O que é Brewpub e como posso investir nesse negócio?
Vale a pena abrir um Brewpub?
Publicado em 25/10/2021 | Atualizado em 15/09/2023
O que é um Brewpub?
No Brasil, o mercado de cervejas tem um amplo espaço de atuação. Isso tem ficado cada vez mais evidente com o crescimento no interesse pelas cervejas artesanais.
Nos últimos anos, as micro cervejarias tem conquistado muito espaço no país. Por conta desse sub nicho, muitos empreendedores têm procurado alternativas para fabricar essas bebidas de forma mais econômica.
Como é possível perceber, esse é um termo em inglês que é usado para definir um estabelecimento onde há a produção de cervejas e o consumo no mesmo local. O que chama atenção dos clientes é a oportunidade de provar a bebida de forma instantânea, ou seja, assim que fica pronta já é possível consumir.
Nesse modelo de negócios a bebida não passa por todos os processos tradicionais de uma grande cervejaria. No caso das grandes empresas, as bebidas são engarrafadas, transportadas e colocadas nas prateleiras até que sejam compradas. Já no caso de um Brewpub é possível adquirir assim que seu processo de fabricação chega ao fim.
Um ponto importante é que essas cervejas acabam gerando uma economia maior, que pode ser vista no preço final do produto. Afinal de contas, já que não há todo o processo logístico, a bebida pode ser vendida com um valor mais acessível.
O mercado brasileiro para um Brewpub
A cultura cervejeira tem crescido muito no Brasil e é possível encontrar uma série de empresas que fabricam desde as cervejas artesanais até as mais conhecidas pelo grande público. Porém ainda são poucas e na América Latina somos um dos países que menos possuem micro cervejarias.
Em contrapartida, podemos dizer que nosso país possui um grande potencial para este segmento. Outro ponto importante é que os Brewpubs ainda não são tão conhecidos no país, o que favorece aqueles que querem empreender nesse mercado.
Os brasileiros costumam consumir muita cerveja, mas ainda estão habituados com as mais tradicionais do mercado. Todavia, essa cultura tem se modificado aos poucos nos últimos anos, tanto que em 2020, foi realizado o 1º Censo das Cervejas Independentes Brasileiras.
O resultado dessa pesquisa indicou que o número de fabricantes de cervejas artesanais tem crescido consideravelmente.
Basicamente podemos afirmar que se trata de um mercado em expansão e que ainda possui uma baixa concorrência nesse segmento. É uma ótima oportunidade para quem quer empreender na área das cervejas.
? Público-alvo
As cervejas artesanais possuem um processo um pouco mais distinto daqueles feitos nas grandes cervejarias. Por isso, podemos afirmar que o público-alvo não é o mesmo.
No caso de um Brewpub, o possível cliente é aquele que possui um poder aquisitivo um pouco melhor. Normalmente são pessoas que costumam viajar para o exterior e que já conheceram outros Brewpubs pelo mundo.
É claro que a venda dessas cervejas não é feita exclusivamente para esse nicho, mas a maioria dos clientes seguem essa linha.
Vale a pena abrir um Brewpub no Brasil?
Nosso país é terceiro maior produtor de cerveja do mundo. Isso significa que o mercado tem uma boa receptividade para este produto. Atualmente o Brasil fabrica cerca de 10,3 bilhões de litros por ano.
Obviamente que o mercado tem sido dominado pelas marcas de grande porte e as micro cervejarias têm ficado com apenas 1% dessa fatia. Mas isso não significa que não exista espaço para crescer.
Um brewpub é quase uma novidade no país e isso pode ajudar na hora de conquistar mais clientes. Justamente por não termos muitos negócios nesse modelo, as pessoas podem sentir curiosidade para conhecer.
Outro fator interessante é que os brasileiros têm o costume de ir à barzinhos e restaurantes para beber com os amigos. Por que não fazer isso em um local onde sua cerveja é fabricada na hora?
