Como Definir Metas SMART Para Sua Empresa

Compreenda o que são as metas SMART e como elas podem aumentar a produtividade e serem inovadoras em sua empresa!

Avaliação
Sem votos

Publicado em 03/05/2024 | Atualizado em 03/05/2024

Imagem do Topo
Imagem com fundo amarelo, um alvo à esquerda e três dardos indo em direção ao centro do alvo.

As metas SMART são recursos fundamentais que devem ser aplicados por todas as empresas que almejam crescer de forma saudável. Afinal, em meio a um cenário mercadológico, de disputas cada vez mais acirradas, é fundamental saber elaborar e cumprir as metas. Elas ajudam a direcionar todos os esforços construídos em busca de um resultado desejado.

Além disso, as metas bem estruturadas estimulam o aumento da produtividade dos profissionais, proporcionando a captação dos melhores resultados.

 

No entanto, é preciso ter cautela na hora de elaborá-las. Lembre-se que elas devem ser utilizadas para incentivar os esforços, não o contrário.

 

Nesse aspecto, torna-se fundamental compreender e aplicar as metas SMARTs no seu negócio. O objetivo é ampliar a vantagem competitiva. Vale a pena mencionar que essas metas podem e devem ser utilizadas nas empresas de todos os portes e segmentos.

 

Se você quer saber mais sobre a metodologia SMART, leia o nosso artigo e entenda como ela pode ajudar a alavancar as vendas da sua empresa!

Fundo azul e uma seta amarela crescendo, em forma de escada, para a direita.

Metas SMART: o que são?

As metas SMART podem ser compreendidas como um eficiente método de construção de metas.

 

Elas funcionam como uma forma de checklist, onde cada meta é verificada e analisada no intuito de identificar a existência de requisitos que apontam para bons resultados.

 

Para melhor compreensão, é importante entender o significado de cada letra que compõe a sigla SMART.

Specific

A expressão specific tem origem na língua inglesa e significa “específica”.

 

Mas por que uma meta precisa ser específica? Porque, para alcançar os objetivos que foram propostos, é necessário que todos os colaboradores compreendam seus mecanismos.

 

Por isso, quanto mais específica for a meta, melhor serão as chances de entendimento da equipe.

 

Porém, para ser específica, ela terá, necessariamente, que responder algumas questões:

                                 

?O que a minha empresa planeja alcançar com essa meta?

?Qual é o profissional responsável por sua elaboração?

?Onde essa meta está sendo realizada?

?De que maneira ela será alcançada?

?Por que motivo ela deve ser colocada em prática?

 

Assim, é fundamental compreender que todas as metas traçadas precisam ser claras e específicas.

Measurable

A palavra measurable quer dizer “mensurável”. Aliás, a mensuração é um dos quesitos mais importantes das metas SMART.

 

Afinal, como elaborar uma meta se ela não apresenta a capacidade de ser medida?

 

Certamente, seria uma perda de tempo para todos os profissionais envolvidos na construção dos objetivos da sua empresa, certo?

 

Imagine, por exemplo, o que aconteceria se a meta principal do seu negócio fosse aumentar o nível de satisfação do cliente, mas não houvesse uma possibilidade de realizar a avaliação a respeito da opinião deles.

 

Diante dessa situação, a sua empresa não conseguiria compreender o desempenho das atividades e, devido à falta de mensuração, seria impossível entender se a meta foi realmente alcançada.

 

Dessa forma, os objetivos devem apresentar a capacidade de medição. Do contrário, sua empresa não conseguirá compreender se os resultados estão sendo alcançados de maneira satisfatória.

 

Para garantir que a meta elaborada seja mensurável, se faça as seguintes perguntas:

?Qual é o prazo estipulado para o alcance de determinada meta?

?Qual resultado a minha empresa alcançará com ela?

 

Com base nisso, se sua organização construiu uma meta sem possibilidade de mensuração, é recomendado descartá-la e, na sequência, construir outra bem estruturada e com objetivo claro.

