Líderes de sucesso. Quais as características de uma boa liderança?

Que estratégias devo seguir para empreender minha carreira?

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Publicado em 03/04/2020 | Atualizado em 03/04/2020

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Homem de terno apontando para um holograma de setas

No contexto administrativo, o líder é a pessoa que gerencia equipes de maneira a delegar, motivar e influenciar diretamente o resultado dos trabalhos, sendo o principal responsável pelo sucesso ou fracasso do grupo. Nas empresas, líderes têm autoridade formal para assumir esse cargo, dando ou não autonomia às equipes que lidera.

É importante lembrar que os colaboradores veem de maneira oposta a figura do líder da figura do “chefe”, que é lembrado como quem apenas delega, sem se importar com as necessidades profissionais e pessoais de seus delegados.

Liderança empresarial, portanto, é a habilidade de comandar pessoas em prol de uma linha de chegada específica e com o envolvimento e conhecimento de todos os envolvidos. Para isso, o líder pode aglutinar pessoas, mediar conflitos, descobrir talentos, motivar e unir todos os elementos que estão sob sua tutela.

Existem vários tipos de liderança, desde as mais autoritárias às mais liberais, e é preciso estar à altura do cargo para ser um bom líder. Esse comportamento pode ser nato – situação em que a pessoa tem características de liderança – ou adquirido, tal qual uma técnica que precisa ser treinada para ser percebida.

De qualquer forma, a liderança pode ser exercida por qualquer pessoa, desde que haja comprometimento com suas questões. Um bom líder, consciente de suas atribuições, pode potencializar a capacidade de toda uma equipe para realizar entregas com excelência e relevância e elevar consideravelmente a atuação de uma empresa.

Isso significa que todo negócio que busca sustentabilidade e crescimento precisa olhar para o assunto “liderança” de maneira mais estratégica.

A primeira forma de diferenciar um líder, na percepção popular, é através do recebimento de elogios e reclamações de uma equipe. Se, diante de um grande sucesso, a pessoa em cargo de “chefia” dá o mérito à sua equipe, mas toma toda a responsabilidade para si em caso de fracasso, provavelmente é um líder.

A característica mais nobre de um líder é assumir as respostas que vierem a seus atos sem se preocupar com os holofotes ou criar argumentos que desqualificam sua equipe.

Pense na metáfora de um time: em um jogo, um treinador jamais poderia voltar para a sede do time e dizer que a derrota ocorreu porque seus jogadores eram ruins, a menos que quisesse perder o respeito de seus contratantes, liderados e público. Afinal, nessa situação, ou a estratégia falhou ou o treinamento prévio não foi o suficiente.

Nessa linha de raciocínio, outras boas características de um líder são:

?A capacidade de enxergar talento nas pessoas da equipe, mesmo que ele não seja óbvio dentro das atribuições do cargo do colaborador;

?A percepção aguçada para oportunidades, entendendo o momento exato para perseguir uma chance e agarrá-la;

?A visão diferenciada sobre as pessoas e o mercado. Um líder jamais agirá sem paciência, persistência e senso de propósito;

?Ser um solucionador nato. Um líder não se senta sobre um problema e espera que ele passe sozinho: ou vai chamar a equipe para pensarem juntos ou vai conseguir trazer ideias de solução para a mesa;

?O senso de estratégia, que tem muito a ver com a visão e o conhecimento do negócio que lidera;

?O poder de influenciar e inspirar pessoas através de seus atos, sua inteligência, sua capacidade analítica e sua tratativa, que valoriza e qualifica as pessoas a seu redor.

Como ser um bom líder?

Um bom líder vai inspirar pessoas a confiar na sua capacidade de apontar o caminho – deixando claro que não andará sozinho e que sua equipe será envolvida.

Por isso, a primeira característica da boa liderança é a segurança que o líder traz à equipe. Quando a meta é agressiva é preciso lembrar que a equipe é formada por profissionais excelentes, absolutamente capazes para cumprir com o desafio.

A cada novo obstáculo, o líder deve agir com segurança, sem se intimidar ou intimidar os outros. Assim, ele consegue fazer acontecer, que é outro sinal do bom líder: gerar resultados mensuráveis.

Um bom líder não deve disseminar o conflito na empresa, mas também não esconde a verdade do desafio: é ele quem conta as expectativas e as zonas de risco. Através de seus atos e palavras, vai estimular a equipe de maneira desafiadora, para que cada membro entenda sua participação e capacidade para cumprir as atividades designadas.

