Expandir para atingir novos mercados. Busque por novas opções que gerem lucro, seja qual for o tamanho do seu negócio.

Busque por novas opções que gerem lucro, seja qual for o tamanho do seu negócio.

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Publicado em 09/05/2019 | Atualizado em 19/11/2019

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Empresário e gráficos de crescimento.

Seja a contratação do primeiro funcionário, a criação de um e-commerce, a abertura de uma loja física ou a criação da primeira filial, tudo isso é expansão. Apesar de muitos acharem que o processo de expansão só acontece com grandes empresas, ela pode na verdade incluir uma série de possibilidades, significando a oferta de novos produtos e serviços, fusão ou aquisição de outra empresa, entrada em novos mercados ou ainda lançamento de franquias. Resumindo: expansão é a busca por novas opções que gerem lucro, seja qual for o tamanho do seu negócio. 

Pensada quando a empresa chega ao momento em que crescer é a melhor opção, seja para alcançar novos clientes, satisfazer necessidades de clientes já fidelizados, ou alcançar novos mercados, a estratégia de expansão empresarial deve ser adotada de forma planejada. Aqui, a importância de pensar em um plano de expansão empresarial, em vez de permitir que a empresa simplesmente cresça de forma “livre” inclui:

Sobreviver no mercado competitivo;

  • Aumentar a geração de lucro;

  • Alcançar mais prestígio; 

  • Ampliar a participação no mercado.

Vale ressaltar que mesmo quando a empresa estiver demonstrando desempenho satisfatório, é responsabilidade do gestor procurar constantemente formas de desenvolvê-la, evitando assim o risco de ser engolido pelos concorrentes.

Você vai encontrar aqui

Minha empresa está preparada para expandir?

Vantagens e desvantagens de uma expansão empresarial

Como planejar a expansão da minha empresa?

Hora de expandir. Como fazer? 

Conheça diferentes modelos de expansão empresarial

Quais as melhores fontes de financiamento para expansão empresarial?
 

Minha empresa está preparada para expandir?

Antes de decidir pela expansão, é necessário que o empreendedor identifique se este é o momento adequado. Para tomar essa decisão sem medo, existem uma série de indicadores que apontam se o momento certo chegou. Segue uma lista dos principais indicadores:

Clientela fidelizada:

Um dos principais sinais de uma empresa pronta para a expansão é a existência de clientes frequentes e fiéis. Se os clientes procuram a empresa em vez do oposto, é uma indicação clara da qualidade dos produto/serviços que a empresa oferece e da satisfação dos clientes;

Seus clientes pedem por seu crescimento:

Se frequentemente os clientes falam sobre a abertura de uma nova loja sua, em outra região, se clientes diversos deslocam-se por longas distância para contratar seu serviço ou adquirir seu produto, pode ser mais um indicativo do espaço para crescimento;

Estabilidade nos lucros:

Como anda o lucro dos últimos anos? Se independentemente de fatores como sazonalidade a sua empresa vem lucrando nos últimos três anos, este é um sinal de que os negócios vão bem;

Crescimento do seu setor de atuação:

É importante observar se o seu negócio está sujeito a desaparecer com a chegada de novas tecnologia. Entretanto se o seu setor de atuação está em crescimento, é muito provável que sua empresa também cresça;

Público interno motivado:

Dedicação, esforços e proatividade serão essenciais para a expansão da sua empresa. Você pode contar com o seu time de trabalho? Colaboradores interessados no desenvolvimento e crescimento da empresa é um fator diferencial nesse momento delicado;

Finanças em ordem: 

Expansão, independente do nível tem seus custos, por tanto antes de pensar nisso o ideal é ter a certeza de que as finanças estão sob controle, inclusive quando os lucros relacionados à expansão podem demorar a chegar, sendo necessário que a empresa possua uma reserva para isso;

Sua empresa rejeita trabalho:

Se a sua equipe não está dando mais conta de atender todos os serviços, ou se a sua produção é insuficiente em relação com a procura, mesmo com sua equipe a todo gás, esse é um forte indício que a sua empresa está pronta para crescer.

Vantagens e desvantagens de uma expansão empresarial

Entre as vantagens da expansão estão:

Aproveitar a economia de escala: Quanto maior a compra de produtos, seja de matéria prima, equipamentos, ou de insumos, quanto maior o volume de compra, maiores os descontos concedidos, além disso melhores condições de crédito podem ser conseguidas com os fornecedores;

Maior potencial de lucro: Se os custos caem, consequentemente há maior lucro, além disso se a escolha da expansão foi através da inclusão de novos produtos, a sua empresa terá ampliado a capacidade de venda através da inclusão de novos mercados e reduzindo os riscos de influências externas, uma vez que se parte do empreendimento estiver ameaçada por mudanças de mercado, a outra parte ajudará a manutenção da empresa.

