Como fazer um planejamento digital

Entenda o que é um planejamento digital e como aplicá-lo no seu negócio

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Publicado em 03/05/2024 | Atualizado em 03/05/2024

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Pessoa com o celular na mão e uma arara de roupas ao fundo.

Um bom planejamento digital envolve a compreensão de muitas questões, incluindo a capacitação dos gestores, o entendimento do movimento do mercado, a identificação das tendências e o comportamento do consumidor. Além disso, é preciso ter atenção com os prazos das campanhas e com o volume de verbas que serão direcionadas a elas.

 

Para obter total controle das ações, é necessário organizar e identificar as técnicas a serem aplicadas, bem como as metas e os objetivos traçados. Também é importante fazer o acompanhamento das atividades e analisar os diferentes resultados. Considere que, para alcançar o público-alvo, é fundamental adaptar os conteúdos ao comportamento e aos valores demonstrados por ele.

 

O tipo de publicidade também deve estar relacionado às características do veículo de comunicação escolhido para divulgar a mensagem. Neste aspecto, obter um conhecimento aprofundado sobre o funil de vendas, certamente, te ajudará a desenvolver metas mais eficientes.  Desse modo, será possível conquistar um volume maior de visitantes para o site, blog ou redes sociais da sua empresa.

 

Com base em um conhecimento mais aprofundado, será possível construir conteúdos adequados às necessidades apresentadas pelos consumidores. Esse procedimento auxiliará no processo de atração de leads e captura de clientes. Quer saber mais sobre o planejamento digital? Então leia esse artigo e esclareça todas as suas dúvidas.

Homem sentado em uma mesa de escritório, mexendo em um notebook, com um celular, uma planta e uma lâmpada sobre a mesa.

Planejamento digital: entenda as variantes!

Em primeiro lugar, para fazer um planejamento digital eficiente é necessário estudar todo o cenário e realizar uma análise da situação das atividades online sua empresa. Ou seja, para iniciar um bom plano de ação, é preciso compreender o panorama das atividades de marketing virtual realizadas pelo seu empreendimento. Para obter um diagnóstico eficiente, quatro variantes deverão ser analisadas. Veja a seguir!

1. Leads

Um planejamento digital qualificado requer uma análise eficiente dos consumidores. Para isso, é importante compreender se a sua empresa realiza campanhas de tráfego pago, promoções em banners, landing pages com ofertas, além do volume das taxas de conversão provenientes desses recursos. Para aumentar a eficiência, também é importante descobrir o valor do custo por cliente.

2. Oportunidades

As oportunidades devem ser estudadas com frequência. Por isso, identifique as possibilidades fornecidas pelo planejamento digital dentro da sua empresa. Essa análise ajudará a construir ações mais assertivas no seu negócio.

 

Nessa fase, a sua organização conseguirá compreender, por exemplo, se as redes sociais utilizadas estão, de fato, sendo efetivas nos processos de relacionamento com os clientes e se o alinhamento entre os diferentes departamentos ocorre de forma promissora.

3. Visitantes

Nesse momento, é fundamental analisar o blog e as redes sociais da empresa e compreender como os conteúdos são postados. Isso inclui a frequência e a relevância do material produzido.

 

Também é importante compreender o número e a origem do tráfego. Procure identificar se esses usuários estão vindo através de anúncios pagos ou visitas orgânicas.

 

Outro aspecto importante se encontra na compreensão da posição do seu site nos mecanismos de pesquisa, bem como na identificação do número de seguidores nas redes sociais e o volume de tráfego proporcionado por essas ferramentas. 

4. Clientes

Vale mencionar que a análise dos clientes consiste na etapa central do diagnóstico de planejamento digital da sua empresa. Por meio dela, será possível compreender a real situação do seu empreendimento ao se tratar do universo online.

 

Nesse ponto, é muito importante entender se os leads estão se transformando em clientes potenciais da sua marca, reforçando, assim, o conceito de fidelização.

 

Com base nisso, avalie também se os objetivos das vendas estão sendo alcançados de maneira eficiente. Procure compreender se o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) se movimenta acima ou abaixo da faixa considerada normal.

