Como usar a internet a favor da sua empresa
Saiba como ganhar mais e ser mais eficiente
Publicado em 13/10/2022 | Atualizado em 13/10/2022
Usar a internet se tornou uma condição fundamental para a empresa que busca alcançar seus objetivos com maior velocidade, como aumentar seu número de clientes e vendas, assim como se consolidar no mercado.
Atualmente, pode-se afirmar que o uso das ferramentas da internet é uma estratégia que deve ser, obrigatoriamente, observada pelos empreendedores como uma forma de garantir que suas empresas cresçam e se tornem competitivas.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para apresentar algumas dicas sobre como usar a internet a favor de seu negócio. Além disso, apontamos os benefícios que essa estratégia pode oferecer à sua empresa. Dessa maneira, não deixe de continuar a leitura.
De uma maneira geral, o surgimento da internet e sua consolidação na sociedade trouxe desenvolvimento para inúmeras empresas, principalmente para aquelas que são atentas às tendências tecnológicas, uma vez que possibilitou aos gestores melhorarem seus resultados.
Nesse contexto, para mostrar o poder da internet quanto ao crescimento dos negócios, selecionamos algumas estatísticas.
Número de usuários da internet
Você sabia que mais da metade da população mundial faz uso da internet para pesquisar produtos e serviços, bem como para desenvolver operações básicas, como pagar boletos e realizar compras?
De acordo com o Relatório Global Digital de 2018, que foi produzido pelas empresas We Are Social e Hootsuite, a internet possui mais de 4 bilhões de usuários, representando cerca de 53% da população mundial. Perceba que os dados são de 2018, o que significa dizer que o número de usuários da internet é muito mais elevado atualmente. Isso porque, conforme a ONU, desde 2012 o número de pessoas com acesso à internet vem aumentando 29% ao ano.
Diante dessa realidade, fica evidente que usar a internet é, hoje, uma questão estratégica para que uma empresa alcance mais clientes e, dessa forma, aumente suas vendas.
Usar a internet é uma tendência
Usar a internet é uma tendência percebida não apenas entre os consumidores, mas também no universo empresarial.
Uma pesquisa desenvolvida pela PricewaterhouseCoopers destacou que cerca de 70% das empresas brasileiras adotam medidas para digitalizar seus processos, investindo, por exemplo, em tecnologias de gestão, perfis em redes sociais etc.
Dessa forma, podemos dizer que o uso da internet é uma tendência que vem ganhando força no mercado, de sorte que se uma empresa não adotá-la, certamente, terá seu crescimento afetado.
O mundo conta com mais de 1 bilhão de sites
Além de contar com mais de 4 bilhões de usuários, a internet está recheada de sites que possuem natureza diversa, como comercial e pública. Tomando como referência janeiro de 2020, o número de sites presentes na internet era de 1,2 bilhão.
Atualmente, certamente esse número aumentou, até mesmo em virtude da pandemia da Covid-19, que fez muitas empresas terem de criar sites para manter suas vendas.
Nesse contexto, cabe dizer que em razão da pandemia da Covid-19 muitos estados restringiram a atividade comercial, deixando em funcionamento somente os negócios considerados essenciais à sociedade, como mercados, farmácias, hospitais, entre outros estabelecimentos. Tratou-se de uma estratégia para frear a circulação do coronavírus na sociedade. Em todo caso, vale ressaltar que o número de sites atualmente existentes é um movimento que expressa uma grande adesão da internet pelas empresas.
Conectividade
De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela We Are Social e Hootsuite, as pessoas, de uma maneira geral, passam 100 dias conectadas à internet. O tempo de uso médio da internet é de 6 horas e 43 minutos por dia. O Brasil está entre os três países com maior tempo de uso de internet.
Estudos atuais já apontam que 70% dos brasileiros contam com acesso à internet. Nos centros urbanos, o uso da internet chega a 74%, um pouco maior do que a média nacional.
Buscas em sites de pesquisas
Você sabia que mais de 3 milhões de buscas são feitas por minuto no Google?
Segundo uma pesquisa divulgada por uma agência de marketing brasileira, 3,8 milhões de buscas são feitas por minuto no Google, e isso revela o poder dessa ferramenta quanto ao crescimento dos negócios.
Diante do exposto, não há dúvidas de que usar a internet é hoje uma condição fundamental para a empresa que deseja se modernizar, ou seja, estar por dentro das tendências de mercado. Mais que isso, na verdade, usar a internet é uma questão de acompanhar o comportamento do consumidor moderno e, a partir disso, formular ações que possam torná-lo cliente de seu negócio.
