Principais redes sociais para a sua empresa
Não perca tempo e aumente a competitividade do seu negócio
Publicado em 13/10/2022 | Atualizado em 15/09/2023
O ato de criar um próprio negócio e usar todas as ferramentas, benefícios e principais redes sociais para divulgá-lo, pode ser um contexto mais simples do que possamos imaginar. Isso ocorre pelo fato de ser muito comum encontrar pequenos gargalos e erros nos processos que giram em torno de ações em marketing e que, sobretudo, podem ser evitadas.
Um desses principais motivos está na ausência do marketing digital. Logo, quando ele não é priorizado entre as marcas ou acaba não sendo realizado da maneira correta, a tendência é que essa execução seja prejudicada. Dessa forma, é fundamental dedicar um tempo para que os negócios passem a pensar sobre esse tipo de assunto.
Confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o planejamento de marketing digital, redes sociais e como elas podem ser aplicáveis para esse planejamento.
Planejamento de marketing: o que é?
O planejamento digital nada mais é do que uma empresa ou marca que deseja obter ações em marketing, a fim de que consiga se estruturar no ambiente online. Em outras palavras, estamos falando de uma etapa dessa construção, em que visa determinar os objetivos que precisam ser alcançados pela campanha.
Assim, o planejamento pode incluir a divulgação de um serviço, marca, produto, entre outros processos relacionados. Esse tipo de planejamento é o que servirá como um tipo de norte, a fim de que as estratégias do negócio no ambiente online possam ser concretizadas e seguidas de acordo com os resultados almejados.
Logo, entende-se que um excelente planejamento de marketing digital dependa de diferentes características de cada empreendedor, bem como do seu respectivo empreendimento. Sendo assim, um excelente profissional que esteja disposto a realizar a divulgação do seu negócio de doces, por exemplo, deve fazer uma consideração a respeito das peculiaridades de seu ramo, antes de realizar a criação de perfis nas redes sociais, a fim de obter resultados ainda mais eficientes.
Por outro lado, alguém que esteja atuando inteiramente no ramo da tecnologia, deve considerar os aspectos que envolvem toda a sua atividade, bem como a concorrência, o tipo de consumidor e até mesmo o próprio mercado.
Com base nesses dados e informações, fica ainda mais fácil realizar a divulgação, e sobressair acima da concorrência do mercado digital, no qual, dependendo do nicho de atuação, pode encontrar-se saturado.
O que são redes sociais?
As redes sociais nada mais são do que facilitadoras para gerar determinados tipos de conexões entre organizações, grupos e pessoas que tendem a compartilhar os mesmos tipos de interesses ou valores, buscando interagirem entre si. Esse conceito acabou sendo ainda mais ampliado com a internet e a criação difundida das redes sociais.
Quais são as principais redes sociais para estratégias de marketing digital em empresas?
Agora que você já sabe o conceito e a importância do planejamento de marketing digital integrada às redes sociais, confira abaixo as melhores mídias para sua empresa investi-las como forma de captar e gerar relacionamento com novos clientes:
1.Facebook
O Facebook é a maior rede social do mundo, contendo mais de 2,6 bilhões de pessoas. E esse número não é simplesmente à toa: nenhum outro tipo de história na internet acabou conseguindo realizar tão bem o que os usuários podem fazer em um único lugar — e de forma bem simples.
Além de ser uma rede social focada exclusivamente em seus usuários, ela também se torna uma das maiores gerações de oportunidade para adquirir clientes para quaisquer tipos de empresas.
2. YouTube
O YouTube, com certeza, está vivendo o seu auge, já que conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos. Dessa forma, fica praticamente impossível não ver pelo menos algum vídeo durante o dia a dia nessa rede social, já que ela dispõe diversos tipos de conteúdo para atender a diversos tipos de demandas, sejam elas profissionais ou pessoais. E esse crescente aumento também se deve ao fato de que existe uma grande presença e conteúdos audiovisuais em relação ao marketing digital.
Sabemos que a plataforma realiza o compartilhamento de vídeos, formando diferentes comunidades. Sejam eles empresas ou até mesmo influenciadores tentando realizar algum tipo de transmissão de conteúdo, o YouTube acabou se tornando uma mídia crucial para qualquer tipo de pessoa que tenha uma presença online e seja ativa na internet.
