Como o marketplace pode ajudar as micro e pequenas empresas?

Vantagens e desvantagens da implementação do marketplace

Avaliação
4.0

Publicado em 11/02/2021 | Atualizado em 11/02/2021

Imagem do Topo
Loja virtual

Marketplace é um conceito utilizado para descrever os ambientes digitais em que as empresas de varejo se posicionam. É como se fosse uma vitrine em um grande shopping center alocado na internet.

A diferença entre marketplace e e-commerce é que, no e-commerce, as empresas vendem seus próprios produtos. Uma marca de roupas que tenha loja virtual vai vender peças de sua própria coleção. No marketplace, o site vende produtos de diferentes marcas, onde os lojistas podem se cadastrar e fazer suas vendas dentro de uma plataforma pré-existente.

Um exemplo recente de marketplace é o site da varejista Magazine Luiza. Atualmente, além de vender seus próprios produtos, a loja virtual também comercializa itens de outras marcas de varejo. O site tem até um espaço exclusivo para lojistas que queiram ser parceiros, vendendo itens junto à marca principal.

Exemplos como esse trazem, para o consumidor, a vantagem de entrar em um único site e encontrar uma grande variedade de produtos, sem precisar passar de endereço por endereço e fazer diversas transações comerciais em sites diferentes. Em resumo, é um jeito prático de atender aos usuários, que têm mais poder de escolha com menor esforço de pesquisa.

Para micro, pequenas e médias empresas, o marketplace é a chance de obter visibilidade a baixo custo inicial de implementação, já que não será necessário investir no desenvolvimento do seu próprio e-commerce. A plataforma está pronta e, quanto mais consumidores a procuram, maiores as chances de se estabelecer vendas.

COMO O MARKETPLACE PODE INFLUENCIAR AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS?

A principal influência de mercado no marketplace é seu poder de dar visibilidade a pequenas lojas a partir do guarda-chuva de grandes marcas. Caso a plataforma escolhida seja a mais interessante para a marca, com a boa reputação da empresa que faz sua gerência e um público ativo no site, a marca do pequeno ou médio produtor terá mais visibilidade e chances de crescimento.

Além disso, é possível, também, reduzir os investimentos em marketing a partir da parceria com grandes lojistas que abrem suas plataformas para parcerias, uma vez que eles já estarão empenhados em mostrar os produtos ao consumidor. Quando o e-commerce é próprio da pequena loja, é ela quem vai ter que fazer todo esforço de marketing para se posicionar no mercado - tendo como concorrente, inclusive, um ou vários marketplaces do mesmo segmento.

A escolha do marketplace é importante porque, estando no lugar certo, o aumento de vendas é uma possibilidade real. Digamos que exista um grande marketplace de eletrodomésticos e você tem uma loja online para vender peças automotivas. Certamente, esse não é o local ideal para se estar, uma vez que quem entra em um site de eletrodomésticos dificilmente vai mudar a busca para seus produtos só porque eles estão lá.

Já se sua empresa produz móveis ou itens de decoração, ao procurar eletrodomésticos para a cozinha e cruzar com seus produtos, o consumidor pode pensar: "o eletrodoméstico que estou comprando ficaria ótimo com esse móvel". Assim, as chances de vendas são muito maiores, porque os dois tipos de produto conversam, ainda que não sejam exatamente da mesma família de finalidades.

CONHEÇA AS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS DE VENDA PARA O MARKETPLACE

O marketplace é indicado tanto para quem já tem um e-commerce e quer ser impactado de forma positiva no aumento das vendas quanto para quem ainda não se posicionou com vendas na internet e quer fazer a primeira tentativa.

De qualquer forma, vale lembrar que a analogia da vitrine do shopping virtual é a principal forma de se entender quais são as estratégias de venda para o marketplace que deseja participar. Afinal, não é sua empresa a única loja disponível e, por isso, o consumidor vai fazer diversas pesquisas dentro do site por preços, qualidade e diferenciais de produtos - assim como faria em um shopping, ao ver as mais variadas lojas comercializando um mesmo tipo de mercadoria.