Benefícios que a internet pode proporcionar a sua empresa
Pelo que até aqui foi discutido, dá-se para ter noção acerca do poder da internet no que diz respeito ao crescimento dos negócios. No entanto, se ainda tem dúvida, conheça alguns a seguir:
Comunicação mais eficiente: interno e externo
Sem dúvida alguma, a empresa que faz uso da internet pode melhorar seu sistema de comunicação, tanto interno como externo. Por exemplo, o seu negócio pode se valer da internet para criar canais internos de comunicação, facilitando assim a interação entre colaboradores, entre a empresa e seus clientes e fornecedores. Melhorando a comunicação interna, a sua empresa pode não apenas ser mais coesa e unida, mas também acelerar o processo de tomada de decisão.
Aumento do número de clientes e vendas
Além disso, podemos dizer que usar a internet pode fazer sua empresa aumentar o número de clientes e, por consequência, o de vendas. Por exemplo, caso a sua empresa crie um site, ela poderá alcançar mais potenciais clientes e fechar boas oportunidades de negócios. No entanto, é importante dizer que para que a sua empresa alcance seus objetivos com maior velocidade, é fundamental que ela planeje cuidadosamente suas estratégias digitais.
Consolidação de sua empresa no âmbito digital
Além de possibilitar o aumento das vendas, usar a internet também permite que a sua empresa se consolide no mercado, tanto orgânico, quanto online.
Nesse contexto, cabe evidenciar que o uso da internet pode servir como complemento às estratégias adotadas fora de seu âmbito, e é justamente isso que a fará se consolidar, liderando seu nicho de atuação.
Construção e fortalecimento de sua identidade
A internet é um espaço que permite que sua empresa adote estratégias para construir ou fortalecer sua identidade institucional. Afinal, ela oferece inúmeras ferramentas para que isso seja alcançado, por exemplo, as redes sociais, que contam com recursos como produção de vídeos (off-line e ao vivo) e publicação de imagens e textos.
Manutenção do relacionamento com seus públicos
A internet ainda possibilita que sua empresa desenvolva um ótimo relacionamento com seus públicos, pois permite que crie blog, site, perfis em redes sociais e constitua outros canais de comunicação e interação. Entretanto, não basta apenas usar a internet para que a sua empresa constitua um ótimo relacionamento com seus públicos.
É preciso contar com:
• EQUIPE QUALIFICADA
A equipe de atendimento de sua empresa precisa ser qualificada ao ponto de garantir que sua empresa preste um atendimento de excelente qualidade aos seus clientes. Por exemplo, monitorar o comportamento do consumidor é essencial para resolver suas dúvidas sobre produtos e serviços oferecidos pelo seu negócio. A mesma regra vale para a equipe responsável pelas vendas e marketing de sua empresa.
• CANAIS DE COMUNICAÇÃO
Com a internet, a sua empresa pode estabelecer vários canais de comunicação com o consumidor, sendo um exemplo nesse sentido o SAC, mais conhecido como Serviço de Atendimento ao Consumidor. O SAC, normalmente, é utilizado no site institucional da empresa.
No entanto, atualmente, o SAC também vem sendo implementado nos perfis das redes sociais da empresa, uma vez que os consumidores têm procurado as redes sociais das organizações como um canal para tirar suas dúvidas ou resolver problemas decorrentes de operações de vendas.
Ainda nesse sentido, é importante dizer que a empresa deve usar a internet da forma correta, principalmente o SAC, não deixando, por exemplo, de responder rapidamente seus clientes.
Agora que você conhece melhor a importância de se usar a internet para melhorar os resultados de seu negócio, é provável que queira saber como fazer isso.
Tendo essa questão em vista, preparamos este tópico para apresentar algumas dicas que podem ajudar sua empresa.
DEFINA SUA PERSONA OU PÚBLICO DE SUA EMPRESA
Para usar a internet a favor de seu negócio, uma das primeiras coisas a ser feita é definir a persona de sua empresa. Para quem ainda não sabe, persona é uma estratégia que permite a uma empresa desenhar o perfil semifictício de seus clientes. A partir desse perfil, ela pode elaborar estratégias condizentes e, desse modo, alcançar resultados melhores. Uma empresa que não define sua persona, certamente, pode elaborar estratégias que não oferecem bons resultados.