? Cuidados necessários para abrir um Brewpub
Abrir um Brewpub requer bastante planejamento, como já dissemos. Além disso, é preciso ter uma boa dose de cuidados, pois só assim podemos garantir o sucesso do negócio. Para ter um resultado final positivo é preciso se atentar aos detalhes mais importantes para a abertura de um negócio.
?? Veja alguns dos principais cuidados:
?Exigências legais
Para evitar dores de cabeça no futuro, é essencial se atentar a todas as exigências legais para manter seu Brewpub aberto. Por isso, é importante se dirigir à prefeitura da cidade onde pretende atuar e tirar todas as dúvidas sobre o que é obrigatório para a abertura do Brewpub.
Importante❗ Ter um alvará de funcionamento é obrigatório na maioria dos municípios, além de outros documentos, como: Junta Comercial, CNPJ, AVCB, licença para fabricação do produto, entre outros.
?Estrutura
Escolha um local adequado e espaçoso onde você possa receber seus clientes e mostrar quais cervejas seu Brewpub pode oferecer.
Atente-se para ter uma estrutura onde não haja infiltrações, goteiras, rachaduras e outros problemas. Essa questão é importante, não apenas pela estética do local, mas também para manter os equipamentos de trabalho em estado de conservação.
Lembre-se❗ Além da parte estética é importante pensar nos equipamentos necessários para iniciar o trabalho. Para um Brewpub é essencial contar com cozinha cervejeira, tanques fermentadores, entre outros.
O layout externo do estabelecimento precisa ser atraente, pois assim é possível fazer com que o cliente entre e se acomode.
?Localização
Como o Brewpub é uma pequena fábrica de cerveja e também um bar, será necessário ter um local de, pelo menos, 50m², pois você precisa receber seus clientes dentro do estabelecimento. Também deve haver um espaço para guardar os equipamentos e máquinas que fabricam o produto final.
É interessante contar com um pequeno escritório onde possa tratar das questões administrativas e financeiras do negócio.
Procure escolher um local onde haja uma grande movimentação de pessoas. Se possível, abra seu brewpub em um local que seja conhecido por outros bares e restaurantes.
Também é imprescindível que seu estabelecimento esteja em uma área com boa iluminação e que passe segurança ao seu público.
?Equipamentos
Aqui estamos falando de um negócio um pouco diferente, pois existe a questão do atendimento ao seu cliente e também a fabricação dos produtos.
No salão é preciso que você tenha mesas e cadeiras de boa qualidade, boa iluminação, balcão para atendimento e demais materiais que um bar comum deve ter.
Já na questão da fabricação das cervejas, o Brewpub precisa ter: moinho, tanque de água quente, caldeira de mistura e caldeira de fervura, trocador de calor, tanque de glicol, tina de filtro, bomba para trasfega, misturador de água quente/fria, aerador de mosto, tanque de fermentação e maturação, tanque de pressão e serviço, barris, etc.
?Colaboradores
A contratação de colaboradores deve ser de acordo com o tamanho do Brewpub que você pretende abrir.
Para o caso de um local pequeno, dois ou três colaboradores podem ser o suficiente. Já para um bar maior é preciso selecionar colaboradores de acordo com a capacidade para receber clientes. Quanto mais espaço para atender, mais funcionários será preciso.
Lembre-se❗Escolha funcionários capacitados para cada função. Nesse caso você pode procurar por: mestre cervejeiro, atendente, garçom, caixa, sommelier, etc.
?Documentação
Assim como em todo empreendimento, é obrigatório ter todos os documentos em dia. No caso de um Brewpub, é preciso ter em mãos: CNPJ, Inscrição Estadual, Alvará de funcionamento, inspeção.
Não esqueça que neste tipo de estabelecimento, as visitas da vigilância sanitária são constantes e por isso é preciso manter tudo em dia.
?Plano de negócios
O plano de negócios é essencial em qualquer tipo de negócio, principalmente para quem está empreendendo pela primeira vez. Este documento serve para que você consiga ter uma visão mais ampla de como está o mercado e como seu negócio precisa começar para que tudo funcione corretamente.
