Mercado de aplicativos: o que preciso saber para investir nele?
Internet das coisas e as novas formas de usar aplicativos
Publicado em 23/03/2021 | Atualizado em 25/08/2021
Os smartphones transformaram completamente a forma como ouvimos músicas, trabalhamos, nos comunicamos, nos divertimos e muito mais. Por isso, para quem busca um segmento de excelentes perspectivas para realizar um investimento, os apps são sem dúvidas uma das melhores opções.
Somente no Brasil, o número de aparelhos celulares do tipo smartphone é de 234 milhões, de acordo com dados obtidos pela Fundação Getúlio Vargas, a FVG. Isso significa uma média superior a um aparelho por pessoa. Além disso, não podemos nos esquecer de outros dispositivos digitais que também aceitam este modelo de programas, como TVs, Tablets e os wearables, tais quais smartwatches e smartbands. Ou seja, há um mundo de possibilidades e um grande público para quem deseja ingressar no mercado de aplicativos.
No entanto, muitos empreendedores ainda têm um certo receio de entrar no segmento, principalmente aqueles que não estão familiarizados com as tecnologias e a legislação do setor. Mas saiba que estes não devem ser motivos para te impedir de explorar esta excelente oportunidade.
Com alguns conhecimentos básicos acerca das particularidades dos negócios da era digital é sim possível estruturar um bom plano de lançamento para seu aplicativo e desfrutar de excelentes resultados deste novo empreendimento.
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O FUTURO DO MERCADO DIGITAL É BRILHANTE
Muita gente acredita que os mercados digitais já estão se tornando saturados. Mas isso não é bem verdade. Cada vez mais caminhamos para a digitalização de todos os aspectos da nossa realidade, e de mãos dadas com este fenômeno está o desenvolvimento de novas tecnologias no segmento.
Para atender às amplas demandas por soluções digitais para as mais diversas necessidades, importantes avanços estão acontecendo não apenas na criação e no lançamento de dispositivos para utilização dos serviços virtuais, mas também na infraestrutura que alicerça tais tecnologias.
O PODER DO 5G
Um importante exemplo disso é a chegada do 5G. Prevista para meados de 2021 no Brasil, esta quinta geração das tecnologias de conectividade móveis vai trazer uma grande revolução na forma como a Internet é utilizada nos dispositivos mobile, tais quais tablets e smartphones. Com os avanços trazidos pelo 5G, o consumo dos aplicativos deve crescer exponencialmente, tendo em vista que será possível realizar downloads de forma muito mais rápida, bem como enviar, processar e responder solicitações de forma muito mais ágil, processos essenciais para o funcionamento dos apps.
Isso significa que a experiência dos usuários ganhará muito em qualidade, potencializando o consumo das aplicações móveis disponíveis nas lojas dos sistemas operacionais. Além disso, tais avanços também promovem maior capacidade de implementação de recursos avançados nos apps, garantindo que eles ofereçam funções mais completas para os usuários.
Para você ter uma ideia do impacto que a chegada do 5G terá no uso da Internet móvel, a velocidade de download será cerca de 20 vezes maior do que no 4G, o que potencialmente vai ampliar o número de downloads de apps. Além disso, a nova infraestrutura será capaz de oferecer conexões muito mais estáveis.
Atualmente, um dos grandes desafios na comunicação profissional remota e online é justamente a transmissão e o delay na chegada de áudio e vídeo. Mas o 5G pode ser um dos fatores na superação deste obstáculo. Com chamadas e reuniões virtuais cada vez mais confiáveis e com maior qualidade na transmissão de dados, os apps do segmento devem ter seu uso ainda mais popularizado.
Este é apenas um dos setores do mercado de apps que pode se beneficiar dos avanços na qualidade da conexão. A verdade é que a chegada desta nova tecnologia vai abrir um rol de novas oportunidades para desenvolvedores, bem como criar necessidades entre os usuários.
Os empreendedores que estiverem atentos a este movimento podem se beneficiar da transição e sair à frente.