Pelo contrário, pode até mesmo colocar em risco a saúde financeira da organização. Nesse sentido, para elaborar a persona de sua empresa, é importante considerar algumas questões, como saber a faixa etária de seu público, escolaridade, ocupação profissional, ambições, sonhos, receios, etc. Melhor dizendo, precisa fazer uma pesquisa com o objetivo de coletar informações que possam orientar sua empresa na elaboração de estratégias de vendas, captação de clientes e marketing.
Um exemplo de persona que podemos oferecer é este: Joana, ocupa cargo de gestão e tem interesse em saber de inovações que possam ser implementadas em seu setor para que os resultados sejam melhorados. Tendo ciência do perfil de Joana, a sua empresa pode desenvolver estratégias condizentes com seus interesses.
CRIE PERFIS EM REDES SOCIAIS
Outra coisa que pode ser feita para usar a internet a favor de seu negócio é criar perfis em redes sociais. Atualmente, as redes sociais têm sido utilizadas por muitas empresas para potencializar seu alcance e divulgar seus produtos, serviços e ações. Algumas redes sociais, vale dizer, contam com bilhões de usuários. Um exemplo nesse sentido é o Facebook, que hoje tem mais de 2 bilhões de usuários. No mesmo caminho segue o Instagram, Twitter, YouTube, entre outras. Nesse contexto, é importante evidenciar que a sua empresa, antes de tudo, deve pesquisar bem a rede social antes de criar um perfil. Por exemplo, é bom saber se seu público se encontra na rede social X, Y ou Z. Afinal, de nada adianta ter perfis em todas as redes sociais se seu público só se encontra em algumas delas, e não em todas.
Desse modo, selecione as redes sociais que mais têm relação com sua empresa e crie uma estratégia de marketing eficiente, que faça seu negócio alcançar com maior velocidade seus objetivos.
TENHA UM SITE
Para usar a internet a favor de seu negócio, também não deixe de criar um site. A partir de um site, a sua empresa pode se fazer conhecer, ou melhor, é capaz de permitir que os consumidores saibam quem ela é e o que faz. Sobre esse ponto, algumas questões devem ser apresentadas:
1. Descrição de produtos/serviços
Os produtos ou serviços apresentados em seu site devem ser bem descritos. Melhor dizendo, devem ser descritos de forma clara, objetiva e completa. Hoje, antes de comprar um produto ou serviço, o consumidor pesquisa tudo ou quase tudo sobre ele, de maneira que assim é fundamental que sua empresa desenvolva descrições atrativas. Uma dica que damos é simplificar os textos de descrição, para que assim fiquem acessíveis a todos. Normalmente, não é isso que acontece.
Os textos descritivos vêm com termos técnicos que acabam dificultando a leitura de quem tem interesse nos produtos ou serviços. Textos simples, atrativos e inovadores têm o poder de aumentar as vendas de sua empresa, uma vez que resolvem rapidamente as dúvidas dos clientes e os fazem fecharem negócio com igual velocidade.
2. Boa arquitetura informacional
Para desenvolver um site atrativo, não basta apenas focar em descrições de produtos e serviços claras, objetivas e completas, mas também contar com uma boa arquitetura informacional. Em outras palavras, é fundamental que o seu cliente encontre o que procura com rapidez. Sites com informações em excesso dificultam a experiência do consumidor e, certamente, podem fazê-lo desistir da compra por não ter encontrado o produto ou serviço desejado.
3. Rapidez
Outro aspecto importante a se considerar é a rapidez do site. Sites rápidos, que carregam facilmente as informações textuais e de imagens, tendem a ter mais sucesso no âmbito da internet, uma vez que melhoram a experiência do cliente. Por outro lado, sites lentos tendem a afastar consumidores, fazendo com que desistam de uma compra por não ter concluído esse processo com velocidade.
4. Responsividade
Por fim, e não menos importante que os demais elementos já citados, é a responsividade de um site. Para quem ainda não sabe, responsabilidade ou site responsivo é aquele que se adapta a qualquer tela, como as móveis, por exemplo, garantindo assim informações de qualidade ao consumidor.
Nesse contexto, tendo em vista que muitos brasileiros acessam a internet usando um aparelho celular, investir em um site responsivo é atualmente uma questão de fundamental importância para que a sua empresa alcance seus objetivos.
5. Crie um blog institucional
Outra medida importante que pode garantir a você bons resultados no âmbito da internet é criar um blog institucional, que pode estar presente em seu site. Nessa direção, cabe mencionar que um blog é capaz de agregar valor ao seu negócio, visto que pode ser utilizado para educar seus clientes, fazendo com que se tornem conscientes no que diz respeito aos produtos ou serviços que consomem.
