Por que o plano de negócio é vital para o sucesso da sua empresa?
Em que momento devo fazer um plano de negócios?
Publicado em 05/07/2021 | Atualizado em 05/07/2021
Não testar a viabilidade da ideia antes de iniciar um empreendimento ou negócio, é um dos principais motivos que leva as empresas a fecharem as portas depois de poucos anos de atividade. No plano de Negócios, o empresário pode testar suas ideias, dando a elas estrutura e direcionamento. Isso ajuda a reduzir os riscos e minimizar as chances de falha que faz parte de qualquer novo negócio.
Dentro do Plano de Negócio, a ideia é esmiuçada, são estabelecidos seus objetivos e o que deve ser feito para que eles sejam atingidos. Para que isso ocorra, todas as informações importantes devem ser levantadas e colocadas no papel de forma organizada para que uma análise completa seja realizada. Isso vai ajudar a identificar falhas e possíveis melhorias na sua ideia, aumentando as chances de sucesso do seu negócio.
Tendo tudo isso em mente, é importante compreender a importância de um Plano de Negócios para a sua empresa. Ele precisa responder perguntas como: Qual o diferencial do meu serviço? O que eu estou trazendo de diferencial para os clientes? O que pode me destacar no mercado?
Em que momento devo fazer um Plano de Negócio?
A partir do momento que a ideia para um negócio surge, o empreendedor passa a elaborar um levantamento com o intuito de colher todas as informações necessárias para estruturar essa ideia e transformá-la em um projeto real. Esse conjunto de dados já faz parte do Plano de Negócios.
Mesmo que você não esteja elaborando esse levantamento com o objetivo de apresentar a sua ideia para outras pessoas, ele é importante para que você consiga vislumbrar toda a sua estratégia de metas e objetivos, seja para o início do negócio ou até mesmo para um projeto de expansão da sua empresa.
Dessa maneira, o melhor momento para elaborar o seu Plano de Negócios é logo com o surgimento da sua ideia. Iniciando dessa forma, caso a sua proposta seja pouco realista, ela já pode ser modificada no início, poupando você de grandes perdas financeiras e frustrações profissionais.
Plano de Negócio x Modelo de Negócio
É chegado o momento de estruturar a sua ideia. E provavelmente você ouvirá duas expressões distintas: Modelo de Negócios e Plano de Negócios. Embora pareçam semelhantes, esses dois documentos são bastantes distintos, e iremos explicar as diferenças entre eles a seguir:
Modelo de Negócios
O Modelo de Negócios diz respeito às estratégias adotadas pela empresa, seu modo de agir e de trabalhar. Costuma ser uma ferramenta mais visual, e para sua confecção um método que pode ser utilizado é o Canvas, que constrói um guia visual com as estratégias da empresa. É possível montar o Modelo de Negócios com papéis adesivos para adequar os tópicos de acordo com a necessidade, podendo alterar seu local, remover, acrescentar etc. As informações são organizadas em 9 blocos, são eles:
1 - Segmento de clientes
2 - Oferta de valor
3 - Canais
4 - Relacionamento
5 - Fontes de receita
6 - Recursos-chave
7 - Atividades-chave
8 - Parcerias-chave
9 - Estrutura de custo
Todos esses blocos são acrescentados no Modelo, podendo sofrer alterações pela equipe de acordo com as necessidades e as estratégias adotadas pela empresa.
Plano de Negócio
Já o objetivo do Plano de Negócio é estudar se, na prática, o negócio será viável e trará o retorno financeiro esperado pelo empreendedor. Nesse documento constarão todos as ações necessárias, os investimentos e os recursos disponíveis, análise de mercado, dos concorrentes, estudo dos clientes etc. Em resumo, no Plano de Negócios o empresário irá detalhar cada aspecto da estruturação do seu negócio.
