Como tirar suas ideias do papel e transformá-las em um negócio de sucesso?

Por que empreender?

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Publicado em 05/07/2021 | Atualizado em 05/07/2021

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Como tirar as ideias do papel

Se você já se flagrou cogitando empreender, é possível que já tenha se deparado com um percalço muito comum nos meses de planejamento que antecedem uma empreitada dessa magnitude: o medo.

 

O receio é uma resposta normal a uma mudança de rumo na carreira. Afinal, em grande parte dos casos, se tornar um empreendedor significa trocar um emprego relativamente estável em prol de um novo projeto.

 

Além disso, um denominador básico e comum a todas as modalidades de negócio são os investimentos, e não apenas monetários, mas de todas as ordens. Abraçar a vontade de abrir um CNPJ significa dedicar dinheiro, tempo, força de trabalho, conhecimentos, expertise e emocional. Ter essa consciência só torna os anseios mais naturais.

 

No entanto, embora o medo seja uma etapa natural desse processo, é fundamental que ele não seja uma força relevante o suficiente para atrapalhar o projeto, a fim de manter o empreendedor estagnado no mesmo lugar, sem nunca concretizar os planos.

 

Uma excelente forma de evitar isso é respondendo uma pergunta que, à primeira vista, pode parecer simples: por que você quer empreender?

 

É preciso tirar um tempo para realizar o exercício. Aprofunde a resposta desse questionamento e pense sobre ele em uma perspectiva de valores: no que você acredita? O que é importante para você? Quais são os princípios que regem sua vida e, consequentemente, sua carreira? E o mais importante de tudo: como é possível transformar sua vontade de empreender em um propósito?

Promover um sonho a um propósito de vida é o que te fornece a pulsão motora necessária para superar as incertezas, dúvidas, preocupações e ansiedades. É o que te faz arregaçar as mangas e ir em frente.

 

Quer saber um pouco mais sobre como fazer isso? Vamos lá!

 

Por que empreender: pensando em valores

Abrir um negócio não é apenas uma questão individual, mas também coletiva. O empreendedor é um pilar muito importante da economia e da sociedade como um todo, com responsabilidades que afetam todo o mundo ao seu redor.

Reflita, defina e internalize os motivos que irão tornar seu novo trabalho tão importante, levando em consideração os sistemas de cidadania e moralidade que mais fazem sentido para você. Assim, você terá um motivo maior para seguir em frente, mesmo diante de obstáculos e fases de dificuldades.

 

Considere pontos como:

 

??A relevância social da sua área de atuação. Como os serviços oferecidos pelo seu negócio irão impactar, melhorar e facilitar a vida da comunidade?

??O papel da sua empresa no crescimento do bairro, do município, do estado, e do país como um todo;

??Como seu novo empreendimento terá potencial para gerar novos postos de trabalho, sustentar famílias, e oferecer novas perspectivas de futuro às pessoas.

 

É assim que se transforma um projeto em propósito: atribuindo um significado maior e mais amplo. Um propósito, por sua vez, é muito mais fácil de sair do papel do que um plano cuja importância não compreendemos.

 

Por que empreender: pensando em aspectos práticos

 

Agora que você já atribuiu novas nuances a importância que sua empresa terá na sociedade, e refletiu sobre seu negócio num contexto macro, é hora de moldar um sentido individual para seu planejamento de abrir sua própria empresa.

 

Por que se tornar um empreendedor faz sentido para você, sua família e sua carreira profissional? Quais são seus objetivos pessoais com esse empreendimento? Entender isso significa compreender por que é importante concretizar a proposta e fazer o possível para que tudo dê certo.

 

Considere pontos como:

 

??Por que sair de sua atual ocupação para empreender? Insatisfação com seu emprego? Com sua área como um todo?

??Sua expectativa é ganhar mais do que seu atual salário? Você e seu núcleo familiar possuem uma reserva financeira?

??Por que levantar da cama todas as manhãs e encarar o desafio de empreender irá agregar para você?

 

Compreender as origens do seu sonho e onde você deseja que esse plano chegue é essencial para encontrar um norte e ter a determinação necessária para colocar as mãos à obra.

Iniciando os trabalhos: faça uma pesquisa de mercado

Agora que você já alinhou suas vontades e expectativas com o que há de mais importante é hora de dar o pontapé inicial no seu negócio. Uma etapa indispensável desse processo é a pesquisa de mercado.

 

A pesquisa de mercado é uma forma de traçar uma espécie de planta baixa da sua área de atuação. Utilizando essa ferramenta, será possível compreender se o setor está aquecido ou retraído e quais as estratégias mais adequadas para iniciar suas atividades neste momento.