3. WhatsApp
Com mais de 2 bilhões de usuários, o WhatsApp acabou se tornando o mais popular do Brasil, já que está conosco durante todos os dias, e logo, em todos os momentos. Isso porque ele acaba tornando a comunicação ainda mais fácil — especialmente com parentes e amigos. Dessa forma, esse processo acaba se tornando um excelente facilitador para que seus consumidores consigam fazer a mesma coisa.
Baseado na troca de mensagens instantâneas, o WhatsApp torna-se a maior plataforma do mundo através dessa função, e ainda por cima é uma excelente maneira de manter um relacionamento ainda maior com seu público em questão.
4. Instagram
Com mais de um bilhão de seguidores, o Instagram é um importante lugar para elaborar estratégias de marketing digital para as empresas. Isso porque ela refere-se á uma das mídias com um crescimento ainda maior nos últimos anos, e logo, a previsão vista é que ela tende a se tornar ainda mais expansiva para os anos seguintes, se formos considerar as principais funcionalidades que tendem a surgir a todo instante, além do número crescente e progressivo de funcionários.
Sabe-se que os milhares de seguidores dessa rede acabam aproveitando as inúmeras possibilidades que o app oferece para fazer compartilhamentos de fotografias, além de oferecer a oportunidade de criar momentos diários através dos stories, a fim de que os seguidores possam engajar ainda mais com o perfil, seja ele pessoal ou até mesmo profissional.
Como realizar um excelente planejamento de marketing digital nas redes sociais?
Agora que você já conhece o conceito e a importância desse tipo de planejamento para as empresas atuais, confira abaixo como fazer esse processo de maneira eficiente:
Faça uma pesquisa de mercado
Como bem sabemos, quando o assunto é o planejamento de algo, sabemos que tudo começa com uma excelente pesquisa. Logo, será essa pesquisa quem irá apontar os caminhos para a sua comunicação. Por esse motivo, é nesse primeiro momento no qual o empreendedor deve traçar objetivos em decorrência das oportunidades de mercado.
Busque definir as metas para o tipo de comunicação que a sua marca deseja oferecer, a fim de chegar nos objetivos almejados.
Sem contar que, nessa etapa, também é crucial considerar o cenário em que a sua empresa costuma atuar, a fim de fazer incríveis descobertas a respeito da sua própria concorrência, e dessa forma, a forma em que ela vem ocupando espaços na internet.
Assim, já sabendo o que eles podem fazer parte da rede, é possível identificar brechas, além de garantir que o conteúdo não será repetido para os seus consumidores.
Lembrando que esses tipos de consumidores também precisam ser identificados pois, dessa forma, a mensagem poderá ser aperfeiçoada, caso o empreendedor saiba como conversar de uma forma que consiga adequar-se ao universo das pessoas.
O plano de ação
Depois de realizarmos uma pesquisa minuciosa e criteriosa de mercado, está na hora de partirmos para o plano de ação. Isso porque é nesse momento no qual é possível quais serão os tipos de canais que poderão ser trabalhados em sua campanha — lembrando sempre os objetivos previamente traçados, além de fazer uma análise da concorrência e também do seu respectivo público-alvo.
Em seguida, precisamos criar o conteúdo, que é um elemento essencial para que consigamos ter total sucesso na campanha do marketing digital. Isso porque é justamente nessa etapa onde o negócio consegue decidir o que será divulgado, e de qual forma esse material poderá chegar aos seus prováveis clientes de maneira eficiente.
Além disso, não podemos nos esquecer de aperfeiçoar seus respectivos textos utilizando o Search Engine Optimization (SEO). Em geral, empresas que não entendem ou não acham conveniente praticar essa estratégia nos processos de planejamento digital, costumam cair no mercado digital antes mesmo de começar.
Contudo, para as marcas que entendem a devida importância do SEO, podem conseguir obter até 13 vezes ainda mais clientes, e além de tudo, 5 vezes mais clientes em relação aos concorrentes que acabam não utilizando o recurso.
Faça um cronograma
A próxima etapa do planejamento de marketing digital é realizar a montagem do cronograma. Através dele, é totalmente possível fazer o controle do quanto as frequências das atualizações, bem como a distribuição do conteúdo na internet através das redes sociais. E isso, precisa ser feito baseando-se nos principais critérios, de acordo com o perfil dos consumidores em questão.
Esse tipo de cronograma pode ser feito através de planilhas. Contudo, existem processos e ferramentas ainda mais modernas, a fim de aperfeiçoar o processo, como é o caso de OpenProject e até mesmo o Microsoft Project.