 

De fato, essa compreensão ajudará a definir as metas mais adequadas para a sua empresa. Mas tenha em mente que o foco do planejamento de marketing deve estar na geração de leads. Afinal, eles são as peças fundamentais do processo de conversão da sua marca.

 

Por esse motivo, elabore um bom plano de ação para aperfeiçoar estratégias, no intuito de atrair cada vez mais usuários para o processo de vendas.

Quatro pessoas mexendo em celulares e símbolos de notificações de redes sociais sobre a imagem.

Como construir um planejamento digital eficiente?

Após obter um diagnóstico do cenário digital da sua empresa, é necessário elaborar metas eficientes para construir um planejamento digital promissor. Mas como fazer isso? Veja os passos a seguir!

1. Construa um briefing

Em primeiro lugar, é relevante elaborar um documento contendo todas as informações valiosas a serem utilizadas pela sua organização nas etapas de planejamento digital. O briefing deve conter as metas e os objetivos, de modo a ressaltar os aspetos mais importantes.

 

Além disso, coloque nesse documento o plano digital da sua empresa, incluindo as informações a respeito do cenário atual, o nicho de mercado, o perfil do público que deverá ser alcançado, bem como o nome das principais empresas concorrentes. Feito isso, será possível partir para outras etapas.

2. Elabore os objetivos

Sem dúvidas, uma das etapas principais na construção de um planejamento digital consiste na elaboração dos objetivos. Mas lembre-se de que esses objetivos devem ser possíveis de serem alcançados.

 

Portanto, não se baseie em metas irreais ou muito difíceis, pois elas desmotivarão toda a equipe envolvida. Também é importante definir a frequência na qual as ações serão efetuadas, como, por exemplo, mensalmente ou semanalmente.

3. Defina o perfil do público

É praticamente impossível obter sucesso nas ações de planejamento digital sem conhecer o perfil do público que a sua empresa almeja alcançar. Atualmente, existem diversas ferramentas capazes de auxiliar a construção de um grupo de clientes ideal para o seu tipo de negócio.

 

Então, tomando como base uma análise aprofundada, será possível identificar o tipo de público adequado para a sua organização, além de definir uma linguagem eficiente a ser utilizada. Esse procedimento também ajudará a escolher o tipo de conteúdo ideal a ser produzido. 

 

Sem dúvidas, a definição desse público é um processo muito importante para a sua empresa. Afinal, por meio dele, as campanhas serão direcionadas para as pessoas certas, tomando como base o uso de ferramentas especializadas nesse tipo de segmentação, como o Facebook Ads e o Google Ads, por exemplo.

 

Após definir o perfil dos clientes da sua empresa, construa uma persona de marketing. Esse termo pode ser descrito como uma espécie de consumidor imaginário que apresenta traços e características do grupo de pessoas que o seu empreendimento almeja impactar por meio das campanhas.

 

Desse modo, será possível compreender o comportamento e as necessidades dos consumidores. Tenha em mente que essa compreensão ajudará a estruturar um planejamento de marketing eficiente, pois as mensagens serão direcionadas aos usuários mais prováveis de fornecer um retorno positivo.

4. Um bom planejamento digital requer uma equipe capacitada

Para obter resultados favoráveis, é fundamental capacitar a sua equipe. Para isso, forneça treinamentos eficientes. Considere que, atualmente, as ferramentas digitais demandam conhecimento técnico e aprofundado.

 

Portanto, não há espaço para o amadorismo. Se você realmente almeja obter sucesso nas suas ações, de fato, terá que preparar a sua equipe para lidar com as demandas digitais.

Mulher sentada em um sofá utilizando um notebook para acessar uma loja online de sapatos.

5. Defina os canais da sua empresa

Atualmente, são inúmeras as possibilidades de divulgação de uma marca no mundo virtual. Por esse motivo, é importante definir os canais que serão utilizados em cada tipo de campanha realizada pela sua organização. Para obter um bom retorno, leve em consideração o perfil dos clientes.

