão ética prega que a empresa deve tomar a decisão que menos afete o meio ambiente e a vida das pessoas.
4. Responsabilidade filantrópica
A responsabilidade filantrópica refere-se ao compromisso de sua empresa com a adoção de ações e planos que promovam o bem-estar da sociedade (assim como também de seus funcionários). É, do ponto de vista da responsabilidade social, a dimensão mais importante, dado que é aqui que a empresa materializa o desenvolvimento de ações concretas, como a criação, por exemplo, de escolas filantrópicas ou de creches, visando cultivar o conhecimento e o saber.
Quais são os benefícios da responsabilidade social para sua empresa?
A responsabilidade social é um conceito que pode oferecer diversos benefícios a uma empresa, bem como à sociedade, de uma forma geral. É por isso que deve ser adotada, considerando que se trata de uma estratégia que busca harmonizar os interesses da sociedade e das empresas, como ressaltado.
A seguir, apontamos os principais benefícios, para que dessa forma tenha uma visão ampla:
Melhora a reputação da marca
Os projetos de responsabilidade social têm como principal objetivo melhorar a vida de todos, bem como respeitar o meio ambiente. Uma escola, por exemplo, tem a missão de colaborar para o processo de formação educacional de crianças que moram na comunidade onde a empresa está instalada.
Diante disso, inevitavelmente a empresa poderá conquistar uma boa reputação perante seus públicos. Como consequência, ela poderá se consolidar no mercado e alcançar seus objetivos com maior velocidade, como crescer e aumentar suas vendas.
Eleva o grau de satisfação do colaborador
Empresas investindo em projetos de responsabilidade social também podem elevar o grau de satisfação do colaborador, fazendo com que ele dê o seu máximo em busca do alcance dos objetivos globais da organização.
Hoje, cabe dizer, o mercado conta não apenas com um consumidor exigente, que observa atentamente os passos da empresa em relação ao seu processo produtivo, para verificar se ela está obedecendo às normas legais e sustentável, mas também o colaborador. Este tem desenvolvido a consciência de que é seu papel também colaborar para o desenvolvimento sustentável da empresa e para o progresso social.
Assim, ao trabalhar em uma empresa responsável socialmente, sem dúvida, o colaborador se sente realizado e satisfeito. Diante disso, fará de tudo para ela crescer assim, mantendo sua postura.
Aumenta a credibilidade da empresa no mercado
Quando se trata de responsabilidade social, uma coisa leva a outra e, neste caso, ao melhorar a reputação da empresa no mercado, esta também conquista credibilidade perante seus públicos estratégicos. Com isso, pode atrair investidores.
Atualmente, antes de investir em uma empresa, os investidores realizam um amplo estudo acerca das organizações. O objetivo é conhecê-las melhor e mapear os riscos de seus investimentos. Assim, uma empresa que não investe em responsabilidade social, pode, sem dúvida alguma, oferecer risco de investimento e, com isso, afastar os interesses dos investidores.
Como consequência, a empresa não receberá recursos e, desse modo, colocará seu crescimento em risco.
Nessa direção, cabe destacar que a responsabilidade social é vista hoje não apenas como uma ação capaz de garantir o bem-estar de todos (funcionários, comunidade, clientes, etc.), mas também como uma estratégia capaz de garantir notoriedade a uma empresa no mercado. É uma ação que pode atrair investidores, clientes e talentos.
A empresa aumenta sua capacidade de selecionar e reter talentos
Como já destacamos, a responsabilidade social é um caminho que pode garantir que a empresa conquiste novos talentos de alta qualidade. Mais que isso, na verdade, é uma forma de fazer com que ela retenha os talentos em seu quadro, visto que é seu objetivo aumentar a satisfação destes.
No âmbito de uma empresa, a retenção de talentos se apresenta como um elemento de significativa importância, considerando as vantagens que proporciona. Por exemplo, é uma estratégia que mantém a saúde da empresa, dado que a rotatividade de funcionários gera aumento de custo (processo de admissão e demissão).
