Quero empreender! Como saber se tenho perfil para ser um bom empreendedor?

Confira as características e comportamentos do empreendedor!

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Publicado em 13/04/2020 | Atualizado em 13/04/2020

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lampada criativa

"o empreendedor é o indivíduo capaz de tirar
sonhos do papel, transformando-os em realidade"

A palavra empreendedorismo, definitivamente, faz parte do vocabulário do século XXI.  Mas, afinal, o que significa empreender? Do que se trata o tal “perfil empreendedor” tão mencionado nas palestras de negócios por aí?

Empreendedorismo significa, literalmente, estimular e desenvolver um conjunto de ações, conhecimentos e habilidades, com objetivo de realizar ideias e executar projetos. Ou seja, o empreendedor é o indivíduo capaz de tirar sonhos do papel, transformando-os em realidade.

É importante entender que, muito além do simples ato de dar o “start” em determinado negócio, a mentalidade empreendedora é um modo de pensar e desenvolver cada projeto. Para ser um empreendedor, é preciso ser um aficionado por soluções criativas, equilibrando ousadia e busca incessante por resultados.

Você vai encontrar aqui

A origem do conceito de empreendedorismo

Todo empreendedor é um empresário e todo empresário é um empreendedor? 

Porque é importante ter um espírito empreendedor? O que é isso?

Quais os principais mitos do empreendedorismo?

Como a ideia de empreender pode ser concretizada?

Quais são as principais características de um empreendedor?

Como montar o meu negócio de sucesso?

A origem do conceito de empreendedorismo

Considerado pai do empreendedorismo, Joseph Alois Schumpeter foi um ousado economista que viveu na segunda metade do século XIX, período em que a teoria da Seleção Natural de Darwin ganhava força e se distribuía em terrenos diferentes das ciências biológicas. 

Schumpeter rejeitava a visão estática das finanças e defendia uma ideia “evolucionista” da economia. Para ele, os avanços inovadores e inesperados seriam a chave para o progresso, não só da economia em si, mas também das conquistas materiais individuais.

Schumpeter nomeou de empreendedor o indivíduo que representa a inovação e a destruição criativa em um negócio, independentemente do porte ou tipo de empresa em questão. Para o economista, o espírito inovador capaz de superar a defasagem dos concorrentes e oferecer soluções inéditas para o mercado baseando-se no aumento e melhora da produtividade, é a força capaz de fazer girar os ciclos econômicos.

Pense nas marcas mais inspiradoras do mercado na atualidade. Provavelmente, em todas elas, você identificará a destruição criativa como um dos seus diferenciais em relação à concorrência.
 

Por que é importante ter um espírito empreendedor? O que é isso?

Imagine-se na seguinte situação: Você possui um bom emprego, como designer de produtos,

por exemplo, em uma grande empresa. Paralelamente, também sabe cozinhar salgadinhos maravilhosamente bem, e sempre que leva petiscos para seus colegas de trabalho, recebe elogios. 

Agora, imagine que, em um movimento imprevisível, você foi demitido. Recebeu um valor rescisório e, durante alguns meses, se sustentará com o seguro-desemprego. Precisa enxugar suas despesas por um tempo e pensar um novo plano para a sua vida.

De acordo com a educação econômica tradicional, propagada entre os indivíduos nascidos até o século XX,

O passo óbvio após essa sequência de acontecimentos seria buscar um novo emprego como designer de produtos em uma empresa sólida e reconhecida. Afinal, você estaria unindo a profissão para a qual estudou à segurança de uma companhia já estabelecida.

A mente empreendedora, porém, não se atém aos caminhos óbvios, mas sim ao pensar criativo para surpreender e conquistar o mercado. Por que não criar um sistema de entrega de salgadinhos, acondicionados em uma caixa de papelão charmosa e que mantenha sua temperatura, especialmente voltado para funcionários de escritórios que precisam se alimentar, mas mal têm tempo de sair de suas próprias cadeiras?

O valor do capital inicial do negócio pode ser obtido com crédito bancário ou através de outras formas de investimento. A expertise para a criação das embalagens já faz parte do seu conhecimento profissional. A feitura dos salgadinhos é, portanto, um hobby que pode ser transformado em negócio.

O ímpeto de buscar mudanças de paradigmas é uma característica essencial de todo empreendedor. 

Continuar seguindo as opções clássicas não gera transformação e, portanto, não surpreende o mercado.