Attainable

A terceira palavra das metas SMART evidencia o conceito de “atingível”. Afinal, de que adiantaria construí-la se é impossível de ser atingida?

 

É extremamente importante definir ações claras e viáveis. Essa definição ajudará a estimular a equipe. Pode parecer uma questão simples, mas acredite: muitas empresas se perdem nesse processo.

 

Para não cair nessa armadilha, experimente fazer uma análise detalhada do seu negócio. Com base nisso, avalie todos os pontos fracos e fortes presentes no seu empreendimento.

 

Inclua nessa análise o setor financeiro e a estrutura da sua empresa. Além disso, estude as estratégias que já foram realizadas no passado.

 

Desse modo, será possível perceber se os objetivos traçados apresentam realmente a possibilidade de alcance.

 

Tenha sempre em mente que colocar em prática ações para atingir metas inatingíveis consiste em um desperdício de tempo e dinheiro. Esse erro será responsável por tirar o foco de todos os colaboradores, contribuindo para o fracasso das ações.

 

Assim, antes de construir uma meta, analise todas as questões que envolvem a sua funcionalidade e retorno.

Relevant

Em português, a palavra relevant quer dizer “relevante”. É justamente o conceito de relevância que a sigla “R” das metas SMART almeja passar.

 

Dessa forma, todas as questões que envolvem a empresa precisam apresentar relevância, incluindo os objetivos e os colaboradores. Vale ressaltar que o nível de relevância de uma meta também poderá indicar o grau de engajamento da equipe. Ou seja, quanto mais relevante for uma meta, mais empenho será demonstrado.

 

Uma meta que não tem a capacidade de impactar o seu negócio, provavelmente, não será tomada como prioridade.

 

Para criar uma meta relevante é fundamental analisar algumas questões que envolvem a empresa, incluindo os gastos, o número de clientes e o volume de faturamento.

 

Uma análise aprofundada se torna importante. Afinal, uma meta que apresenta um grande nível de relevância proporcionará um alto impacto em diversos indicadores da sua empresa.

Time based

O termo time based significa “temporal”. Isso quer dizer que todas as metas elaboradas precisam apresentar um prazo estipulado.

 

A definição de um cronograma é fundamental quando se trata de uma ação que impactará os resultados de um negócio. Diante de um calendário bem estruturado, as chances de adiamento ou cancelamento são remotas.

 

Se a sua empresa não determina um prazo para a realização das metas, os resultados poderão ocorrer no período de dez dias, dez meses ou dez anos.

 

É claro que a sua empresa não quer esperar uma infinidade de tempo para concretizar os objetivos, certo? Então estabeleça um prazo!

Foto de uma mesa com um notebook e um calendário de papel, e uma mão marcando algumas datas com alfinetes.

Como as metas SMART auxiliam a produtividade?

Imagine que um grupo de funcionários de uma empresa recebeu a tarefa de divulgar uma nova linha de produtos. No entanto, os colaboradores não sabem quais são os veículos de divulgação mais indicados, nem o tempo necessário para a obtenção dos resultados satisfatórios. Com base nisso, é possível perceber que a equipe se mostra sem norte para a realização das atividades de divulgação dos produtos.

 

É justamente nesse momento que as metas SMART entram em cena, pois a construção dos objetivos consiste em uma maneira de ajudar os profissionais a identificarem os recursos e os procedimentos que devem ser utilizados.

 

Atualmente, o cenário digital se mostra completamente competitivo e demanda a elaboração de metas cada vez mais eficientes e objetivas. Por isso, é necessário buscar novos objetivos, mantendo o foco nos processos de melhoria.

 

Pode-se dizer que as metas SMART ajudam a direcionar as estratégias que serão implantadas no seu negócio. Os gestores elaboram um objetivo a ser alcançado e, em seguida, avaliam as ações que conduzirão a empresa aos resultados esperados.