INTERNET DAS COISAS E AS NOVAS FORMAS DE USAR APLICATIVOS
Outro aspecto importante e de grande relevância para que o mercado de aplicativos se torne cada vez mais aquecido é a multiplicidade de gadgets onde os programas podem rodar. Foi-se o tempo em que os apps estavam restritos aos celulares. Agora, tablets, aparelhos de televisão e acessórios de uso pessoal podem conectar-se à Internet e lançar mão dos aplicativos para aprimorar a experiência dos usuários.
O desenvolvimento dos sistemas de streaming, por exemplo, é um dos principais motores da criação de interfaces compatíveis com televisões. Com o público mais familiarizado ao uso dos apps nestes equipamentos, abrem-se as portas para a identificação de novas oportunidades e, com isso, a criação de aplicativos voltados para o público consumidor de Smart TVs.
Por exemplo, integrando-se ao setor de automação residencial, o lançamento de apps que transformem a TV em um centro de comando da casa, com controles sobre luzes, cortinas, e outros dispositivos. Estas tecnologias de automação sem fio inserem-se de forma fluida no contexto da Internet das Coisas (Internet of Things, IoT), possibilitando até mesmo conectar uma cafeteira aos painéis de controle de automação. Imagine sentar-se para assistir um filme e poder comandar uma pipoqueira ou controlar a luminosidade do ambiente sem precisar sair do sofá? Isto é possível por meio do desenvolvimento de apps neste segmento.
Além disso, não podemos nos esquecer dos wearables, que trazem consigo também uma nova gama de oportunidades para o desenvolvimento de aplicativos. Quando se fala desta categoria de dispositivos mobile, logo pensamos nos smartwaches e soluções no segmento fitness. A criação de novos apps para torná-los ainda mais práticos e funcionais é sem dúvidas um campo fértil para quem quer ingressar no mercado.
Contudo, há outras possibilidades neste setor, principalmente com integração a outros nichos. Por exemplo, em conjunto com empresas do ramo da saúde, é possível desenvolver novos gadgets e aplicativos que auxiliem no diagnóstico e controle de doenças, como os implantáveis, que já são uma realidade e auxiliam no acompanhamento das funções vitais.
Aliado aos formatos mais comuns de waerables, as bands, há um outro sistema que promete gerar grandes negócios: Beacon. Esta tecnologia desenvolvida pela gigante Apple torna os dispositivos capazes de emitir e receber sinais de rádio, bem como de Bluetooth 4.0.
Isso significa por exemplo, que uma loja pode enviar informações para o dispositivo de uma pessoa que está passando em suas proximidades, oferecendo promoções e ofertas exclusivas. Outra possibilidade interessante é a de guiar o consumidor entre corredores, seções e gôndolas de lojas, auxiliando na seleção dos produtos certos em megastores e reduzindo a necessidade de funcionários no pátio para orientar os clientes. Desenvolver aplicativos alinhados com esta nova tecnologia garante uma oportunidade de ingressar no mercado B2B, trabalhando com maior rentabilidade e grandes contas.
Estas são apenas algumas das ferramentas e inovações que sinalizam um aquecimento cada vez maior do mercado de aplicativos, trazendo novas oportunidades e mais espaço para empreendedores criarem soluções para o público. No entanto, para entrar no segmento é preciso muito mais do que apenas boas ideias.
Lançar um aplicativo é em vários aspectos diferente de lançar um negócio tradicional, ou um negócio digital na Web. O perfil e a qualificação dos colaboradores necessários são diferentes, o planejamento do negócio, o investimento etc.
Por isso, é importante compreender o escopo desta atividade. Veja a seguir tudo o que você precisa saber para montar seu aplicativo!
SOLUCIONANDO UM PROBLEMA
Assim como em qualquer negócio, para lançar um app, você precisa oferecer uma solução para um problema. Afinal, ele será o seu produto. Com sua proposta inicialmente desenvolvida, você deve pesquisar o mercado para aferir se há outras aplicações que operem de forma semelhante.
