O QUE É E COMO FAZER UMA ESTRATÉGIA DE PRODUTOS

Elabore uma estratégia de produtos eficiente

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Publicado em 03/05/2024 | Atualizado em 03/05/2024

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Pessoas em Reunião

 

Elaborar uma estratégia de produtos eficiente é o ponto de partida para garantir o sucesso das suas campanhas.

 

Afinal, saber buscar os melhores recursos para assegurar a venda das suas mercadorias ou serviços é um fator fundamental para elaborar o planejamento estratégico da sua organização.

 

Dessa forma, se a sua empresa não investir em procedimentos inteligentes, os resultados serão impactados de forma negativa, especialmente diante das oscilações orçamentárias.

É preciso considerar que o centro das estratégias do seu empreendimento está no departamento comercial.

 

Com base nisso, é possível perceber que se o processo de vendas apresentar problemas, os demais setores da instituição também serão afetados.

 

Por esse motivo, a estratégia de produtos precisa ser muito bem estruturada, passando por revisões e atualizações frequentes.

 

A tarefa pode parecer complicada. Por isso, é comum que alguns gestores se sintam perdidos nas etapas iniciais.

 

Se esse for o seu caso, não desanime! No decorrer do processo, a elaboração das estratégias referentes aos produtos vai se tornar mais comuns e compreensíveis.

 

Para ajudar a sua empresa nessa missão, preparamos um artigo com as informações fundamentais para um crescimento institucional saudável.

 

Vale a pena conferir!

 

imagens digitais saindo do teclado do  notebook, homem digitando

Estratégia de produtos, o que é?

 

A estratégia de produtos é uma atividade integrante de um grande conjunto de procedimentos que pode ser descrito como planejamento empresarial.

 

Assim, ela consiste em um grupo de técnicas relacionadas à qualidade do produto a ser oferecido, bem como ao processo de divulgação e análise do perfil do cliente.

 

Desse modo, as estratégias de produtos englobam todos os procedimentos relativos ao processo de vendas e ao contato com o público.

 

Para melhorar a execução das atividades, essa técnica se baseia em dois pilares capazes de manter o foco durante as diferentes etapas de planejamento estratégico:

 

O mercado externo de atuação da empresa;

Os clientes que serão capturados por meio das campanhas de divulgação do produto.

 

Por essa razão, é recomendado que os gestores realizem um diálogo frequente com os seus funcionários e parceiros comerciais.

 

Aliás, o processo de comunicação entre os diferentes departamentos das empresas também deve ser considerado parte integrante do planejamento estratégico na busca por resultados promissores.

 

Também é importante compreender que existem aspectos mais maleáveis para serem utilizados na estratégia de produtos. Um exemplo consiste nas diversas possibilidades de transportes e fornecedores a serem escolhidos pelos gestores empresariais.

 

No entanto, é preciso ter atenção redobrada com os fatores menos controláveis. Entre eles se encontram as mudanças do comportamento do cliente e, consequentemente, as exigências que deverão supri-los.

 

Diante dessa realidade, a empresa deverá mudar as estratégias no intuito de encontrar soluções eficientes, além de estudar as possíveis tendências de mercado que poderão apontar para novos horizontes.

 

Qual é a importância da estratégia de produtos?

 

Primeiramente, é preciso entender que para obter resultados favoráveis não basta apenas compreender o significado de uma estratégia de produtos.

 

Na verdade, também é fundamental saber a funcionalidade dessa atividade dentro do seu empreendimento.

 

Por esse motivo, não caia na armadilha de achar que, apenas, uma estratégia minuciosamente estruturada será capaz de proporcionar o sucesso das campanhas empresariais.

 

Para garantir os bons retornos, também será preciso construir operações dinâmicas e profissionais.

 

É preciso ter em mente que para obter sucesso nas atividades, todas as questões que envolvem as estratégias da mercadoria precisam ser fortemente trabalhadas e estruturadas.

 

Mas como fazer isso? Uma das questões fundamentais consiste na compreensão dos estágios de marketing referentes à mercadoria ou ao serviço oferecido pela sua empresa.

 

 

Pessoas trabalhando

Entenda os estágios do marketing de produto.

 

As responsabilidades que envolvem a prática do marketing de produto são divididas em alguns estágios que beneficiam o lançamento das mercadorias e dos serviços. Veja:

Desenvolvimento de cliente

Essa fase consiste na definição do nicho de atuação da empresa e na identificação dos clientes potenciais.

