O que é Inbound Marketing e como ele pode ajudar minha empresa?

A transformação digital e as mudanças no comportamento do consumidor

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4.0

Publicado em 13/05/2020 | Atualizado em 16/02/2024

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Holograma com redes sociais

Inbound Marketing é uma concepção do marketing focada na atração, conversão e no encantamento de clientes. O Marketing de Atração, como também é conhecido o Inbound, diferencia-se do conceito tradicional da publicidade e possibilita a conexão com o público-alvo por meio dos seguintes pilares: Marketing de Conteúdo (Content Marketing), SEO e Estratégias em Mídias Sociais.

De uma forma ou outra, o marketing sempre foi baseado em interferências. As empresas atraem a atenção das pessoas de suas tarefas para mostrar como o produto X ou o serviço Y seria vantajoso nas suas vidas.

A transformação digital e as mudanças bruscas no comportamento do consumidor, mudaram a forma como estes desejam ser abordados e querem realizar suas experiências de compra. Diante disso, as empresas precisaram criar alternativas para conquistar e manter clientes, e o Inbound Marketing foi sem dúvidas a melhor delas.

COMO FAZER INBOUND MARKETING

A primeira coisa que você deve ter em mente antes de fazer Inbound Marketing é que suas estratégias vão demandar estudos de comunicação e boas doses de criatividade. Se você já ouviu antes a expressão “pensar fora da caixa”, saiba que no Inbound ela pode ser aplicada perfeitamente.

Para sugerir conteúdos interessantes e relevantes, a imaginação é uma ferramenta indispensável.

Existe um roteiro relativamente pronto para que o Inbound Marketing seja realizado de maneira eficiente. Esse roteiro passa por:

     Definição do público-alvo, a partir do nicho de mercado;

   Criação de personas. As personas são arquétipos do público-alvo que simulam suas ideias, dores e dúvidas. Assim, o conteúdo pode ser mais assertivo quando, literalmente, nos colocamos no lugar do cliente;

    Ilustração da jornada de compra. Aqui, as personas vão ser distribuídas através do chamado “funil de conversão”, para que a empresa entenda em que estágio de compra ela está: se ainda procura uma solução, se acaba de conhecer o produto, se tem dúvidas quanto a eficácia dele ou se já está pronta para efetuar a compra.

Para esse último item, é preciso dividir os conteúdos de Inbound Marketing em etapas distintas. Afinal, o principal objetivo da marca não é obrigar o cliente a tomar uma decisão na pressa ou insistir em uma compra logo no primeiro contato. O que essa técnica de marketing vai fazer é nutrir a pessoa até que ela esteja pronta para tomar sua decisão.

As principais etapas do funil de conversão são:

Aprendizado e descoberta

Quando o cliente acaba de se dar conta de que precisa de um produto ou serviço, e sua marca é uma das opções que ele tem.

Nesse caso, faz-se conteúdos que chamem a atenção para a existência da marca, mas sem expor os produtos. Por exemplo: o cliente está pensando em trocar o chuveiro de sua casa. Uma empresa que vende chuveiros pode fazer um post, em seu blog, com o tema “Como trocar o chuveiro em cinco passos”. Nele, a empresa está dando uma informação útil e imprimindo o princípio da comunicação não-invasiva.

Se houver a chance de pegar o e-mail desse potencial cliente, esse é um dos melhores momentos.

Reconhecimento do problema

Quando o cliente entende que precisa resolver seu problema. Ele está certo de que vai, mesmo, trocar o chuveiro, e empreende uma pesquisa a partir de suas possibilidades.

É a hora da empresa de chuveiros do exemplo lá de cima nutrir o consumidor com outro tipo de conteúdo, mais denso que o primeiro. Por exemplo: um e-book falando sobre os melhores tipos de chuveiro para residências, a partir de seu consumo de energia e água.

Nesse caso, a empresa está ajudando o cliente a afunilar sua própria decisão. Afinal, se ele quer algo mais econômico do que suntuoso, viu que existe a possibilidade de comprar o produto dentro de seu escopo orçamentário – a partir de uma informação gratuita fornecida pela empresa que atua nessa área.

Avaliação das possíveis soluções

Que é o exato momento em que o potencial cliente começa a avaliar as alternativas que ele encontrou. Para nutri-lo nesse momento, é preciso colocar luz no senso de urgência dessa tomada de decisão.

Um conteúdo que lhe diga, com informações relevantes, porque hoje é a melhor hora para comprar um chuveiro, e não amanhã, pode ajudá-lo a partir para a próxima etapa, sempre tendo em mente a empresa que está fornecendo esse tipo de dado.

