Como o Live Streaming pode ser utilizado nas empresas?

Quais as principais aplicações do Live Streaming?

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4.0

Publicado em 09/11/2020 | Atualizado em 09/11/2020

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Imagem de uma filmadora

Streaming, que em inglês significa transmissão. Live Streaming, é um modo de transmitir sons e imagens através da internet. O streaming foi criado para que o usuário não precisasse fazer o download de arquivos sendo capaz de assistir a vídeos ou ouvir áudios, como músicas ou podcasts.

Deste modo, em vez de salvar os arquivos para depois aceitá-los, com o streaming é possível ter acesso aos conteúdos ao mesmo tempo em que o computador, smartphone ou smartv recebe os dados de um servidor. É o caso de alguns serviços muito utilizados atualmente, que fazem a transmissão de filmes e séries escolhidos através de um catálogo on-line, sem que o consumidor precise fazer o download de cada arquivo. Basta escolher o conteúdo, clicar e assistir.

Já o live streaming se trata, com tradução literal, de uma transmissão ao vivo. Ou seja, nessa modalidade a transmissão chega ao consumidor no mesmo momento em que o evento é realizado. Para que a experiência seja exitosa, é necessário que a conexão à internet seja boa o suficiente para evitar interrupções e possibilitar uma boa compreensão do conteúdo exibido.

Existem muitas plataformas, hoje, que oferecem serviços de live streaming. Algumas são gratuitas e de fácil utilização, como o Youtube, o Facebook e o Instagram. Outras são pagas e oferecem um número maior de recursos aos utilizadores, como dados sobre as pessoas que assistiram as transmissões, a possibilidade de se fazer um cadastro prévio, agendamento do horário da transmissão etc.

Empresas especializadas em transmissão ao vivo têm se tornado cada vez mais frequentes e especializadas, com investimentos crescentes nos recursos disponíveis no mercado.

O live streaming tem muitas vantagens, como aproximar os consumidores do dia a dia das suas marcas preferidas e levar conteúdos como palestras, webinars, workshops e demonstrações de produtos, shows e entrada em feiras, a um número exponencialmente maior de pessoas. Tudo isso aliado a um baixo custo e com a possibilidade de captação de leads e geração de receita por meio das transmissões.

Definitivamente, as novas tecnologias sempre vêm para ficar. Mantenha-se atualizado e descubra como tirar proveito e utilizar o live streaming para o benefício da sua empresa, oferecendo materiais de interesse do seu público - pelos quais as pessoas estejam até mesmo dispostas a pagar para assistir.

COMO POSSO APLICAR O LIVE STREAMING NA MINHA EMPRESA?

O mercado de live streaming tem crescido mais a cada dia, sobretudo devido à sua popularização nas mídias sociais e ao seu baixo custo de utilização. Mas, além disso, as transmissões ao vivo têm diversas outras vantagens tanto para emissores quanto para os consumidores de conteúdo.

O compartilhamento de conteúdos audiovisuais em tempo real tem a capacidade de aumentar o engajamento dos usuários, aproximar pessoas e ampliar o raio de alcance da sua mensagem. Gravações costumam ser registros frios, não se comparam à experiência de participar daquele momento. Mas através do live streaming, você pode compartilhar detalhes de um evento ou palestra, por exemplo, no momento em que a ação é realizada, sem limites geográficos e permitindo interações em tempo real.

Por exemplo, você pode realizar uma palestra no Brasil e transmiti-la ao vivo para todo o mundo, permitindo que pessoas de outros países façam perguntas para o palestrante e tenham suas dúvidas respondidas no mesmo momento. Não há mais barreiras de espaço, as interações são instantâneas e a experiência pode ainda ser compartilhada com um número infinito de espectadores.

Uma pesquisa divulgada pelo Facebook revelou que as transmissões ao vivo feitas na plataforma têm 10 vezes mais comentários do que os vídeos que são gravados e posteriormente publicados. Experiências com o live streaming humanizam as marcas e, portanto, geram engajamento e tornam os usuários mais inclinados a recomendar um produto ou empresa.