 

Uma boa análise de mercado engloba os seguintes fatores:

 

✔️Identificar as oportunidades do negócio;

✔️Ameaças de ambiente externo, ou seja, aquelas que vêm de fatores que o empreendedor não pode controlar, porque são alheios à sua administração. Isso inclui, por exemplo, um grande concorrente que já atua na sua região ou uma crise econômica;

✔️Traçar o perfil de clientes ideais, e também de fornecedores;

✔️Traçar o perfil da concorrência. Considere os pontos fortes e fracos de outros negócios semelhantes ao seu, para poder enxergar suas vantagens e desvantagens em relação a eles;

✔️Lista completa e detalhada dos produtos e/ou serviços que serão oferecidos no seu novo estabelecimento.

Como fazer uma pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é uma etapa preliminar de qualquer negócio forte e saudável. Para colocar essa fase do planejamento em prática, é preciso, basicamente, se engajar em um processo de coleta e análise de dados.

Essas informações podem ser conseguidas pelo empreendedor de duas maneiras. A primeira delas recebe o nome de pesquisa de mercado com fontes primárias. Nessa modalidade, o próprio empresário faz suas observações e sistematiza os dados que encontrou.

 

Uma pesquisa primária pode ser feita, por exemplo, por meio de visitas a estabelecimentos comerciais do mesmo nicho de atuação pretendido em seu bairro e/ou cidade. Observar negócios similares em modelo e-commerce, ou seja, que só existem na internet, como lojas virtuais em sites ou redes sociais, também pode ser uma grande fonte de aprendizado. Conversar com especialistas da área também é uma ótima pedida!

 

A segunda maneira de fazer isso atende pelo nome de pesquisa de mercado com fontes secundárias. Nessa modalidade, o empreendedor recorre a informações que já foram recolhidas e sistematizadas por outras pessoas, e podem ser utilizadas como boas fontes para embasar seu estudo.

 

Alguns locais de onde esses números podem ser extraídos são levantamentos de institutos de pesquisa e entidades governamentais, como a própria prefeitura do seu município, por exemplo.

Como a pesquisa de mercado pode ajudar a tirar a sua ideia do papel?

A pesquisa de mercado é uma bússola, que vai orientar o empreendedor sobre os desafios que serão enfrentados por ele no mundo real, assim que seu novo negócio abrir as portas para o público.

 

Com isso, é possível entender exatamente quais serão os desafios e se antecipar a eles, elaborando ideias inovadoras e criativas antes mesmo da dificuldade aparecer. Também é uma forma de mapear novas oportunidades em potencial de negócio, alinhar arestas no seu projeto, e até mesmo pensar em soluções que sequer constavam no escopo do que você imaginou originalmente.

 

Por fim, sua pesquisa de mercado será seu primeiro contato com seus clientes. Por meio desse levantamento, já será possível ter uma noção mais concreta de questões como abordagem, atendimento, escolha de produtos que irão compor seu estoque e até mesmo o tom do marketing e da publicidade da sua empresa.

 

Aqui também é a etapa para definir seus diferenciais em relação à concorrência e entender como sua empresa pode se sobressair a outras do mesmo nicho.

Pensando o seu cliente

Agora, com a pesquisa de mercado em mãos, fica mais simples caprichar no planejamento daquele que será o coração do seu negócio: o cliente.

 

Traçar o perfil do seu cliente em potencial é uma etapa fundamental da tarefa de dar corpo ao seu negócio. Isso porque o processo de vender começa muito antes do momento em que um comprador passa pelas portas de entrada do seu estabelecimento.

 

O processo de vender começa quando você ainda está construindo, calcificando, fortalecendo e descobrindo os alicerces do seu negócio. Por isso, é fundamental saber com quem você está dialogando, para quem está vendendo, e o que essas pessoas procuram.

Como traçar o perfil do consumidor pode te ajudar a tirar sua ideia do papel?

Pense nas suas empresas preferidas, aquelas em que você compraria sem pensar duas vezes, que acompanha nas redes sociais, e tem como opção preferencial quando precisa de algum serviço daquela natureza.

Muitas vezes, os empreendimentos com os quais criamos uma conexão especial não são aqueles que têm o melhor preço, ou sequer a melhor localização (muitas vezes, essas empresas sequer ficam em um município próximo ao nosso). O que faz com o que um negócio nos atraia para uma relação que vai além da mera praticidade é a forma como se apresenta e se comunica.

 

Pensar e compreender quem é seu cliente ideal logo nos primeiros estágios de planejamento do seu negócio são essenciais para definir, por exemplo, quais marcas de produtos ofertar (o que impacta diretamente na escolha dos fornecedores), qual faixa de preço adotar, e como estruturar seu plano de marketing e divulgação.

 

Essa é mais uma forma de lapidar seu sonho, entendendo exatamente quais atitudes, caminhos e processos serão necessários para concretizar sua empresa!

