Instagram: conheça um passo a passo para começar do zero!

Utilize o Instagram a favor da sua empresa!

Avaliação
4.6

Publicado em 01/06/2021 | Atualizado em 16/06/2023

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Instagram

Entendendo o algoritmo

Antes de utilizar qualquer ferramenta, é necessário entender seu mecanismo de funcionamento. No caso do Instagram, estamos falando do algoritmo. Basicamente, trata-se do sistema que a plataforma utiliza para entender o comportamento dos seus usuários em relação às publicações e interações e, assim, ranquear as postagens.

Isso significa o seguinte: quando uma pessoa entra no Instagram, nem todas as publicações dos perfis que ela segue vão aparecer no seu feed de notícias. É o algoritmo que determina o que vai ser exposto ou não. Portanto, entender o algoritmo significa saber como conduzir o seu perfil de modo que ele seja mais “amigável” para esse algoritmo e, assim, aumentar as chances para que as suas postagens alcancem um bom número de pessoas.

Mas, o que o algoritmo considera ao fazer essa “seleção” de quais publicações devem ser compartilhadasUma série de elementos, como por exemplo:

✔️Temporalidade

O Instagram entende que as pessoas estão mais interessadas naquilo que é atual. Portanto, quando o usuário entra na rede social, as publicações que foram postadas mais recentemente terão mais chances de aparecer.

✔️Conteúdo

O algoritmo tende a expor para cada usuário as publicações que têm maior relação com os conteúdos que ele costuma interagir mais, ou seja, curtir, comentar, compartilhar. O foco sempre é oferecer uma boa experiência para quem utiliza a rede.

✔️Nível de engajamento

Quanto mais as pessoas se envolverem com uma publicação, melhor será o alcance dela. Ou seja, quanto mais as pessoas curtem, comentam e repostam uma postagem do seu perfil, mais seguidores essa postagem vai alcançar.

✔️Perfis favoritos

Seguindo a mesma lógica do tópico anterior, quanto mais uma pessoa interage com as publicações de um determinado perfil, mais as outras postagens vão aparecer no feed dela. A plataforma entende que o usuário tem interesse em ver o que aquela marca compartilha. Mais um motivo para elaborar conteúdos que interessem verdadeiramente para os seus clientes!

✔️Tempo de visualização

Quanto mais tempo uma pessoa passa focada em uma publicação, melhor é a sua entrega! Por isso, vídeos e postagens em formato de carrossel (com várias imagens compondo uma única publicação, como um álbum de fotos), por exemplo, tendem a ter maior alcance, porque são formatos que estimulam o usuário a dedicar mais tempo para a sua visualização.

✔️Compartilhamento por direct

No Instagram, é possível compartilhar uma publicação apenas com uma pessoa específica, enviando por direct (mensagem privada). Isso também vai influenciar nas próximas postagens que vão aparecer no feed de notícias desse usuário.

Primeiro passo: foto do perfil e bio!

Depois de criar o perfil do Instagram da sua empresa, o primeiro passo vai ser definir uma imagem para o perfil e escrever na bio.

Veja como acertar nessas etapas iniciais:

Foto de perfil

Se você for um profissional autônomo, que trabalha sozinho e quer associar o seu negócio à sua imagem pessoal, coloque no perfil uma foto, mas que seja profissional, tenha uma boa qualidade e transmita a identidade da sua marca. Uma boa alternativa para a foto do perfil é utilizar o logotipo em boa resolução. Se o seu logotipo for muito grande, ou tiver um formato mais horizontal, que vá ficar cortado, o melhor será usar um símbolo desse logotipo.

Bio

A bio do Instagram é a descrição do seu perfil que fica logo abaixo da foto. Ela começa com o nome, que aparece em negrito e não necessariamente precisa ser igual ao nome de usuário (que é o que fica acompanhado pelo @). Você tem 30 caracteres, o que permite utilizar uma versão mais completa do nome da sua empresa se for o caso.

Depois disso, a bio precisa explicar o que a sua empresa faz de forma bem direta e objetiva, para que quem acesse o perfil não tenha dúvidas. Também é interessante adicionar os seus contatos e, no campo de site, caso a sua empresa não tenha um website, você pode aproveitar para colocar um link para o seu WhatsApp. É possível adicionar emojis para deixar a bio mais atrativa. Fique atento ao utilizar este recurso! Eles ocupam caracteres que já são limitados e, se forem excessivos, podem deixar a mensagem confusa.