A estratégia de utilização do live streaming pode também ser aplicada para integração do seu público interno. Se, por exemplo, você tem colaboradores em postos de trabalho distantes fisicamente e deseja fazer um treinamento conjunto, mas não quer arcar com os altos custos de deslocamento, estrutura, alimentação e, por vezes, hospedagem, uma boa alternativa é o uso da transmissão ao vivo. Você pode concentrar o treinamento numa sala de reunião com o maior número de colaboradores e convidar os demais a participarem via streaming*. Ou concentrar todos os colaboradores num local e fazer por streaming a apresentação de um palestrante, coach ou professor que esteja em outra cidade, estado ou país.

São inúmeras as possibilidades de atuação, mas todas passam pelo mesmo princípio: de que a cada momento há menos barreiras geográficas para o compartilhamento de conteúdo e para a integração entre pessoas. Como aplicar essa tecnologia de modo a garantir vantagens competitivas para a sua empresa, dependerá somente da sua estratégia e dos objetivos que deseja alcançar.

*Streaming é uma forma de distribuição digital, em oposição à descarga de dados. 

QUAL A IMPORTÂNCIA DO STREAMING DE VÍDEO PARA OS PEQUENOS NEGÓCIOS?

Ao contrário do que acontecia antigamente, com os serviços de transmissão de conteúdos audiovisuais restritos às grandes corporações, hoje qualquer empresa ou mesmo pessoa física consegue fazer um live streaming. Com baixos orçamentos, os empreendedores de audiovisual têm conseguido oferecer de forma profissional e otimizada o serviço de streaming para empresas e outros empreendedores divulgarem seus eventos ou lançarem seus produtos, por exemplo.

Essa mudança no perfil dos atores do mercado se deu principalmente devido à popularização das tecnologias. A otimização da banda larga de internet, aliada ao custo um pouco mais baixo de aquisição de equipamentos e plataformas tem permitido que os conteúdos cheguem a um número cada vez maior de pessoas por valores moderados e com possibilidades de maior de interação e de atendimento às necessidades dos consumidores e empresários.

Além disso, a internet facilitou bastante o processo de segmentação de públicos-alvo. Isso permite que mesmo os pequenos negócios de conteúdo possam atingir os nichos corretos, interessados em assuntos cada vez mais específicos, por meio da seleção cuidadosa das melhores plataformas para realização do streaming.

É interessante notar que, independentemente da capacidade financeira e de recursos do empreendedor, é possível ao gestor da pequena empresa encontrar uma ferramenta que transforme em realidade o desejo de seu cliente, de transmissão ao vivo de conteúdos para o seu público. Isso amplia as possibilidades de atuação e permite que os gestores tenham acesso a uma fatia do mercado até então restrita aos grandes players.

Por outro lado, um risco ao negócio de pequeno porte é o acelerado processo de barateamento e as evoluções tecnológicas também crescentes, que facilitam a adoção das tecnologias pelos usuários comuns e reduzindo a necessidade de suporte profissional.

Para solucionar esse problema, sugere-se que essas pequenas empresas invistam apenas na estrutura básica do negócio, com servidores e equipamentos de áudio e vídeo, deixando para alugar equipamentos extras e contratar funcionários por demandas específicas, quando necessário, sem comprometer a viabilidade comercial do seu empreendimento.

COMO CAPTURAR LEADS POR MEIO DO LIVE STREAMING?

O live streaming proporciona maior engajamento do público-alvo com a marca, além de ampliar enormemente o raio de alcance dos conteúdos compartilhados. O público tende a interagir mais espontaneamente pois também pode receber suas respostas ao vivo.

Estas possibilidades de interação e consumo de conteúdos em tempo real atraem os consumidores à medida que são construídos temas que se adequam às suas necessidades e quereres. E, para ter acesso a essas transmissões, pode lhes ser solicitado o fornecimento de dados como nome, e-mail, telefone, cargo e empresa, ou o que for mais estratégico para a sua ação.

A depender da plataforma utilizada e dos dados fornecidos por ela, você poderá saber de onde vieram os seus leads com informações sobre geolocalização. Poderá saber por quanto tempo cada lead assistiu ao vídeo, para avaliar futuras adequações de conteúdo, ou mesmo o horário em que as pessoas passaram a se conectar. 

Esses dados, posteriormente, podem ser trabalhados em campanhas de remarketing, para o envio de materiais de apoio, descontos especiais etc. O importante é que os leads obtidos sejam utilizados de modo a potencializar os resultados também em médio e longo prazos.

QUAIS AS PRINCIPAIS APLICAÇÕES DO LIVE STREAMING?