O espírito empreendedor não está à venda. Ele é gratuito. Para alguns, é uma capacidade nata, mas, para outros, pode ser alcançado a partir do exercício de mudar o ângulo de visão sobre os acontecimentos e elementos existentes à sua volta. Que tal começar hoje a repensar situações do seu dia a dia e buscar soluções empreendedoras?

Quais os principais mitos do empreendedorismo? 

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O empreendedorismo, apesar de não ser um conceito recente, é um assunto que vem sendo descoberto aos poucos pela população e, por isso, gera curiosidade e dúvidas. 

Vamos desmistificar os principais mitos relacionados ao ato de empreender.

Não é preciso ser um empresário para ser empreendedor

Os conceitos de “empresário” e “empreendedor” estão dissociados. Um empresário pode ser empreendedor, mas o que caracteriza um agente de empreendedorismo é a sua capacidade inovadora aplicada ao mercado, e não a detenção de poder financeiro ou meios de produção. 

Para compreender, de fato, como se comporta a figura do empreendedor em um negócio, é preciso identificar as suas diferenças em relação ao empresário tradicional. Porque sim, um empreendedor pode até ser um empresário, mas nem todos os empresários possuem atuação empreendedora.

Segundo Schumpeter, o empreendedor não necessariamente detém meios de produção. Ele tem acesso a esses meios, pertencentes aos empresários tradicionais, a partir dos créditos oferecidos pelos bancos. Com o uso dos créditos, o empreendedor consegue desenvolver suas atividades e buscar soluções criativas para gerenciar os lucros. 

Há também os empreendedores que utilizam recursos próprios (salários que recebem em empregos tradicionais em outras empresas, por exemplo) como capital para movimentar o seu próprio negócio. Nesses casos, geralmente o orçamento é restrito e o empreendedor se dividirá em inúmeras funções. 

Trocando em miúdos: o que determina se um empresário é ou não empreendedor é a sua forma inovadora de pensar e agir em relação ao mercado, e não o seu poder financeiro. O empreendedor pode ser empresário, mas essa não será a condição essencial para a sua capacidade de gerar projetos “fora da caixa”.

Todo mundo é capaz de empreender

Este é um meio-mito. Todo mundo pode empreender, porém, para isso, é preciso exercitar o pensar e agir fora das soluções tradicionais e explorar, diariamente, caminhos criativos. Se você buscar esse desafio, tenha certeza de que o espírito empreendedor será, cada vez mais, uma realidade no seu cotidiano. Tenha em mente que empreendedorismo não é uma característica que, necessariamente, nasce com você: ela pode e deve ser treinada na sua trajetória pessoal!
 

Não é preciso ser rico para empreender

Pesquise a trajetória de alguns dos maiores nomes do empreendedorismo. Você observará que a maioria deles não veio de famílias abastadas, tampouco seguiu um caminho tradicional para alcançar o sucesso financeiro. Dinheiro não é uma condição essencial para empreender - afinal, até mesmo segundo o conceito clássico do empreendedorismo, o acesso ao crédito é via de regra para impulsionar negócios inovadores. Não se limite à sua conta bancária. Vá além.
 

É muito arriscado empreender.

Há quem pense que ser empreendedor é se atirar de cabeça nos riscos e conquistar bons resultados como um “golpe de sorte”. Porém, nada é por acaso nos caminhos escolhidos por quem opta pelo empreendedorismo. Avaliar e ponderar iniciativas arriscadas faz parte das tarefas diárias de um empreendedor, que deve equilibrar a equação entre inovar nos negócios e manter a dose certa de segurança. Pesquisas de comportamento do consumidor, conhecimentos prévios (obtidos na trajetória profissional ou não - lembra do exemplo dos salgadinhos?) e estudos de mercado são grandes aliados para evitar derrapadas na trajetória empreendedora.

Empreender tem idade

As gerações nascidas antes dos anos 2000 tiveram uma educação econômica e financeira direcionada a uma receita pronta do “sucesso profissional”: fazer uma faculdade, conquistar um emprego seguro, comprar uma casa própria e acumular o valor da aposentadoria no fundo de garantia. Porém, não há nenhuma amarra que impeça alguém criado com esses valores de se redescobrir no empreendedorismo, dar espaço para o seu ímpeto empreendedor e exercitar a criatividade no desenvolvimento de novos negócios.