Traçando o perfil do seu cliente

Para desenhar o perfil do cliente ideal do seu novo negócio, é preciso levar em consideração algumas questões que influenciam diretamente no padrão de consumo.

Pense em características como:

 

?Localização: em que bairro e/ou cidade vive, trabalha e circula o seu cliente?

?Idade: um dos fatores mais importantes para definir a comunicação, apresentação e as diretrizes do seu negócio é entender a faixa etária e geracional de seus clientes.

?Renda média: outro elemento crucial para começar a pensar seu negócio em uma perspectiva atrativa para a clientela.

 

Dependendo do seu tipo de negócio, também é importante tirar um tempo para refletir sobre outros pontos relevantes no seu nicho de atuação, como sexo, profissões ou escolaridade, apenas para citar alguns.

Refletindo sobre as dores de seus clientes

Pode parecer estranho falarmos em dores quando nos referimos a um cliente, mas a verdade é que um negócio de sucesso busca resolver as angústias de quem procura pelos serviços oferecidos naquele estabelecimento.

Pense no seguinte: quem busca por um pet shop, por exemplo, precisa de algo para seu animal de estimação. No entanto, essa é apenas uma perspectiva guarda-chuva, generalista, para pensar quais problemas desse grupo tão amplo de pessoas, os tutores de animais domésticos, você deseja que seu negócio esteja apto a solucionar.

 

Alguns pet shops oferecem rações e insumos para cães e gatos com restrições alimentares e necessidades especiais. Já outros investem pesado em banho, tosa e atendimentos veterinários. Há ainda estabelecimentos do gênero que focam em alguns serviços mais inovadores, como massagens e ofurô para pets.

 

Qual será o perfil do seu negócio? Quais demandas você deseja atender? Quais dores dos seus clientes você quer, pode e se sente apto a solucionar, dentro das suas possibilidades de conhecimento, investimento e satisfação pessoal.

 

Querer abraçar o mundo, ou iniciar a empresa a partir de um projeto muito generalista, sem foco, pode ser prejudicial para a empreitada. Um dos grandes segredos para tirar um empreendimento do papel e promovê-lo a realidade é saber exatamente para onde a proposta está caminhando, e encontrar meios viáveis para chegar lá.

Listando o produtos e serviços

Uma vez que você delinear quais clientes deseja atender e que dores planeja solucionar, é hora de preparar uma relação de todas as categorias de produtos e/ou serviços que você quer oferecer a quem visitar sua empresa.

 

Nesse primeiro momento, não é necessário detalhar informações como cores ou variações de tamanho, por exemplo, essas características mais aprofundadas serão listadas mais tarde, em seu plano de negócios. Não se preocupe, iremos falar disso daqui a pouco.

 

Contudo, nesta etapa, vale já pensar em variações como marcas e sabores (quando for o caso) que você deseja oferecer. Se necessário, vale fazer algumas visitas à concorrência, observar diferenciais e rótulos, além de ter ideias diferentes sobre organização e disponibilização de alguns produtos.

 

Também é importante pensar nas autorizações sanitárias ou legais que você pode precisar para operacionalizar suas atividades. Para quem produz alimentos ou lida com determinadas substâncias químicas, por exemplo, isso é especialmente importante. Aproveite esse momento para fazer uma pesquisa sobre esse tipo de norma.

 

Se você planeja oferecer algum serviço, vale já pensar nos equipamentos específicos e nos profissionais que precisará contratar para a missão, se for o caso.

Esquematizando a logística

 

Uma vez que, na sua cabeça, os produtos e serviços já estiverem mais bem definidos, assim como o perfil de cliente que você almeja atrair para sua empresa, é possível idealizar como os itens comercializados em seu estabelecimento irão chegar até os compradores.

 

Aqui, você irá pensar basicamente em seus modelos e plataformas de vendas. Haverá um website que funcione como loja virtual? Vendas por redes sociais? Ofertas por telefone? Encomendas? Entregas? Se sim, como essas entregas serão feitas?

 

Pensar nisso é crucial para oferecer alguma materialidade ao seu planejamento.

Criando seu plano de negócio

Agora que você já alinhou suas ideias, amadureceu seu projeto, e sabe exatamente o que deseja da sua empresa, é hora de esquematizar tudo isso de uma forma que possibilite o início dos trabalhos.

 

O caminho para essa etapa do processo de idealização tem nome: plano de negócios. Você já ouviu falar nisso?

O que é um plano de negócios e quais são os seus objetivos?

 

O plano de negócios nada mais é do que um mapa de tudo que precisa ser feito para que sua empresa dê início às atividades o mais rápido possível. É com esse planejamento que o empreendedor saberá exatamente todas as etapas pelas quais ainda precisa passar para que o negócio tome corpo.