Assim, as principais estratégias para vender mais no marketplace são:

  • Praticar preços competitivos;
  • Fazer promoções e descontos, criando cupons ou ofertas-relâmpago;
  • Categorizar os itens de forma organizada;
  • Apresentar produtos de forma clara e caprichada;
  • Criar diferenciais para os produtos da sua marca;
  • Dar condições interessantes de pagamento;
  • Dar boas condições de frete;
  • Estipular prazos realistas e interessantes de entrega de mercadorias;
  • Ter elogios e avaliações positivas nos seus produtos;
  • Ter uma boa reputação de vendedor.

COMO FAZER UMA SEGMENTAÇÃO DE MERCADO PARA O MEU MARKETPLACE?

Como dissemos, saber em qual marketplace você vai se posicionar é crucial para que sua empresa tenha sucesso dentro desse modelo de negócio na internet. Para fazer a melhor escolha é preciso saber, antes de tudo, qual é o seu mercado - o que te leva, invariavelmente, aos estudos de segmentação.

Antes de tudo é preciso que você conheça seu público e suas tendências de consumo no ambiente virtual. Essas informações devem estar dentro do seu documento de modelo de negócio, pontapé inicial para a organização da sua empresa. Um e-commerce de suplementos alimentares, por exemplo, vai ter como principais públicos os frequentadores de academia, atletas e pacientes acompanhados por nutricionistas. É preciso saber, então, em que tipo de site eles realizam suas compras para saber onde esse modelo de negócio vai se encaixar.

Se você ainda está no começo do processo empreendedor, ainda buscando a melhor ideia para uma nova empresa, a principal maneira de fazer uma segmentação de mercado positiva à marca é procurar nichos pouco explorados e que possam ser bem trabalhados pela sua capacidade de oferta.

Há alguns anos, o mercado pet ainda era incipiente; hoje, existem as mais variadas lojas atendendo a esse segmento. O nicho, portanto, está lotado, e você vai encontrar alta concorrência dentro dele.

A mesma coisa vale para a escolha do marketplace por empreendimentos que já estão consolidados no ambiente físico e querem migrar para a internet: adentrar em grandes sites onde a concorrência já é alta pode ser um obstáculo ao seu crescimento.

Não podemos nos esquecer, também, de escolher o marketplace a partir da reputação de seu principal vendedor.

Se o nome da plataforma for confiável, as possibilidades de venda dentro dela são ainda maiores do que aquelas que não têm um bom reconhecimento de público. Nesse caso, é melhor optar pelo marketplace que tem mais concorrência do que aquele onde a concorrência é baixa, mas que não deixam o consumidor confortável a comprar.

Uma ferramenta importante para fazer a segmentação do seu marketplace é o SEO, ou Search Engine Optmization. Em português, significa "Otimização dos Mecanismos de Busca", conjunto de ações que podem posicionar melhor um site para aumentar seu tráfego a partir das buscas orgânicas em pesquisas de termos nos mecanismos de busca - sendo o Google o principal deles.

Se você tem uma loja online de roupas, por exemplo, pode procurar no Google "onde comprar roupas online" e descobrir não só os principais marketplaces para esse termo como, também, os sites concorrentes, e o posicionamento da sua própria marca dentro dessa palavra-chave.

Se seu e-commerce estiver entre os principais resultados, dentro dos cinco primeiros que aparecem, está em uma boa posição e pode se beneficiar ainda mais de participar de plataformas varejistas.

Se não estiver nesse escopo de respostas, estar em um dos marketplaces, ou vários, que aparecem na busca, pode ser uma forma de se posicionar exatamente onde seu público está.

QUAIS AS VANTAGENS E AS DESVANTAGENS DA IMPLEMENTAÇÃO DO MARKETPLACE?