O aumento da utilização de transmissões ao vivo só tem sido possível graças à aceleração das transformações tecnológicas e à popularização dos dispositivos móveis inteligentes. Embora seja precipitado apontar, por exemplo, uma possível substituição da TV pelas transmissões on-line é fato que o público encontra possibilidades muito maiores de engajamento pelos novos meios e tem, portanto, convergido para a tela dos seus computadores, celulares e tablets.

Neste cenário, as empresas têm usado o live streaming de diversas maneiras para potencializar o alcance das suas realizações. Algumas das principais aplicações das transmissões ao vivo por empresas podem ser conferidas na relação a seguir:

✔️Shows e eventos

Seja qual for o formato da iniciativa, ela tem muito mais chances de ampliar seu alcance por transmissões realizadas ao vivo. O público que deseja e pode estar presente nos eventos, estará. Mas e em relação às pessoas que preferem assistir de casa ou não podem se locomover? Sua empresa não precisa perder a oportunidade de alcançar também essas pessoas.

✔️Webinars

Um webinar é como uma conferência, ou um seminário na web. Sua empresa pode fazer diversas formas de webinars, seja demonstrando produtos ao vivo, apresentando tutoriais para o dia a dia, tirando dúvidas etc.

✔️Vendas ao vivo

Tal qual fazem alguns canais da TV fechada, você também pode fazer uma transmissão ao vivo para apresentar novos produtos, oferecer descontos relâmpago e fazer vendas em tempo real. Basta colocar os links para compra na descrição do vídeo ou informar o telefone para televenda.

✔️Parceria com influenciadores

Cada vez mais os influenciadores digitais têm ocupado espaço no coração de marcas e consumidores. Se você sabe que o seu público tem adoração por uma determinada personalidade (que pode ser local ou conhecida somente daquele nicho), que tal propor uma parceria? Envie produtos novos ao influenciador e peça para que ele apresente o produto on-line, oferecendo descontos especiais para os seus seguidores.

✔️Eventos fechados, palestras e workshops

Eis que a sua empresa decide fazer um evento ou treinamento para os colaboradores, mas não tem verba suficiente para providenciar uma infraestrutura e gastos com logística para receber todos os convidados. Uma transmissão ao vivo resolve o problema da distância e permite que todos os colaboradores participem do evento, onde quer que estejam.

✔️Reuniões e apresentações internas

As transmissões ao vivo podem ser utilizadas também para pronunciamentos do diretor da empresa, treinamentos internos, reuniões de grupos específicos etc. Nesse caso, considere o live streaming como uma possibilidade de ajustar agendas e otimizar a comunicação interna entre a empresa e seus funcionários.

Quanto mais interessante e mais adequada ao público alvo for a sua transmissão, maiores as probabilidades de que ela seja um sucesso. E, a depender da sua estratégia, maiores também serão as chances de que essa transmissão traga bons frutos, seja através da ampliação e do fortalecimento da sua base de leads, seja pela concretização de novas vendas, ampliação do reconhecimento da sua marca ou mesmo pela otimização da comunicação interna da sua empresa. Lembre-se: muitas empresas já estão fazendo isso, então por que não a sua?

DO QUE EU PRECISO PARA FAZER UM LIVE STREAMING?

Os live streamings estão se tornando cada vez mais populares e desejadas por empresas de todos os portes e segmentos, pelas inúmeras possibilidades oferecidas.

Caso você não tenha contratado uma empresa especializada, assegure-se de que a sua empresa tem todos os elementos necessários para a realização de uma transmissão ao vivo de sucesso:

✔️Propósito bem definido

A sua transmissão deve necessariamente ter um conteúdo atrativo e alinhado com seus objetivos estratégicos. Tenha certeza se o que você vai transmitir é de interesse do seu público.

✔️Roteiro

Mesmo sendo uma apresentação ao vivo, é importante ter um roteiro definido. Desse modo, você saberá quanto tempo durará a apresentação e o que não pode deixar de ser dito. Depois de finalizado o roteiro, compartilhe com um colega e peça que ele avalie também.

✔️Planejamento

Onde será feita a transmissão? Você deve se certificar de que é um lugar silencioso e sem objetos que tirem a atenção do espectador. Preste atenção à decoração, porque ela também comunica algo sobre a sua empresa.