Para isso, é necessário compreender a demanda de mercado e o perfil do cliente.

Definição de posicionamento

Após definir o perfil do cliente, é fundamental entender para que tipo de público a mercadoria será direcionada.

Também é preciso compreender as funcionalidades e os diferenciais apresentados pelo produto em questão.

Divulgação interna do posicionamento e das mensagens

Tomando como base o conceito de marketing de produto, os profissionais da empresa devem conhecer todas as características da mercadoria ou do serviço oferecido.

Criação de um plano de lançamento

Essa etapa é essencial para garantir um processo de lançamento de produto bem-sucedido.

Para isso, considere que um plano eficiente de lançamento deve manter relação com os diferentes setores da empresa, incluindo as equipes de atendimento e de vendas.

Criação de conteúdo de lançamento

O foco desta fase se encontra na criação de peças publicitárias e de outros materiais para a divulgação, incluindo textos para sites, blogs e redes sociais.

Preparação da equipe

Todos os setores da empresa devem estar preparados para o lançamento do produto.

Por isso, antes de lançar as campanhas, é essencial que o gestor e os demais funcionários tenham os conhecimentos necessários sobre todas as funcionalidades da mercadoria.

A equipe de atendimento deve estar muito bem instruída, pois, certamente, terá que esclarecer possíveis dúvidas do público no canal de suporte aos clientes.

Lançamento

O lançamento é um dos momentos mais decisivos dos estágios no marketing de produto.

 

Afinal, a empresa começará a obter o retorno dos clientes. Por esse motivo, os profissionais envolvidos devem apresentar a capacidade de compreender o desenrolar do processo.

 

Essa compreensão passa pela análise do comportamento dos clientes e do desempenho da empresa durante as campanhas.

Análise de resultados

Após a fase de lançamento, é essencial analisar os resultados obtidos pela empresa. Os feedbacks dos clientes também devem ser estudados.

 

Junto a isso, observe o comportamento do mercado e tenha atenção com possíveis mudanças de comportamento dos consumidores.

 

Como fazer o meu produto conquistar mercado?

 

Alguns fatores devem ser considerados na busca por uma colocação mercadológica satisfatória para os produtos da sua empresa. Confira alguns deles:

 

1) Pense na forma expansão

 

Para conquistar uma expansão de mercado é necessário utilizar os recursos proporcionados pelas estratégias do produto. Com base nisso, para garantir o sucesso das campanhas, a sua empresa terá que desenhar um público bem definido. Afinal, seria muito complicado elaborar um planejamento amplo para interagir com todos os tipos de pessoas.

 

É justamente, nesse instante que um bom planejamento de marketing e as análises de público são imprescindíveis. Mas, vale a pena ressaltar a necessidade de realizar estratégias delimitadas para conseguir obter os melhores resultados em um período mais reduzido de tempo.

 

Outro fator importantíssimo consiste na análise do processo e da capacidade de vendas referentes às mercadorias da sua empresa. Dessa forma, se a produção ou a aquisição do seu produto demandar muito tempo, provavelmente o estoque reduzirá rapidamente.

 

Do contrário, as mercadorias poderão ser repostas facilmente. Por isso, às vezes é complicado obter uma percepção adequada sobre a situação.

 

Diferentes produtos podem demandar procedimentos distintos e, como consequência, algumas etapas do planejamento também poderão sofrer alterações. É importante analisar cada situação separadamente para que o processo de expansão não ocorra de maneira irresponsável.

 

Ademais, considere que será impreciso realizar uma estratégia de produtos eficiente sem elaborar um bom planejamento de estoque.

 

2) Defina um bom orçamento

 

Quando as estratégias forem bem definidas, o valor destinado aos investimentos poderá ser reduzido. Por esse motivo, essa é uma das formas mais eficientes de economizar os recursos, além de proporcionar um aumento nos lucros e na expansão das operações.

Algumas etapas são fortemente beneficiadas por um planejamento bem desenvolvido, incluindo os seus recursos e procedimentos. Entre eles encontram-se:

 

Equipamentos;

Etapas da produção;

Funcionários operacionais;

Transportes;

Tecnologias;

locação de recursos.