 

Basicamente, o plano de negócios é um documento organizado, listando os principais detalhes do seu empreendimento. Ali, será possível ter uma visão geral do seu projeto, detectar eventuais erros e saber exatamente por onde começar para iniciar os trabalhos.

O que consta em um plano de negócios?

 

De modo geral, um plano de negócios substancial e construtivo precisa contar com as seguintes informações:

 

✔️Uma descrição clara, direta e objetiva do negócio que você está almejando abrir;

✔️O montante de capital que será investido no projeto;

✔️Listagem dos produtos e/ou serviços que você pretende ofertar;

✔️Descrição do cliente ideal para seu negócio;

✔️Previsões de faturamento e lucro, bem como a projeção de tempo máxima para o retorno do capital inicial.

 

Um bom plano de negócios também conta com uma análise dos seus pontos fortes e fracos, questões orçamentárias e financeiras (incluindo suas fontes de financiamento), estratégia de marketing e um norte de preparação para obrigações tributárias.

Plano de negócios: uma etapa mais aprofundada

 

Até aqui, você deu forma à sua ideia, pensando nos pormenores que a promoveram a projeto viável, encontrando caminhos únicos para construir um negócio possível, inovador, que contribua positivamente para toda a sua comunidade.

 

O plano de negócios será o momento de destrinchar tudo isso que foi pensado até aqui. É um momento árduo do planejamento, que exige um pouco de pesquisa e levantamentos de informações, além de uma visão bem realista e pé no chão sobre o que precisa e pode ser feito daqui em diante. Ali, você irá conseguir visualizar melhor números, estratégias e desafios que irá enfrentar, bem como seus pontos fortes e diferenciais.

Como o Sebrae pode te ajudar com o seu plano de negócio?

O Sebrae possui toda uma longa trajetória de apoio e suporte para te ajudar na preparação do seu plano de negócios.

 

Para começar, nós oferecemos uma consultoria especializada, para discutir e analisar suas ideias com você e começar a tirar as ideias do papel. Além disso, essa mentoria também conta com um prognóstico das suas potenciais oportunidades de crescimento, bem como um apoio consistente no desenvolvimento saudável e duradouro do seu negócio. Assim, os riscos de seguir esse sonho diminuem consideravelmente.

 

Além disso, o Sebrae também dispõe de alguns materiais super completos online para te apoiar na elaboração do plano de negócios.

 

Para quem prefere a didática do audiovisual, também dispomos de uma série de vídeos no nosso canal no YouTube para te apoiar na construção do seu plano de negócios. Você pode assistir ao primeiro deles agora mesmo, clicando aqui.

 

Ah, e quem já tem um pouco mais de experiência com o levantamento de informações, mas ainda gostaria de ter uma ferramenta digital que facilitasse a organização, sem precisar utilizar editores de texto, pode recorrer a uma solução online, também aqui do Sebrae: o Software Plano de Negócios 3.0. Para conhecer um pouco mais sobre a plataforma, clique aqui agora mesmo.

Depois do plano de negócio coloque a mão na massa!

Com o plano de negócios, você conseguirá ter uma ideia bem consistente sobre toda a totalidade do seu negócio. Se lembra do que conversamos no início, sobre a importância de transformar seus sonhos e o negócio perfeito do seu imaginário em projeto?

 

Seguindo essas dicas, você estará pronto para isso, com todas as direções necessárias muito claras para tirar essa ideia do papel e abrir as portas da sua empresa! Depois disso, vale analisar as seções do seu plano de negócios e elaborar um roteiro. Nesse roteiro, elenque todas as pendências e necessidades que precisam ser resolvidas para começar a trabalhar. Se você possui sócios, é de suma importância delegar funções e dividir as atividades, para ninguém se sobrecarregar. Liste as tarefas de acordo com a ordem de prioridade.

 

Lembre-se que, tendo foco, paciência e organização, toda a empreitada será mais fácil do que aparenta ser num primeiro momento. Essa é a importância de entender seu papel como empreendedor e em atribuir valores e sentimento ao seu projeto. Assim, você sempre se lembra dos motivos que te levaram a começar.

 

Com o roteiro em mãos, a próxima etapa é muito simples e objetiva: começar!

 

Não esqueça de que, em qualquer ponto do desenvolvimento e crescimento do seu novo negócio, você sempre poderá contar com a assessoria, o suporte e o contato do Sebrae. Estaremos à disposição para te apoiar com questões estratégicas da sua empresa, de qualquer ordem ou departamento, a qualquer momento. Conte conosco!

Plano de negócio
Planilha Plano de Negócio
O plano de negócio é um documento que descreve os objetivos de uma empresa e quais as ações devem ser tomadas para que esses objetivos sejam alcançados.
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