Decisão da compra

Quando o cliente está a literalmente um passo de efetuar a compra.

Os conteúdos mais indicados para essa etapa são os que mostram a total disponibilidade da empresa em ajudá-lo a chegar a uma conclusão. Um e-mail marketing com uma promoção ou condição especial de pagamento, a possibilidade de testar o produto por sete dias, um canal exclusivo de suporte para tirar as dúvidas... qualquer coisa que diga ao cliente a empresa está à disposição dele já vai ajudar na sua decisão.

FERRAMENTAS DE INBOUND MARKETING

O Inbound Marketing tem como diferencial o fato de que precisa ser automatizado para ser otimizado. Afinal, já imaginou passar, artesanalmente, por todas essas etapas com todos os seus clientes?

Por isso, e para conseguir tirar dessa técnica todo o potencial de crescimento em marketing, sugere-se utilizar ferramentas de automação em Inbound.

Uma alternativa é fomentar a organização das etapas do Inbound Marketing através de ações de relacionamento em diferentes canais, como as redes sociais, a landing Page – página de destino para um assunto específico, dentro ou fora de um site –, o e-mail marketing e o e-book.

A utilização desses canais, e sua automação pelos softwares, quando possível, consegue tornar escalável o acompanhamento da empresa por toda a jornada de compra dos clientes em potencial. Assim, fica mais fácil nutrir vários clientes com informação relevante ao mesmo tempo.

SE ORIENTE

No Inbound Marketing, não basta ter as ferramentas: é preciso saber como usá-las. Para isso, não hesite em ter na equipe um profissional cuja tarefa seja te ajudar a traçar as estratégias e redigir os conteúdos para a utilização dessa metodologia. Esse é o tipo da contratação-investimento, já que o Inbound Marketing carrega o potencial de ser uma técnica diferenciada e pode dar retorno rápido, caso seja feito de maneira correta e através de subterfúgios relevantes ao público final.

BENEFÍCIOS DO INBOUND MARKETING

Uma técnica considerada o “marketing da atração” tem, como primeiro grande benefício, atrair; mas não pelas suas condições de pagamento ou preços agressivos, e sim por meio de conteúdos que possam ajudar seus clientes.

Essa alternativa é interessante principalmente às micro e pequenas empresas, que não podem investir massivamente em publicidade paga em canais tradicionais de comunicação, como jornal e televisão. É, também, uma boa opção para quem não pode baixar os preços para competir de maneira mais intensa com seus concorrentes.

Um bom conteúdo pode ser feito por uma empresa de qualquer porte – e, quando bem distribuído, coloca o empreendimento de qualquer tamanho em um alto patamar de reconhecimento público.

Com isso, temos a vantagem de falar em otimização de gastos com comunicação, já que uma verba que, no marketing tradicional, poderia ser elevada, no Inbound ganha ares de investimento possível. As ferramentas e estratégias, quando assertivas, aumentam as chances de retorno ao investimento no curto e médio prazo, aumentando a régua do custo-benefício da metodologia Inbound.

É bom lembrar, também, que a criação de conteúdo relevante em sites e páginas da internet aumenta a chance de a empresa melhorar seu posicionamento na busca orgânica do Google, já que o algoritmo desse mecanismo age diretamente sobre a qualidade do conteúdo produzido. E, quanto mais a marca está no topo das buscas para as palavras-chave com as quais se relaciona, melhor será encontrada de maneira orgânica, e menos terá que gastar com os canais de venda do buscador, como o Google Ads.

Outro grande benefício do Inbound Marketing é, devido à automação a que pode ser sujeitado, dar ao empresário, ou equipe de comunicação, maneiras mais fáceis e rápidas de mensurar resultados. Existem muitas ferramentas gratuitas e pagas que possibilitam ao empresário acompanhar esses resultados em tempo real, fazendo relatórios gerais a qualquer momento da estratégia.

Por fim, o principal objetivo do Inbound Marketing é criar conteúdo de relevância ao consumidor final, o que pode fazer com que a identidade empresarial saia fortalecida da experiência.

Ao calibrar o marketing de acordo com o perfil de seus consumidores, torna-se cada vez mais real e tangível a possibilidade de criar uma audiência cativa que estará pronta para tomar as decisões de compra a favor da sua empresa.

Vale lembrar, nesse caso, que os clientes que chegam a comprar da marca após passar por todo o funil de conversão é considerado um cliente qualificado, que entendeu, durante o processo:

?O que a marca vende;

? Para qual finalidade;

? Porque pratica o preço sugerido;

? Como ela pode ajudá-lo;

? Porque ele ficará satisfeito com a experiência da compra.

