O que é uma empresa de automação comercial?

Cuidados ao abrir uma empresa de automação comercial

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Publicado em 13/10/2021 | Atualizado em 13/10/2021

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Automação Comercial

Avanços notáveis em tecnologia nas últimas duas décadas e meia mudaram fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos divertimos.

O uso intenso da internet, a proliferação de smartphones e a conectividade sem precedentes que conquistamos mudaram permanentemente o mundo como o conhecemos.

Mas hoje, estamos à beira de outro período extraordinário da história humana. Estamos nos deleitando com o alvorecer de uma quarta revolução industrial.

O surgimento de algoritmos, automação e tecnologia cognitiva, como aprendizado de máquina e inteligência artificial (IA), está alterando radicalmente a trajetória das economias globais, mercados de trabalho e estratégias de crescimento corporativo.

O ritmo vertiginoso de inovação e ruptura tem gerado o aumento de empresas de automação comercial, no mundo e também aqui no Brasil.

O que é uma empresa de automação comercial?

O uso de tecnologia para automatizar processos de negócios foi popularizado pela linha de montagem móvel de Henry Ford em 1913.

A linha de montagem da Ford reduziu o tempo de fabricação de um carro de mais de 12 horas para 2 horas e meia.

Os softwares e aplicativos de automação de processos de negócios de hoje fazem o mesmo para as necessidades de negócios modernos, reduzindo os processos de desenvolvimento e implantação de meses para horas. A automação de processos de negócios continua com esse legado.

Ele usa software e aplicativos para simplificar e acelerar fluxos de trabalho complicados, ao mesmo tempo que oferece transparência e controle sobre todas as partes do processo - liberando executivos da rotina para que possam se concentrar no que é importante.

Automação comercial é o alinhamento do gerenciamento de processos de negócios (BPM) e gerenciamento de regras de negócios (BRM) com o desenvolvimento de aplicativos modernos para atender às demandas do mercado em constante mudança.

Antigamente, as empresas simplesmente precisavam automatizar processos, o que bastava para aumentar a eficiência e controlar os custos em toda a organização.

Isso foi amplamente alcançado por meio de BPM e BRM. BPM e BRM são ótimas tecnologias, mas por si só não são mais suficientes.

A transformação digital é a principal estratégia para prosperar no ambiente de mercado atual e requer que os líderes de negócios e da Tecnologia da Informação (TI) façam parcerias.

O foco da TI mudou de atender às necessidades internas, como eficiência e controle de custos, para envolver clientes externos e criar novas oportunidades de negócios.

É por isso que o modelo tradicional de automação de negócios precisa evoluir. Em vez de se concentrar apenas na simplificação de processos, como automatizar os registros de venda de seguros, as empresas precisam desenvolver novas estratégias para automatizar o próprio negócio, como a venda direta de seguros.

A construção desses aplicativos exige que os líderes de negócios e de TI se tornem parceiros, compartilhando sua experiência para abrir novas linhas de oportunidade. Mas como isso funciona?

Os especialistas de negócios fornecem os modelos de processos de negócios e regras pertencentes a um aplicativo, que são combinados com o código por meio de um pipeline de integração/entrega contínua (CI/CD) para criar um aplicativo acabado.

Os aplicativos podem ser armazenados em contêineres, permitindo que sejam facilmente mantidos, atualizados e distribuídos.

As soluções de automação de negócios em contêiner permitem que o aplicativo seja acessado em várias plataformas, ao mesmo tempo que permite aos desenvolvedores e usuários de negócios cogerenciar o ciclo de vida dos aplicativos.

Em vez de construir aplicativos monolíticos que se tornam desajeitados e desatualizados, o foco é implantar aplicativos como microsserviços em uma infraestrutura de nuvem escalonável.

Combinar modelos produzidos por especialistas de negócios com código produzido por desenvolvedores de TI cria aplicativos orientados a processos.

Esses aplicativos são mais ágeis e podem ser adaptados mais rapidamente às mudanças nas demandas do usuário.