Já como desvantagens podemos apontar:

Maior complexidade de gerenciamento: Empresas maiores tendem a ser mais complexas para gerir que as menores, além de dispendiosas;

Fluxo de caixa: A depender do tamanho da expansão, talvez seja necessário empréstimos para adquirir novas instalações e equipamentos, levando assim a necessidade de um financiamento externo para atender aos custos de expansão;

Mal planejamento: Uma expansão mal planejada pode significar não apenas a perda de foco, mas a queda da qualidade dos produtos e serviços e, consequentemente, aumento nas reclamações dos clientes.

Como planejar a expansão da minha empresa?

Para analisar e avaliar a viabilidade do plano de expansão empresarial, o empreendedor deve levantar as seguintes questões:

• Quais são seus objetivos? Eles estão alinhados com o planejamento estratégico?

• Quais são os resultados econômicos e financeiros esperados?

• Quais são os recursos necessários para apoiar a estratégia de crescimento do negócio?

• Quais estratégias financeiras serão necessárias para apoiar a estratégia de crescimento do negócio?

• Quais são os riscos?

• Quais obstáculos precisarão ser superados?

Com essas respostas em mente, deve-se dar sequência à elaboração do plano de expansão empresarial. Primeiramente, o plano deve abordar o prazo que levará para a expansão sair do papel, considerando também: 

•Objetivos de marketing, que definam metas e datas: quantos clientes a empresa pretende conquistar e qual será a base estimada em um tempo determinado;

•Resumo dos objetivos comerciais, incluindo metas e datas: estimativa de venda e lucratividade e análise de desenvolvimento de novos produtos. Lembre-se de sempre utilizar metas Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Realistas e que possam ser medidas em função do tempo;

•Informações operacionais: quando for o caso, o local onde a nova unidade funcionará e a necessidade de novos equipamentos, fornecedores e recursos;

•Informações financeiras: projeção de vendas e faturamento, previsões de despesas e de fluxo de caixa;

•Registros financeiros dos últimos anos, justificando assim a necessidade de expansão e;

•Informações sobre o produto ou serviço, bem como o que ele representa no mercado.

Hora de expandir. Como fazer? 

Conforme a sua empresa for crescendo, o seu plano de negócios deve ser atualizado: ele ajudará a sua empresa a seguir com os planos de crescimento, a exemplo do uso  da projeção de cenários para definir a melhor área de expansão para sua empresa. 

Depois de tudo analisado, chegou a hora de expandir. Como fazer?

•Defina metas, pois a expansão deve levar em conta objetivos claros;

•Realize benchmarking, que consiste em um processo de busca por melhores práticas, através do exame da concorrência;

•Prepare a sua equipe para o crescimento. De treinamentos à participação nas discussões sobre a expansão, ter uma equipe envolvida significa mais suporte,       coerência e colaboradores preparados para as mudanças que virão.

O seu plano de expansão empresarial, ou plano de Investimentos, deve ser viável e coerente. Para isso, as seguintes questões devem te ajudar na tomada de decisão:

• A expansão empresarial é o melhor a se fazer no momento?

• Qual será o custo da expansão empresarial?

• Quais serão as melhores fontes de financiamento?

Conheça diferentes modelos de expansão empresarial

São inúmeras as formas de expansão empresarial e o empreendedor precisa escolher a melhor alternativa para a sua empresa. Veja a seguir as principais possibilidades financeiras de ampliação:

Abra outra unidade
Se o faturamento se  mantém estável, superando as expectativas e até mesmo a capacidade de venda, pode ser o momento de considerar a abertura de novas unidades. Entretanto é preciso avaliar bem as possibilidades e considerar a capacidade financeira do seu empreendimento. Abrir uma filial implica em ampliar os investimentos em estrutura física e operacional, funcionários e, outros pontos importantes para apoiar o novo investimento;

Transforme a empresa em franquia
Essa opção é interessante principalmente para os gestores que não possuem capital suficiente para abrir unidades da própria empresa, mas querem crescer mais. Mas, antes de encarar o ramo de franchising, é preciso conhecer as estratégias de operações e o suporte que deve ser oferecido ao franqueado.