O marketing de conteúdo é uma estratégia usada no âmbito do marketing digital para criar e divulgar conteúdos otimizados, ou melhor, alinhados com estratégias de Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca) como palavras-chave, uso de links internos e externos em textos, etc.
A partir do marketing de conteúdo, a sua empresa pode desenvolver conteúdos atrativos e relevantes, capazes de garantir que seus clientes resolvam suas dúvidas acerca de produtos e serviços e sobre temas gerais que tenham relação com seu negócio. Para desenvolver textos interessantes e atrativos, uma dica que damos é consultar seu público de interesse.
Faça uma pesquisa com o objetivo de sondar quais são suas dúvidas e pretensões. Com base nisso, você pode fornecer ao seu público exatamente o que ele deseja.
6. Invista em publicidade paga
Invista também em publicidade paga. Atualmente, a maioria das redes sociais e sites de pesquisas oferecem como produto ou serviço a criação de campanhas com o objetivo de divulgar produtos e serviços.
O bom de se contar com a publicidade paga é que você pode desenvolver campanhas direcionadas ao público que busca atingir.
Por exemplo, se você tem atuação apenas em São Paulo, capital, é possível desenvolver um anúncio pago que apareça somente para as pessoas que residem nessa região e que tenham interesse em sua solução. Isso vale para empresas que atuam regionalmente, como na Região Nordeste, ou nacionalmente e até mesmo internacionalmente.
Não deixe de usar indicadores ou métricas de desempenho
Antes tarde do que nunca, não deixe de usar indicadores que possam mensurar o desempenho de sua empresa no âmbito da internet. Os indicadores são ferramentas importantes, uma vez que podem ajudar sua empresa a alcançar seus objetivos com maior velocidade.
Além disso, permite aos gestores saber se determinada estratégia está conseguindo alcançar o resultado esperado. Atualmente, há inúmeros indicadores que podem ser usados para melhorar os resultados de sua empresa no âmbito da internet.
• Custo de aquisição de clientes (CAC)
Basicamente, trata-se de um indicador que permite à empresa saber qual é o custo que ela tem para captar clientes.
Por exemplo, quanto ela investiu para captar clientes? O resultado desse indicador pode ser alcançado pela seguinte fórmula: soma dos investimentos feitos para conquistar clientes/número de clientes efetivamente conquistados.
Vale destacar que esse indicador não é simples de ser usado. Requer que a empresa documente ou registre todas as ações que foram feitas para a captação de clientes, desde a contratação de pessoal qualificado, até a formulação de estratégias para que isso seja alcançado. No entanto, apresenta-se como um indicador importante, no sentido de que permite à empresa verificar se a aquisição de clientes tem compensado o custo investido por ela.
Se a empresa está investindo muito e conquistando poucos clientes, existe algo de errado aí que precisa ser revisto pelos gestores.
• Abandono de carrinho
O abandono do carrinho de compras é uma situação em que um usuário navega em uma loja virtual e decide comprar um produto, mas por algum motivo não conclui a compra. Isso é muito comum de acontecer e existem alguns fatores que podem explicar essa situação, como: prazo de entrega muito extenso, valor do frete acima do esperado, forma de pagamento limitada e página de finalização da compra com informações em excesso.
Com base nesse indicativo, a sua empresa pode adotar ações que objetivem fazer o consumidor conclui a compra, como, de última hora, oferecer uma promoção em cima dos produtos que estão no carrinho.
• Taxa de rejeição
Também temos a taxa de rejeição como um dos indicadores mais importantes no âmbito da internet. A taxa de rejeição é uma métrica usada para indicar quantos usuários visitaram uma única página do seu site e saíram imediatamente sem realizar nenhuma ação, por exemplo, clicar em um produto ou serviço. Ao tomar conhecimento da taxa de rejeição do seu site ou de uma página que faz parte dele, você pode desenvolver ações para mudar essa realidade, como melhorar a estrutura da página com a finalidade de torná-la mais atrativa.
Se na página consta informações que não são do interesse de sua persona, talvez isso explique ou ajude a explicar a taxa de rejeição.
Diante do exposto, duvidamos muito que agora você não saiba como agir para garantir que sua empresa alcance seus objetivos no âmbito da internet. Anote as dicas que damos neste conteúdo e faça sua empresa crescer de forma rápida.
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