As soluções de automação de negócios que usam CI/CD aceleram ainda mais os processos de desenvolvimento, reduzindo o tempo entre a implantação e o feedback para que você possa experimentar e encontrar o ciclo de processo mais eficiente para executivos.

Uma empresa de automação comercial, portanto, ganha dinheiro com a venda de sistemas de automação comercial. Simples assim.

Seja vendendo suítes de entretenimento ou alarmes de segurança inteligentes, a grande maioria da receita de um negócio de automação comercial vem da venda de produtos semelhantes.

Essas empresas podem, no entanto, ganhar mais dinheiro oferecendo instalações diretas. Nestes casos, os empresários podem ser cobrados por hora. Ou, ainda, podem ser cobrados com uma taxa fixa.

Algumas empresas de automação comercial oferecem atualizações e reparos - por uma taxa, é claro. Outras empresas de automação comercial podem expandir sua linha de produtos atendendo complexos industriais.

Análise do público de empresas de automação comercial

As máquinas ainda não suplantaram os trabalhadores humanos em massa, mas em reuniões do Fórum Econômico Mundial em Davos, executivos corporativos já revelaram enfrentar pressão de acionistas e conselhos para atender às demandas de lucro de curto prazo.

A automação tem sido a resposta em todas as áreas. Em uma pesquisa global sobre a automação de processos robóticos, descobriu-se que mais da metade de seus entrevistados já usava máquinas para realizar trabalhos anteriormente realizados por humanos.

Deixando de lado as preocupações com a segurança no emprego, as pessoas também tendem a concordar que as máquinas facilitam a execução de algumas atividades.

Em uma determinada pesquisa feita em 2020, quase 80% dos executivos entrevistados concordaram que poderiam economizar 360 horas por ano com a automação.

Além disso, 54% dos funcionários acreditam que poderiam economizar 240 horas anuais por meio da automação e 41% dos líderes de negócios estão usando tecnologia de automação da força de trabalho.

Como se isso não bastasse, 61% dos líderes de negócios acreditam que a automação pode ser facilmente utilizada em seu setor e em trabalhos dentro de seu setor nos próximos 12 meses.

Essas descobertas também não são importantes apenas para líderes de grandes empresas. Como fundador de uma startup, você também deve prestar atenção: executivos poderão ser seu público principal.

Facilidades de se ter uma empresa de automação comercial

O negócio de automação comercial é ótimo para qualquer indivíduo voltado para a tecnologia que deseja criar relacionamentos contínuos com empresários de diversos setores.

Um ótimo trabalho para gurus da computação, amantes da tecnologia inteligente e até mesmo trabalhadores de HVAC, o negócio de automação comercial é um trabalho de alta tecnologia para aqueles que entendem os meandros da operação empresarial.

Uma empresa de automação comercial deve adquirir os muitos eletrônicos que espera vender a empresários. Isso pode incluir detectores inteligentes de incêndio e inundação, controles inteligentes de funcionários, termostatos inteligentes e alarmes de segurança inteligentes.

Depois de conseguir um cliente, a empresa de automação residencial entrega o produto para outras empresas. Em seguida, ocorre a instalação dos produtos.

Muitas instalações são rápidas, embora algumas possam exigir um conhecimento profundo dos sistemas de controle financeiro e empresarial. Muitas empresas de automação comercial gastam muito tempo no planejamento de pré-instalação.

Outras ações do dia a dia de uma empresa de automação incluem fazer projeções financeiras, criar resumos executivos, marketing, conduzir análises de marketing e focar em novos serviços.

 

??Confira a seguir algumas facilidades do negócio:

 

✔️Flexibilidade quanto à localização

No setor de automação comercial é possível dispensar o tradicional ponto comercial e concentrar os negócios na internet, o que evita gastos fixos relacionados à locação de um ponto comercial.

Entretanto, o empreendedor deve contar com um escritório físico para alocar equipamentos e exercer suas atividades diárias. Esse escritório pode ser comercial ou em casa.

