Economia colaborativa: o que são e como elas funcionam?
Por que apostar na economia colaborativa?
Publicado em 26/02/2021 | Atualizado em 26/02/2021
Visando o compartilhamento de recursos humanos, físicos e intelectuais, a economia colaborativa vem se mostrando uma tendência mundial definitiva. Numa era de troca intensa, favorecida pela tecnologia, esse novo modelo econômico vem apresentando grandes resultados, e não apenas para pequenas empresas. Presente em empreendimentos de todos os portes, a economia colaborativa se mostra como uma contrapartida ao consumo desenfreado sem reduzir os lucros dos empreendedores.
Conhecida também como:
✔️compra compartilhada,
✔️economia do afeto,
✔️consumo compartilhado,
✔️comércio colaborativo
✔️e consumo de colaboração.
A economia colaborativa se trata de um modelo de negócio baseado na ideia de troca. Através dessa busca, de benefício mútuo, tanto empresas como consumidores saem ganhando.
Esse ecossistema construído em torno do compartilhamento de recursos, sejam eles humanos, físicos, intelectuais ou tecnológicos, elimina a necessidade de compra para satisfazer uma necessidade específica, desviando o foco do lucro pelo lucro, evocando objetivos maiores como: cuidados com o meio ambiente e valorização de hábitos sustentáveis.
Baseada nos princípios de compartilhamento de serviços e/ou produtos, mudança para um estilo de vida colaborativo e para a redistribuição de mercado, tendo como base o princípio da reutilização, essa nova proposta provoca uma mudança profunda não apenas no mercado, mas em toda a sociedade.
POR QUE APOSTAR NA ECONOMIA COLABORATIVA?
Se destacando cada vez mais em escala mundial, a economia colaborativa ganha força, novos adeptos e fornecedores. Propondo um estilo de consumo baseado no uso, em vez da posse de um bem, a tendência ao compartilhamento cresce a cada dia, favorecida principalmente pelo acesso facilitado à internet e redes sociais que geram novos modelos de empresas.
Com projeção de crescimento superior às previstas para os modelos tradicionais de negócios, investir em economia colaborativa é uma forma de consolidar a sua empresa, acompanhando as tendências e satisfazendo a busca do público por negócios, que além de satisfazerem as suas necessidades de possuir algo, vejam refletidas nos negócios seus princípios éticos e morais.
O QUE SÃO LOJAS COLABORATIVAS E COMO ELAS FUNCIONAM?
Novo modelo de negócio, as lojas colaborativas disponibilizam espaços físicos coletivos, onde vários artesãos e/ou produtores comercializam seus produtos ou serviços, sem a necessidade de investimentos como: aluguel e adaptação do ponto comercial, decoração, entre outros.
Além de desobrigar o empreendedor da responsabilidade de toda a parte legal necessária para a abertura de um ponto comercial, deixando isso a cargo de uma única pessoa, demandado menos gastos e trabalho dos colaboradores.
Nesse tipo de loja os empreendedores geralmente são separados por boxes, araras ou prateleiras. Para ocupar esses espaços pode ser cobrado por empreendedor um valor referente a sua disposição e tamanho. Além disso algumas dessas lojas, cobram outras taxas como: percentual de vendas, ICMS e taxas sobre uso de máquina de cartão de crédito ou débito.
Trabalhando com produtos de diferentes segmentos, as lojas colaborativas geralmente comercializam itens como: roupas, presentes, artesanatos, acessórios de decoração, utilidades domésticas, entre outros.
Vantagens e desvantagens da Loja Colaborativa:
Vantagens
Separando os três grupos beneficiados diretamente por esse novo modelo comercial: produtores, consumidores e lojistas.
Para os produtores os benefícios são:
?Redução do custo de investimento para comercialização;
?Redução de custos de manutenção do espaço;
?Redução de despesas com aluguel do ponto comercial, uma vez que é dividido entre todos os expositores;
?Compartilhamento de despesas administrativas;
?Acesso a melhores pontos comerciais;
?Maior tempo para produção de bens e serviços, uma vez que a comercialização através das lojas colaborativas não demandam presença constante do empresário na loja;
?Disponibilidade em se dedicar a outros canais de comercialização, como e-commerce ou atendimento domiciliar;
?Permite parceria entre os profissionais que partilham o mesmo espaço.
Para os consumidores:
?Acesso a uma quantidade maior de produtos num mesmo local;
?Possibilidade de compras de produtos diretamente do produtor/empresário;
?Canal de comunicação e de relacionamento direto com o produtor/empresário.
Para o lojista:
?Redução de inadimplência uma vez que o espaço é locado para vários empresários/empresas diferentes;
?Maior fluxo de clientes em função da diversidade de produtos disponíveis em um mesmo espaço;
?Público fiel;
?Menor risco da redução de vendas ocasionadas pela sazonalidade a oferta de produtos distintos/diferenciados.