 

Na busca pelo crescimento, diversos caminhos podem ser seguidos. De forma geral, todos eles tendem a apresentar dificuldades e oportunidades. Portanto, é fundamental estudá-los no intuito de identificar as melhores práticas e procedimentos que devem ser utilizados para percorrê-los.

 

É fundamental definir as alternativas mais eficientes a serem praticadas pela sua empresa. Também é importante descobrir os procedimentos que demandam menor investimento, bem como as práticas que permitem um retorno mais rápido e satisfatório.

 

Por meio dessa análise será possível estruturar um planejamento eficiente, com base em dados e informações consistentes para realizar uma boa tomada de decisão.

 

Porém, para o planejamento ser firme, é necessário elaborar metas inteligentes capazes de direcionar os colaboradores aos resultados esperados.

 

Nesse aspecto, torna-se essencial saber utilizar as metas SMART a favor do seu empreendimento.

Quadrado de madeira, como se fosse uma caixa de seleção, e um "check" em verde dentro do quadrado, ambos apoiados em uma superfície.

Etapas fundamentais para aplicar as metas com inteligência

Depois de compreender a importância das metas SMART, é a hora de colocá-las em prática.

 

Geralmente, essas metas utilizam diversas perguntas para auxiliar o processo de concretização dos objetivos. Dessa forma, cada etapa apresentada vai corresponder a uma característica específica.

 

Para facilitar o seu trabalho, é recomendado construir uma planilha contendo as perguntas e as respostas.

 

Para melhorar sua compreensão, separamos as seguintes etapas para a aplicação das metas SMART:

1. Defina a meta

Primeiramente, é necessário compreender com exatidão os objetivos que a sua empresa almeja alcançar.

 

Por isso, as metas precisam ser muito bem pensadas. Afinal, elas serão o fio condutor das diversas estratégias de planejamento a serem utilizadas no seu negócio.

 

Por esse motivo, é muito importante definir as metas de forma consciente. Para fazer isso, procure as respostas para as seguintes perguntas:

 

▸O que o meu empreendimento deseja obter com essa meta?

▸Qual importância ela apresenta para o meu negócio?

▸De que modo essa meta será realizada?

▸Quais recursos e procedimentos o meu empreendimento utilizará para alcançá-la?

2. Mensure a meta

Também é extremamente importante definir todos os indicadores que determinam o alcance das metas SMART.

 

A mensuração é o principal recurso capaz de assegurar o sucesso ou os possíveis ajustes que precisarão ser feitos nas próximas campanhas da sua empresa.

 

Para compreender melhor os indicadores, se faça as seguintes perguntas:

◈Quais são os resultados que a minha empresa deseja alcançar?

◈De que maneira esse alcance será medido?

◈Por meio de quais recursos a minha empresa conseguirá compreender se as metas foram alcançadas?

3. Identifique a viabilidade das metas

Nessa etapa, é importante fazer a validação das metas SMART. Por isso, descarte todos os objetivos que não fornecem parâmetros para serem alcançados.

 

Identifique os recursos que serão necessários para atingir as metas. Para isso, procure compreender algumas questões:

 

▪ A meta fornece a possibilidade de ser alcançada?

▪ Você e seus colaboradores acreditam que ela obterá sucesso?

▪ A sua empresa tem estrutura para conquistá-la?

4. Determine o nível de importância

Esse momento é fundamental para compreender e identificar a importância das metas SMART.

 

Entenda quais são as motivações que a sua empresa tem para alcançá-las. Para isso, procure encontrar as respostas para algumas perguntas:

 

◉Essa meta deve ser encarada como uma prioridade para o meu negócio?

◉Qual será o impacto que ela causará no empreendimento?

◉Como você e os seus funcionários se sentirão após conquistá-la?

◉Por qual razão essa meta deve ser alcançada?

5. Estipule um prazo para o alcance das metas

Finalmente, a última etapa das metas SMART demanda a definição de um prazo para o cumprimento dos objetivos.

 

Lembre-se que é muito importante estipular um tempo para a concretização dos objetivos. Com base nisso, busque as respostas para essas perguntas:

 

?Quanto tempo a minha empresa precisa esperar para o cumprimento dessas metas SMART?