É possível inclusive que já existam outros aplicativos que forneçam funcionalidades semelhantes às que você deseja suprir, mas isso não é necessariamente um empecilho para o lançamento do seu app. O que você deve fazer nesta situação é criar um diferencial competitivo. Em quais aspectos a sua aplicação pode ser melhor do que os concorrentes para atrair mais público?
A fim de angariar ideias de aplicativos com boa recepção no mercado, uma boa estratégia é buscar por soluções de grande sucesso, mas que não são multiplataforma, e criar um aplicativo à altura para implementar em outros sistemas operacionais. Por exemplo: muitos aplicativos disponíveis para IOS, o sistema operacional da Apple, não são oferecidos para dispositivos Android, e vice-versa. Criar versões similares que supram as necessidades de usuários de outros sistemas operacionais é uma boa forma de ingressar com uma solução comprovadamente procurada pelo público.
Outro aspecto importante na hora de imaginar um aplicativo vendável é lembrar que nem todo aplicativo tem uma função ou operação visual. Muitos podem ser desenvolvidos para intermediar operações eletrônicas ou integrar sistemas. Portanto, se você já tem conhecimento em outros setores de mercado, vale a pena se perguntar como um aplicativo pode se inserir naquele contexto.
FORMATO DE MONETIZAÇÃO
Este é um requisito muito importante na criação do seu aplicativo. Afinal, como qualquer negócio, ele deve gerar lucro. Há diversas maneiras de monetizar um aplicativo, e para descobrir qual a melhor fórmula para o seu, é preciso entender bem qual a dor do cliente e quem é este público-alvo.
Alguns modelos de monetização disponíveis:
✔️Anúncios: o aplicativo é grátis para o usuário e seu faturamento é proveniente de anúncios exibidos na plataforma;
✔️Freemium: o download do aplicativo é gratuito, mas determinados recursos e funcionalidades são pagos;
✔️Pago ou premium: os usuários devem pagar para fazer download do app;
✔️Assinatura: os usuários devem pagar por um período de utilização do aplicativo, com renovação ao final;
✔️Prestação de serviços pagos: os usuários pagam a cada vez que usam o app para contratar um serviço pela plataforma. É comum em delivery de comida e serviços de motoristas, por exemplo.
ESTRUTURA FÍSICA
A necessidade de dispor de um local físico para o desenvolvimento do seu aplicativo pode variar de acordo com a complexidade do sistema em questão. Para projetos mais simples e que não exigem uma equipe muito grande, é possível trabalhar com um time reduzido de programadores operando remotamente. Nestes casos, vale lembrar que custos de conexão de Internet e manutenção dos dispositivos devem estar incluídos no valor da mão de obra, o que pode encarecer os pagamentos por pessoa.
No entanto, caso seja necessária uma sede física, é preciso estar atento aos equipamentos que vão dar a base para que a sua equipe possa trabalhar. O ambiente deve ter espaço para acomodar com conforto estações de trabalho para a equipe de criação e desenvolvimento, bem como o pessoal que cuidará da parte administrativa.
Se houver atendimento aos clientes no local, vale a pena investir em uma estrutura para recepcionista, além de uma sala de reuniões. Este pode ser o caso principalmente se o seu aplicativo tiver como público-alvo outras empresas ou no caso do seu negócio desenvolver aplicativos para terceiros.
Por se tratar de uma atividade em que o resultado é obtido pela contribuição de diversos colaboradores, não é preciso investir em um ambiente com muitas divisórias. No entanto, é indispensável dedicar atenção aos equipamentos de informática, bem como à ergonomia do mobiliário, uma vez que os profissionais permanecerão por muito tempo trabalhando em seus computadores.
Vale destacar que além das estações de trabalho equipadas com computadores para cada desenvolvedor, é preciso investir em dispositivos mobile com diferentes sistemas operacionais, para a execução de testes, além de eventuais softwares que sejam necessários para criação do design do app. Outros acessórios importantes são quadros para anotação de códigos e ideias.