 

Procure identificar as redes sociais utilizadas pelo seu público e lembre-se de que a sua empresa não precisa marcar presença em todas as plataformas. Utilize apenas aquelas que apresentam um grande potencial para proporcionar a conversão ao seu site.

 

De fato, a sua empresa também pode utilizar diversas redes sociais. No entanto, é preciso realizar um monitoramento eficiente para identificar as plataformas que estão gerando o maior volume de tráfego. Após identificá-las, procure utilizá-las com frequência. Com certeza, os resultados serão promissores e eficientes.

6. Construa estratégias

É fundamental definir as estratégias que a sua empresa utilizará no ambiente online. Portanto, após selecionar as plataformas para serem utilizadas, identifique o motivo dessa escolha. Nessa etapa, também é importante definir outros recursos, como, por exemplo, os possíveis softwares a serem utilizados no processo de gerenciamento digital. 

7. Faça um planejamento tático

Para garantir a eficiência das ações digitais, elabore um planejamento tático. Além de incluir as ferramentas virtuais a serem utilizadas, descreva os procedimentos que serão realizados com cada uma delas. Junto a isso, identifique o tom e o formato da comunicação a ser empregada. 

8. Defina o material que será publicado

Essa é uma das etapas que requer maior atenção por parte do empresário. Afinal, não seria possível construir um plano digital sem a inclusão dos conteúdos virtuais, certo? Por esse motivo, a definição desses materiais deve estar entre as prioridades da sua equipe.

 

O diálogo a ser utilizado deverá levar em conta as afinidades apresentadas pelo público-alvo da sua organização. Com base nisso, o conteúdo elaborado deve ter a capacidade de construir uma ponte de contato entre a entidade e os consumidores que precisam ser alcançados.

 

Vale mencionar que os clientes modernos sempre buscam informações sobre determinado produto ou serviço para, de fato, efetuar a compra. Por isso, antes de fazer uma oferta, será necessário disponibilizar informações sobre a mercadoria em questão. Então, experimente elaborar um conteúdo informativo e publicá-lo no site e nas redes sociais da sua empresa.

9. Construa um cronograma

Construir um cronograma para as atividades é um procedimento essencial para criar uma estratégia eficiente, de modo a fortalecer as ações coletivas e isoladas. Hoje em dia, o marketing digital proporciona uma correlação potencializada entre os diferentes canais virtuais. Assim, para garantir a expansão da sua empresa, é imprescindível explorar todo o potencial dessas ferramentas virtuais.

 

Desse modo, as plataformas e estratégias precisam se mostrar alinhadas e presentes. Entre elas, estão o marketing de conteúdo, as redes sociais e as campanhas promocionais. Um planejamento digital eficiente é construído por meio de diversas ações.

 

Por esse motivo, é essencial definir todos os procedimentos, bem como dimensionar o tempo para realização das diversas atividades. O objetivo consiste em não sobrepor uma ação à outra, evitando, assim, a perda do seu potencial. Tenha sempre em mente que uma boa estratégia digital não trabalha com base em ações isoladas.

10. Gerencie as mídias com atenção

Após definir todas as etapas de construção do planejamento digital da sua empresa, é essencial elaborar estratégias para gerenciar as mídias digitais de forma eficiente. Para obter um bom retorno, a sua marca deverá identificar as necessidades dos consumidores.

 

Esse cuidado ajudará a compreender, por exemplo, o volume de visitas obtido por meio do tráfego orgânico e dos links patrocinados. Nessa etapa, também é necessário definir o valor do investimento que será realizado. 

11. Defina como a sua empresa fará o monitoramento dos resultados

Para fazer um bom plano de marketing, é essencial definir as estratégias para o monitoramento de todas as ações que serão realizadas de forma online. Isso inclui a análise das métricas em busca de resultados promissores.

 

Por isso, a sua empresa precisará definir as ferramentas mais adequadas para realizar a mensuração dos resultados, como o Google Analytics, por exemplo.

 

No caso das redes sociais, também é imprescindível selecionar as ferramentas que serão utilizadas para fazer o acompanhamento de todas as menções e de outras métricas presentes nessas plataformas.