Esse é o documento que será apresentado quando você quiser demonstrar sua proposta para outras pessoas, ou até mesmo fazer pedido para financiamento junto aos Bancos ou Investidores. Agrupar todas essas informações pode parecer um processo difícil e burocrático, mas conforme a estrutura do projeto é montada, o idealizador pode analisar cada uma das etapas e identificar sua aplicação e necessidade no projeto como um todo. Principais diferenças entre os documentos:
O Modelo de Negócios:
✔️Parte do cliente;
✔️Foco nas perguntas;
✔️Unificação das visões;
✔️Projeto visual;
✔️Levantamento de hipóteses de modelos de negócios.
O Plano de Negócios:
✔️Parte da ideia;
✔️Foco nas respostas;
✔️Projeto textual
✔️Aprofundamento em dados do mercado.
Como fazer um Plano de Negócio
Existem informações vitais que compõem o Plano de Negócios, e é sobre esses tópicos que vamos tratar agora. É importante entender que, um plano de qualidade precisa apresentar três partes, basicamente, e essas partes apresentam suas subcategorias, que serão esmiuçadas também.
As três partes principais são:
1 - O conceito principal do negócio;
2 - Seção de marketing;
3 - Seção financeira.
Resumo ou Sumário Executivo
Apesar de constar em um Plano de Negócios pronto, como a primeira parte, o Resumo é a última parte a ser escrita. Isso porque ele é o resumo objetivo de todas as ideias tratadas no planejamento, trazendo todas as informações mais relevantes, como:
✔️O conceito: o que sua empresa faz, vende ou fornece, seus diferenciais e o nicho de mercado em que ela opera.
✔️Características Financeiras: informações como lucro, vendas, retornos e fluxo de caixa.
✔️Requisitos Financeiros: qual o capital inicial necessário para sua empresa começar e como esse dinheiro será aplicado.
✔️Posição comercial: informações sobre a quantidade de funcionários e qual o papel de cada.
✔️Realizações: destaque o desenvolvimento da sua empresa, seja em projetos, resultados, patentes etc.
Descrição da empresa
Essa descrição deve ser objetiva e seguir alguns pontos importantes:
✔️O nome da empresa, razão social, o tipo jurídico, propriedades e ativos intangíveis
✔️Objetivos a serem atingidos e indicadores de resultado
✔️Plano geral para gerar retorno financeiro
✔️Informações específicas sobre o mercado do qual a empresa faz parte
✔️Os pontos fortes do empreendimento
Se o objetivo é obter financiamento, é importante acrescentar dados sobre como o recurso solicitado será investido, tudo de forma objetiva e transparente.
Oportunidade, indústria e descrição de mercado
A pesquisa de mercado é um dos pontos mais importantes do Plano de Negócios. E é nessa seção que as informações devem ser apresentados. Primeiramente você detalhará os dados de mercado e do nicho correspondente à sua empresa e principalmente as oportunidades que você pode vislumbrar após essa pesquisa. Por exemplo, você poderia construir essa parte com perguntas e respostas:
✔️Onde está a demanda no mercado no qual a empresa opera?
✔️Como essa lacuna foi identificada?
✔️Como a sua empresa pode preencher essa demanda?
✔️Quais são as principais empresas concorrentes e seus respectivos diferenciais?
✔️Quais serão seus clientes e suas características?
✔️Quem serão seus fornecedores e seus papeis no mercado?
✔️Qual o tamanho do mercado escolhido e qual o seu fator de crescimento?
✔️Quais as preferências atuais dos consumidores?
Compreendendo e esclarecendo todas essas variáveis, você poderá concluir essa etapa respondendo a algumas questões relativas à sua estratégia de desenvolvimento para a sua empresa.
✔️O foco da empresa;
✔️Estratégia de crescimento no mercado;
✔️O diferencial do seu negócio e como você trabalhará isso;
✔️O valor da sua empresa perante os clientes.
Análise de Mercado
A Análise de Mercado, também conhecida como Análise Mercadológica, é um estudo realizado no mercado onde sua empresa irá atuar, com o objetivo de coletar informações. É necessário saber se há uma demanda, se o seu negócio será atrativo para os clientes em questão e conhecer sobre a concorrência. Alguns levantamentos importantes devem ser considerados:
1. Urgência: qual a real necessidade que o mercado possui para o seu produto ou serviço? Estude a concorrência e a procura pelo que você está oferecendo e se necessário, faça adaptações para se adequar ao mercado e aos clientes. Busque sempre um diferencial.