?As metas podem ser cumpridas no período estipulado?

?O prazo determinado é realista?

 

Elaborar metas SMARTs é uma etapa fundamental para o crescimento saudável da sua empresa. No entanto, elas precisam ser estruturadas com base em estratégias sólidas e eficientes para que os resultados sejam satisfatórios.

 

Essas metas são ferramentas fundamentais para organizar todas as ações na busca pelas melhores soluções. Com base na elaboração de metas realistas e relevantes, a sua empresa conseguirá esboçar um cronograma eficiente de tarefas.

 

Além disso, será possível gerenciar as ações essenciais para alcançar os objetivos traçados e esperados. Dessa forma, é possível compreender que a construção das metas inteligentes consiste no primeiro passo para a expansão do seu negócio.

Mulher sentada em uma poltrona, olhando para uma parede onde estão desenhadas três caixas de seleção, todas com um sinal de "check".

Metas SMART: como definir?

Alguns procedimentos podem ser utilizados para ajudar a definir as metas SMART. No entanto, alguns gestores pecam ao não dar a devida importância para essa etapa fundamental. Dessa forma, acabam se perdendo em meio a estratégias que carecem de resultados promissores.

 

Considere que nenhuma etapa deve acontecer sem ter o respaldo de um planejamento sólido e estruturado. Por esse motivo, é muito importante elaborar uma estratégia detalhada. Afinal, os objetivos precisam ser muito bem estudos e analisados.

 

Então, para definir as metas de forma inteligente, é possível utilizar alguns procedimentos. Veja a seguir!

Ⓐ Tenha certeza sobre a relevância do seu objetivo

A essa altura, você já sabe que a relevância é um quesito que faz parte das metas SMART. Por isso, tenha certeza de que a meta elaborada pela sua empresa atenderá as necessidades do seu negócio. É fundamental lembrar que todos os objetivos traçados devem apresentar total relação com a missão, os valores e a visão da sua empresa. Dessa forma, será possível zelar pelo sucesso e pelo bom posicionamento da sua marca em meio a um mercado fortemente disputado.

Ⓑ Os objetivos não podem entrar em contradição

Os gestores devem se esforçar para eliminar todas as ideias contraditórias e incertas. Com base nisso, quando uma meta se sobrepõe em relação a outra, a sua empresa poderá cair em uma grande armadilha. De fato, as contradições tendem a indicar a falta de coerência e a presença de um possível erro. As ideias contraditórias podem colocar em risco todo o trabalho realizado até o momento, impactando diretamente a busca por objetivos consistentes. Por isso, se esforce para estabelecer metas que dialoguem entre si de maneira eficiente e tome muito cuidado para não tropeçar nesse processo.

Ⓒ Defina objetivos em todos os setores da sua vida

É recomendado definir objetivos em todos os aspectos da sua vida. Isso inclui profissão, finanças, família e saúde, bem como o equilíbrio mental e social. Com base nisso, é muito importante criar metas consistentes para todos os setores presentes no seu dia a dia. Essa construção proporcionará uma vida mais equilibrada em todas as áreas do seu cotidiano.

 

À medida que você começar a analisar e transformar determinadas atitudes rotineiras, automaticamente serão eliminados alguns hábitos pessoais capazes de prejudicar o crescimento do seu negócio. Essa postura pode agregar um grande valor ao seu empreendimento. Portanto, exercite a capacidade de identificar possíveis questões pessoais que possam estar tirando o foco dos objetivos traçados pela sua empresa.

 

Após identificar essas situações, se esforce para abandoná-las. Essa atitude pode representar um grande diferencial para o seu negócio.

Ⓓ Trace a sua meta com base em um pensamento positivo

Um dos motivos pelo qual é fundamental traçar e analisar as suas metas consiste no conjunto de instruções que será traçado no seu subconsciente. Quanto maior for o volume de instruções positivas transmitidas para a sua mente, mais positivos serão os resultados alcançados pela sua empresa. Por que motivo? O ser humano tende a praticar com mais empenho as ações que a mente entende como positivas e prazerosas, mesmo que o processo ocorra de forma inconsciente.