Fora isso, ainda podemos dizer que a retenção de talentos é uma forma saudável de fazer com que a empresa cresça continuamente. Afinal, sempre que um profissional é demitido por não se encaixar com os valores da empresa, esta precisa contratar e treinar um novo colaborador, o que toma seu tempo e faz com que tenha de retomar o processo. Nessa ideia de retomada de processo, a empresa, muitas vezes, coloca em risco seu crescimento.
Aumenta a satisfação dos clientes e promove sua fidelização
Ainda podemos dizer que a responsabilidade social é um conceito que, se aplicado corretamente no âmbito de uma empresa, consegue garantir a satisfação dos clientes, bem como promover sua fidelização.
Nesse caso, podemos aplicar a mesma lógica de satisfação dos colaboradores. O cliente moderno se preocupa com as questões afirmativas que hoje permeiam a sociedade, como sustentabilidade ambiental, diversidade cultural, bem-estar dos colaboradores, etc. Assim, ele deseja fazer negócio, ou melhor, consumir produtos e/ou serviços de uma empresa que consiga atender a essas questões afirmativas. Afinal, o cliente tem consciência de que ele também poderá ser afetado pelas ações incorretas da organização, visto que é também cidadão.
Como consequência, a empresa poderá aumentar suas vendas, alcançando assim uma das dimensões da responsabilidade social, fornecer produtos e serviços à sociedade e, como contrapartida, obter lucro com isso.
Como sua empresa pode ajudar a melhorar o espaço ao seu redor?
A responsabilidade social pode ser aplicada tanto no âmbito interno como externo de uma empresa. No primeiro caso, as ações são voltadas para o público interno, basicamente, como colaboradores. Um exemplo de ação de responsabilidade social que a empresa pode adotar nesse sentido é a criação de um código de ética, o qual deve ser observado pelos funcionários em suas ações diárias.
No segundo caso, a empresa pode ajudar a melhorar o espaço ao seu redor de diversas formas. A seguir, apresentamos algumas ações que sua organização pode adotar nessa direção. É claro, certamente, que as ações a serem implementadas devem estar em harmonia com os interesses de seu negócio. Veja:
Criação de um programa de voluntariado
Como ação de responsabilidade social, a empresa pode criar um programa de voluntariado para promover ações sociais ou ambientais. Por exemplo, um programa de voluntariado voltado para oferecer assistência social ou serviços de saúde à comunidade local.
Hoje, muitas empresas investem em programas de voluntariado associados à preservação do meio ambiente. Plantar mudas de plantas na região, limpar rios e as ruas são algumas das ações que podem ser desenvolvidas por uma empresa.
Criação de institutos sociais ou fundações
Muitas empresas também criam institutos sociais ou fundações para colocar em execução seu programa de responsabilidade social. A partir da criação de fundações, a empresa pode oferecer vários serviços a uma comunidade, colaborando assim para seu desenvolvimento.
Por exemplo, sua empresa pode criar uma fundação para oferecer cursos educacionais, atividades de lazer e de esporte e oficinas culturais. No entanto, é importante fazer um destaque: as ações a serem criadas devem estar em consonância com os interesses e necessidades da comunidade onde sua empresa está instalada.
Por isso, é importante primeiro estabelecer um diálogo com a comunidade visando identificar suas necessidades. Se a comunidade precisa de orientação profissional, investir em cursos de capacitação profissional pode ser uma ótima ideia.
Adoção de práticas sustentáveis
Ainda que se trate de ações a serem implementadas no âmbito interno de sua empresa, são práticas que podem favorecer a comunidade onde a sua empresa está instalada. Por isso, implemente em sua empresa práticas que sejam sustentáveis.
Por exemplo, a economia circular. Trata-se de um conceito que tem por objetivo fazer com que uma empresa utilize todo o potencial de suas matérias-primas, para reduzir sua necessidade de extrair recursos naturais. Com isso, pode-se preservar o meio ambiente e pensar nas gerações futuras.
