Qual a importância do planejamento estratégico para a sua empresa?
O que é e quais as ferramentas importantentes para elaborar um bom planejamento estratégico?
Publicado em 16/11/2020 | Atualizado em 29/08/2024
A criação de um planejamento estratégico otimiza o tempo, além de economizar recursos e energia. Muito além da reunião de informações em um papel, o planejamento estratégico ajuda a internalizar informações importantes, aponta e convence de estratégias viáveis e facilita o processo de tomada de decisões, reduzindo conflitos.
Com foco em definir a forma que a sua empresa aplicará seus recursos, buscando alcançar os objetivos de curto e longo prazo, o planejamento estratégico define ações, prazos, recursos, responsabilidades, entre outros detalhes que tornam o plano concretizável e dimensiona os esforços necessários para quea a sua empresa chegue aonde deseja no prazo planejado. É uma forma de direcionar os esforços de toda equipe, levando em conta as mudanças constantes no mercado, adaptando o empreendimento a estas constantes mudanças.
COMO CRIAR UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?
Antes de se definir como fazer um planejamento estratégico, iremos definir por quem ele deve ser feito. Por mais que surja o desejo de delegar essa tarefa a um colaborador da empresa, cabe ao gestor e demais lideranças o desenvolvimento da mesma.
Isso deve-se ao fato de que são os líderes da empresa que poderão melhor definir as ideias e intenções, bem como seu modelo competitivo, posicionamento e seus conceitos. Entretanto, contar com o apoio de um consultor com experiência em planejamento ou com colaboradores que possam apoiar nessa atividade será fundamental para a realização de um bom planejamento estratégico para seu empreendimento.
Com isso em mente será necessário responder as três principais questões que definem todas as etapas para a criação de um planejamento estratégico:
➡️ Onde estamos?
➡️ Para onde queremos ir?
➡️ Como chegar lá?
Apesar de parecerem simples num primeiro momento, são as respostas a essas três questões que servirão de base para o plano que irá influenciar todas as atitudes da gestão no presente e no futuro, definindo assim o posicionamento e propósito da empresa. Posteriormente serão avaliados o cenário interno e externo, definidos objetivos e estratégias, bem como elaborado um programa de ações.
QUAIS SÃO AS ETAPAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?
Da idealização à execução, o planejamento estratégico passa por quatro etapas, que garantem a sua perfeita implantação:
Análise do cenário
- Nesta etapa os gestores deverão efetuar a análise e identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos, baseando-se nos aspectos técnicos, de infraestrutura física, de recursos humanos da empresa. Além disso deve-se entender tanto as ameaças, quanto as oportunidades que o mercado oferece, considerando fatores econômicos, sociais e políticos que afetem o desenvolvimento da empresa;
Definição de objetivos
- Nessa etapa, tanto o histórico, no caso de empresas já consolidadas, como as metas futuras devem ser avaliadas. É nessa etapa que são respondidos os questionamentos sobre onde a empresa quer chegar, qual a meta? Esses objetivos devem ser quantificáveis a exemplo de estar entre as cinco maiores confeitarias da cidade, ou alcançar determinado faturamento anual planejado.
Definição de estratégias
- Através delas, os objetivos são alcançados, assim, cada estratégia deve servir ao menos a um objetivo. Podemos pensar nelas como o caminho para um destino.
Elaboração de um programa de ações
- Nesta etapa é feito o detalhamento de cada uma das ações. Em sua materialização, deve ser garantida a viabilidade entre objetivos e estratégias, bem como definidos custos, prazos responsáveis.
O planejamento estratégico deve seguir um fluxo racional de forma que cada etapa seja cumprida organizadamente e possibilitando constantes revisões periódicas sempre que necessário.
COMO VALIDAR MEU PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?
Se a importância do planejamento, de conhecer a identidade da sua empresa e de dedicar tempo a isso foi identificada, cabe agora criar a melhor estratégia para seu negócio e validá-la através de algumas ferramentas de apoio.