Diversifique os canais de venda
Seja a criação de um e-commerce, ou o lançamento de uma loja física, quando se opta pela diversificação dos canais de venda deve se dedicar atenção especial para garantir que a empresa esteja preparada para atender com qualidade seus clientes novos e antigos. Desde o treinamento de representantes comerciais, ao software escolhido para o site de vendas, é importante avaliar todos os investimentos necessários para que o novo canal de venda seja bem sucedido;

Aumente a variedade de produtos e serviços
Oferecer novos serviços/produtos pode ser uma ótima forma de expandir, uma boa pesquisa para escolher por algo que seja do real interesse dos seus clientes levando ao maior fluxo de vendas é essencial, afinal, de nada vai adiantar investir em um produto novo que não saia das suas prateleiras, certo? 

Una-se a um concorrente
Investir na fusão ou na aquisição de uma empresa concorrente é outra forma de expansão, mas é necessário que seja realizada uma avaliação profunda para definir se a união das duas empresas vai configurar lucro efetivo ou não; 

Licitações
As licitações são ótimas oportunidades de crescimento. Ter um órgão público ou empresa estatal como clientes, não apenas traz contratos de peso que ajudarão na continuidade da expansão, mas também representam ganhos fixos;

Importação e exportação
A expansão da empresa pode acontecer também para além dos limites do país, tanto de fornecedores e clientes. Apesar disso os detalhes e regras envolvidos na importação e exportação de produtos são muitos e sua empresa deve segui-los religiosamente. Para entender critérios e os passos necessários para ter sucesso nesse modelo de expansão conte com o Sebrae!

Fique atento aos custos de expansão empresarial 
A ampliação de uma empresa significa também a ampliação dos custos gerais, portanto é preciso determinar o capital necessário para isso, que incluem todos os custos associados. Devem ser estimados desde os gastos referentes à locação de espaço, recursos humanos a serem contratados, estoque, ou seja, uma previsão completa das despesas operacionais, além dos custos relacionados à aquisição de equipamentos e instalações essenciais para a expansão empresarial.

Uma análise de viabilidade de investimento deve ser feita para que a expansão ocorra sem grandes surpresas, e isso inclui a Avaliação de Risco de Mercado, para que a empresa esteja ciente e preparada para passar pelas possíveis intempéries que um crescimento pode trazer.
 

Quais as melhores fontes de financiamento para expansão empresarial?

A expansão da sua empresa, seja para atingir um novo público, lançar novos produtos ou serviços e até mesmo para abertura de uma filial, é sinônimo de investimentos, que podem ser conquistados por meio de financiamentos. 

Conheça as melhores fontes de financiamento para expansão empresarial: 

Financiamento Bancário
São diversas as linhas de crédito disponíveis para empresários, algumas delas inclusive, voltadas ao empreendedor que deseja expandir. Com taxa de juros menor que as linhas de crédito para pessoa física, os valores variam dependendo do objetivo do financiamento, do porte da empresa e do prazo de pagamento;

Investidor Anjo
Os investidores anjos são aqueles que geralmente procuram empresas já em operação, para incentivar um novo ciclo de crescimento. O setor de tecnologia e inovação é o que mais recebe este tipo de investimento;

Incubadora
Para micro e pequenas empresas as incubadoras oferecem espaço, assessoria jurídica, empresarial, além de acesso a verbas de incentivo, sem para isso exigir participação na sua empresa, buscando capacitar o empreendedor, essa opção se trata mais do que uma forma de conseguir dinheiro para ampliar, mas de desenvolvimento holístico;

Aceleradoras
Buscando agilizar o desenvolvimento das empresas as aceleradoras destinam seus esforços para ajudar o empreendedor em em gestão, networking e mentoreamento dos profissionais, em contrapartida as aceleradoras ficam com uma parcela acionária da sua empresa;

Fundo de Investimento
Captar recursos na bolsa de valores apesar de parecer algo restrito à grandes empresas. Pode ser boa alternativa para conseguir dinheiro para as pequenas e médias empresas, através dos fundos de investimento privado. Para isso o empreendedor deve estar disposto a diluir a sua participação no negócio e ter um perfil que aguente a pressão que envolve o capital de risco;

Família
A principal motivação de um empréstimo entre familiares está atrelada ao interesse em ajudar o que no momento precisa, o que pode no futuro reverter em benefícios para outros familiares também. Uma das principais vantagens é a inexistência ou baixa taxa de juros, além da flexibilidade para eventuais atrasos no pagamento.

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