✔️Diversidade de público

Um mercadinho de bairro que deseja controlar seu estoque com maior eficiência pode ser um cliente de uma empresa de automação comercial.

Uma delicatessen do centro que quer trocar a tradicional comanda de papel pelo sistema de comanda eletrônica também pode ser um cliente de uma empresa de automação comercial.

Uma clínica que deseja implementar o uso de dispensador eletrônico de senhas pode igualmente ser um cliente de uma empresa de automação comercial.

Todos esses negócios se beneficiam com a automação, que possui tecnologias que permitem economia de insumos, energia e tempo, sendo, portanto, de vasto interesse de empresas dos mais diversos portes e ramos.

✔️A automação comercial não é uma opção, mas uma necessidade para empresários dos mais diversos setores

Outra grande facilidade do negócio é que o produto que será oferecido é algo que as empresas não só podem ter, como necessitam mais e mais a cada dia que passa.

A automação comercial parou de ser apenas uma opção para se tornar um investimento necessário para o aperfeiçoamento da gestão e obtenção de eficiência e produtividade.

Ao consultor em automação comercial, é preciso apenas oferecer os melhores hardwares possíveis dentro da realidade e necessidade dos seus clientes.

✔️Potencial de crescimento

Se o planejamento de uma empresa de automação comercial for eficaz, terá um grande crescimento.

A automação comercial se tornou incrivelmente popular e muitos negócios do ramo estão se expandindo para níveis nacionais. No entanto, o proprietário de uma empresa de automação comercial deve ser um analisador de mercado eficaz.

Se eles se ramificarem para o mundo do comércio eletrônico, talvez precisem equilibrar os lucros das mercadorias entregues e perder dinheiro com os serviços de instalação direta.

Em geral, porém, uma empresa de automação comercial pode crescer bastante, sim.

Cuidados ao se ter uma empresa de automação comercial

Há muitos recursos na internet para quem quer começar um negócio de automação comercial.

Algumas coisas para adicionar ao seu orçamento que são específicas para o negócio de automação comercial seriam licenças de software e seguro de responsabilidade civil.

A maioria das grandes empresas deseja ver as informações do seu seguro antes de lhe dar trabalho.

Além da busca constante por conhecimento e informação, há ainda outras coisas a serem feitas entre os cuidados demandados por esse tipo de negócio.

?? É preciso realizar as contratações de forma bem cautelosa 

Contrate com cuidado, se necessário. Contratar é uma arte e, quando você não tem tempo para investigar as pessoas e fazer isso de maneira adequada, os resultados não são bons.

Se o capital inicial da empresa for pouco, é possível começar o empreendimento de automação comercial apenas com o proprietário, um analista de Tecnologia da Informação e um especialista em vendas e finanças.

Raciocínio lógico, capacidade analítica, bom senso, criatividade, visão sistêmica, facilidade de interação e integração com clientes são as principais características que devem ser buscadas no analista de Tecnologia da Informação.

Predisposição às mudanças, ao aprendizado constante, bem como uma boa comunicação, liderança, atualização tecnológica e domínio do inglês são algumas habilidades complementares desejáveis.

Quanto ao especialista em vendas e finanças, o mesmo deve ter experiência em análise e gestão de projetos, em orçamento empresarial, em contabilidade financeira, em planejamento tributário e em controladoria, por exemplo.

Ser responsável, organizado, ágil e hábil na negociação de preços de produtos e serviços também são características muito importantes para especialistas em vendas e finanças.

?? É preciso investir muito em network nessa área

No ramo de automação comercial, você precisará fornecer peças e componentes de sistema constantemente, portanto, sua rede é muito importante.

É preciso ter muito network e presença online hoje em dia. Você provavelmente acabará sendo apresentado ao seu cliente de muitas maneiras, entre elas o boca a boca. E é por isso que o network se faz tão importante.

Muitos dos seus clientes de menor volume ao longo dos anos lhes serão apresentados por fornecedores ou pessoal de treinamento de automação.