A infraestrutura deve oferecer um servidor e uma rede de computadores onde os colaboradores possam trabalhar com segurança e uma conexão à Internet de banda larga com um bom pacote de velocidade, para garantir a capacidade produtiva do seu time.
EQUIPE
Independente do esquema de trabalho selecionado para seu empreendimento, seja ele remoto ou presencial, a peça mais importante para o sucesso no mercado de apps é a equipe de programadores responsável por dar vida ao projeto. Conforme a complexidade do aplicativo em produção, você irá precisar de profissionais com diferentes qualificações, mas alguns requisitos são indispensáveis para o seu time:
?Conhecimentos de língua inglesa, predominante entre os termos utilizados na área;
?Estar atualizado quanto às novidades do segmento de tecnologia e do mercado de aplicativos;
?Compreensão do processo de submissão de apps para as lojas dos principais sistemas operacionais;
?Conhecimentos de implantação de protocolos de testagem e programas beta para checar as funcionalidades do app.
O número de membros na sua equipe pode variar de acordo com as especificidades da aplicação, mas um time básico exige:
?Um desenvolvedor com habilidades para ser o gerente de projeto;
?Um desenvolvedor para a realização das principais tarefas;
?Um designer de interface do usuário;
?Equipe de suporte.
O desenvolvedor qualificado para gestão de projeto é uma peça indispensável na montagem do seu aplicativo, especialmente se você não tem conhecimentos técnicos do setor. Este profissional será responsável por definir os principais requisitos do sistema, dimensionar as necessidades do projeto em termos de mão de obra e estimar o tempo de execução para que o app fique pronto. Além disso, ele também terá papel indispensável no estabelecimento das diferentes etapas para o desenvolvimento do app, bem como dos protocolos e metodologias de testagem necessários.
O time de desenvolvedores será formado de modo a suprir as necessidades do projeto em termos de velocidade de produção e complexidade das etapas. Se você tiver mais tempo até o lançamento do seu app, pode não precisar de uma equipe muito grande. Contudo, se a ideia for colocar a aplicação nas lojas em um curto prazo, pode ser preciso investir em uma equipe mais completa. Entre as diversas funções e especializações que os membros de uma equipe de desenvolvimento podem ter, podemos citar: arquiteto da informação, engenheiro de software, analista de infraestrutura, analista de segurança da informação etc.
O designer de interface tem como papel criar a identidade e a plataforma visual interativa do aplicativo. Seu trabalho será totalmente voltado para criar uma arquitetura e linguagem visual que tornem a experiência do usuário fluida.
A equipe de suporte pode só ser necessária em etapas posteriores do trabalho, após o lançamento do app. Mesmo com todos os testes realizados pela equipe de desenvolvedores, com o uso real da aplicação, a tendência é que surjam bugs e problemas que precisem ser resolvidos. Além disso, mesmo que o sistema esteja em perfeito funcionamento, é sempre importante dedicar um setor para a análise da satisfação dos usuários, uma vez que ela é uma indispensável fonte de ideias de melhorias e atualizações para tornar o seu aplicativo ainda mais eficiente e atrativo.
Neste contexto, é preciso compreender que o trabalho de suporte é realizado em um mínimo de duas etapas:
?Atendimento ao usuário;
?Alterações no aplicativo.
As alterações podem ser realizadas pela sua equipe de desenvolvedores. No entanto, para lidar com as avaliações oriundas das lojas online e das impressões dos seus clientes, idealmente você deve dispor de uma pessoa com treino em pós-venda e habilidades de comunicação adequadas para receber as impressões dos clientes e fornecer respostas adequadas. Esta mesma pessoa deve ser capaz de realizar o tratamento das solicitações e passar para o time de desenvolvedores as necessidades em termos de correções ou atualizações.