2. Tamanho de mercado: quanto maior o mercado, maior a concorrência. Certifique-se que o que você está oferecendo tenha seu diferencial, seja pela inovação ou pela qualidade.
3. Potencial de Precificação: a competitividade do mercado pode interferir diretamente na precificação do seu produto. Se o seu preço foi muito alto, haverá queda na procura, se for abaixo da média, os clientes acreditarão que a qualidade do seu serviço é inferior. Sendo assim, quando há muita concorrência, a sua precificação fica limitada. Em contrapartida, em um mercado com pouca competitividade, você fica livre para estabelecer um preço um pouco mais alto.
4. CAC (Custo de Aquisição de Clientes): é importante ter em mente o investimento que será necessário para adquirir um novo cliente. O CAC – Custo de Aquisição de Clientes, engloba todos os gastos com ações de marketing, divulgação e com o time de vendas. Esse custo pode ser calculado com uma fórmula simples: CAC = Soma de todos os gastos de marketing e vendas / Número de novos clientes.
5. Custo da entrega do Valor: qual o investimento necessário para entregar o valor? É necessário calcular todos os esforços envolvidos para obter os resultados desejados.
6. Exclusividade: Uma informação importante a ser analisada nesse momento, é a exclusividade do seu produto. Caso você não tenha um produto ou serviço exclusivo, será necessário investir em qualidade e ter preços competitivos no mercado. Além disso, estratégias que destaquem seu diferencial são uma boa saída.
7. Velocidade de entrada no mercado: esse dado é vital, pois a empresa precisa de dinheiro em caixa para aguardar o retorno financeiro dos investimentos.
8. Investimento Inicial: todo o dinheiro aplicado no negócio, desde equipamentos, locação de espaço, recursos de TI até mesmo em capacitação de equipe, deve ser considerado e deve estar previsto no orçamento.
9. Potencial de venda de produtos secundários: quanto mais produtos secundários uma empresa conseguir oferecer, maior a oferta de clientes, além de ser um grande diferencial.
10. Potencial de Lucro Perene: tenha em mente o tipo de oferta que você oferecerá aos clientes. Se será uma compra única ou serviço esporádico, ou se haverá lucro constante.
Além desses tópicos citados, é muito importante analisar aspectos de mercado como normas e regulamentos do setor, o impacto que esse tipo de negócio terá na economia local etc. Conhecer seus clientes também agrega muito valor para a análise de mercado, estudando informações demográficas, por exemplo. Procure montar um perfil de comportamento e hábitos de consumo, necessidades, entre outras informações.
Pesquisa de concorrência
Antes de estabelecer o seu negócio, entenda muito bem os seus concorrentes. Isso vai te ajudar a estruturar a sua proposta e tomar decisões mais inteligentes para que você se destaque no mercado. Para realizar essa análise, faça uma varredura da região onde você pretende estabelecer sua empresa e identifique todos os negócios que ofereçam os mesmos serviços que o seu, ou possam disputar o mesmo perfil de clientes que o seu negócio busca.
Tendo estabelecido, você deve levantar todas as informações relevantes para a estruturação da sua ideia. Classifique seus concorrentes de acordo com a importância e o risco que eles apresentam. Outra categoria relevante é determinar se a concorrência que eles exercem é direta (oferecendo exatamente o mesmo produto) ou indireta (se fornecem uma alternativa ao serviço ou produto que você oferta). Essa análise vai te ajudar a determinar os melhores caminhos que deverá tomar rumo ao sucesso da sua empreitada e diferenciar o seu produto no mercado.