O bom líder vai deixar a equipe brilhar, em momentos de sucesso, sem querer todos os aplausos para si. Da mesma forma, vai mostrar onde errou, porque errou e qual o principal agente de uma derrota.

Outras características da boa liderança:

?Recompensar bons desempenhos que pode ser financeiro ou através de reconhecimento, destacando a importância do colaborador para a equipe;

?Fornecer feedbacks e, quando forem negativos, fazer isso de forma construtiva, respeitosa e motivadora;

?Pedir conselhos e fazer perguntas dentro da equipe, mostrando que não é o único detentor da verdade e das boas práticas. Um líder não se ofende quando colaboradores querem contribuir com ideias, e nem toma para si o prestígio de uma iniciativa que não partiu dele.

Notar talentos e aproveitá-los sempre que possível. É bom mostrar que está atento aos membros da equipe e, sempre que possível, prestigiar as características individuais.

Como desenvolver as habilidades de liderança?

Os modelos de liderança podem mudar, cada empresa tem suas particularidades, mas a empatia, a disciplina, a solidariedade e a responsabilidade típicas de um líder não vão ser completamente comprovadas até que a pessoa tenha chance de colocá-las à prova. 

Você pode começar a desenvolver as habilidades sendo um líder, e não um chefe. Lembra que falamos no início deste artigo que a percepção popular do chefe é de uma figura que delega, invariavelmente, sem se importar com o que o outro tem a dizer? O líder faz o exato contrário: ele delega, mas se dispõe a ajudar a pessoa em qualquer etapa do trabalho proposto. 

É importante que o líder se coloque à disposição da sua equipe em algum momento do dia ou em períodos agendados. 

É preciso, também, entender qual é o papel da liderança na empresa para desenvolver suas habilidades. Ser um líder colaborativo, com propósito, empatia e criatividade, é muito mais difícil do que ser um líder autoritário.

O autoritarismo também é uma forma de liderança, mas não é a melhor delas. Enxergar o papel do líder na empresa vai mostrar qual é o modelo ideal a se seguir e quais habilidades devem ser desenvolvidas para o cargo em questão. 

Além disso, foque em ter bons costumes e a liderar pelo exemplo. Liderar pelo exemplo é uma habilidade essencial para motivar pessoas. 

E, finalmente, é preciso desenvolver a habilidade de mostrar respeito para ser respeitado, e não temido. Um líder não quer que as pessoas exerçam suas atividades porque elas têm medo de serem mandadas embora, e sim porque enxergam seu papel no panorama geral da iniciativa. Ele quer que os demais vejam que são necessários ao sucesso empresarial.

Uma boa liderança tem certeza de que não é ela que manda. Ela apenas guia pessoas a um caminho de crescimento.

Adjetivos de uma liderança habilidosa: 

 

Honestidade

Transparência

Clareza de comunicação

Respeito

Atitude positiva

Delegação consciente

Confiança

Resiliência

Senso de propósito

Visão holística

Entendimento do capital humano

 

 

Como fazer as pessoas me enxergarem como líder? 

Um líder sabe que o “cargo” de liderança não existe, de fato, sem a percepção dos comandados por essa vertente. Portanto, as pessoas devem te enxergar como um líder para fazê-lo ser um. Sem isso, a hierarquia falará mais alto do que seu potencial de comando. 

Para ser enxergado como um líder, coloque responsabilidade e empatia nos pilares da sua gestão. As pessoas vão perceber essa posição se te virem agindo como a referência da equipe, seja para responder aos cargos mais altos quanto para ajudar os liderados.

Isso significa compartilhar valores com os liderados, promover a visão do negócio com mais significado, ressaltando a importância de cada peça na conquista dos objetivos e se comunicar de maneira clara, aberta e transparente com a equipe.

Um líder saberá quando reter informações estratégicas, mas deixando claro ao time o que está sendo feito, e com qual propósito. 

Por exemplo: uma empresa em situação financeiramente crítica, que tenha uma boa liderança, não enfrentará a situação sem compartilhar com seus colaboradores informações que esclareçam dúvidas sobre a possibilidade de um possível  fechamento da empresa. Em casos como esse, o bom líder diz: “estamos fazendo o possível para reverter as adversidades e sua participação é indispensável nesse processo”. 