Um aspecto importante que você deve compreender sobre o mercado de apps é o seu dinamismo. Conforme o aplicativo for utilizado, será possível notar novas oportunidades, bem como aplicar as correções detectadas como necessárias pelo time de suporte. Por isso, um bom aplicativo está sempre em desenvolvimento, oferecendo novas funcionalidades, atualizações, acompanhando a evolução dos sistemas operacionais, etc.
E diante deste fato, uma estratégia para aumentar a produtividade e a qualidade do trabalho entregue pelo time por trás do app é a retenção dos colaboradores. Com linguagens complexas como motor do seu produto e muitas vezes meses ou até mesmo anos para que se atinja o resultado ideal para lançamento, a substituição recorrente de funcionários pode ter um grande impacto sobre o trabalho.
Manter por perto os colaboradores que já são íntimos da plataforma, conhecendo suas potencialidades, gargalos e características técnicas é uma excelente forma de garantir maior qualidade no pós-venda e evitar a perda de usuários. Afinal, a taxa de retenção de usuários é uma métrica muito importante neste negócio.
Para ser bem-sucedido, não basta que o seu app tenha muitos downloads. É preciso garantir que os usuários permaneçam ativos na plataforma e não desinstalem a aplicação. Com um time bem integrado e familiar ao produto por trás da sua operação é mais fácil criar um ambiente propício à retenção do usuário, que neste caso equivale à fidelização do cliente.
REQUISITOS LEGAIS E FISCAIS DA MONTAGEM DE APLICATIVOS
Para iniciar seu empreendimento no mercado de aplicativos não há qualquer regra especial. Sua empresa será classificada em um de dois CNAES (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) possíveis:
?Para aplicativos fechados, CNAE 6203-1/00: Atividade de desenvolvimento de sistemas ou programas de computador que não permitem customizações,
?Ou, quando for uma empresa de desenvolvimento de apps por demanda de clientes, CNAE 6203-5/01: Atividade de desenvolvimento de programas de computador sob encomenda.
O enquadramento tributário pode ser qualquer um dos disponíveis para os demais formatos de empresa, respeitando-se as regras e condições específicas de cada um no que tange ao número de funcionários e ao faturamento.
DIVULGAÇÃO
A divulgação adequada do seu aplicativo é essencial para o sucesso. Existem diversas opções e mídias disponíveis para que você possa fazer a publicidade do seu produto. É importante notar que uma estratégia de marketing digital é indispensável, visto que capturar a atenção de um possível lead durante o uso de seu dispositivo móvel é a melhor forma de conseguir converter, levando-o ao download.
Além disso, no caso dos aplicativos voltados para clientes corporativos, uma abordagem focada em apresentar o produto e a solução que ele oferece como agregador para a empresa é indispensável. Por isso, neste caso, técnicas mais típicas de outbound marketing, como cold calls, prospecção e e-mail marketing podem ser importantes. Assim, no caso de um aplicativo para o segmento B2B, contar com um representante de vendas pode ser essencial.
Boas estratégias para divulgar seu aplicativo são:
?Criar parcerias com outros softwares e aplicações que podem ser integrados, bem como com empresas parceiras;
?Participar de eventos e feiras de tecnologia;
?Anunciar nas redes sociais;
?Anunciar dentro de outros aplicativos;
?Criar um site completo com informações sobre a aplicação.
Tudo isso pode ser integrado em uma estratégia de marketing de lançamento. Esta é uma metodologia que visa atrair atenção e um grande número de pessoas para um infoproduto rapidamente, criando burburinho na Web e alavancando o alcance já nas primeiras semanas. Este tipo de abordagem é muito importante para gerar tração.
Isso porque os principais aspectos observados pelos usuários na hora de baixar um aplicativo são o número de downloads e as avaliações. Quando este não são expressivos, o que é natural em um app recém lançado, o público tende a se sentir inseguro.
Afinal, a instalação de um novo app abre as portas para um ambiente onde os usuários inserem dados pessoais e sensíveis, com senhas de bancos, login de e-mails, fotos particulares etc. Por isso, contar com uma estratégia forte para driblar este primeiro desafio é essencial para superar a resistência que geralmente ocorre nas primeiras semanas.