Através dessas ferramentas será possível definir as características e incertezas, positivas e negativas da sua empresa, que possam viabilizar o planejamento estratégico ou indicar que ele precise de ajustes.
As principais ferramentas para validar seu planejamento estratégico são:
? Missão
? Visão
? Valores
Representando respectivamente propósito, e essência da empresa, objetivo, ou sonho da empresa, comportamentos e práticas para cumprir a essência e realizar objetivos da empresa.
Análise 360° de oportunidades
- Realizada em duas etapas que avaliam o aspecto externo da ideia, sendo este a sua relação com o mercado e ainda o aspecto interno, como a relação da proposta relacionado ao seu perfil empreendedor.
As 5 forças de Porter
- Realizando a análise do ambiente em que a empresa está inserida, definindo o melhor posicionamento frente aos concorrentes. Através da análise, avaliação e reflexão sobre os concorrentes, produtos e serviços substitutos, possibilita o aprimoramento nas negociações e gestão de fornecedores e clientes.
Matriz BCG
- Em se tratando de uma análise gráfica, atua analisando o portfólio de produtos e/ou de unidades de negócio baseado no conceito de ciclo de vida do produto, relacionando-os com variáveis externas e internas
Matriz Ansoff
- Essa ferramenta possui duas dimensões: produtos e mercados. De um lado são posicionados os produtos novos; do outro, os existentes. Essa combinação forma quatro estratégias para o crescimento e o desenvolvimento da empresa, sendo elas o desenvolvimento do mercado, a penetração, a diversificação e o desenvolvimento do produto.
Análise SWOT
- Consiste na análise dos pontos Fortes (Strenghts), Fracos (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e nas Ameaças (Threats) de uma empresa para nortear as ações planejadas.
A partir dessas ferramentas não apenas a criação do planejamento estratégico se tornará mais fácil, como também a gestão do negócio.
O QUE É ANÁLISE DE CENÁRIOS?
A análise de cenários é realizada com base na investigação do macroambiente da organização, do setor e do mercado, avaliando diversos fatores, externos e internos, que influenciam no sucesso das organizações.
A análise de Macroambiente é comumente a primeira etapa do planejamento estratégico. Inclui a investigação de questões políticas, econômicas, sociais, tecnológicas, ambientais e legais, com o objetivo de identificar ameaças e oportunidades do mercado.
A análise do setor por sua vez engloba as forças relativas ao ambiente operacional da empresa, relativas ao seu ramo, incluindo cadeia produtiva, tecnologias e afins. Já a análise de mercado compreende as informações do desempenho dos produtos em relação à concorrência identificando assim as oportunidades e ameaças.
Instrumento crucial da gestão de uma empresa, a análise de cenários cria previsões de situações futuras, analisa o ambiente e prepara o gestor para avaliar o momento certo de ampliar suas operações.
Na elaboração da análise de cenário, deve ser levado em conta:
✔ Custos mensais (água, luz, telefone e demais despesas).
✔ Receita média mensal (ou diária).
✔ Número de funcionários.
Dentre os cenários que podem ser analisados, estão:
- Contratação de novos colaboradores, identificando o melhor momento para contratar novos colaboradores.
- Identificação dos melhores momentos para expansão do negócio.
Com função principal de analisar o contexto onde a organização está inserida, e prever os fatores que possibilitem uma visão real de mercado e permita a tomada de decisão com fundamentação e precisão. Para isso algumas ferramentas podem servir de apoio, como a análise SWOT citada anteriormente, e a planilha de análise de cenários que indicará os ganhos ou perdas possíveis, seja no melhor ou no pior cenário.
COMO ANALISAR OPORTUNIDADES E AMEAÇAS OU
LIMITAÇÕES DO AMBIENTE EXTERNO A SUA EMPRESA?