 

Desse modo, se a sua empresa elaborar um planejamento seguro, mapeando com eficácia todas as etapas referentes ao produto ofertado, conseguirá se precaver de todas as falhas e evitar o desperdício.

 

Homem apresentando um painel de resultados

Como definir uma estratégia de produtos?

 

Muitos gestores apresentam dificuldades no momento de definir uma estratégia de produtos. Por onde começar? Às vezes, é realmente complicado encontrar o melhor ponto de partida.

 

Para evitar maiores transtornos, separamos um passo-a-passo para ajudar a sua empresa a elaborar a estratégia ideal para as mercadorias.

1. Conheça detalhadamente o produto

 

Inicialmente, é fundamental conhecer detalhadamente o produto oferecido pela sua empresa.

 

A mercadoria deve apresentar o famoso benefício central, que descreve a sua funcionalidade básica. No entanto, alguns produtos contêm funções secundárias que também devem ser explicadas ao consumidor.

 

Com base nisso, os gestores precisam analisar algumas condições mínimas para assegurar o desempenho saudável da mercadoria oferecida.

 

É essencial compreender que essas condições não devem ser o único requisito oferecido ao público, ainda mais levando em consideração que o produto da sua empresa precisa de um diferencial para se destacar da concorrência.

2. Enfatize os diferenciais da mercadoria

Para enfatizar os diferenciais da mercadoria, se faça o seguinte questionamento: Por que esse produto é diferente dos outros?

 

É importante que a sua empresa consiga destacar as diferenciais do item que está sendo oferecido.

 

Dessa forma, será mais fácil convencer o cliente de efetuar a compra, pois ele conseguirá compreender que a sua empresa fornece justamente o produto que ele precisa.

3. Elabore uma boa estratégia de produtos para a divulgação

É preciso ter em mente que a sua mercadoria precisa ser percebida pelo público. Por isso, é necessário elaborar uma estratégia de produtos bem estruturada na etapa de divulgação.

Então, vale à pena utilizar alguns recursos que podem ajudar a garantir o sucesso das suas campanhas. Entre eles estão:

 Redes Sociais

A força das redes sociais pode ser fundamental para chamar a atenção do público para o produto oferecido pela sua marca. Inclusive, esses canais de comunicação eficientes podem ser utilizados para gerar expectativas na fase de pré-lançamento.

Diversas marcas costumam divulgar as datas de lançamento dos produtos, informando também as suas características e funcionalidades.

 

Aliás, essa é uma ótima estratégia para atrair os potenciais clientes, pois eles começam a construir uma afinidade com o seu produto antes do lançamento no mercado.

 

Hot Sites

 

Os hot sites são ferramentas muito importantes para a estratégia de produtos.

Mas o que são hot sites? São micro sites construídos com base em um objetivo específico.

 

Geralmente, eles são desenvolvidos pontualmente, para a divulgação de determinado produto, serviço ou evento.

 

Por meio dele a sua empresa poderá apresentar o produto, além de construir um campo específico de cadastro para a captura de leads.

Eventos

Algumas empresas realizam um evento de lançamento de produtos. O objetivo é ganhar maior visibilidade no mercado.

Nessa situação, é fundamental que a marca já seja conhecida pelo público. Além disso, é aconselhado que alguns influenciadores sejam convidados para testar a mercadoria lançada.

 

Forneça um bom atendimento

Tanto na etapa de pré-venda quanto na fase de pós-venda, a equipe de atendimento precisa se mostrar capacitada para esclarecer as dúvidas e atender as solicitações dos diversos clientes.

É normal que as demandas de atendimento aumentem mediante ao lançamento do produto. Por esse motivo, o atendimento deve ser muito bem estruturado, construindo um diálogo transparente e esclarecedor com os consumidores.

 

Afinal, os clientes são as peças-chave do sucesso de uma marca. Com base nisso, vale à pena mover todos os esforços para atendê-los da melhor forma possível. Aliás, procure fazer o impossível.

 

Dependendo da demanda, pode ser interessante incluir uma estratégia automatizada de atendimento, utilizando um chatbot, ou outro recurso eficiente.

Ouça os clientes

Finalmente, para assegurar o sucesso dos produtos da sua empresa, ouça sempre o que os clientes têm a dizer.

Esse feedback é importante durante todas as etapas que envolvem o lançamento da mercadoria, não apenas o início.