Nele é preciso ter informações sobre o investimento, valor de capital de giro, quem é o público-alvo, valor gasto com materiais, custo de colaboradores, despesas fixas, etc.
Como o Brewpub é uma modalidade relativamente nova, os empreendedores podem ter mais dificuldades e é justamente aí que o planejamento mostra sua importância.
?Concorrência
Trabalhar com fabricação de cervejas não é uma exclusividade sua. Por ser um ramo muito amplo e com bom mercado no Brasil, muitas pessoas tem o mesmo objetivo e isso faz a concorrência ser grande. Porém, um Brewpub não é algo tão comum e é aí que você precisa aproveitar a oportunidade.
Para se sobressair, procure pesquisar mais sobre o modelo de negócios na sua região. Identifique se existem outros e como cada um deles trabalha. Veja os pontos fracos e fortes de cada um e os aproveite na hora de abrir seu negócio.
?Marketing e divulgação
A divulgação do seu negócio pode ser feita através da internet ou até mesmo pelos meios tradicionais, como panfletos, cartões de visitas, anúncios, etc.
Mas lembre-se que quando você faz um bom atendimento, muitos clientes acabam indicando sua empresa para amigos e conhecidos. A propaganda boca a boca também é uma boa pedida.
O importante é fazer uma boa divulgação e trabalhar bem suas estratégias de marketing.
O que é indispensável para abrir um Brewpub?
Estamos falando de um negócio que lida com produtos que são consumidos no próprio local. Por isso é essencial que o ambiente seja limpo e muito bem arejado. Além disso, é obrigatório que o estabelecimento esteja em conformidade com as regras da vigilância sanitária do município.
É preciso também ter um ambiente com espaço para a preparação e produção e um ambiente para recepção/escritório.
Outro ponto fundamental é que, por se tratar de um local de fabricação de cerveja, as janelas precisam conter telas de proteção, os pisos e azulejos devem ser antiderrapantes, deve ter ralos e canais para escoamento da água, etc.
Um item indispensável é o conhecimento do produto. É necessário ter alguém que conheça e goste de lidar com cervejas artesanais. Esse é um dos segredos do sucesso, pois de nada adianta vender um produto em que não se acredita.
Custos para abrir um Brewpub
Tudo vai depender do porte do seu Brewpub e de como você pretende começar. Caso inicie com um local pequeno e com poucos funcionários, os custos são menores e o investimento não precisa ser tão alto.
Agora, se seu negócio tiver uma estrutura maior, consequentemente os custos aumentam. As primeiras despesas estão relacionadas aos documentos, equipamentos para fabricação, mesas e cadeiras e ao local de trabalho, justamente por isso é importante ter um planejamento.
Vale lembrar que além dessas despesas existem aquelas que são fixas e que devem ser pagas todos os meses: aluguel, luz, água, impostos, reposição de estoque, salários, compra de insumos, propaganda, etc.
Como evitar prejuízos?
Para reduzir prejuízos e aumentar a lucratividade, é preciso se atentar as questões financeiras. O ramo de cervejas artesanais possui uma boa demanda, mas não é possível prever o futuro para evitar imprevistos. A pandemia, por exemplo, não era esperada por ninguém e afetou muito o mercado de bares e restaurantes. Por isso é imprescindível ter um capital de giro para lidar com fases em que a demanda diminui consideravelmente.
Também é importante ter um bom controle sobre as contas a pagar e a receber, estoque e também de todos os contratos. Quanto mais informações tiver, mais fácil fica administrar seu Brewpub e assim garantir o sucesso do negócio.
Como atrair clientes para o seu Brewpub?
Por ser um modelo de negócio novo, é preciso apostar em diferenciais que acabem atraindo mais a clientela. Como já citado anteriormente, a propaganda boca a boca ajuda, mas só isso não é o suficiente. Dessa forma, vamos dar algumas dicas do que fazer para que seu Brewpub possa sair na frente e atrair mais clientes.