Como a ideia de empreender pode ser concretizada?

Como a ideia de empreender pode ser concretizada?

Passo 1
Desenvolva o seu  
espírito empreendedor

Pode parecer repetitivo, mas aprender a olhar as coisas por novos ângulos e treinar a busca por soluções criativas é essencial para iniciar a sua atuação como empreendedor. Não basta ter uma ideia: pense em todos os aspectos que envolvem esse projeto, desde viabilidade, concorrentes, problemas possíveis, consumidores, surpreender o mercado. Afinal, uma boa ideia é apenas o ponto inicial.

Analisar todas as etapas de um negócio antes que ele exista ajudará você a prever situações e criar, desde já, soluções interessantes e diferenciadas para os obstáculos que podem surgir. Além disso, compreender os trâmites vai fazer toda a diferença na sua tranquilidade para encarar acontecimentos inesperados, que exigirão soluções rápidas. 

E lembre-se: sem paixão, não há ímpeto. O empreendedorismo é uma jornada divertida, mas trabalhosa. Será preciso abrir mão de muitas coisas, mesmo que temporariamente, para alcançar um resultado de sucesso. E, para estar disposto a enfrentar as adversidades, nada como amar o que você faz e ter a perspectiva de viver disso para sempre. Busque por um trabalho que seja apaixonante a ponto de não parecer um trabalho.

Passo 2 
Avaliando sua posição atual

O segundo passo é avaliar qual é a sua situação financeira e profissional no momento. Tem um emprego tradicional e deseja deixá-lo para buscar seu próprio negócio? Possui reserva financeira? Tem condições de obter um crédito bancário?

É possível que você faça parte da grande fatia de indivíduos que deseja empreender, mas não tem um dinheiro guardado previamente para impulsionar seu sonho. Nesse caso, você recorrerá ao bootstrapping, técnica empreendedora em que os recursos pessoais, ou seja, o valor que você consegue arrecadar em seus próprios ganhos mensais, serão utilizados para financiar seu negócio. Uma observação importante sobre o bootstrapping é que, nesse caminho, você acumulará funções nas fases iniciais da sua empresa. Ter capacidade de auto-gestão, otimizando seu tempo e dividindo-se em mil tarefas, é importante para não se desorganizar e perder o fio da meada.

Se você possui uma reserva financeira ou condições de buscar um crédito bancário, poderá contar com esses valores como capital inicial, e utilizará os seus primeiros lucros como capital de giro. Porém, como descobrir a melhor forma de utilizar o dinheiro? Como começar?

Passo 3 
Encontre um Mentor

Um bom curso, uma série de leituras e uma conversa com amigos empreendedores para tirar suas dúvidas sobre questões práticas relacionadas ao início da vida empreendedora. Embora empreender só dependa de você, contar com mentores vai lhe poupar muitos tombos e ajudará nos insights determinantes para executar suas ideias com criatividade, simplicidade e segurança.

No Portal Sebrae, você encontra uma série de cursos gratuitos para formar, passo a passo, a sua mentalidade empreendedora. Comece o quanto antes!

Passo 4 
Forme um networking

Essa dica é válida não somente nos seus primeiros passos na jornada empreendedora, mas em todas as etapas da vida. Para viabilizar grandes ideias, sempre será preciso contar com as pessoas certas, que poderão estender a mão e se tornar grandes parceiras de negócio. 

Não pense no networking como algo que você só obtém em eventos do universo business, turmas de MBA ou mesmo no âmbito empresarial. Sua rede de contatos inclui indivíduos dos quais você se aproxima no seu dia a dia. 

O jornalista para quem concedeu uma entrevista no passado, o eletricista que fez um serviço na sua casa, a pequena investidora de quem você comprou um bolinho em uma feira de rua. Literalmente, cada laço conquistado abre a possibilidade de oportunidades futuras. Lembre-se disso ao lidar com as pessoas.

Quais são as principais características de um empreendedor?

Como já pontuado aqui, diferentes tipos de pessoas podem empreender, porém, há algumas características comuns que permeiam as personalidades empreendedoras. Embora algumas pessoas já tenham esses elementos naturalmente desenvolvidos em suas mentalidades,  para aqueles que não tiveram a oportunidade de evidenciar desde cedo esses aspectos, é possível identificar os pontos fracos e trabalhá-los, buscando equalizar suas nuances pessoais com aquelas que podem facilitar a jornada em busca do sucesso.