Se a sua empresa tiver uma palavra-chave, algum termo que traduza o seu diferencial, também é importante que ele seja adicionado na bio!

É bem comum que as pessoas preencham a bio rapidamente, sem grandes cuidados, mas não caia nesse erro. Vale a pena dedicar um tempo maior para elaborá-la, afinal, será a apresentação do seu negócio nessa plataforma!

Ao criar a sua conta, escolha a categoria “comercial”. Assim, você terá dados e informações a respeito do seu alcance e engajamento que vão ajudar a refinar cada vez mais a sua estratégia.

Entenda o perfil do seu cliente

Foto de perfil escolhida e bio criada, o próximo passo é começar a produzir e compartilhar conteúdo. Mas, tenha muita calma! Antes de mais nada, você precisa entender o perfil de quem vai consumir esse conteúdo. É assim que o seu perfil vai obter um bom engajamento e, por consequência, crescer e atingir um alcance cada vez maior!

Estude como o seu cliente se comporta nessa rede social, quais formatos ele prefere consumir, quais perfis ele gosta de seguir, o que esses perfis têm em comum. Isso pode ser feito observando e criando enquetes no próprio Instagram ,por meio dos stories, para que os seus seguidores respondam.

A partir dessa observação, você vai entender como se comunicar com o seu cliente ou potencial que, nesse caso, assume o papel de seguidor. Vai descobrir a melhor comunicação escrita, visual e de voz deverá utilizar, como abordar os diferentes conteúdos e como interagir com ele.

Siga a sua identidade visual

O feed do Instagram não precisa ser organizado no estilo de mosaico, mas no caso de perfis empresariais, que precisam transmitir credibilidade e profissionalismo, a identidade visual é importante.

Isso quer dizer o seguinte: se as suas publicações utilizam fotos sem nenhum tipo de layout, é importante que essas fotos se comuniquem entre si. Imagine um perfil com imagens que seguem sempre a mesma paleta de cores e têm o mesmo estilo de edição (mais quente ou mais frio, por exemplo), ele se torna muito mais agradável visualmente do que outro em que uma foto não parece ter relação nenhuma com a outra. Procure elementos que você possa sempre manter.

Quando fizer publicações elaborados, ou seja, layouts criados, elas devem seguir a identidade da sua empresa: a fonte e cores presentes no seu logotipo, o mesmo estilo gráfico, por exemplo, evite utilizar linhas retas em uma postagem e linhas curvas em outra. Mantenha a mesma linguagem em todas as criações.

Assim, quando alguém entrar no seu perfil e observar todas essas publicações em conjunto, automaticamente vai absorver a identidade da sua empresa e tudo que está por trás dela. Além disso, essa organização também demonstra profissionalismo e seriedade na gestão do seu perfil profissional!

Crie um planejamento para as suas publicações

A frequência de postagens é sempre um assunto relevante. O ideal é que a sua empresa marque presença no Instagram todos os dias, seja publicando uma postagem no feed, uma sequência de stories, um vídeo publicado no IGTV ou um reels. Mas, parta do seguinte princípio: o seu seguidor entra no Instagram apenas duas ou três vezes por semana? Provavelmente não! A maior parte dos usuários dessa plataforma acessam diariamente. Então, se você puder se fazer presente todos os dias, melhor!

Mas, como se organizar para publicar com tanta frequência, trazendo sempre conteúdos diferentes e relevantes? Elabore um calendário editorial. Basicamente, é um calendário para organizar o que vai ser publicado a cada dia. E nessa programação, você pode colocar o formato, o tema e a linha editorial de cada post.

As linhas editoriais são categorias de assuntos determinadas previamente para que as publicações no Instagram tenham diferentes abordagens, mas sempre despertando o interesse do público.

Por exemplo: supondo que o seu negócio seja uma empresa de contabilidade, você poderia estabelecer as seguintes linhas editoriais:

Institucional

Para divulgar informações sobre como entrar em contato com a empresa, os serviços que ela presta, feedback de clientes já atendidos.

Dicas

Para compartilhar pequenas dicas de contabilidade que possam ser úteis para o seu seguidor e cliente.

Legislação

Para criar conteúdos que “desvendem” pontos da legislação tributária, por exemplo, traduzindo para uma linguagem mais leiga.

Depois de estabelecer essas linhas editoriais, você vai criar o seu calendário da seguinte forma:

✔️Post 01 – Dia da publicação - publicação no feed - linha editorial: institucional - tema: serviços prestados.