? Crie promoções
Criar promoções é muito comum em qualquer negócio e não é por menos, pois elas podem ajudar a conseguir bons resultados. Uma ideia é criar ofertas para que as pessoas queiram consumir seu produto.
Para esse segmento, uma ideia é oferecer descontos para o caso do consumo de mais de uma cerveja na mesma noite. Isso vai depender de como você trabalha e quais produtos disponíveis.
Busque fazer eventos, como festas de aniversário, por exemplo. Ofereça a fabricação de cervejas na hora, durante uma festa de formatura, casamento, aniversário, entre outros.
? Crie um site
A melhor propaganda está na internet e hoje em dia é essencial, para quem tem um empreendimento, estar online. Muitas pessoas procuram serviços ou produtos de forma online. Por essa razão, é muito importante que sua empresa esteja presente por meio de um site ou das mídias sociais. Além disso, o público-alvo de um Brewpub costuma acessar muito as redes.
Atualmente, ter um site não é tão caro como era há alguns anos atrás. Além disso não precisam ser muito elaborados.
O ponto principal é que você deve utilizá-lo como vitrine para seu Brewpub.
Tire fotos de quando seu bar tiver muitos clientes e também de eventos realizados no local e publique no site. Solicite que seus clientes escrevam depoimentos nele e se possível que compartilhem publicações das suas mídias sociais.
Vale lembrar que o site de um Brewpub precisa ser alegre, mas ao mesmo tempo com um layout mais requintado.
? Boa comunicação com a clientela
O atendimento é fundamental para ter uma boa relação com a clientela. Normalmente, os clientes não costumam ser tão pacientes quando estão com pressa para achar um produto ou serviço. Sendo assim, tenha certeza de que todos os seus meios de comunicação estão funcionando adequadamente.
Analise e veja se o seu site e mídias sociais estão em pleno funcionamento. Além disso, deixe mais de uma forma de contato para seu público: telefones, aplicativos de mensagens, perfis nas redes sociais, etc.
? Tenha o estoque organizado
Mantenha seu estoque sempre em dia e não deixe faltar insumos para a fabricação de suas cervejas. Afinal de contas, ter o estoque organizado é essencial para evitar perda de itens e, consequentemente, obter prejuízos. Procure catalogar todos os itens que sua empresa possui e mantenha um controle de tudo que entra e sai na hora de fabricar um novo produto.
Outro ponto importante é ter um espaço onde você possa guardar os materiais de forma que não se quebrem ou se percam. Quanto mais organizado for, menor a chance de ter algum prejuízo.
? Faça parcerias com outras empresas
Como já citamos, é interessante que você realize eventos, onde haja a oferta da fabricação instantânea de cerveja artesanal. Faça parcerias com salões de festas, universidades, buffets, etc. Essa ação vai fazer sua clientela aumentar e conseguir novas vendas.
Vamos a um exemplo prático: muitos salões de festa não possuem serviço de buffet e os que possuem podem não ofertar bebidas alcoólicas. Dessa forma, você pode fazer uma parceria onde seu serviço possa ser ofertado ao contratante.
? Tenha uma boa relação com fornecedores
É importante tornar-se um parceiro dos seus fornecedores porque eles são os responsáveis por fornecer a matéria prima para sua produção. Imagina um momento em que você precise de um insumo com certa urgência?
Quanto melhor for essa parceria, mais chances de conseguir bons descontos na compra de novos materiais.
? Tenha um estabelecimento atrativo
Seu Brewpub vai lidar com um público um pouco mais exigente e que vai ficar de olho em tudo que acontece ao redor. Por isso, seu estabelecimento precisa chamar a atenção dos clientes.
Busque por um local que tenha uma boa iluminação e que seja bem visto pelas pessoas, mesmo que distante. Uma ideia é disponibilizar um pequeno espaço onde os clientes possam provar alguns petiscos enquanto aguardam o preparo da cerveja.
Tenha um cardápio bem detalhado e com fotos dos seus produtos. As imagens chamam atenção e podem fazer com que o cliente sinta vontade de provar mais de um produto do seu estabelecimento.