Pesquisa de Fornecedores
Para que você não fique na mão quando seu negócio já estiver funcionando, é importante que encontre os fornecedores ideais. É importante manter um cadastro atualizado de fornecedores de confiança para que a sua empresa não fique no controle de apenas um fornecedor, além de obter as melhores vantagens em prol do seu negócio. Considere alguns aspectos:
✔️Distância física do fornecedor até o seu negócio
✔️Referências de mercado e até mesmo entre outros empresários concorrentes
✔️Custo do frete para entrega
✔️Qualidade de produtos e de serviços
✔️Capacidade de fornecimento de acordo com o tamanho do seu negócio
✔️Preços
✔️Prazos
✔️Forma de pagamento e de entrega
Plano de Marketing
Nesse tópico você deve inserir todas as informações referentes às estratégias de vendas e divulgação para inserir seu produto no mercado e adquirir novos clientes. Essa pesquisa deve descrever o tipo de cliente que você busca atingir, a precificação, os canais de venda que você utilizará, entre outros. Devem fazer parte do seu plano:
✔️A programação publicitária relativa ao primeiro trimestre, pelo menos
✔️O orçamento montado especificamente para a publicidade do produto
✔️Se for o caso, modelos de embalagens, sacolas, caixas etc.
✔️Frases de promoção ou slogan do seu serviço
O mais importante nessa fase é destacar o diferencial do seu produto para que ele tenha uma vantagem competitiva perante a concorrência. O plano de marketing pode ser aplicado em três etapas distintas:
✔️Planejamento: Definição do negócio, estudo de pontos fortes e fracos, análise de perfil da clientela, conceito de marca e estratégias a serem adotadas.
✔️Implementação: Nesse momento é feita a execução das estratégias definidas no planejamento.
✔️Avaliação: Verificação dos resultados obtidos, se tudo foi feito de acordo com o planejamento e se os objetivos foram atingidos.
Plano Operacional
De modo geral, o plano operacional é uma descrição do dia a dia da empresa, e é muito específico. Ele conta com informações como:
✔️Descrição de todas as etapas operacionais relativas à entrega e venda do seu serviço e/ou produto
✔️Todos os materiais e habilidades que serão necessários para a execução do serviço e/ou produto
✔️Lista com todas as despesas operacionais, necessidade de capital e custos de mercadoria
Plano Financeiro
Essa é a seção mais delicada e detalhada a ser escrita. Se for necessário, conte com a ajuda de um contador para efetuar esse Plano, os potenciais investidores terão especial atenção a esses dados. Informações importantes que devem constar no seu plano financeiro:
✔️Situação da empresa: é vital ser transparente com a situação do seu negócio. Inclua fluxo de caixa, notas fiscais, contratos e demais documentos pertinentes.
✔️Objetivo: coletadas as informações, estabeleça um objetivo em curto, médio ou longo prazo para que você saiba aonde chegar.
✔️Plano de ação: é um processo aplicado para o controle das contas da empresa e novos projetos. Todos os passos devem ser detalhados e colocados em um relatório.
✔️Custos: faça uma relação de tudo que será necessário investir para que o seu negócio persista.
✔️Controle: todas as ações estipuladas devem ser efetivamente aplicadas e seus resultados devem ser mesurados. O plano financeiro não é definitivo, periodicamente ele deve ser revisto de acordo com a situação da empresa.
Existe uma quantidade de produção que cada empresa suporta produzir em um período. Isso vai depender do espaço, maquinário, equipe disponível, entre outros fatores. Sendo assim, é muito importante realizar uma análise de toda a sua estrutura operacional, visando maximizar a produção e reduzir custos.
Para realizar esse cálculo, é importante ter conhecimento de quantos produtos a sua empresa pode produzir, ou quando se trata de prestação de serviços, a quantidade de clientes ela pode atender, levando em conta toda a estrutura da empresa. Tendo o conhecimento de valor, você saberá de maneira clara a demanda que poderá atender. Além disso, é importante ter controle dessa capacidade para não gerar uma superprodução, e por sua vez, desperdícios para o seu negócio.
Quando avaliar o meu Plano de Negócio?
A avaliação deve acontecer no decorrer de toda a execução do Plano de Negócio, sendo ele mesmo a avaliação da sua ideia inicial. Dessa forma, o ideal é que ocorram avaliações constantes antes de sua finalização, para que ele tenha a melhor estrutura possível.