A principal forma de fazer com que a lista de vantagens seja maior é contando com uma plataforma robusta, que vai te dar poder de oferta, venda e transação financeira facilitada.

É preciso que o marketplace viabilize as operações da sua marca, senão, estar dentro dele não fará muito sentido comercial e pode apresentar sérios prejuízos no médio e longo prazo.

A partir da escolha da plataforma, é hora de entender que, dentro do marketplace, sua marca terá direitos, obrigações, possibilidades e obstáculos. E, principalmente, que, se sua empresa não estiver organizada, bem administrada e com fluxo de caixa saudável, não há marketplace que faça isso por você. Ele é apenas uma possibilidade comercial. As vantagens e desvantagens listadas abaixo só serão tangíveis se a empresa não perder de vista suas próprias responsabilidades.

Vantagens e desvantagens

Vantagens

1.Mais visibilidade a quem antes só tinha um e-commerce próprio, ou nem isso;

2.Possibilidade de diversificar o público, sugerindo produtos a quem não tinha pensado neles antes de entrar na plataforma;

3.Menor custo com manutenção de sites e com marketing;

4.Maior chance de retorno ao investimento, já que as vendas podem aumentar consideravelmente;

5.Perenidade no aumento de vendas, uma vez que, participando de uma boa plataforma, o ano todo pode ser de alta temporada;

6.Crescimento do negócio como um todo, pelo aumento de vendas e redução de custos gerais;

7.Indexação melhor dos produtos através do SEO feito pela própria plataforma.

 

Desvantagens

1.A dependência de uma marca que só se coloca no marketplace à plataforma em questão é alta. Se ela sair do ar, a marca, invariavelmente, sai também;

2.A identidade da marca pode não ficar tão clara ao consumidor, que pode sair do site achando que comprou tudo diretamente da empresa que coloca seu nome no endereço da plataforma. Assim, ao ser perguntado sobre onde comprou determinado produto, pode dar o nome da empresa gestora da plataforma, e não da sua empresa;

3.Gerar a ilusão de que o marketplace é o único caminho possível para a comercialização de seus produtos. É importante, sempre,  lembrar que ele é mais uma possibildade, e não a única solução.

OS PRINCIPAIS TIPOS DE MARKETPLACE

O marketplace é uma plataforma que oferta um modelo de negócio diferenciado dentro do ambiente virtual. Contudo, é um erro pensar que ele só atende a esse conceito e não se diferencia em suas possibilidades. Existem alguns tipos diferentes de marketplace, e conhecê-los é crucial para que o empresário faça uma boa escolha sobre onde posicionar sua marca.

Os principais são:

  • Modelo B2B

O modelo de marketplace B2B, ou Business to Business, é a plataforma que reúne empresas que vendem para empresas, em diversas possibilidades de produtos e serviços. É onde vão as empresas que buscam por fornecedores dentro de suas necessidades.

  • Modelo B2C

O marketplace B2C, ou Business to Consumer, é aquele em que as empresas vendem para consumidores finais. Diz respeito à maior fatia das plataformas que hoje conhecemos. O modelo B2C vai servir tanto para a venda direta quanto para ser o comparador de preços ao cliente final - e é por isso que micro e pequenas empresas devem se esforçar para criar bons diferenciais de comercialização para seus produtos e serviços.

  • Modelo C2C

Existe, também, o marketplace C2C, ou Consumer to Consumer, onde os próprios consumidores vão vender seus produtos para outros. Um dos exemplos mais emblemáticos desse estilo de plataforma para os brasileiros é o Mercado Livre, em que a maior parte das vendas é transacionada por consumidores, e não empresas, sendo um concorrente para negócios que comercializem os itens em questão

  • Marketplace de Nicho

Por fim, temos o marketplace de nicho, voltado exclusivamente para um nicho de mercado. É aqui que se categorizam as plataformas que vendem somente artigos para pets, ou somente artigos para academia, ou somente vinhos, etc. Apesar de a exclusividade poder gerar alta concorrência, ela também facilita a venda direta, uma vez que quem procura por determinado produto ou serviço vai se dirigir a ela para achar o que busca.