Faça monitoramentos constantes
Em geral, é necessário entender a importância de mensurar os resultados. Nesse ponto, o monitoramento refere-se a:
✅ As páginas com o maior número de acessos.
✅ Taxa de cadastros de foram realizados.
✅ Páginas que mostram um número de acessos ainda maior.
✅ Número de visitas no próprio site da empresa, seja na página institucional ou até mesmo no blog da corporação.
✅ A origem de cada visita.
O Google Analytics é um serviço essencial, e sobretudo, gratuito disponibilizado pelo Google. Essa ferramenta consegue mostrar resultados mais expressivos acerca do monitoramento e, com base nos resultados obtidos, entender quem de fato são seus consumidores, bem como o que eles mais gostam de consumir, de ler, de ouvir, entre tipos de formatos que são criados pela sua corporação no ambiente online.
Como nem tudo são flores, existem pequenos erros que tendemos a fazer enquanto estamos implementando e atuando com o planejamento de marketing digital na corporação. Contudo, precisamos entender que alguns erros precisam ser evitados urgentemente.
? Ignorar o perfil de seus consumidores
Para que qualquer ação em marketing possa funcionar, é necessário que ela seja pensada totalmente nos principais interesses das pessoas em que a sua marca pretende atingir. Logo, quando isso não ocorre, pode ser possível que a sua mensagem não consiga chegar até as pessoas com o devido impacto necessário.
Em geral, um erro bastante comum é quando se acredita que o perfil de seus consumidores tende a variar. Com isso, entendemos que esse ponto se trata de um planejamento que está sendo totalmente mal elaborado, ou que realmente não existe.
Sendo assim, é importante definir e entender sempre o perfil do consumidor ideal, pois é ele quem a sua empresa irá conversar e se comunicar constantemente, embora existam outros tipos de consumidores que apresentam perfis diferentes.
De forma prática, uma comunicação eficiente com um determinado tipo de consumidor considerado ideal acaba permitindo que a empresa consiga cativar as pessoas que tendem a ser mais propícias para serem finalizadas. E logo, iremos perceber que a consequência disso serão resultados ainda melhores.
Sendo assim, a primeira dica que devemos obter em relação a isso, é sempre buscar um trabalho assertivo acerca do perfil da sua persona e até mesmo de seu conceito. Essa nada mais é do que uma representação semifictícia em relação ao consumidor ideal.
Através dela, a empresa consegue elaborar estratégias de marketing digital que tendem a ser muito mais específicas, especialmente quando o propósito é fazer o direcionamento da mensagem da sua marca aos consumidores que oferecem grandes chances para realizar transações e fechar negócios com a sua companhia.
? Optar por seguir somente um único caminho
O mundo dos investimentos nos ensina uma regra bastante conhecida: busque diversificar a sua carteira.
Portanto, caso a sua empresa decida investir todo o dinheiro da estratégia em um único lugar, esse processo pode ficar vulnerável a diversos tipos de crises, e mais pra frente, pode acabar fazendo com que a sua marca perca dinheiro.
Dessa forma, podemos concluir que no marketing digital não é diferente. Ou seja, de nada adianta sua empresa optar por trabalhar na rede social Facebook, mesmo que seja uma das redes sociais mais famosas e mais frequentadas do mundo, se o seu público não estiver presente nessa rede. E a premissa vale para as outras mídias de relacionamento.
Portanto, para que a sua empresa consiga se destacar no ambiente online, é necessário diversificar a sua exposição, seguindo por vários caminhos até alcançar onde esse tão sonhado público estiver.
O maior segredo disso tudo é fazer um planejamento acerca do conteúdo que está prestes a ser publicado. Além disso, também devemos realizar uma compreensão ainda maior acerca do que cada tipo de canal tende a oferecer para a divulgação dessas respectivas ideias, e assim, gerar ações com base no objetivo de suas campanhas. Isso, sim, é ser uma empresa totalmente estratégica e conhecedora de seus clientes em potencial.
Já que o foco está centrado na persona e em seus respectivos interesses, a empresa passa a ter chances ainda maiores para se tornar totalmente relevante para o mercado online referente ao nicho de atuação.
? Não ter critérios em relação a frequência das postagens
Para respondermos a esse título, só precisamos imaginar a seguinte situação: sua empresa acaba conhecendo o perfil de seus clientes, visa identificar um tipo de conteúdo que pode ser totalmente pertinente a eles, e logo, resolve fazer a divulgação desse conteúdo através do Twitter da empresa.
