Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)

Conheça as novas regras publicadas em 2023

Avaliação
4.5

Publicado em 23/03/2023 | Atualizado em 02/02/2024

Imagem do Topo
Pessoa utilizando computador

A partir de 01 de setembro de 2023 os Microempreendedores Individuais que prestarem serviços não submetidos a incidência do ICMS estarão obrigados a emitir as suas NFS-e utilizando uma das formas disponíveis no sistema nacional. 

Os empreendedores podem emitir suas notas fiscais de serviço através do Emissor Web da NFS-e ou utilizando o celular, através do APP NFS-e Mobile, que pode ser baixado pela App Store ou Google Play. Para usar o APP é pré-requisito fazer o cadastramento primeiro no Emissor Web.  

Cadastrando no emissor  

Para poder utilizar o Portal Nacional de Emissão de Nota Fiscal de Serviços eletrônica e o APP é necessário realizar o cadastramento dos dados da pessoa física e/ou pessoa jurídica no emissor através do link  https://www.nfse.gov.br/EmissorNacional e clicar em “Fazer Primeiro Acesso”. 

Em seguida deve preencher o cadastro com as informações solicitadas e ao final, o empreendedor receberá um código numérico encaminhado para o e-mail cadastrado para validação da conta e dos dados. 

Agora você poderá acessar o portal para cadastrar os dados da atividade econômica desenvolvida e configurar os dados da sua empresa para emissão de NFS-e. Acesse novamente a página inicial do Emissor Nacional, insira seus dados de login e senha. 

Assista ao vídeo: Cadastro no Portal Nacional de Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica – passo a passo. 

Emitindo Nota Fiscal de Serviço pelo Emissor NFS-e Web

Para emitir a nota fiscal pelo Emissor Web, acesse o https://www.nfse.gov.br/emissornacional,  clicar  no ícone Tipos de Emissão e selecionar a Emissão Completa ou a Emissão Simplificada. A Emissão Completa é obrigatória para alguns tipos de prestação de serviço, como exportação e serviços cujo ISSQN é devido no local do tomador. 

Na Emissão Simplificada, somente é possível utilizar os serviços previamente cadastrados em “Serviços Favoritos” para efetuar a emissão da NFS-e. 

Assista o vídeo: Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica NFS-E através do Emissor WEB – Passo a Passo.

Emitindo Notas Fiscal de Serviço pelo APP NFS-e Mobile 

Baixe o aplicativo NFS-e Mobile pela App Store ou Google Play. Com os dados do cadastro feito previamente no site, acesse com seu login e senha.  

A emissão é simplificada, com apenas 3 passos de preenchimento: CPF do tomador, serviço e valor. Após a emissão da nota pelo prestador, um serviço de push (notificação na tela do dispositivo) envia a nota diretamente ao dispositivo móvel do tomador, que pode visualizar todas as NFS-e recebidas. 

Para o APP, caso o aparelho não esteja conectado à internet no momento de sua geração, o documento é salvo automaticamente na opção “NFS-e Não Transmitidas” e pode ser transmitido posteriormente. Esta funcionalidade gera um QR Code que pode ser lido por meio de celular pelo tomador do serviço. 

Assista ao vídeo: Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica NFS-E através do APP NFS-E Mobile – Passo a Passo.

Ficou com dúvidas? 

Baixe o E-book elaborado pela Sebrae e a RFB, com o Passo a Passo para o acesso, cadastro e emissão de notas fiscais de serviço

Mãos digitando em um notebook
Cadastramento e emissão de NFe
MEIs que prestarem serviços não submetidos a incidência do ICMS serão obrigados a emitir as suas NFS-e usando uma das formas disponíveis no sistema nacional.
DOWNLOAD

Quer aprender mais com o Sebrae e melhorar a gestão da sua empresa? Veja como o Sebrae pode te ajudar 

Consultoria Online: Consultoria Online de 1 hora, gratuita, com um consultor especialista nos temas Finanças, Planejamento, Tributação ou Marketing, que vai analisar os desafios da sua empresa e propor soluções para você começar a aplicar imediatamente! Faça o seu agendamento através do link: https://bit.ly/consultoriaon_sa