Assim, é grande a chance de ter esse cliente fidelizado, além de atento para as ofertas da empresa que o nutriu de conteúdos durante sua tomada de decisão. Um cliente que retorna normalmente é menos um agente que necessita investimentos na sua própria estratégia de Inbound Marketing.

ENTENDA TODO O PROCESSO DO INBOUND MARKETING

Todo o processo do Inbound Marketing começa a partir da definição do seu plano de marketing; afinal, o primeiro passo é saber se essa é a metodologia correta para o alcance de seus objetivos.

Embora seja uma estratégia benéfica, o Inbound não serve, necessariamente, para todo mundo. Um quiosque de picolés no meio de um shopping, por exemplo, é um lugar onde a decisão de compra será imediata: a pessoa quer, ou não, um picolé.

Sua atuação nas redes sociais deve acontecer e ser efetiva, com conteúdos interessantes, que levem a pessoa a querer passear justamente no shopping em que o quiosque está para saborear a sobremesa – mas fazer investimentos em Inbound só vai surtir efeito se o número de picolés vendidos for extremamente maior que o dinheiro gasto em marketing.

Portanto, verifique se o seu plano de marketing ou modelo de negócios te dá possibilidade de testar o processo Inbound.

Se você tem um e-commerce, por exemplo, consegue ver quantas pessoas concluem a compra e quantas abandonam o carrinho. Procure agir de maneira preventiva nas etapas em que elas geralmente desistem de continuar comprando.

Os outros passos dessa trajetória são:

  1. Verificar se o site da empresa está no ar, é responsivo e fácil de navegar. É possível que ele seja o primeiro local de contato do cliente;
  2. Criar conteúdo massivo para o site e convidar o público a acessá-lo. Gerar tráfego é imprescindível para aumentar as possibilidades de venda;
  3. Criar ofertas que ofereçam valor agregado ao cliente, para que ele possa experimentar o produto ou serviço o quanto antes;
  4. Mensurar os resultados. Não há estratégia de marketing que valha o investimento sem que seus responsáveis saibam quais foram os impactos de suas ações.

COMO MENSURAR OS SEUS RESULTADOS EM INBOUND MARKETING

Quando uma empresa faz panfletagem em um sinal de trânsito, sabe quantos panfletos serão distribuídos e qual é o custo de impressão e pagamento da diária de seus distribuidores. Contudo, é muito difícil saber, de fato, quantas pessoas foram impactadas com essa ação. A maioria, simplesmente, descarta o papel, sem buscar outras informações, e pode até ganhar o mesmo conteúdo outro dia, em outra rua, ainda que não tenha interesse nenhum sobre o que ele tem a dizer.

No Inbound Marketing, isso não ocorre: é possível mensurar resultados de maneira realista através de indicadores e ferramentas que facilitam a análise de equipes inteiras de marketing.

A primeira forma de mensurar as ações de Inbound é através do ROI, ou Retorno sobre o Investimento. Nessa equação, é preciso diminuir do faturamento total os investimentos feitos para que as vendas ocorressem, e dividir o total dessa conta pelo total de investimentos.

A fórmula é:

ROI = Faturamento – investimentos / investimentos

Essa é uma das métricas mais famosas do Inbound Marketing, por ser assertiva e direta. Ela pode mostrar se um investimento valeu a pena, e deve ser repetido, ou se não foi o suficiente para um resultado esperado.

Outras formas de mensurar as ações de Inbound Marketing são:

? Taxa de conversão

Utilizada muito por e-commerce. Essa métrica mostra quais foram as ações tomadas pelos clientes que mais influenciaram nas decisões de compra, como fazer o download de um e-book, abrir um e-mail marketing ou visitar a página de um artigo de blog.

? Custo por visitante

Que visa apresentar quanto foi gasto de patrocínio nas redes digitais, como Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads, para o número total de visitas que o site conseguiu a partir do investimento em publicidade. Por exemplo: se você gastou dez reais em anúncios do Facebook e teve, por causa dele, cinco visitas no site, o custo por visitante da sua estratégia é R$2 reais.

A estratégia de Inbound Marketing é eficaz e adequada para a minha empresa? Como e quando posso começá-lo? Esta é uma pergunta comum entre muitos empreendedores. Para saber sobre sua viabilidade é importante analisar custos, retorno do investimento, capacidade de produção de conteúdo, disponibilidade de equipe ou a necessidade de contratar uma empresa especializada que possa dar o suporte necessário para obtenção de bons resultados

Conte com o Sebrae para te ajudar nesta importante jornada!

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