 

Uma boa estratégia de produtos também consiste na busca de recursos capazes de melhorar a qualidade do artigo oferecido e a experiência do consumidor. Por essa razão, ouça todas as palavras do cliente e estude possíveis melhorias ou soluções.

 

Defina a categoria do produto

 

Os produtos devem ser classificados em categorias distintas.

 

Assim, para elaborar uma estratégia de produtos eficiente, é indispensável compreender todas as categorias existentes.

 

Primeiramente, os gestores deverão apresentar conhecimentos sobre o tipo de mercadoria oferecida pela empresa. Dessa forma, é preciso ter em mente que alguns produtos são chamados materiais, ou seja, são físicos e palpáveis.

 

Eles podem ser representados por bens de longa duração como veículos e geladeiras, ou por itens descartáveis ou recicláveis, como as latas de refrigerantes.

 

No entanto, também existem os produtos não materiais ou simplesmente intangíveis. Essa categoria descreve os serviços, os benefícios, os lugares, entre outros bens que fazem parte dessa natureza.

 

Os produtos intangíveis podem ser percebidos até mesmo em ideias que são vendidas ou em campanhas de vacinação.

 

Mas, também existe outro tipo de classificação relacionada ao tipo de consumo de determinado bem vendido por uma empresa. Ela se divide em:

 

 Bens de emergência, que se referem às demandas emergenciais, como os remédios;

 Bens básicos, que são extremamente necessários como os itens de higiene e os alimentos;

 Bens de impulso, são representados por situações não programadas, como as revistas e os acessórios.

 

Então, após compreender a classificação dos bens, os gestores devem selecionar a categoria do produto que será oferecido pela sua empresa.

 

O principal objetivo consiste em estabelecer campanhas eficientes que levam em consideração o tipo de produto que entrará no mercado.

Estude o perfil cliente

O tipo de público no qual o seu produto será direcionado deve estar bem definido. Por esse motivo, o perfil da cliente deve ser estudado a fundo pela sua empresa.

 

Lembre-se que um conhecimento detalhado ajudará a evitar possíveis problemas futuros, principalmente no momento de desenvolver as campanhas de marketing,

 

Mas como definir o perfil do cliente? Essa dúvida é muito comum entre os empreendedores que se encontram na fase inicial dos trabalhos. Dessa forma, para definir o perfil do cliente é necessário fazer um estudo sobre o seu produto, o mercado e os consumidores.

 

Com base nisso, a sua empresa deve identificar o grupo de pessoas que apresenta maior afinidade em relação ao seu produto e a sua marca.

 

Mas como posso saber essa informação se estou iniciando? A resposta é simples: identifique os seus concorrentes e analise o perfil dos consumidores conquistados por eles. Provavelmente, essas pessoas gostarão do seu produto também. Diante dessa possibilidade, estude todos os aspectos sem deixar escapar o mínimo detalhe.

 

Anote as informações a respeito desses consumidores, incluindo idade, sexo, região geográfica, profissão, entre outras informações importantes para a sua campanha.

Com esses dados em mãos, a sua empresa terá definido o perfil do cliente.

 

Viu como é simples?

Observe a concorrência

Para estruturar uma estratégia de produtos eficiente, a concorrência deve ser um dos aspectos mais estudados pela sua empresa. Desse modo, para obter uma boa aceitação no mercado, a sua empresa terá que entender os recursos e procedimentos utilizados pelos concorrentes.

 

Algumas entidades concorrem diretamente, ou seja, realizam atividades no mesmo setor mercadológico do seu empreendimento, mas também existem os concorrentes indiretos, que se encontram em nichos semelhantes e atendem diversos públicos.

 

Para elaborar excelentes estratégias, é importante manter a atenção redobrada em ambas as modalidades de concorrência.

 

Uma dica importante consiste em se basear em alguns recursos utilizados por essas organizações concorrentes. Eles podem ser úteis para atrair novos clientes.

Entretanto, elabore estratégias de readaptação. Não produza plágios! Apenas se inspire no que a sua concorrência tem de melhor.

Tenha cautela com o diferencial do produto

Todos os produtos que existem no mercado precisam apresentar um diferencial, certo?

De fato, a sua empresa deve compreender todos os diferenciais do seu produto. No entanto, tome cuidado para não ser clichê.

 

Com base nisso, faça uma pesquisa aprofundada para identificar ser a diferença encontrada no seu produto é realmente um diferencial. Devemos considerar que, atualmente, existe uma quantidade enorme de produtos no mercado que disputam a atenção do cliente.