PASSO A PASSO PARA TRANSAÇÕES MARKETPLACE

Se você chegou até aqui certo de que o marketplace é uma boa estratégia de vendas para a sua marca, é preciso se organizar para que sua inserção nesse tipo de plataforma seja assertiva e gere bons resultados.

Portanto, se estiver no processo de concepção de ideias, procure o segmento que possa gerar mais retorno financeiro a partir de suas expectativas empreendedoras.

Se já tiver uma empresa ou ideia consolidada, leve em consideração as exigências de seu público, e seus hábitos de consumo, para definir o passo a passo da implementação de seus negócios dentro do marketplace.

O primeiro passo é definir a escalabilidade: o marketplace vai ajudar sua empresa a vender mais, por um custo operacional baixo e/ou recorrente?

Se a resposta for sim, continue investindo nessa ideia.

Os próximos passos são:

1. Pesquise as possibilidades de plataforma

2. Nem todo marketplace vai te gerar retorno, pois nem todos eles serão adequados às suas estratégias. Ao ter a definição de seu público e hábitos de consumo na internet, pesquise quais plataformas são as mais interessantes para aquilo que você quer comercializar.

 

* Cadastre-se

Ao ter uma plataforma escolhida, ela provavelmente pedirá uma série de documentos para realizar seu cadastro como lojista. Organize a papelada, faça o cadastro e comece a inserir seus produtos e serviços dentro do marketplace em questão

* Faça a gestão do estoque

Não é porque o comércio se dá em ambiente virtual que isso não significa que você não tenha que ficar de olho no estoque físico: ao colocar um produto à venda, certifique-se de que ele está disponível para entrega. Faça, também, a gestão logística dos envios com muito cuidado, para que a experiência do comprador seja positiva e possa gerar elogios e boas avaliações. Lembra que isso pode te ajudar a vender mais?

* Fique de olho na concorrência

Dê um giro no marketplace em que você está alocado e veja o que a concorrência oferta para os consumidores. Adapte-se, sempre que possível, às regras desse jogo. Não deixe de pesquisar, também, a concorrência que está fora da plataforma, estudando seus diferenciais e como sua marca pode se destacar para seu nicho.

ATENÇÃO?

Plataformas virtuais tiram das empresas o contato direto com o cliente, através de um vendedor

 

Diferente da loja física, em que alguém acompanha o consumidor por todo seu processo de decisão de compra, no marketplace essa figura não existe, o cliente circula livre por toda a plataforma.

 

Se ele chegou até você, lembre-se de tratá-lo bem. Muitas plataformas dão a possibilidade de atendimento online em tempo real, para que o consumidor tire dúvidas ou faça sugestões. É preciso que você esteja pronto a atendê-lo nesse momento, já que isso pode significar uma boa experiência de compra ou o abandono do carrinho de mercadorias.

Após a compra efetuada, trabalhe em estratégias de pós-venda que deixem o cliente satisfeito e facilite seu retorno, ou fidelização, à sua marca. É importante que ele consiga se lembrar da sua empresa, e do que ela vende, para indicar a amigos e retornar sempre que se sentir à vontade para realizar novas aquisições.

O marketplace é um conceito simples, mas suas variações podem ser complexas à medida em que o empreendedor busca sua implementação. 

Conte com o Sebrae para ir mais longe com a sua empresa! Acompanhe os materiais que produzimos e siga em frente na sua jornada empreendedora!

Marketplace
Como o Marketplace pode ampliar as vendas da sua empresa?
Entenda o que é, como funciona e quais principais modelos de marketplaces atuantes no Brasil.
Marketplace
Como usar o marketplace para aumentar minhas vendas?
O marketplace é considerado uma das maiores tendências nas vendas pela internet através da possibilidade de maior oferta de produtos por uma empresas.
DOWNLOAD