Imagem vista de cima de uma mulher deitada em um sofá, mexendo no notebook, com sacolas de compras no chão.

Vantagens de um plano estratégico digital

Um planejamento digital estratégico poderá proporcionar muitas vantagens para a sua empresa. 

➣Uma presença online

Nos dias atuais, é grande o número de consumidores que buscam as mais diversas marcas no ambiente online. Ao consumir um produto ou serviço, é comum que os clientes tentem descobrir algumas informações a mais sobre as empresas. Assim, eles poderão se sentir mais confiantes, e, quem sabe, fidelizar-se à marca no processo de compras.

 

Por esse motivo, é extremamente indicado que a sua organização construa uma presença no ambiente digital. Experimente utilizar diferentes canais, como, por exemplo, site e redes sociais. O público está sempre disposto a interagir e, se a sua empresa não construir esse laço, com certeza, a concorrente construirá.

➣A conquista de autoridade

As empresas que se mostram frequentemente ativas no universo digital tendem a ganhar autoridade no mercado. Essa atividade pode ocorrer por meio de um blog ou um site da empresa, como também pelas redes sociais. Para isso, basta elaborar e seguir um bom planejamento digital.

 

Mas como uma marca consegue conquistar autoridade? Na verdade, trata-se de um processo construído dia após dia. A sua empresa deverá demonstrar proximidade com os consumidores. Experimente produzir um conteúdo capaz de esclarecer dúvidas e construir conceitos relevantes. Mostre, por meio dos materiais divulgados, que a sua empresa realmente conhece o assunto referente ao nicho de atuação do mercado.

 

Fazendo isso, a sua marca se tornará uma grande referência para os mais diversos clientes, que demonstrarão um nível maior de confiança nos seus produtos ou serviços.

 

Além disso, as empresas concorrentes passarão a citar a sua organização como referência e, consequentemente, o seu negócio ganhará cada vez mais visibilidade. Um dos maiores indicadores de autoridade da marca consiste na obtenção de bons resultados nos mecanismos de pesquisa, como o Google, por exemplo. Estar entre os primeiros colocados significa que a sua marca se tornou uma grande referência dentro do mercado.

➣O processo de fidelização do público

Muitos gestores pensam que a etapa de venda se encerra após o cliente realizar uma ação de compra, o que não é verdade. Isso é apenas o início: após vender um produto ou serviço, a sua empresa deve estimular o cliente a consumir novamente.

 

É aconselhável manter um contato frequente com os consumidores, pois, além de realizar uma recompra, eles poderão indicar a sua marca para outras pessoas. Essa estratégia de marketing é um desmembramento do processo de fidelização do público e costuma trazer excelentes resultados.

 

Considere que é muito mais fácil e barato fazer um cliente consumir novamente as suas mercadorias do que adquirir um novo consumidor, pois o primeiro já conhece a qualidade do produto ou serviço oferecido pela sua empresa. Por isso, o processo de venda e fidelização tende a ser promissor.

 

Uma grande vantagem proporcionada pela internet consiste na existência de amplos canais e ferramentas para manter contato com os clientes. A sua marca pode, por exemplo, enviar e-mails com promoções ou, até mesmo, utilizar um blog para alimentar o relacionamento entre o cliente e a empresa.

 

Neste contexto, procure obter um conhecimento detalhado do perfil dos seus consumidores. Saber os interesses do seu público ajudará a sua empresa a direcionar as ofertas mais assertivas. Dessa forma, os clientes se sentirão valorizados e, possivelmente, voltarão a efetuar uma ação de compra.

➣Ajuda a personalizar as ofertas

Segmentar os contatos e o público dos anúncios, de fato, é um procedimento muito importante. No entanto, o processo de personalizar o diálogo também é essencial. Afinal, é visível que, mesmo dentro de um público seleto, cada indivíduo deve ser percebido como um ser humano único, por apresentar reações e pensamentos singulares.

 

Por essa razão, o processo de personalização ganha muita força dentro do planejamento digital. Ainda mais se levarmos em consideração que o marketing online possibilita a criação de campanhas, ofertas e conteúdos únicos para cada cliente específico. 

