Como funciona a gestão da cadeia de suprimentos de uma empresa?

Conheça a relação de uma boa gestão logística na gestão de suprimentos

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Publicado em 08/04/2020 | Atualizado em 20/10/2020

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Caixas para embalagem em papelão

A gestão da cadeia de suprimentos de uma empresa está diretamente ligada à compreensão por parte do empresário sobre gestão da logística.

A logística, quando realizada de forma eficaz, contribui para a redução de produtos obsoletos, do espaço físico da loja, de custos operacionais e promove o aumento na precisão de estoques e nos níveis de qualidade. Para realizar a gestão logística é importante compreender quais iniciativas podem auxiliar e quais os pontos de atenção para empresários que atuam neste segmento.

A LOGÍSTICA ESTÁ RELACIONADA A TRÊS ATIVIDADES PRIMÁRIAS:

  • Transporte: movimenta matérias-primas e produtos finalizados;
  • Manutenção de estoque: atua como regulador da oferta e demanda;
  • Processamento de pedido: elemento crítico para entrega de bens e serviços.

ATIVIDADES DE APOIO NA LOGÍSTICA

?Armazenagem ou espaço para estoques: Considera-se a localização, dimensionamento, arranjo físico e configuração do armazém;

?Manuseio de materiais: Movimentação do produto no estoque;

?Embalagem de proteção: Visa movimentar bens sem danificá-los;

?Obtenção: Disponibilização do produto no sistema logístico;

?Seleção de fornecedores, programação de compras, e outros aspectos.

GESTÃO LOGÍSTICA

Para desenvolver a gestão logística, é fundamental classificar os produtos a partir dos seguintes critérios:

?Produção e conferência de estoque: identificação dos produtos que têm alto giro e que devem ser repostos frequentemente;

?Prazo de entrega: identificação dos produtos que o fabricante não possui condições de atender em prazos curtos, sendo necessário o planejamento e a programação do abastecimento;

?Encomenda: identificação dos produtos que o cliente aguarda a entrega, viabilizando o trabalho por encomenda;

?Produtos complementares: identificação dos produtos que são complementares e que não geram vendas sozinhos;

?Manutenção de estoque: atua como regulador da oferta e demanda;

?Manuseio de materiais: movimentação do produto no estoque;

?Programação do produto: está relacionado ao fluxo de saída dos suprimentos;

?Processamento de pedido: elemento crítico para entrega de bens e serviços;

?Embalagem de proteção: visa movimentar bens sem danificá-los;

?Manutenção de informações: sobre custo e desempenho, a partir de informações como localização dos clientes, volume de vendas, níveis de estoque e etc.

PONTOS DE ATENÇÃO

?A organização, manutenção e limpeza do espaço são fundamentais para uma gestão de logística eficiente: por vezes, a conservação é desconsiderada no dia a dia, o que impacta em maior perda de materiais;

?Frota: planeje e roteirize o trajeto de sua frota, considerando o tempo de deslocamento, trânsito e experiência do motorista. Negociar prazo de entrega conforme região, rota e volume de produto são opções interessantes;

?Reposição: considere a reposição de produtos variados e em menores ciclos. Desta forma, há redução no estoque médio e apenas é reposto o que está faltando.

Colaboradores, credibilidade e profissionalismo podem ser reforçados pela apresentação dos motoristas e sua respectiva frota. ??‍?

A aparência também é uma das formas de promover a comunicação com o cliente.

PONTOS IMPORTANTES SOBRE O SUPRIMENTO DOS PRODUTOS

?Popularidade: conhecer os produtos que possuem maior índice de venda e alocá-los em área de fácil separação e reposição, porém distribuindo pelos corredores do estoque. Na loja, o ideal é optar por locais que não atrapalhem a circulação;

?Característica física: aspecto que impacta na ocupação de espaços entre os produtos, por isso é necessário programar a localização destes conforme suas características, evitando o planejamento de dimensões equivocadas na loja ou no estoque;

?Recebimento e expedição: produtos que apresentam maior saída podem ser colocados em um local de fácil acesso, para recebimento do fornecedor e envio ao cliente.

Treinar os colaboradores que têm contato direto com o cliente é fundamental. A orientação quanto ao manuseio dos objetos impacta na entrega de produtos em perfeito estado e na redução da devolução de produtos danificados pelo transporte.

MELHORE O DESEMPENHO DA SUA EMPRESA!

Entre as possibilidades, está a aplicação da Norma 15.842/2010, da ABNT, que dispõe sobre a qualidade dos serviços para o pequeno comércio.

Estabelecer parcerias com outras empresas para superar desafios logísticos é uma alternativa que merece ser estudada.

A terceirização da logística e o transporte de cargas em conjunto são alguns exemplos.

Existem redes de pequenas lojas de material de construção que utilizam centros de distribuição, que funcionam como estoque. Além de poder ampliar o seu mix de produtos, as lojas se beneficiam da economia de espaço, melhoram a relação entre depósito, vendas e o relacionamento com fornecedores, que estarão mais disponíveis para atender pedidos maiores.

Mantenha um bom relacionamento com distribuidores. Muitos deles têm a capacidade de realizar entregas com prazo diferenciado, o que auxiliam na gestão logística de sua empresa, reduzindo custos e a necessidade de espaço para estoque;

Conhecer o mercado, tendências, novas técnicas e tecnologias que auxiliam na gestão logística são algumas possibilidades para se manter atualizado. Para isso, é interessante buscar informações em portais que sejam referência no assunto.

PARTICIPE DE CURSOS E EVENTOS DO SETOR PARA ACOMPANHAR O MERCADO

A participação em cursos é fundamental para conhecer novas técnicas que surgem na área de logística e que podem auxiliar o desenvolvimento de sua empresa.

 

 

 

A Gestão de Logística é uma estratégia importante para melhorar o desempenho e a competitividade de uma empresa. Pensar em parcerias e ferramentas que possam contribuir é uma tarefa importante a ser desenvolvida pelo empreender.

Conte com o Sebrae para te ajudar nesta importante jornada!

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Qual o impacto da cadeia de suprimentos na empresa?
A cadeia de suprimentos envolve desde a obtenção da matéria-prima, produção, contato com os fornecedores, até a distribuição ao cliente final. Por meio dela, é possível implantar um sistema que ligue todas as áreas e etapas envolvidas no transporte do produto ou serviço.
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Caixa de papelão em processo de entrega
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Toda empresa precisa estar atenta aos seus processos. Do planejamento à venda final, existem uma série de etapas essenciais e que, muitas vezes não recebem a atenção necessária do empreendedor. Uma dela é a logística, uma parte importante na gestão do negócio.