?? Habilidades e experiências requeridas

Antes de começar, você deve saber quais serão os principais produtos do seu negócio. Também é uma boa ideia construir relacionamentos com diferentes empresas de sistemas de controle.

Compreender a programação também é definitivamente importante. É bom aprender C e C ++ e conhecer como diferentes empresas de eletricidade gerenciam seus canais de distribuição com diferentes eletrônicos.

??É necessário ter bastante cuidado com empréstimos financeiros

Embora não seja recomendado pedir dinheiro emprestado para começar um negócio, uma linha de crédito de um banco pode ser necessária se você fizer projetos de capital.

Melhores formas de divulgar, conquistar e fidelizar clientes

A implementação de uma estratégia de automação comercial reutilizável e extensível permite que uma empresa assuma o controle desses processos, liberando tempo e recursos, para que você possa se concentrar no que é importante.

Não é à toa que um negócio de automação comercial bem-sucedido pode gerar milhares de reais de lucro por ano.

O negócio precisará se expandir gradualmente, no entanto, mantendo os custos baixos enquanto gerencia novos clientes e redes de distribuição.

Ao lidar com novos clientes de forma eficaz, levando as informações a sério e controlando as despesas, o proprietário de uma empresa de automação comercial pode se tornar incrivelmente lucrativo.

Se implementar boas formas de divulgação da empresa e de ações para conquistar e fidelizar clientes, então, com certeza deve crescer ainda mais.

A seguir, confira algumas boas maneiras de se divulgar uma empresa de automação comercial e de se conquistar e fidelizar clientes.

✔️ Melhore o gerenciamento de aplicativos de AI / ML

Obtenha perspectivas de especialistas sobre como simplificar a implantação e o gerenciamento do ciclo de vida de aplicativos de Inteligência Artificial/Aprendizado de Máquina (AI/ML) para que você possa construir, colaborar e compartilhar modelos de ML e aplicativos de AI mais rapidamente com os seus clientes.

✔️ Ofereça mais transparência e controle aos seus clientes

A automação permite reunir todas as partes do fluxo de trabalho em um painel para que os seus clientes possam sempre ver seus processos em seu estágio atual.

Eles mantêm o controle do processo gerenciando revisões, aprovações, acesso e cronogramas de tarefas.

Ao simplificar as informações coletadas em todas as etapas do fluxo de trabalho, as ferramentas de automação comercial que você oferecerá aos seus clientes deve permitir-lhes tomar decisões informadas e fornecer ainda cronogramas claros a eles e a quaisquer outras partes interessadas.

Permita que eles saibam quem está fazendo o quê, quando  e o que precisa acontecer para que possam atingir todos os seus objetivos.

✔️ Garanta a agilidade nos processos e redução dos erros manuais aos seus clientes

Seus clientes estão cansados das intermináveis cadeias de e-mail que enterram os detalhes do fluxo de trabalho deles?

Os processos de negócios automatizados que você deve oferecer a eles precisam ser capazes de substituir as tarefas manuais, administrativas e baseadas em papel.

Fazer cópias, reunir assinaturas, transferir documentos e processar papelada são necessidades de negócios importantes, mas redundantes que consomem tempo e energia.

Mesmo pequenos erros nesses fluxos de trabalho podem ser caros, forçando as empresas a gastar tempo e recursos para repetir tarefas, enquanto colocam as partes interessadas em espera.

A automação reduz o erro humano e economiza tempo, centralizando o processo. Garante que os seus clientes poderão usufruir disso e os deixará mais felizes.

✔️ Abra espaço para construir relacionamentos e resultados criativos

A automação de processos de negócios tem a ver com uma coisa: dar aos seus clientes tempo e energia para se concentrarem na solução de problemas mais inteligentes.

A automação está trabalhando com algoritmos para organizar melhor os processos de negócio.

Ao permitir que a automação acelere e agilize os processos de rotina dos seus clientes, a empresa terá mais tempo e energia para gastar respondendo às necessidades dos clientes, cultivando relacionamentos e trabalhando na próxima grande novidade que queiram lançar.