? Colaboradores atenciosos
O primeiro passo para conseguir oferecer um bom atendimento é contar com colaboradores atenciosos. Por isso, na hora de contratar é importante que você selecione muito bem o seu pessoal.
No caso de um Brewpub, é essencial que você conte com colaboradores simpáticos e que gostem do trabalho a ser feito, principalmente em lidar diretamente com o público. Dê preferência para pessoas qualificadas e que já tenham conhecimento no ramo.
Lembre-se de procurar por colaboradores que gostem de provar cervejas diferentes, pois assim fica mais fácil indicar algo para o seu cliente.
? Divulgue seu Brewpub através do marketing
As dicas acima são essenciais, mas não adianta utilizá-las se você não investir em estratégias de marketing também. Lembre-se que é mais do que necessário utilizar a internet para divulgar seu negócio e assim conseguir novas oportunidades.
Nos dias de hoje, existem diversos aplicativos, programas e ferramentas que auxiliam o empreendedor na hora de efetuar propaganda do seu negócio.
É imprescindível utilizar as mídias sociais para conseguir mais clientes e divulgar sua marca. Aproveite para fazer campanhas pagas, pois elas trazem bons resultados.
Como fidelizar clientes no meu Brewpub?
Uma boa parte dos empreendedores têm como grande objetivo conquistar clientes novos para seus estabelecimentos. Mas o que eles não sabem é que fidelizar os que já existem pode ser muito mais vantajoso para a empresa.
Nessa modalidade de negócio é mais do que essencial estar por dentro das novidades do ramo cervejeiro, por exemplo: novos sabores, novos equipamentos, feiras e eventos do segmento.
Vale lembrar que mesmo que você inicie seu negócio com pouco recurso, saiba que um trabalho de fidelização bem feito pode trazer uma série de benefícios. Pensando nisso, resolvemos dar algumas dicas de como fazer para que seus clientes retornem ao seu estabelecimento e ainda o indique a outras pessoas.
Dicas ????
✔️ Faça seu Brewpub surpreender seu cliente
É claro que você vai oferecer um atendimento formidável ao seu cliente logo em sua primeira visita. Mas faça o possível para manter essa qualidade nas próximas vezes que ele for ao seu estabelecimento.
Com o tempo, você conseguirá reconhecer os clientes que mais frequentam seu estabelecimento. Afinal de contas, nesse tipo de negócio, quando o indivíduo gosta de uma determinada experiência, acaba retornando outras vezes.
Para surpreender seu cliente, a ideia é oferecer serviços a mais, como se fosse um pacote e dar algum desconto. Por exemplo: se seu cliente trouxer cinco amigos para conhecer seu bar, ganha uma cerveja.
✔️ Atendimento personalizado
Em vários tópicos nós falamos a respeito do atendimento e do quanto ele é essencial para que seu cliente se sinta bem no seu estabelecimento. Mas que tal oferecer um atendimento mais pessoal?
Uma forma de fazer isso é através de um cadastro individual do seu cliente. Na primeira visita, anote informações importantes e quais seus gostos pessoais. Assim, na próxima vez que vier, você poderá oferecer uma cerveja personalizada.
Seu Brewpub conseguirá dar ao seu cliente uma experiência exclusiva, além de mostrar que ele não apenas um número.
✔️ Crie um programa de fidelidade
Os programas de fidelidade são muito conhecidos por empreendedores de diversos segmentos. Normalmente, esse tipo de estratégia é muito utilizado em venda de produtos consumíveis, como comidas e bebidas.
Nesse caso, a ideia é criar um programa de fidelidade que ajude você a manter um cliente na sua empresa. Esse tipo de promoção faz com que os clientes voltem mais vezes ao estabelecimento.
Veja um exemplo de plano de fidelidade: ao adquirir o décimo copo de cerveja, seu cliente ganha a oportunidade de provar mais um à sua escolha. Outra forma é através das visitas, ao atingir um determinado número de idas ao bar, o cliente pode ganhar um desconto.
