Qual a importância do mix de produtos para a sua empresa?

O que é e como selecionar o mix de produtos estratégico para a minha empresa?

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Publicado em 07/12/2020 | Atualizado em 07/12/2020

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Prateleira com mix de produtos

Mix de produtos é um conceito indicativo da variedade de produtos ou serviços ofertados por determinada empresa ao mercado, ou seja, o que será vendido ao cliente.

Escolher o mix de produtos é uma das decisões mais vitais de um negócio e faz parte do processo de definição de sua imagem e identidade. Essa seleção não só se relaciona com as necessidades de consumo do público-alvo da empresa, como também é capaz de criar novas demandas e tendências de mercado.

Uma das definições de produto mais completa é a que Gary Armstrong, um dos escritores mais conceituados sobre Marketing, que diz:

"Definimos um produto como algo que pode ser oferecido a um mercado para apreciação, aquisição, uso ou consumo e que pode satisfazer um desejo ou necessidade. Produtos incluem mais do que apenas bens tangíveis. Definimos amplamente, incluem objetos físicos, serviços, eventos, pessoas, lugares, organizações, ideias ou um misto de todas essas entidades".*

Existem dois tipos de necessidades:

  • a latente, onde existe o desejo, o querer, a vontade de comprar,
  • e a não latente que é a ausência desse desejo da compra.

Dentro das estratégias e objetivos da empresa, através do plano e ações de marketing, é possível contemplar as demandas das duas naturezas: tanto atender as necessidades e desejos dos clientes que querem comprar, como despertar o interesse em clientes que ainda não querem.

Para ser mais assertivo no desenvolvimento do negócio, é de extrema relevância estabelecer um mix de produtos adequado para ser ofertado. Para alcançar o sucesso de ver o produto saindo da empresa e sendo consumido pelos clientes, é imprescindível elaborar um bom planejamento.

A definição correta do mix de produtos de qualquer empresa tem impacto direto em diversos setores estratégicos da organização, como logística, gestão de vendas, marketing e controle de estoques, e ainda leva em consideração outros fatores, como o ramo de atividade, o tipo desse produto ou serviço, o capital a ser investido em cada fase, identificação do perfil do consumidor, região, sazonalidade e tantos outros. Por isso, a montagem de um portfólio com os itens que visam a satisfazer as necessidades do consumidor exige o desenvolvimento de um bom planejamento, pois é imprescindível que faça parte do plano de negócios da empresa.

*ARMOSTRONG, G. KOTLER, P., Princípios de Marketing. 12. Ed. São Paulo: Person Prentice Hall, 2007. Pag. 200.

COMO DEFINIR O MEU MIX DE PRODUTOS?

É muito importante ter o entendimento de que a composição do mix de produto não depende apenas do que o empresário deseja. É preciso, antes de tudo, realizar a análise do mercado, incluindo comportamento e perfil do consumidor, concorrência e as variáveis do ambiente de marketing, para, a partir daí ter condições de iniciar o planejamento de marketing.

Diante dos resultados identificados, é possível ter uma visão das oportunidades e fragilidades para o desenvolvimento da linha de produtos ou serviços de determinada empresa, bem como para o lançamento de novidades.

Dentro da etapa de levantamento e formulação das estratégias do plano de marketing, a atenção dispensada para a definição dos produtos e/ou serviços, tem como finalidade principal orientar como e quanto será necessário investir financeiramente, recursos, tempos e prazos, bem como gerar um quadro com uma visão mais clara das várias atividades da empresa e como é possível criar condições para obter vantagens competitivas, agregar valor entre clientes, a empresa e stakeholders.

Nos tempos atuais, com mercados dinâmicos e concorrência acirrada, diversificação já não se trata mais de uma opção, tornou-se uma condição necessária.

Como o mix de produtos é uma espécie de catálogo dos itens que um negócio vende, sua finalidade principal é suprir os mais diversos perfis da clientela, almejando conquistar cada vez mais espaço no mercado.

Estrategicamente, é importante estabelecer uma hierarquia de poder, influência e necessidade entre os produtos, onde os principais vão abrir o fluxo, gerando tráfego, o movimento; os demais, renda. Alguns empresários precisam ficar atentos a essa dica importante.

Para montar um mix de produtos adequado, é preciso considerar diversos fatores, como:

✅ Qual o ramo de atividade do negócio?

✅ Quais serão os tipos de produtos ou serviços ofertados?

✅ Quem é o meu consumidor?

✅ Qual/is o perfil do mercado e público consumidor?

✅ Qual a região de atuação do estabelecimento?

✅ Quais são os períodos sazonais?

✅ Qual produto gera maior lucratividade?

✅ O processo produtivo tem alguma restrição?

✅ Quais produtos necessitam de maior tempo na restrição do processo?

✅ Quanto é preciso produzir para ter lucro?

✅ Qual é a necessidade do mercado?

Para selecionar o mix de produtos adequado para a empresa, primeiramente é preciso conhecer quem é o seu o público-alvo: comportamentos de compra, gostos, entre outras informações. Com isso, é mais fácil direcionar a oferta. Essa análise ajuda, também, na elaboração das ações de marketing, a fim de desenvolver campanhas que fortaleçam o vínculo de fidelização com os clientes.

A análise dos dados de sell-out (vendas para o consumidor final) também é imprescindível para conhecer um pouco mais sobre o comportamento desse cliente.  Com base nessas informações, se faz possível montar um mix mais assertivo, trabalhando com uma linha de produtos em quantidade e distribuição ideais.