O ambiente externo envolve tudo que está fora da "jurisdição" da empresa, sejam fatores naturais, como o clima, catástrofes, aquecimento global, fatores conjunturais e institucionais, como taxa de juros, variações cambiais, decisões do governo, alíquotas de impostos, crise política, instabilidade institucional, legislações, ou mudança de poder aquisitivo do seu público.
Para analisar as oportunidades, ameaças e/ou limitações desse ambiente, além das diversas ferramentas que podem ser aplicadas conforme o objetivo do gestor, algumas perguntas podem apoiar a análise do ambiente externo:
- Quais são as barreiras em cada uma das fases de produção do produto final da empresa?
- Qual o volume de capital necessário para a empresa entrar no mercado?
- Quem são os consumidores, onde estão localizados, quais suas tendências e quais são os seus padrões de qualidade?
- Qual a segmentação de mercado e qual a velocidade de mudança no produto e de onde se origina?
- Quantos e quais são os seus concorrentes, qual a tecnologia básica que cada concorrente utiliza e qual a participação de cada um no mercado?
- Quem são seus fornecedores, onde estão localizados, qual seu preço de venda, seus prazos de entrega e a qualidade dos seus produtos?
Munido dessas informações você poderá prever eventos e antecipar-se a eles, aproveitando-os estrategicamente.
O QUE É PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL?
Pensado para tratar dos desafios do setor público, foi adaptado às necessidades da gestão empresarial. Esse modelo de planejamento deve ser feito com base na realidade ou situação, e não na interpretação do planejador.
Assim, o plano de ação estratégico situacional deve considerar as variáveis situacionais e entender que nem todas as circunstâncias enfrentadas no mercado podem ser controladas, sendo para isso necessário deixar margem para ações que não estejam necessariamente representadas no plano, sem perder de vista ou mesmo ir de encontro com a forma de agir da sua empresa, adaptando-se assim à realidade.
Dessa forma o Plano Estratégico Situacional envolve quatro momentos, listados abaixo:
Explicativo
- Momento onde o gestor deve identificar e descrever o problema que precisa ser solucionado, essa etapa corresponde ao diagnóstico. Entretanto, uma análise abrangente é necessária uma vez que envolve outras variáveis e se baseia nas circunstâncias reais do mercado.
Normativo
- Momento onde o gestor responsável pelo plano deve expor qual o resultado seria obtido através do seu plano, nas circunstâncias ideais. Se tudo ocorrer da forma desejada, o que a empresa irá alcançar ou conseguir?
Estratégico
- Enquanto no momento normativo o trabalho é pensar o que aconteceria no cenário perfeito, o estratégico é o oposto, e identificag as possíveis adversidades na implantação do plano, avaliação da viabilidade do mesmo e ainda a existência de conflitos. Se tudo correr errado, o que será feito? Qual a chance da empresa sobreviver ao pior cenário?
Tático-operacional
- Momento de efetiva execução do plano, mas nesse modelo a avaliação contínua é um item preponderante, monitoramento constante, flexibilidade para agir de acordo com as circunstância e capacidade de implementar mudanças são as principais características desse momento.
A adaptabilidade é um dos principais aspectos diferenciadores do modelo tradicional de planejamento estratégico situacional, mas não apenas o plano deve ser adaptável, como também o gestor da empresa a que o plano se aplica.
OS PRINCIPAIS ERROS NA ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Não contar com todas as informações necessárias
- Apesar da agilidade ser algo imprescindível para no dia a dia das organizações, na tomada de decisões a cautela deve vir primeiro. Para a criação do planejamento estratégico é necessário elencar todas as informações, desde as condições de mercado até as oportunidades, ameaças, concorrências e cenários, além dos processos da empresa. Assim, cada decisão tomada será baseada em todos os aspectos envolvidos, evitando ações inadequadas.
Não definir os objetivos corretamente
- A dificuldade em elaborar objetivos específicos, mensuráveis, atingíveis e relevantes, leva muitas empresas a determinarem objetivos fora da realidade. Para evitar isso o objetivo deve ser a resposta da seguinte pergunta: Qual é o resultado desejado que buscamos obter com as nossas ações? Entender o mercado, o momento da empresa e seus maiores desafios são essenciais para evitar esse problema na elaboração do objetivo.