 

Devido a isso, o requisito diferencial precisará apresentar originalidade para realmente fazer a diferença. Caso o seu produto seja comum e não apresentar um diferencial significativo procure olhar por vários aspectos e descubra uma funcionalidade que permanece oculta.

 

De fato, algumas empresas vendem água como o produto carro-chefe. Parece óbvio que a sua função é matar sede. No entanto, esse nutriente também serve para tomar banho, nadar, limpar, lavar, escovar os dentes, entre outras funcionalidades. Quais são elas? Você pensou em algum requisito que não pautamos aqui?

 

Ótimo! Faça isso com o seu produto. Com certeza ele terá diversas funções. Vale ressaltar que essas funções também podem ser emocionais. Afinal, não há nada melhor do que tomar uma água fresca durante uma caminhada na beira da praia com os amigos. Melhor ainda é compartilhar essa água com as pessoas queridas, ou quem sabe, levá-la as quem tem sede.

 

Por isso, muitas vezes o diferencial da sua campanha ajudará o seu produto “comum” parecer diferente. Tenha uma ideia grandiosa de que, consequentemente, o retorno será imenso.

 

Lembre-se que uma ideia diferente pode também tornar o produto diferente.

 

Construa metas eficientes

 

Traçar metas é uma das melhores formas de colocar em prática a estratégia de produtos. No entanto, é necessário esboçá-las com calma, por meio de um estudo aprofundado.

 

Os objetivos devem ser claros e condizentes com a realidade do seu empreendimento.

 

As metas precisam ser estruturadas levando em consideração os prazos para cada atividade ser efetuada. Algumas delas se destinam em curto prazo onde a realização pode ser mais fácil se comparadas aos objetivos que demandam um longo período.

 

Obviamente, as metas de prazo mais demorados determinarão um investimento maior de verba e de tempo. Por isso, muitas vezes pode ser interessante separar os objetivos em etapas menores. Essa separação, inclusive, ajudará a minimizar os riscos do empreendimento se perder no meio do percurso. Por essa razão, é muito importante saber escolher e aplicar as melhores metas.

 

Afinal, elas ajudarão a definir todos os procedimentos e recursos utilizados durante a elaboração de uma estratégia de produtos eficiente para a sua empresa.

 

Rede de conexão

Como trabalhar o crescimento do produto?

Para assegurar o crescimento saudável da mercadoria no mercado, é possível utilizar algumas estratégias. Confira!

Estratégia de penetração

A estratégia de penetração pode ser aplicada aos procedimentos de investimento aos produtos já existentes no mercado, considerando o nicho de atuação da sua empresa.

Esses investimentos são relacionados a possíveis melhorias direcionadas ao produto, a distribuição e a comunicação, com o objetivo de acelerar os lucros da empresa com a participação no mercado competitivo.

 

Estratégia de desenvolvimento

Essa estratégia consiste no lançamento de um novo produto no mercado de atuação da sua empresa.

Um exemplo se encontra em lançar um computador objetivando alcançar os clientes que já consomem os celulares e tablets. Dessa forma, os investimentos principais são direcionados ao lançamento do produto, bem como ao processo de distribuição de comunicação.

Estratégia de desenvolvimento

Trata-se da distribuição de um produto já existente em mercados diferentes ao setor de atuação da empresa. Um grande exemplo reside nas estratégias de exportação, envolvendo os processos de lançamento e distribuição da mercadoria em um país diferente da sua origem.

A estratégia de desenvolvimento também pode ser percebida na distribuição do produto em outros estados ou cidades que não compõem a sua região demográfica.

Estratégia de diversificação

A estratégia de diversificação consiste no lançamento de novas mercadorias em um nicho de mercado diferente do habitual. Assim, uma empresa pode, por exemplo, produzir roupas e decidir lançar um produto tecnológico, com base em um novo processo de produção e, possivelmente, novos canais de distribuição.

Após conhecer as melhores formas de elaborar uma estratégia de produtos eficiente, aplique esse conhecimento na sua empresa. Um bom planejamento será sempre capaz de ampliar o retorno. Com isso, as fortes conquistas poderão ser percebidas sob vários aspectos.

Assim, o seu produto conquistará o mercado de forma promissora e a sua marca conseguirá capturar novos clientes.