Durante o processo para a definição do catálogo de produtos, cabe observar todos os movimentos da concorrência. Desde que entenda o que significa observar para comparar e avaliar, pois, ao monitorar o que os concorrentes ofertam ou como promovem essa oferta, algumas falhas podem ser identificadas, por isso, a ideia é estudar, não copiar o que eles vêm desenvolvendo. Importante ressaltar que o maior objetivo é conhecer o seu próprio negócio.

Uma sugestão, nesse caso, é utilizar uma solução de benchmarking, que é um processo de comparação entre produtos, serviços e práticas empresariais para aumentar a eficiência do processo, realizado através de pesquisas para comparar as ações de cada empresa. Com isso, é possível identificar o posicionamento de determinada empresa para montar um plano de ação mais preciso e melhorar a performance comercial.

? ATENÇÃO ?

Toda empresa nasce no intuito de ofertar algo para alguém. Essa pode parecer ser uma afirmação óbvia, diante da sua simplicidade. Porém, ela alerta para a importância do empreendedor se fazer as seguintes perguntas:

✅ Qual é a definição do meu negócio?

✅ O que será ofertado?

✅ Quem é o público que pretendo atingir?

✅ Quais são as necessidades ou os desejos que esse produto precisa satisfazer?

✅ Como será chamado - qual nome ele terá?

✅ Como deve ser a marca?

✅ Quais cores e formas o representam?

✅ Quais as suas funções?

✅ O que precisarei para desenvolvê-lo?

✅ Como deve ser sua aparência física?

QUAIS AS VANTAGENS EM TER UM MIX DE PRODUTOS?

Visando ao sucesso da empresa, um mix de produtos tem que ser muito bem definido, pois com ele, a chance de expandir a clientela aumenta, além de, ofertando mais produtos, atingem-se diferentes nichos.

Muitas são as vantagens para quem opta desenvolver um catálogo de produtos, dentre elas, estão:

1. Expansão de mercado

? vender produtos variados;

? maiores as chances de alcançar diferentes nichos e segmentos;

? expandir o alcance de sua marca;

?aumentar as chances para atingir seu público com uma maior diversidade de produtos ou serviços;

?maiores chances de conseguir aumentar a clientela, pois mais desejos poderão ser atendidos.

2. Vantagens competitivas:

?a tendência de atingir cada vez mais segmentos através da diversificação de produtos fortalecendo-se cada vez mais;

? maior adaptação ao fluxo dinâmico do mercado,

? aumento da competitividade diante de concorrentes.

? a variedade diminui a dependência de um só produto:

✔ com essa opção, é possível diminuir riscos.

✔ ocorrendo prejuízo com as vendas de um deles, esse valor pode ser dissolvido com os lucros obtidos através de outros produtos da empresa.

QUANDO DEVO REVISAR O MEU MIX DE PRODUTOS?

Muita novidade vem sendo lançadas com mais frequência em todos os segmentos e ramos de negócio. Isso exige um estado de alerta constante dos empresários, quanto à possibilidade de revisar ou até mesmo, introduzir novos itens em seu catálogo.

A elaboração, definição e redefinição do mix de produtos não deve parar nunca!

As empresas e indústrias de todos os segmentos estão se reinventando a todo instante, ofertando novos produtos e serviços que vem a se encaixar com o desejo do seu cliente - considerando que este já tenha sido identificado, mapeado e compreendido.

É muito importante estar atento às tendências do seu segmento de mercado a fim ser capaz de identificar o momento exato para atualizar o seu portfólio.

Além da necessidade de inovação, a sazonalidade é outro fator que demanda a necessidade de modificar o mix. Existem algumas datas como Natal, Dias das Mães, Páscoa e Black Friday, que são capazes de gerar boas oportunidades e possibilidades.

Alguns períodos trazem uma necessidade temporária para mexer em seu mix de produtos. É importante identificá-los, para que seja feito esse remanejamento ou exposição do mix temporário. Essa prática possibilita o aumento das vendas e permite captar novos clientes.

É importante salientar que, não apenas nesses períodos, como durante todo o ano, o controle de estoque precisa ser eficiente, a fim de reduzir prejuízos.

APOSTE NA DIVERSIFICAÇÃO

A importância do mix de produtos para o negócio é servir o cliente, atendendo e satisfazendo seus desejos e necessidades com qualidade, precisão e agilidade. Ter um mix mal definido significa perder vendas e venda perdida significa redução de lucro, perda de mercado, comprometimento da imagem da empresa frente aos clientes, favorecimento da concorrência, entre outros fatores.

Com o desenvolvimento do mercado, também não há espaço para mixes simplórios de produtos. Apostar na diversificação é essencial para obter um diferencial diante da concorrência e conquistar a fidelização da clientela.

Ou seja, a empresa precisa atentar para os diversos fatores que impactam diretamente na definição do mix de produtos que será trabalhado no mercado frente aos clientes. Apresentar ao consumidor uma linha de produtos inadequada é um fator de risco e pode comprometer negativamente sua posição no mercado e, consequentemente, sua continuidade.

 

Conte com o Sebrae para te ajudar nesta importante jornada!

 

Mulher olhando variedade de produtos na prateleira
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O conceito de Mix de Produto foi adotado para expressar a variedade de itens que uma empresa vende, possibilitando bons resultados e alcance de novos clientes.
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