Entretanto, sua empresa realiza a publicação desse conteúdo no dia, porém, no dia seguinte, o setor de marketing acaba percebendo que o retorno foi extremamente abaixo do esperado. A questão é a seguinte: o que poderá ter causado isso?
Um dos maiores erros que tendem a ser desconsiderados nesses momentos é a devida importância, que foi colocada dentro de sua estratégia.
Logo, são diversos os casos nos quais as empresas enchem suas páginas corporativas de conteúdos. O problema disso tudo, é que, com tanta informação divulgada, entendemos que o consumidor pode simplesmente passar a ignorar o seu conteúdo, ou até mesmo deixar de seguir a página.
Por esse motivo, busque realizar uma organização acerca da sua comunicação de maneira inteligente, fazendo consideração dos horários e períodos que oferecem um alcance ainda maior da sua mensagem. Além disso, também busque evitar falar sobre diversos tipos de assuntos, ou misturá-los entre a sua proposta principal.
Isso porque, diante de tanta informação “jogada para o consumidor”, ele pode ter todo o potencial para simplesmente acabar ignorando o seu conteúdo, e em outras situações, acabar deixando de seguir a página.
Por fim, organize a comunicação da sua empresa de forma inteligente, sempre levando em consideração os períodos e horários de maior alcance em relação a mensagem que a sua marca deseja entregar. Além disso, também evite buscar assuntos extremamente diferentes da proposta e do objetivo do seu negócio.
Quando surgir uma ideia relevante para as pessoas que seguem suas redes sociais, experimente separar essas ideias em diferentes tipos de posts durante o dia, ao invés de centrar todos os seus esforços em uma única atualização.
? Não ter o hábito de mensurar resultados
No ambiente do marketing digital não há espaço para achismos. É sensato perceber isso justamente porque a mensuração de resultados acaba se tornando um dos grandes diferenciais que a internet oferece em relação ao ambiente off-line.
Por esse motivo, podemos lembrar que no marketing digital existem as famosas métricas de desempenho, que acabam permitindo que o responsável pelo planejamento consiga acompanhar de forma ainda mais eficiente todas as ações que foram desenvolvidas no meio online, seja em blogs, redes sociais, e-mails, entre outros relacionados.
É um erro grave deixar de apostar em:
• CAC — Custo de Aquisição de Clientes.
• ROI — Retorno sobre o Investimento.
• Taxas de rejeição e conversão.
? Não consolidar objetivos com base daquilo que o mercado está apresentando
Em geral, devemos entender que as metas devem ficar muito bem claras ao longo da etapa do planejamento de marketing digital, a fim de que todos os esforços até aqui sejam feitos em função delas. De forma prática, a fim de que essas ideias consigam ser definidas de forma correta, é necessário que o negócio busque aliar todo o seu histórico a uma pesquisa ainda mais aprofundada e taxativa de mercado.
Isso irá permitir a oportunidade de encontrar estratégias eficientes, onde todas elas consigam ser compatíveis com o grande potencial da sua empresa. Por esse motivo, é de suma importância que esses objetivos possam ser altamente alcançáveis e realistas, porém, acima de tudo, mensuráveis, a fim de que comunicação consiga trabalhar na criação de o que podemos chamar de um “elo”, entre os seus consumidores e a própria empresa.
Um planejamento de marketing de grande sucesso deve, em sua essência, contribuir com diagnósticos mais eficientes á respeito do mercado em que o negócio está atuando, levando em consideração as variáveis, tais como a concorrência, o ambiente interno da empresa, a economia, e muitos outros pontos importantes que precisam ser levados em consideração.
Um erro bastante comum acontece quando os negócios tendem a ignorar o mercado em que tendem a atuar, a fim de explorar as possibilidades do digital, tendo em vista a referência de marcas grandes. Dessa forma, ao tentar imitar campanhas de empresas, até mesmo de outros setores, elas provavelmente perderão muito dinheiro, pois a comunicação, nesses momentos, se torna extremamente ineficiente.
As redes sociais estão em ascensão no mercado digital, e é muito importante que as empresas entendam o valor dessas redes para conseguirem gerar competitividade. Afinal, passamos determinadas horas do nosso dia a dia resolvendo questões, tirando dúvidas, comprando produtos, serviços entre outros relacionados.
Com os clientes, isso não é diferente. Através do planejamento de marketing digital, é necessário integrar essas estratégias às redes sociais, para que os objetivos de captação e conversão possam ser realizados de maneira eficiente, prática e sustentável.
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