Conforme o plano se desenvolve, as coisas tomam formas e cores, as ideias ficam mais claras. Sendo assim, é válido retornar em alguns tópicos para verificar a qualidade das informações ou até mesmo desenvolver alguns assuntos que não estão tão claros. Isso também pode acontecer depois que a empresa iniciar as atividades, e não é problema nenhum realizar alterações e acrescentar dados. Quanto mais completo o Plano de Negócios for, mais estruturado ele ficará.
Qual a importância desse planejamento?
Dentre todos os benefícios que o Plano de Negócios apresenta para a sua empresa, podemos listar os principais:
✔️Visão mais clara do seu negócio: Tendo um documento detalhado com todos esses dados e informações, você terá sempre em mãos todas as características vitais do seu negócio, de fácil acesso, podendo ser visualizado de forma clara e transparente a qualquer momento. Caso queira fazer uma ampliação, um investimento ou uma contenção de gastos, terá tudo disponível, ganhando tempo e otimizando seu trabalho.
✔️Ser um indicador: O plano de negócios serve como bússola para orientá-lo dentro do seu empreendimento. Ele contém todas as informações importantes sobre como anda a estrutura da sua empresa e se há a necessidade de realizar alguma mudança.
✔️Atrair Investimentos: Com uma estratégia bem definida, você saberá exatamente o momento de investir na sua empresa, te colocando em posição privilegiada para negociar com possíveis Investidores no momento certo.
✔️Mais segurança: O plano de Negócios é uma garantia de que cada passo do seu negócio foi estudado e analisado cuidadosamente, diminuindo consideravelmente a margem para falhas. Um empresário que se preocupa em elaborar esse documento, se preocupa com o futuro da sua empresa, o que, aos olhos de Bancos e Investidores, confere credibilidade e segurança.
Quais as principais dificuldades ao criar um Plano de Negócios?
Devido ao excesso de informações e pesquisas a serem realizadas, muitos empresários têm dificuldades na elaboração de um Plano de Negócios, e realmente, não é uma tarefa fácil. Entre os principais problemas encontrados, podemos citar um deles:
✔️Necessidade de criar suposições: Logo no início do projeto, talvez nem todas as informações estejam ao dispor do empresário. Nesse momento talvez seja necessário inserir algumas hipóteses sobre tópicos como: resultado de vendas, comportamento do consumidor, custos com marketing, entre outros. Essas hipóteses podem ajudar o empreendedor a visualizar algumas situações de risco e tentar prever algumas situações relativas ao negócio.
Nesse artigo percebemos a importância e o impacto que um Plano de negócios pode ter para o futuro da sua empresa, analisando se a sua ideia é viável ou não. Por mais complicada que pareça a sua execução, não se esqueça que os Bancos e, principalmente, os investidores, vão solicitá-lo para estudo caso você precise de investimento, tanto para o início quanto para a expansão do seu negócio. É o momento de planejar, cometer erros, retroceder e corrigir. É prevenção e aprendizado. Apesar de se tratar de uma tarefa trabalhosa, suas recompensas serão inúmeras. Iniciar o projeto dos seus sonhos contando apenas com a sorte pode acarretar imensas perdas.
Caso você tenha dificuldades com a sua elaboração, procure um especialista na área para te ajudar nesse momento. É um trabalho que exige muita dedicação por parte do empreendedor e deve ser executado com atenção e cuidado. Ele lhe dará a resposta definitiva sobre o seu projeto, e caso tenha algum problema, o seu plano de negócio demonstre que não será possível prosseguir, volte ao início e realize as mudanças necessárias, sem nunca desistir dos seus objetivos!
Para ampliar seus conhecimentos sobre Plano de Negócio, acesse https://youtu.be/w2V277480lE
Esperamos que este conteúdo tenha contribuído para a construção do Plano de Negócio da sua empresa. Conheça outros conteúdos que preparamos para você, disponíveis nas nossas redes sociais e sucesso na sua Jornada Empreendedora!