O que vale é oferecer algum benefício que faça valer a pena a assiduidade do cliente no seu empreendimento.
✔️ Cupons de desconto
Crie e ofereça cupons de descontos para clientes que frequentem seu Brewpub com frequência. Dê porcentagens de desconto para as próximas visitas.
Uma outra ideia interessante é oferecer benefícios para o caso dele querer fazer alguma comemoração no seu estabelecimento.
Essas vantagens podem ser dadas através de códigos promocionais ou cartões que sejam intransferíveis.
Estratégias de marketing para uma Brewpub
Que a propaganda é a alma do negócio todo mundo já sabe, mas nem todos os empreendedores focam suas energias nesta questão. A verdade é que ao abrir um empreendimento é preciso definir quais estratégias de marketing serão utilizadas.
Vale lembrar que atualmente o marketing digital tem sido a grande ferramenta para qualquer negócio que queira crescer e vender mais. No caso de uma empresa de bebidas alcoólicas, isso não é diferente.
Como em todo negócio, no início há algumas dificuldades, mas com paciência e tranquilidade é possível conquistar grandes resultados com o marketing digital.
Através da internet e das estratégias online é possível alcançar diversas metas de vendas.
? Abuse das mídias sociais
Os brasileiros têm utilizado cada vez mais as redes sociais. Atualmente, o Instagram tem sido a mídia digital que mais cresce e que mais consegue novos inscritos. Automaticamente as pessoas têm se utilizado destes perfis para procurar por produtos e serviços.
Por essa razão, uma empresa que deseje se sobressair precisa ter um perfil nas mídias mais conhecidas. As mais famosas no Brasil são: Instagram, Facebook, Twitter, Pinterest, Youtube, entre outros.
Assim como um website, essas plataformas podem ser utilizadas como uma espécie de vitrine para seu negócio. A grande maioria das estratégias de marketing é totalmente focada nos meios digitais.
? Faça boas campanhas
Como já falamos anteriormente, as mídias sociais são importantes para aproximar a sua marca aos clientes. Por isso é importante investir em campanhas nessas redes, pois elas são essenciais para alavancar o negócio.
Nessas campanhas é possível segmentar o público-alvo, gênero, faixa etária, região, etc. Foque a propaganda em uma área que você consiga captar clientes.
Nessas postagens é imprescindível ter boas imagens e vídeos que chamem atenção, pois assim você aumenta as chances de um bom engajamento ao serem compartilhadas pelos seguidores.
O valor para estas campanhas não costuma ser alto, pois o empreendedor consegue limitar o valor investido. O grande benefício é que elas podem ser segmentadas e assim direcionadas ao público correto.
? Marketing de Conteúdo
Cada vez mais os empreendedores têm focado suas estratégias no marketing de conteúdo, que é uma ferramenta de suma importância para quem quer crescer sua marca na internet. Já falamos sobre o porquê de ter um site e é aqui que o conteúdo entra.
Para que um website seja atrativo, é importante que as imagens sejam bem feitas e de qualidade. Mas o que realmente atrai o público é um conteúdo relevante e bem produzido.
Basicamente, a principal estratégia é o marketing de conteúdo, que nada mais é que a técnica de publicar conteúdo de qualidade para atrair visitantes.
Por isso vale investir, caso tenha dificuldade para executar esta atividade, na contratação de um profissional ou uma empresa que te acompanhe neste processo ou realize a atividade para você. Vale lembrar que se optar pela contratação de um profissional ou uma empresa, a necessidade de acompanhamento das ações em curso deve fazer parte da sua rotina como gestor do Brewpub.
Chegamos ao fim deste artigo e esperamos que ele tenha te ajudado a conhecer um pouco mais sobre o que é um Brewpub e estratégias para iniciar nesse ramo. Não deixe de acessar outros conteúdos que disponibilizamos neste canal e nas redes sociais.
Desejamos sucesso e até o próximo conteúdo!