Profissionais especializados em marketing digital e redes sociais podem ajudar na criação de uma estratégia de lançamento por meio da seleção das mídias e do orçamento certo para promover a estreia do seu aplicativo. Desta forma é possível ingressar no mercado de forma mais eficiente e com maior rentabilidade.
DIVULGANDO ALÉM DO LANÇAMENTO
Outro aspecto muito importante são as ações tomadas após o lançamento para popularizar o aplicativo. As lojas de apps prezam pela qualidade oferecida ao usuário, por isso, em uma busca existem certos critérios que fazem com que determinados apps fiquem no topo.
Deste modo, é muito importante estar atento a estes fatores. Um dos principais são as avaliações dos usuários. Um aplicativo com muitas avaliações, um alto número de retornos positivos e uma equipe de suporte que responda às mensagens tende a ranquear melhor.
Por isso, é muito importante manter o time ativo na resposta às solicitações e a equipe de desenvolvedores sempre afiada para atualizar o app e corrigir eventuais bugs. Uma excelente estratégia para conquistar muitas avaliações é solicitá-las diretamente aos usuários.
A sua equipe de desenvolvedores deve estipular um prazo curto de uso após o qual o usuário já é capaz de obter impressões sólidas sobre o app. Quando este período terminar, o sistema deve automaticamente solicitar uma avaliação. Você provavelmente já viu isso em muitos apps que usa. Geralmente é uma caixa pop up com uma mensagem do tipo: “Está gostando do aplicativo? Avalie-nos na app store!”.
Ao clicar nas estrelas para avaliar, o usuário é encaminhado para a loja de aplicativos para registrar suas impressões. Uma forma de tornar esta técnica mais eficiente é oferecer uma recompensa em troca da avaliação, como acesso a um recurso pago, desconto na assinatura, período de testes prolongado, etc.
INVESTIMENTO PARA INGRESSAR NO MERCADO
O valor do investimento pode variar bastante de acordo com as especificações do desenvolvimento do seu aplicativo, como tamanho da equipe, espaço necessário, tempo para o lançamento, etc.
Por isso, é preciso inicialmente planejar de forma detalhada cada aspecto, para que se possa fazer um levantamento adequado e, assim, definir os aportes necessários para iniciar o negócio.
Para uma estrutura enxuta, para 6 funcionários, por exemplo, podem ser considerados os custos com:
?Estações de trabalho
?Servidor
?Computadores
?Impressoras
?Tablets, smartphones e notebooks para testes
?Mobiliário
Além disso, é preciso levantar custos fixos, como Internet, telefone, energia elétrica, água, luz, assinaturas de softwares, por exemplo.
Além disso, também é preciso considerar o custo de contratação de contador terceirizado. Encargos, tributos e impostos irão variar conforme o enquadramento tributário da empresa.
Com estas informações, você já tem o que precisa para começar a planejar o seu ingresso no mercado de aplicativos. Lembre-se sempre de que, assim como em qualquer outro produto, o objetivo é solucionar uma necessidade do cliente, que neste caso será o seu usuário.
Para iniciar seu empreendimento, não deixe de pesquisar as diferentes demandas de vários públicos e setores. Afinal, desenvolver uma aplicação para um segmento defasado neste quesito já vai te deixar um passo à frente no mercado.
A partir daí, com as suas ideias em mãos, o próximo passo é começar o levantamento para descobrir quais requisitos de equipe você deve atender a fim de desenvolver seu app dentro do prazo desejado. Se você não tem conhecimento técnico do segmento, sua melhor opção é consultar um desenvolvedor experiente para que ele possa criar as bases do projeto e determinar a mão de obra necessária.
Com o aumento da demanda por soluções inteligentes e a popularização de mais gadgets conectados à web, o mercado de aplicativos oferece múltiplas oportunidades. Assim, o seu primeiro app pode ser apenas a porta de entrada e te abrir caminho para a criação de muitas outras aplicações de sucesso. Comece agora!