✔️ Invista em publicidade nas mídias sociais

Publicidade em mídia social é uma das principais formas de divulgar a sua empresa de automação comercial. Existem várias plataformas de mídia social diferentes disponíveis para você.

Vamos falar sobre algumas das principais plataformas e o que as torna únicas:

? Facebook

Tem mais de 2 bilhões de usuários mensais. O Facebook é o melhor para geração de leads + captura de endereços de e-mail para empresas de comércio eletrônico.

Configure uma página no Facebook para o seu negócio de automação comercial. Esta é uma ótima maneira de estabelecer uma presença online.

? Instagram

Tem aproximadamente 500 milhões de usuários mensais e tem uma taxa de engajamento de público maior do que qualquer outra plataforma.

Uma ideia para publicidade no Instagram é considerar trabalhar com influenciadores do Instagram. A parceria com influenciadores da mesma opinião (dentro do seu setor) é uma das maneiras mais eficazes de fazer crescer a sua mídia social de forma orgânica.

Os influenciadores da indústria de automação comercial já têm seguidores fiéis e estabelecidos. Com uma postagem, seu produto estabelece imediatamente uma conexão com um novo público.

Ao encontrar influenciadores para promover sua empresa de automação comercial, faça sua pesquisa e certifique-se de que os seguidores deles realmente estejam interessados no que você oferece.

O marketing de influência tem sido muito importante para milhares de empresas e com uma abordagem simples: dar amostras de produtos e pedir às pessoas que postem sobre sua empresa nas redes sociais - tática também conhecida como uma estratégia de microinfluenciador.

Essa abordagem é boa porque rende histórias e conteúdo autênticos. Não dá para controlar as mensagens, então o produto tem que falar por si. Os próprios clientes tiram as fotos e caberá a você para reaproveitá-las.

Com qualquer estratégia de influenciador, você deve ter certeza de que está mirando nas pessoas certas e se envolvendo com elas.

Você pode ter certeza de que está almejando os influenciadores certos examinando suas postagens e depois os perfis de seus seguidores engajados.

Leva mais tempo analisar cada influenciador específico, mas a recompensa certamente vale a pena. Verifique se seus seguidores se parecem com seus clientes existentes.

? Twitter

As pequenas empresas geralmente usam anúncios no Twitter para aumentar o conhecimento da marca, mas a plataforma se destina mais ao envolvimento orgânico.

Pinterest

Tem 175 milhões de usuários mensais e atinge o público feminino de forma mais eficaz. O Pinterest é ótimo para promover produtos sem "promoção". Os pinos promovidos têm uma maneira de se misturar.

? LinkedIn

Tem 227 milhões de usuários mensais e é voltado para o mercado B2B, gerando leads da mais alta qualidade. Ótima plataforma para recrutadores, produtos e serviços de última geração que ajudarão as empresas.

Lembre-se! Criar um modelo de negócio que se diferencie dos demais fará uma grande diferença na hora da decisão de compra do cliente. Por isso, uma das formas de buscar a diferenciação é investir em produtos de automação comercial inteligentes de alta qualidade e confiáveis. Depois de decidir sobre sua linha de produtos principal, você precisará certificar-se de que sua marca é confiável e priorizada.

Manter- se competitivo é outro desafio importante para quem deseja investir neste tipo de negócio. Para isso escreva um plano de negócios com antecedência e estabeleça as metas de vendas da sua marca. Projete e construa um site com antecedência e considere entrar no mercado de comércio eletrônico.

Caro empreendedor, chegamos ao final deste conteúdo!  

Se ficou interessando em investir em uma empresa de Automação Comercial e deseja ampliar as informações sobre o modelo de negócio e quais os primeiros passos, então não perca tempo! Acesse outros conteúdos que elaboramos para te ajudar na jornada do empreendedorismo. Desejamos sucesso e até o nosso próximo encontro!

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