DESVANTAGEM
A única desvantagem é se o lojista expositor tiver dificuldade em se adequar às possíveis mudanças e ao dinamismo que o modelo de negócio exige.
COMO MONTAR UMA LOJA COLABORATIVA?
As lojas colaborativas ampliam a cada dia a gama de produtos oferecidos: de produtos de vestuário e moda geral a itens de alimentação, decoração, cosméticos e saúde. Se antes se afirmava que o setor de alimentos e bebidas não se adaptava a esse modelo de empresa, hoje pode-se dizer que eles elevaram as lojas colaborativas a um outro nível, com a inserção de cafés e pubs no mesmo espaço onde são comercializados diversos outros produtos. Além disso a oferta de serviços atrai o público, movimenta o espaço e amplia o tempo de permanência dos clientes no espaço, aumentando assim o consumo.
Se você empreendedor já entendeu o que é uma loja colaborativa, seus benefícios e funcionamentos, e quer ir além de vender seus produtos e sim abrir uma loja nesse modelo, o próximo passo será entender o passo-a-passo para abertura da sua própria loja.
Fique atento às recomendações a seguir:
* Localização
Para que sua loja seja atraente para os diversos empreendedores que buscam por esse modelo de espaço, o seu ponto comercial deve ser bem localizado. Quanto maior o fluxo de pessoas na região, maior o interesse dos expositores em obter um espaço na sua loja;
* Decoração
Conte com a ajuda de um profissional de decoração de interiores: com uma proposta acolhedora, as lojas colaborativas tendem a ter produtos muito distintos ocupando espaços próximos, contar com suporte profissional para fazer com que todos os produtos sejam harmonicamente distribuídos pelo espaço será um diferencial enorme;
* Equipe
Contar com uma equipe qualificada que ofereça um atendimento impecável aos clientes, munidos de informações corretas sobre os produtos é imprescindível para a fidelização dos clientes. Ainda que o espaço seja maravilhoso, se o atendimento deixar a desejar as chances de uma nova venda será pequena;
* Redes sociais
Se destacar nas redes sociais fará a sua loja ter maior alcance, trabalhar em conjunto com os empreendedores, potencializará a visibilidade da sua loja e dos serviços/produtos oferecido.
COMO FUNCIONAM OS CONTRATOS DAS LOJAS COLABORATIVAS?
Planejamento eficiente deve ser um dos principais requisitos para aqueles que querem participar de lojas colaborativas. Alguns desses empreendimentos contam com longas filas de espera, e se você empreendedor encontrou espaço para expor seu produto numa loja colaborativa bem localizada e confiável, eficiência será seu maior aliado.
A maioria das lojas colaborativas oferecem um período de teste para o produtor/empresário que deseja expor seus produtos nas prateleiras da loja, assim ao assinar o contrato, o comerciante conta com um período predeterminado de adaptação para montar o seu espaço e conhecer seu público. Se após esse período de teste a marca não atingir a meta de vendas prevista, o espaço deve ser cedido a outro expositor, não havendo espaço para produtos que não tenham procura ficarem ociosos nas prateleiras.
Apesar de cada loja colaborativa possuir diferentes normas e regras, alguns aspectos devem ser avaliados:
1️⃣ Conheça a loja. Observá-la em diferentes dias da semana e horários é uma forma de avaliar se o público consumidor enquadra no perfil daqueles que buscam por seu serviço/produto. Conversar com outros expositores também é importante para avaliar o espaço escolhido;
2️⃣ Crie estratégias que atraia e fidelize o cliente;
3️⃣ Defina a forma de exposição do seu produto, evite misturar segmentos diferentes para não atrapalhar na comunicação com o cliente;
4️⃣ Caso a organização da prateleira seja por sua conta procure se diferenciar dos demais;
5️⃣ Informe-se sobre as responsabilidades no caso de furto ou danos aos produtos;
6️⃣ Converse com os responsáveis pela venda do produto, se possível ofereça treinamento, informações erradas podem gerar queda nas vendas e prejuízos a imagem da sua marca;
Faça o monitoramento das vendas. Algumas lojas colaborativas oferecem o serviço de acompanhamento das vendas através de um sistema online. Caso não seja a realidade da loja escolhida por você, defina a melhor forma de controle, pois é através desse acompanhamento que será possível fazer melhorias, modificações e acompanhar a aceitação ou rejeição do produto no mercado.
O QUE É FINANCIAMENTO COLETIVO OU CROWDFUNDING?
Amplamente utilizado por empresas iniciantes ou organizações sem fins lucrativos o crowdfunding é uma proposta de financiamento coletivo realizado através de plataformas online, com captação de recursos financeiros para o lançamento de produtos ou serviços.