 

Mas como isso é possível? Por meio dos dados coletados, a internet fornece várias informações a respeito dos usuários, incluindo o histórico de navegação e os interesses. Esse procedimento ajuda a aperfeiçoar as estratégias, além de personalizar as ofertas que serão direcionadas na busca pelos melhores resultados.

➣Conquistar resultados duradouros

Por meio de planos de ações eficientes, a sua empresa poderá obter bons resultados nas campanhas pagas e orgânicas. Ao fazer uso dos conteúdos orgânicos, será possível diminuir os gastos com os links patrocinados. Mas, para isso, é necessário realizar a otimização dos materiais levando em consideração as práticas de marketing de conteúdo e de SEO.

 

Alguns tipos de conteúdos publicados em um blog não têm prazo de validade, assim como a boa reputação que a sua marca adquiriu no decorrer do tempo. Esses materiais publicados podem ser acessados por tempo indeterminado e continuarão proporcionando acesso se apresentarem uma boa relevância no seu nicho de atuação.

 

Desse modo, uma estratégia bem elaborada de conteúdos ajudará a aumentar o tráfego da sua empresa e os resultados podem ser duradouros. Por isso, procure produzir conteúdos que realmente façam sentido na vida dos consumidores da sua marca.

Mulher mexendo em um celular e vários símbolos de notificações saindo da tela.

Aumenta o engajamento

Além de ampliar o volume de vendas e clientes, a internet permite estreitar o relacionamento com os consumidores. No mundo online, as empresas podem fazer ações que vão além do conceito de publicidade: elas podem interagir com o público.

 

Por meio desse processo de interação, os laços construídos entre os clientes e as marcas tendem a se fortalecer no decorrer do tempo. Atualmente, vivemos em mundo onde a disputa entre as empresas está cada vez mais forte. Por isso, conquistar a confiança e a interação do público é um passo fundamental para assegurar a sobrevivência no mercado.

Concorrer com organizações maiores

Em muitas ocasiões, os gestores de micro ou pequenas empresas têm certo receio de iniciar um planejamento de marketing digital por imaginar que a sua organização apresentará uma grande desvantagem se comparada às concorrentes com maiores portes. Diversos gestores também imaginam que essa modalidade demanda investimentos mais elevados.

 

A verdade é que veicular os anúncios na mídia tradicional, como televisão e outdoors, é um procedimento inviável para grande parte das empresas de portes menores. E nesse momento, é necessário retomar o assunto do marketing digital para perceber que o ambiente online pode ser uma forte estratégia se comparada aos outros veículos.

 

Por qual motivo? Porque a sua empresa poderá obter ótimos resultados sem investir verbas elevadas. Basta fazer publicações constantes e consistentes em um blog empresarial e nas redes sociais.

 

Com essas pequenas ações, a sua empresa conseguirá obter um bom nível de audiência e atrairá a atenção de muitos consumidores. Basta saber utilizar as estratégias com objetividade e clareza.

 

Ainda assim, se o seu empreendimento almeja investir em links patrocinados, comece com uma verba reduzida. Os resultados também poderão ser satisfatórios, se as estratégias forem direcionadas ao público certo e de forma profissional.

Ajuda a segmentar o público da sua empresa

Uma das maiores vantagens da internet, quando comparada à mídia tradicional, consiste na possibilidade de dialogar com pessoas que realmente demonstram interesse no produto ou serviço oferecido pela sua empresa. Por isso, um grande diferencial da mídia online consiste no processo de segmentação do público.

 

É possível trabalhar com base em uma segmentação detalhada e eficiente. Dessa forma, a experiência de compra tende a acontecer de forma satisfatória, tanto para o cliente como para a empresa. Esse consumidor poderá receber os anúncios direcionados com base nos seus interesses, perfil e comportamento.

 

Como você pode perceber, a elaboração de um planejamento digital é, de fato, trabalhosa, mas também é muito importante para ajudar no crescimento da sua empresa. Então, não espere muito tempo para construir as suas estratégias e destacar a sua marca perante o público e a concorrência.