Uma prática comum na economia circular é a reutilização dos produtos. Assim, o produto não é descartado no lixo, mas reciclado e transformado em um novo produto. De uma forma geral, essa é uma prática que beneficia a todos, principalmente a empresa, que reduz custos e a necessidade de extrair mais recursos naturais.
Promoção dos direitos humanos (palestras, cursos, oficinas, etc.)
Para ajudar a melhorar o espaço ao seu redor, a empresa também pode investir na promoção dos direitos humanos. Hoje, os direitos humanos assumem papel central no desenvolvimento da sociedade, de sorte que pode uma empresa se valer do conhecimento que possui sobre o assunto para realizar oficinas, palestras e ministrar cursos com o objetivo de formar a comunidade localizada em seu entorno.
Ao formar pessoas com senso crítico em relação aos direitos humanos, a sociedade na totalidade se beneficia com isso. Afinal, pode-se criar um mundo mais justo e respeitável.
Inclusão social
A sua empresa também pode investir em programas de inclusão social. Existem várias formas de se fazer isso, como, por exemplo, lançando cursos voltados especificamente para um determinado grupo social, como deficientes, mulheres, pessoas em condição de vulnerabilidade social e financeira, etc.
Além disso, a sua empresa pode separar parte de suas vagas de trabalho para determinados grupos sociais. Com isso, ela praticará a responsabilidade social e criando um mundo mais justo, onde todos podem ter a oportunidade de crescer em sua carreira profissional e pessoal.
Apoio a causas sociais
A responsabilidade social se apresenta não apenas como uma ação concreta, no sentido de oferecer cursos, criar institutos ou fundações educacionais, ou culturais, mas também como uma oportunidade para que a empresa se posicione diante das causas sociais. Por exemplo, defender os direitos humanos é uma forma de a empresa apoiar uma causa social que traz diversos benefícios para a sociedade.
Hoje, cabe destacar que o consumidor moderno não apenas estuda o processo de produção de uma empresa, para verificar se ela está realmente respeitando o meio ambiente, mas também analisa sua posição diante de determinadas causas sociais. A sua omissão ou comissão é avaliada atentamente pelo consumidor. Não é à toa que atualmente muitas empresas têm utilizado seu espaço de fala como uma forma de se posicionar diante de determinadas questões que atravessam a sociedade.
Financiamento de projetos culturais e sociais da comunidade
Por fim, a sua empresa também pode lançar editais visando financiar projetos culturais ou sociais que tenham relação com suas operações. Essa é uma forma inteligente de respeitar a diversidade cultural e social, garantindo que projetos culturais e sociais sejam executados graças a sua ajuda financeira.
Nesse contexto, vale mencionar que essa é uma prática comum em diversas empresas. Como exemplo, podemos citar o Itaú Cultural, que, periodicamente, lança edital para fomentar a realização de projetos culturais. O edital de sua empresa pode contemplar as mais diversas linguagens artísticas, como dança e música, por exemplo.
Ao financiar projetos culturais e sociais da comunidade onde sua empresa está instalada, é possível não apenas dar voz a grupos sociais, como também criar um espaço de entretenimento na cidade.
Cabe evidenciar que a prática de fomentar projetos culturais e sociais da comunidade é adotada não apenas por grandes empresas, mas também pela administração pública. Periodicamente, os órgãos públicos comprometidos com a diversidade cultural lançam editais com a pretensão de apoiar grupos sociais que desejam expor sua arte, seja por meio da música, dança ou outro tipo de apresentação artística, etc.
Conclusão
A responsabilidade social é vista hoje não apenas como uma alternativa para gerar bem-estar social, no sentido amplo, mas também como uma estratégia para que a empresa alcance seus objetivos. Afinal, como vimos, é a oportunidade perfeita para a empresa que deseja melhorar sua reputação no mercado, aumentar a satisfação dos seus colaboradores e clientes e reter talentos.
Esperamos que com esse conteúdo sua empresa tenha as informações de que precisa para iniciar seu programa de responsabilidade social.
Em qualquer caso de dúvida, entre em contato conosco. Será um prazer ajudar seu negócio a crescer!