Não envolver os colaboradores
- Por mais que a responsabilidade da elaboração do planejamento estratégico seja dos gestores, é importante envolver os colaboradores ao longo do processo, tornando a implementação das ações mais fáceis, além de abrir espaço a novas propostas e ideias ao longo de sua execução.
Ausência de prioridades
- Cada ação, estratégia e objetivo possuem diferentes graus de importância. Ao definir prioridades é possível investir maiores esforços no que representa maior potencial de ganho, que representem menores riscos ou mesmo possua maior capacidade de sucesso.
Não medir os resultados
- A implementação de um planejamento estratégico implica em acompanhamento e monitoramento constante, a falta disso impede a identificação da necessidade de adaptação do planejamento. Nessa circunstância, um planejamento anteriormente satisfatório, facilmente pode ficar defasado, levando a tomada de decisões inadequadas, que levarão a grandes danos a sua empresa.
COMO E PARA QUE DEFINIR A MISSÃO DA MINHA EMPRESA?
A missão é uma declaração expressa da razão existencial da empresa. Se refere aos objetivos pela qual foi criada. As respostas a alguns questionamentos podem facilitar e orientar a elaboração da missão da sua empresa.
São eles:
✅ O que a empresa deve fazer?
✅ Para quem deve fazer?
✅ Para que deve fazer?
✅ Como deve fazer?
✅ Onde deve fazer?
✅ Qual a responsabilidade social a empresa tem?
A missão deve comunicar de forma clara e objetiva a todos dentro e fora da empresa o que esperar dos seus produtos e serviços.
PARA QUE SERVE E COMO DEFINIR A VISÃO DA EMPRESA?
A visão da empresa aponta para a posição que se deseja ocupar num cenário futuro, seja em negócios existentes, numa nova composição de negócio, sendo a imagem que se deseja alcançar num prazo futuro determinado.
Perguntas facilitadoras que orientam na confecção da visão:
➡️ Qual é o nosso objetivo?
➡️ Qual é a força que nos impulsiona?
➡️ Quais são os nossos valores básicos?
➡️ O que desejamos realizar?
➡️ O que fazemos de melhor?
➡️ O que mudaremos?
Prática, realista e visível é como deve ser a visão da empresa, não se tratando de uma frase para expor na parede, mas de uma forma de transmitir para todos, sejam clientes, colaboradores ou fornecedores, onde a sua empresa deseja chegar em um espaço de tempo.
COMO DEFINIR OS VALORES DA EMPRESA?
Os valores expressam os princípios da empresa, são critérios que definem as atitudes e comportamentos, bem como as decisões da sua empresa.
Tratam dos princípios que norteiam a organização. Para isso devem ser usadas palavras que expressam a crença defendida pela empresa, como:
? compromisso,
? ética,
? dedicação,
? confiabilidade,
? inovação,
? entre outros.
DEFININDO A ESTRATÉGIA DA SUA EMPRESA
Para definir as melhores estratégias para a sua empresa cinco medidas devem ser tomadas, seguidas e avaliadas continuamente:
✅ identifique pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças;
✅ defina a identidade da empresa;
✅ defina os objetivos da empresa e ações para alcançá-los;
✅ monitore os resultados;
✅ trace ações para atingir melhores resultados.
Sendo "a seleção dos meios para realizar objetivos", a estratégia deve ser definida através de estudo contínuo e eficiente das variáveis que envolvem o mercado que a sua empresa está inserida.
Um bom planejamento estratégico possibilita uma análise do ambiente, dos recursos e das possibilidades de um empreendimento. Através dele é possível acompanhar e avaliar as mudanças do ambiente externo e interno, identificando dificuldades, oportunidades e ameaças para a criação ou ampliação de uma empresa.