✔️Post 02 – Dia da publicação - vídeo no IGTV - linha editorial: dicas - tema: dicas de planejamento tributário.

✔️Post 03 – Dia da publicação - publicação no feed - linha editorial: legislação - tema: diferença entre legislação tributária e lei tributária.

Ao montar esse planejamento para o mês todo, você consegue visualizar melhor todos os conteúdos que têm para produzir e como distribuí-lo, evitando que duas postagens de temas muito parecidos fiquem em dias consecutivos, por exemplo. Além disso, essa organização também ajuda a garantir que o perfil explore ao longo do mês, todos os formatos que o Instagram disponibiliza.

Outra vantagem é que você pode estabelecer um ou dois dias do mês para criar todos os conteúdos e deixar tudo pronto para publicar! Essa disciplina é o segredo para uma das coisas mais importantes na gestão de Instagram: constância!

Explore todos os formatos que o Instagram disponibiliza

Dentro do Instagram, existem diferentes formatos de conteúdo que você pode criar. E o interessante é explorar todos eles, até porque, assim você vai descobrir quais os seus seguidores respondem melhor, para poder apostar mais fichas!

✔️Post no feed

Esse é o formato clássico, que existe desde que o Instagram foi criado! O feed é o melhor campo para criar a vitrine da sua empresa. Por isso, aposte em fotos de qualidade e em conteúdos perenes, ou seja, aqueles que não têm data de validade, que se forem vistos daqui 6 meses, continuam relevantes. No feed também podem ser publicados vídeos com menos de 1 minuto e posts em formato de carrossel, como se fosse um álbum de fotos!

✔️Stories

Essa é uma ferramenta muito interessante para integrar com os seguidores. Utilize-a para criar enquetes, caixinhas de perguntas, quizz. Aliás, uma dica interessante: determine um tema, faça uma sequência de algumas enquetes a respeito dele e, ao final, uma caixinha de perguntas. Elaborar uma pergunta e enviar requer mais esforço do seguidor, por isso, ele precisa ser envolvido naquele assunto.

Os stories também são uma boa porta para humanizar a sua empresa, mostrando os bastidores, o que há por trás dos produtos vendidos ou serviços prestados. Permita que os seguidores façam parte disso, que eles escolham aquilo que querem ver. Utilize essa ferramenta como uma forma de se conectar com quem está do outro lado.

✔️IGTV

O IGTV é um formato mais recente, criado para possibilitar a publicação de vídeos com mais de 1 minuto. Por isso, sempre que quiser abordar um assunto com mais detalhes, essa é uma das melhores ferramentas, já que o vídeo é uma opção mais dinâmica para prender a atenção do usuário. Ao publicar um IGTV, você pode colocar uma prévia de um minuto do vídeo no feed, portanto, lembre-se de fazer uma introdução interessante para que os seguidores queiram assistir o material na íntegra.

✔️Reels

O reels entrou em cena em 2020 e logo se popularizou! Principalmente por conta dos vídeos mais divertidos, com dublagens de áudios engraçados. Essa ferramenta serve para editar vídeos de até 30 segundos com mais opções de recursos, como: dublagem, efeitos de transição, acelerar e outros. Por isso, a ideia é criar vídeos mais despojados.

Aqui vale um adendo: muita gente está vendo que os reels de dublagem estão viralizando. Um perfil profissional pode apostar nesse tipo de conteúdo? Pode! Desde que a personalidade da sua marca seja condizente com isso. Por exemplo: se você tem um escritório de advocacia que se posiciona de forma muito séria, ao criar um reels nesse estilo, não vai condizer com a sua identidade e, para o público, vai parecer algo artificial. Por outro lado, se você tem um salão de beleza que se comunica de maneira desenvolta, conteúdos assim são bem-vindos!

✔️Live

A live é uma função que atingiu seu auge em 2020, por conta da pandemia. Foi a forma que muitas empresas e profissionais encontraram para se conectar com os seus clientes durante o distanciamento social. Essa também é uma ferramenta muito focada em conexão e interação com os seguidores.

Você também pode aproveitar para fazer lives com profissionais de áreas correlatas à da sua empresa, cujos seguidores possam ser clientes em potencial. Essa é uma forma assertiva de expandir o seu alcance.

Independentemente do formato escolhido para criar e compartilhar um conteúdo, nunca perca de vista a personalidade da sua empresa. Tome muito cuidado com essa postura de surfar na onda do momento sem se preocupar se ela condiz com a imagem que a sua marca deseja construir e consolidar. Explore as diferentes ferramentas que o Instagram proporciona, mas não deixe de ser fiel ao seu próprio negócio.