Dessa forma, além de não esconder a realidade, o líder ainda motiva as pessoas para, de fato, virar o jogo. É preciso, para isso, saber ouvir e saber servir. Quando os colaboradores precisarem desabafar, o líder será a pessoa a quem eles podem recorrer, e se precisarem de ajuda, vão pensar exatamente na mesma figura. Portanto, se seus subordinados o enxergam com essa clareza, você já é, para eles, um líder. 

Se não, é preciso trabalhar melhor as atitudes e as expectativas dessa imagem.

Delegar bem é outra forma de ser percebido como alguém na liderança. Profissionais nessa condição não vão delegar sem informar o motivo. Vão explicar, sempre que necessário, porque determinado colaborador está recebendo uma tarefa, quais são as expectativas, o prazo e as referências a quem recorrer em caso de dúvidas.

Ao dizer aos funcionários o que fazer, o bom líder deixa claro que ninguém está trabalhando sozinho, todos podem ter acesso ao processo inteiro para entender suas partes. Principalmente, se mostrará grato pela oportunidade de ter na equipe pessoas tão capazes e depositará uma confiança solidária nos membros da equipe: eles vão confiar em você tanto quanto você confia neles. 

Esse sentimento precisa ser genuíno para ser percebido.

Quais os principais estilos de liderança? 

Existem inúmeras formas de ser líder. Algumas são menos convencionais, como a autocrática, e outras estão na pauta corporativa do dia, como as liberais. A definição correta de cada uma vai depender tanto do estilo pessoal do líder quanto da natureza da empresa. 

Nas organizações o líder autocrático é facilmente confundido com o líder autoritário. O líder corporativo autocrático tende a desenvolver na equipe sentimentos como frustração, tensão e apatia. É o típico perfil de liderança pelo medo, e não pelo respeito. 

Não é incomum que existam diversos conflitos sob a tutela de uma liderança autocrática. 

Já a liderança liberal tem a ênfase no liderado, dando liberdade à atuação da equipe quase que de maneira a suprimir o líder, colocando-o em campo quando extremamente necessário. Para que esse modelo dê certo, em termos de produtividade, é preciso que a equipe seja auto gerenciável e tenha muita disciplina, uma vez que não ter a referência clara do líder pode se mostrar um obstáculo a longo prazo.

Atualmente, o modelo mais desejado e estimulado pelas grandes corporações é a de liderança democrática, em que a ênfase é dividida entre líder e liderados. Assim, o líder assume as responsabilidades, divide as vitórias e encoraja a participação constante do time nas decisões para melhores resultados.

O líder democrático está ativamente preocupado com a qualidade de vida e satisfação de sua equipe e, através de atitudes positivas, conquista a confiança de todos pelo exemplo.

Nos últimos anos, ganha os holofotes, um estilo de liderança diferente, chamado de coaching, que tem ênfase na performance profissional. Nele, o líder é chamado para trabalhar individualmente com o colaborador, diretor ou dono da empresa, de forma a melhorar o alcance das habilidades e sua percepção de propósito de trabalho.

Assim, estimula a visão de crescimento de cada colaborador e se esmera para alavancar os resultados da pessoa que acompanha, de maneira agregadora, positiva e com interesse genuíno na melhora de estilo de gestão ou trabalho do liderado.

O que é liderança situacional?

Há, também, um estilo de liderança chamado de “situacional”, que visa adaptar comportamentos de líderes mediante situações empresariais. Assim, um líder democrático pode assumir uma postura autocrática frente à necessidade, ou acompanhar uma pessoa individualmente, no processo de mentoria, agindo como coaching. Da mesma forma, líderes liberais podem ascender ao patamar de democráticos ou coachings assumindo uma postura de liderança liberal.

Enfim: a mudança é possível na liderança situacional e vai depender, exclusivamente, do momento da empresa. Quando a situação que necessita mudanças dos líderes estiver contornada, tudo volta ao normal.
Esse estilo pede um líder com flexibilidade para mudanças e facilidade de aprendizado, já que as situações inesperadas ocorrem, obviamente, de maneira brusca e precisam ser respondidas de maneira rápida.

Potencialize-se! 

Para ser um bom líder, em qualquer modelo, é preciso ter seu comportamento de liderança incentivado, seja por você mesmo ou pelos outros. Por isso, líderes que querem formar outros líderes devem estar aptos a enxergar o talento para essa habilidade em seus subordinados e auxiliá-los no processo de transformação.

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