Dessa forma, os próprios clientes fidelizados ou potenciais e até mesmo admiradores da causa que a sua empresa abraça se transformam em investidores, sendo recompensados em produtos, descontos, benefícios e outras ofertas de acordo com a quantia investida.
Esse modelo de financiamento coletivo, favorece o desenvolvimento de ideias brilhantes, que pelas vias tradicionais de acesso a crédito não sairiam do papel.
O QUE É UM COWORKING?
O coworking é um espaço de compartilhamento de ideias e infraestrutura, que tem se mostrado útil para fazer networking (rede de contatos) e fugir da rotina do home office (trabalho em casa). Caracterizado por ser um espaço de trabalho compartilhado entre diversas empresas e profissionais, o ambiente favorece mais do que o compartilhamento de uma mesa de trabalho, mas de parceiros de negócios, fornecedores e até potenciais clientes.
A lógica do coworking é compartilhar espaços e infraestruturas que não são utilizados todo o tempo numa empresa própria.
No coworking, a sala de reuniões é alugada por hora - tempo efetivo de uso -, gerando maior aproveitamento de espaço e menor custo, uma vez que só se paga pelo que se usa.
O mesmo vale para equipamentos como:
* impressoras,
* scanners,
* sala do café,
* serviços terceirizados,
* como motoboy, entre outros.
Até mesmo secretárias são compartilhadas, reduzindo custos, sem alterar a qualidade dos serviços. Alguns modelos de coworking oferecem planos diferenciados de acordo com o perfil dos seus associados, que definem desde dias de uso do espaço e equipamentos, a inclusão de serviços adicionais ou possibilidade de contratação dos mesmos conforme a necessidade surgir.
OS PRINCIPAIS SERVIÇOS DE UM ESPAÇO DE COWORKING
Entre os serviços que um espaço de coworking deve oferecer aos seus associados estão:
?Internet;
?Estrutura física com mesas e cadeiras ergonômicas, ambiente climatizado e bem localizado;
?Telefonia eficiente;
?Impressões;
?Ambiente de convivência;
?Salas de reuniões;
?Escritório virtual;
?Serviço de copa e secretariado;
?Salas privativas;
?Serviços de conveniência, como motoboys, correios e afins;
?Recepção.
COMO MONTAR UM ESPAÇO DE COWORKING?
Antes de decidir pela criação de um espaço de coworking, tenha em mente que mais do que oferecer mesas e cadeiras, a proposta se trata de criar uma comunidade de profissionais.
Independente dos serviços que você ofereça e do quão a sua estrutura seja moderna e bem aparelhada, o seu espaço só será bem sucedido se favorecer a interação entre os profissionais associados.
Entendendo isso, confira algumas dicas para iniciar nesse tipo de empreendimento:
?Pesquise e planeje. Essa etapa definirá se as próximas correrão de forma tranquila;
?Escolha corretamente o mobiliário, ele influi diretamente sobre valor cobrado;
?Invista em uma decoração atrativa para o perfil do seu público-alvo;
?Cuidado com a iluminação, as estações de trabalho devem ser bem iluminadas para que os profissionais tenham conforto;
?As pessoas buscam coworking para criar conexões e entre os mais variados tipos de profissionais, por isso invista na área de convivência;
?Divulgue o seu espaço corretamente, definir claramente o seu público e o que o espaço oferece, será o diferencial entre um coworking de sucesso ou não;
?Ofereça planos de locações mensais, trimestrais, semestrais ou mesmo anuais aos seus clientes, permite a flexibilidade que esse público procura, portanto, abandone o padrão engessado de contratos e ofereça opções variadas e atrativas.
AS VANTAGENS DO COWORKING
Essa proposta é ideal para quem necessita de um espaço de trabalho tranquilo, com infraestrutura adequada e preço justo, entre outras vantagens de um coworking, podemos elencar:
* Flexibilidade
Se a sua empresa não demanda permanência constante no local de trabalho essa proposta é a ideal. Como o espaço é utilizado por diversos profissionais, tudo tende a ser otimizado. Alguns coworking funcionam também aos finais de semana permitindo que o espaço seja utilizado de acordo com a sua necessidade;
* Redução de custos
Além do custo estrutural reduzido, o coworking viabiliza também a redução dos custos operacionais, secretárias, auxiliar de serviços gerais, agente de portaria e segurança estão inclusos no pacote contratado;
* Alternativa ao home office
Trabalhar de casa pode ser o sonho de muitos profissionais, mas a falta de um espaço privativo e exclusivo para isso pode levar a distrações que comprometem o rendimento do profissional;
* Networking
Formar boas parcerias que agreguem valor ao trabalho da sua empresa é algo essencial para quem quer entrar no competitivo ramo dos negócios. Os espaços de coworking favorecem a interação de profissionais das mais diversas áreas, dando uma oportunidade que um escritório privativo dificilmente ofereceria.
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