Invista em boas fotos

Outro ponto fundamental quando falamos de gestão de Instagram é entender que essa é uma rede extremamente visual, desde a sua criação. Por isso, é extremamente necessário investir em boas fotos, especialmente para empresas que trabalham com produto. Se esse é o seu caso, sendo possível, contrate um fotógrafo profissional para fazer foto dos produtos em still (com fundo branco) e ambientados para que você tenha opções para conduzir as publicações.

Imagine uma vitrine com os seus produtos expostos. Agora pense que essa vitrine está desorganizada, com uma quantidade excessiva de peças dispostas, com uma iluminação ruim. O mesmo efeito negativo acontece quando é postada uma foto de produto com baixa qualidade, enquadramento inadequado, iluminação ruim, composição muito poluída. Uma imagem assim não vai se destacar quando o internauta estiver rolando o seu feed, por consequência, ele não vai se ater à sua publicação.

Encare o Instagram como uma vitrine virtual. Como você gostaria de apresentar os seus produtos em uma vitrine? Além de serem mais atrativas, fotos de qualidade reforçam o profissionalismo da sua empresa e o compromisso em mostrar para o cliente o produto com a maior precisão possível!

Uma boa foto publicada pode chamar atenção de alguém que, em outro contexto, talvez jamais conheceria a sua empresa! Aproveite esse potencial!

Como elaborar uma boa legenda?

De nada adianta uma boa foto, que chame a atenção se, quando o usuário voltar o seu foco para a publicação a legenda não fizer jus a ela. A imagem é o que impacta a audiência, mas a legenda é o que segura e desperta real interesse. Por isso, sempre que for produzir esse texto para as suas postagens, observe as seguintes orientações:

✔️Revise antes de publicar para garantir que não há erros gramaticais. Esse tipo de falha, mesmo quando é causada pela digitação apressada, pode comprometer a sua credibilidade.

✔️Respeite o tom de voz que você estabeleceu, de acordo com a personalidade da sua marca e com o perfil do seu seguidor. Seja consistente: não escreva uma legenda totalmente descontraída e outra com seriedade e formalidade, por exemplo.

✔️Evite textos muito longos, porque boa parte dos usuários do Instagram acessam a rede em pequenos intervalos nas atividades do dia a dia. Assim, não dispõem de tempo (nem interesse) para ler textos extensos.

✔️Se quiser abordar um assunto de maneira mais aprofundada, talvez seja mais interessante optar por um vídeo ou carrossel. Quando realmente optar por um post com uma legenda maior, ela precisa ser escrita com muita criatividade.

✔️Ao publicar o texto, deixe uma linha em branco separando os parágrafos, para que a formatação não fique em um bloco único de texto. Esse formato não é atrativo.

✔️Utilize emojis que sejam cabíveis dentro do contexto para tornar a sua legenda mais chamativa.

✔️Coloque sempre um CTA (chamada para ação) ao final da legenda, um convite que desperte um ação para quem estiver lendo: deixe algo nos comentários, acesse um outro conteúdo, entre em contato com a empresa.

✔️Sempre que possível, incorpore gatilhos mentais na sua legenda, alguns dos mais efetivos são: exclusividade, escassez, urgência, prova social, autoridade, novidade.

✔️Aposte no storytelling, ou seja, vá além do “despejar” um conteúdo, procure contar uma história que transmita a mensagem desejada. As pessoas tendem a se identificar mais com narrativas do que com textos excessivamente informativos.

Uma boa dica é ter sempre à mão um banco de ideias: pode ser o bloco de notas do celular ou até mesmo um caderninho de papel. Mas, sempre que surgir uma ideia que você acredite que possa render um conteúdo interessante para o Instagram, anote! Não corra o risco de se esquecer e acabar perdendo a chance de criar uma publicação que os seus seguidores podem gostar!

Escolha das hashtags

Você já deve ter observado que normalmente as legendas vêm acompanhadas por uma série de hashtags no final. Essas hashtags servem para etiquetar o seu conteúdo de acordo com as categorias de assunto correspondentes. Assim, as suas publicações vão ser encontradas com mais facilidade por pessoas que se interessam por essas categorias.

Inclusive, ao navegar no Instagram, é possível buscar um conteúdo pela hashtag em vez do perfil que o publicou. E muitas pessoas fazem isso quando estão em busca de alguma dica, referência, produto ou serviço.