✔️Definição da plataforma

As redes sociais são opções gratuitas para transmitir seus conteúdos de forma prática e ainda ter a certeza de que todos os seus seguidores serão notificados pelas plataformas. Por outro lado, os relatórios oferecidos por essas ferramentas e as possibilidades são mais limitadas. Caso você deseje formar um banco de leads ou mesmo cobrar pelas transmissões, vale a pena procurar um serviço especializado.

✔️Equipamentos

Embora, hoje em dia, seja possível transmitir vídeos em excelente qualidade até mesmo por smartphones, é sempre melhor procurar as opções mais apropriadas. Uma boa câmera, um microfone e um tripé são elementos fundamentais.

✔️Ensaio

Estude o seu roteiro, ajuste os equipamentos e a locação da mesma maneira como será feita a transmissão no dia. Use uma conta alternativa e faça uma prévia da sua transmissão, pedindo a colegas que se conectem para avaliar o som e a imagem.

A partir de então, com todos os pontos conferidos, você só precisa se preparar para o grande dia. Lembre de comunicar previamente aos seus seguidores, seja por posts ou por e-mails marketing. Vale também pedir aos seus parceiros que compartilhem a informação. O importante é divulgar a transmissão para contar com o maior número de pessoas possível.

QUAIS EQUIPAMENTOS DEVO TER PARA REALIZAR UM LIVE STREAMING?

Para que a sua transmissão ao vivo seja bem sucedida, caso não tenha contratado uma produtora especializada, você precisará investir nos equipamentos corretos. Eles podem não ser totalmente responsáveis pela qualidade da sua transmissão, mas já serão de boa ajuda para que tudo dê certo.

Confira abaixo os equipamentos necessários:

✔️Câmera

A câmera ideal depende da sua necessidade e do orçamento disponível. Embora seja possível transmitir ao vivo com uma câmera profissional ou mesmo com um smartphone, de preferência opte por um aparelho com full HD, para que a qualidade de imagem seja alta.

✔️Iluminação

A iluminação é um dos pontos fundamentais para o sucesso de qualquer transmissão ao vivo. Se o vídeo estiver escuro as chances de que o espectador desista de assistir são grandes. Do mesmo modo, evite cores fortes como a da luz amarela, que cansa a vista e dá um ar envelhecido à produção. Se for usar iluminação natural, fique atento para possíveis reflexos ou qualquer efeito da luz que possa prejudicar o vídeo.

✔️Microfone

Não adianta fazer uma transmissão bonita se os espectadores não conseguirem ouvir nada do que é dito. Para que o áudio possa ser ouvido com clareza, opte por usar microfones e lembre de testar antes de começar a transmissão.

✔️Computador

Para fazer uma transmissão ao vivo, o seu computador precisa ter um bom acesso à internet e também uma placa de captura. Converse com o responsável pela T.I. da sua empresa para que ele possa lhe orientar nesse quesito.

✔️Acesso à internet

É possível fazer uma transmissão até mesmo com conexão 3G, mas isso não é recomendado devido à sua instabilidade. Não há nada pior do que um vídeo que trava constantemente ou atrasa. Pense na experiência do usuário e se certifique de que a sua conexão é a melhor possível. Isso fará toda a diferença.

✔️Plataforma de exibição

Um dos pontos mais importantes de toda a transmissão é a escolha da plataforma na qual o vídeo será exibido. Pode ser no seu site, num hotsite ou mesmo na fanpage do Facebook ou outra rede social. Embora nas redes sociais a transmissão seja mais fácil, não é possível personalizar a sua página ou escolher como seu vídeo será exibido ao público. Essa escolha dependerá, portanto, da estratégia definida, que for mais vantajosa para a sua empresa.

Transmissões ao vivo possuem engajamento muito maior do que conteúdos gravados. Estima-se que a interação chegue a ser dez vezes superior. Isso porque o fato de a transmissão estar sendo realizada naquele exato momento traz o senso de urgência e a sensação de pertencimento que os usuários não possuem ao assistir a gravações, que são frias, registros de coisas que ocorreram no passado.

As potencialidades das transmissões ao vivo para as empresas que as promovem são inúmeras. A ampliação do alcance da mensagem, popularização das ideias da marca, aquisição de novos leads ou consumidores efetivos, além da economia de recursos para uma divulgação ampla, tudo isso faz do live streaming uma opção extremamente vantajosa e que pode - e deve, portanto - ser aproveitada por empresas de todos os portes e segmentos.