Confira as características de um bom empreendedor

Ter iniciativa
No empreendedorismo, não haverá um chefe pronto para lhe dar ordens. Cada evolução e conquista dependem exclusivamente da sua iniciativa. 

Não desistir com facilidade
Ter determinação para perseverar é essencial para não se deixar abater diante dos obstáculos. A vida empreendedora não é feita somente dos louros, mas também de muitas batalhas e esforços. Manter-se estimulado, mesmo diante das dificuldades, é fundamental para não desistir no meio do caminho.

Habilidade de seguir planejamentos
A jornada empreendedora abrange múltiplas tarefas e pouco tempo disponível, principalmente se você ainda possui um emprego tradicional. Por isso, é importante ser capaz de se planejar e organizar o seu trabalho. Otimização é um dos segredos para alcançar o progresso.

Busca pela excelência
Nem tudo será perfeito durante a sua trajetória. Porém, avaliar os erros e utilizá-los como aprendizado para ações futuras é o que separa as pessoas comuns dos empreendedores. Busque a excelência e aproprie-se de suas próprias experiências para saber como ser o melhor no que você faz.

Autoconfiança
Se você não confiar no próprio taco, quem vai? Ao empreender, aposte em um nicho no qual você se sente confortável e sabe que poderá contribuir com seu talento, esforço e iniciativa. 

Ser um bom líder 
Saber motivar o seu time, equilibrando a cobrança dos resultados com a valorização dos talentos, faz toda a diferença para seguir com uma equipe que realmente acredita nos seus ideais e trabalha não somente por dinheiro, mas por paixão. 

Como montar o meu negócio de sucesso? 

O empreendedorismo não é uma missão que se completa em um dia: você descobrirá que existem múltiplas fases, cada qual com seu desafio. Seja em um negócio que ainda não se concretizou, em uma empresa em desenvolvimento ou em um projeto que já está no mercado, desenvolver o perfil empreendedor é um trabalho, mas extremamente recompensador.

Descubra o seu projeto empreendedor 
Qual é o seu negócio dos sonhos? Anotar sua ideia em um caderno ou mesmo no celular é o primeiro passo para visualizá-la.


Critique sua ideia 
Uma vez identificada a sua ideia, seja o seu próprio crítico: pergunte-se como alcançar esse objetivo. Isso fará você aprofundar o projeto e ter novos insights a respeito de sua viabilidade.

No que minha ideia pode melhorar? 

O que falta para colocá-la em prática?

Como posso conseguir aquilo que falta?

Estude sobre o seu negócio 
Agora que você sabe o que falta e como conseguir, é hora de buscar inspirações. Pesquise empreendedores que tenham projetos parecidos com os seus: 

Quais caminhos eles seguiram? 

Quais erros cometeram? 

Em que a trajetória deles pode inspirar a sua?

Mergulhe nas etapas do negócio que você ainda não domina. Estude sobre finanças, administração, demandas da execução, vendas. Mesmo que você delegue tarefas, é importante conhecer as missões necessárias para fazer o seu projeto seguir em frente. Só assim você saberá quando os resultados estão satisfatórios ou não.

No Portal Sebrae, você encontra todas as informações que precisa para transformar seu sonho em realidade. Aproveite!

Avalie os riscos 
Ter conhecimento aprofundado sobre as etapas do negócio ajudará você a conhecer e prevenir riscos. Se quiser uma garantia a mais, invista em um curso que lhe ajude a ter noções ainda mais detalhadas sobre a prática empreendedora e como a mesma se aplica na sua área de atuação. Lembre-se: conhecimento nunca é demais e, no caso do negócio da sua vida, investimentos iniciais se convertem em lucros lá na frente. Não tem grana, mas quer fortalecer seu arcabouço de informação? Confira os nossos cursos gratuitos. 

 

Faça acontecer 
Finalmente, coloque sua ideia em prática! Tendo à mão todos os conhecimentos e ferramentas necessárias, fazer o seu sonho se tornar realidade só dependerá de você. Tenha iniciativa, confie em si, forme parcerias verdadeiras e prepare-se para enfrentar o maior e melhor desafio da sua vida. Não se preocupe: vai valer a pena! 
 

 

Conte com o Sebrae em todos os momentos do seu negócio.                     

Nós acreditamos no seu sucesso!