Assim, já fica claro que é essencial complementar as suas legendas com hashtags, mas como escolher da forma correta?

✔️Use apenas hashtags que sejam relevantes para o seu público e não aquelas que “todo mundo usa”. Por exemplo: #love é uma das mais utilizadas, mas ao colocá-la em uma publicação que não tem qualquer relação com ela, você não terá nenhum retorno.

✔️Escolha hashtags que façam parte do nicho da sua empresa.

✔️Cuidado com as hashtags muito genéricas, como por exemplo #fotografia #empreendedorismo #marketing #beleza. Você pode adicionar algumas delas, mas esse não deve ser o foco.

✔️O Instagram permite, no máximo, 30 hashtags por post. Pode utilizar todas elas sem medo. Durante um tempo, especulava-se que usar muitas tags não era visto com bons olhos pela plataforma, mas esse é mais um mito.

✔️Não coloque sempre o mesmo grupo de hashtags. Muita gente copia e cola as mesmas tags ao final de todas as postagens. No entanto, o Instagram pode considerar uma ação robotizada e, assim, punir o seu perfil.

✔️Utilize hashtags de acordo com a sua localização, por exemplo: #contabilidadeemsalvador.

✔️Use a barra de pesquisa do Instagram para identificar quantas vezes aquela hashtag tem sido usada. Mas tome cuidado: milhões de repetições não significam que essa seja uma tag adequada, porque há uma boa chance do seu conteúdo se perder no meio disso.

✔️Sempre vale a pena ficar de olho nas hashtags que os seus concorrentes estão utilizando. Não é necessário se prender a isso, mas pode render bons insights.

Interaja!

Nunca se esqueça: o Instagram é uma rede social, por isso, a premissa dele é ser uma plataforma para que as pessoas interajam umas com as outras. E essa interação não é uma via de mão única, ou seja, se você não segue pessoas, não curte ou comenta publicações, não espere receber nada disso. A ferramenta valoriza os perfis que interagem!

Não tenha medo de seguir outros perfis que sejam interessantes para o seu negócio, compartilhar as publicações de outras empresas e profissionais, curtir e comentar. É para isso que a rede social serve! Não queira assumir apenas o papel de emissor de uma mensagem. Esteja aberto a receber os conteúdos que outras pessoas também estão criando, isso pode render grandes ideias!

Muito cuidado com as métricas de vaidade

Chamamos de “métricas de vaidade” aqueles números que todos gostam de ver aumentar, mas que não necessariamente significam que o negócio terá algum tipo de lucratividade com isso. Por exemplo: número total de seguidores, quantidade de curtidas nas postagens. Não se apegue a isso!

Vale muito mais a pena ter mil seguidores bem engajados, que interagem com o seu conteúdo e que são fiéis à sua marca do que 10 mil que nem sequer se conectam com você de verdade. Não foque em conseguir seguidores a qualquer custo, mas em entregar conteúdo de valor a quem segue o seu perfil e transformar esses seguidores em clientes.

Práticas para evitar

Para finalizar, vamos falar um pouco sobre o que você deve evitar ao gerenciar o perfil da sua empresa no Instagram:

✔️Comprar seguidores: essa é uma prática comum, no entanto, traz vários problemas: primeiro, a plataforma percebe que o perfil ganhou uma quantidade muito grande de seguidores repentinamente e, assim, consegue identificar que houve compra. Por isso, ele pode ser punido, reduzindo drasticamente o seu alcance e engajamento. Além disso, seguidores comprados normalmente não são pessoas reais e, quando são, não são pessoas que fazem parte do público que você deseja atingir.

✔️Ferramentas de automação: são aplicativos que automatizam interação, ou seja, que curtem e comentam outras publicações automaticamente. Isso também é detectável pelo Instagram e passível de punição.

✔️Enviar mensagens via direct com os seus posts, pedindo para que as pessoas leiam, assistam, curtam e comentem. Essa interação não pode ser forçada! Ninguém gosta de receber esse tipo de mensagem e, inclusive, quem a recebe, pode acabar bloqueando o seu perfil.

✔️Não responder mensagens privadas ou comentários. Aqui, voltamos ao ponto da interação. Se você quer estabelecer um diálogo com o público, não deixe de responder quando as pessoas falarem com você.

✔️Não deixe de se atualizar! O Instagram é uma rede que muda com frequência, trazendo novas ferramentas e conceitos. É importante ficar sempre de olho para que a sua empresa possa explorar essas novidades da melhor forma!

 

 

 

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