 

Geralmente, as situações que são vistas como perigosas ou inalcançáveis são facilmente descartadas, pois o subconsciente não encontra motivações para praticá-las. Pode parecer banal, mas é muito importante a construção de um pensamento positivo acerca das suas metas. Portanto, acredite de verdade no alcance de cada uma delas e trabalhe o seu mental na superação de todos os obstáculos.

 

Essa perseverança construirá uma forte determinação. Vale lembrar que as pessoas determinadas têm nas mãos a chave do sucesso!

Ⓔ Não trace uma meta pela metade

Tenha em mente que todas as metas devem ser completas. Então, analise os aspectos que demandam a elaboração dos objetivos para que a possibilidade de alcance não fique pela metade. Quanto mais precisa e consistente for a sua meta, maiores serão as chances de atender a todas as necessidades da empresa. Analise a possibilidade da construção de metas complementares. Ao mesmo tempo, tome cuidado para não traçar múltiplos objetivos e se perder no meio do caminho.

Ⓕ Defina metas que apresentem soluções eficientes

As metas devem ser baseadas em necessidades que a sua empresa almeja solucionar. Por esse motivo, elas tendem a apresentar soluções eficientes para o seu negócio. Suponhamos que a sua empresa tem a necessidade de aumentar a quantidade de vendas. Com base nisso, a meta consiste em ampliar o número de clientes no intuito de conquistar maiores volumes de conversão. Logo, o aumento da conversão será a solução para a necessidade apresentada pela sua empresa.

 

Por esse motivo, é fundamental levantar um estudo minucioso sobre todos os aspectos da sua organização, identificando, assim, as possíveis soluções para o desenvolvimento das melhores metas.

Ⓖ Seja persistente

É comum que as metas SMART não sejam facilmente alcançadas. Geralmente, além dos esforços internos, elas também dependem dos fatores externos. Esses fatores não podem ser controlados pelos gestores, tais como o movimento de mercado, inflação, entre outros eventos que podem impactar diretamente as atividades da sua empresa.

 

Um grande exemplo de fatores externos consiste na pandemia do Coronavírus, responsável por causar um grande impacto na economia mundial. De fato, muitas empresas foram atingidas por essa casuística e diversas metas não foram alcançadas. Mas isso não deve ser motivo de desistência. Afinal, muitos gestores se reinventaram na descoberta de novos caminhos e possibilidades.

 

As metas SMART são inteligentes e possibilitam a prática de reajustes diante das dificuldades apresentadas pelos fatores externos. Se não deu certo, tente outra vez! Analise as métricas para compreender o motivo do insucesso. Após isso, estude o cenário e trace novos objetivos. Nesse momento, além de analisar as dificuldades, investigue as possibilidades de mercado. Tente descobrir uma carência apresentada pela sua concorrência e experimente supri-la.

 

Por exemplo, imagine que a sua empresa atue na produção de salgados e tem uma forte concorrência na região onde está inserida. No entanto, esses concorrentes vendem apenas os sabores tradicionais e habituas de serem encontrados em todos os lugares. Uma dica consiste na produção de salgados veganos. Não é pequeno o número de pessoas que está abandonando o consumo de carne e alega dificuldades de encontrar produtos naturais. Essa carência de mercado pode ser uma grande oportunidade para a sua empresa se tornar referência no assunto. Pense nisso!

Colegas de trabalho em uma roda, unido as mãos ao centro e comemorando.

Dicas para obter bons resultados

Agora que você já conhece os benefícios proporcionados pelas metas SMART, veja algumas dicas de como aplicá-las!

➊ Apresente as metas SMART aos colaboradores

Na etapa inicial do projeto, apresente as metas SMART para todos os colaboradores envolvidos nas atividades. Essas metas devem possuir a capacidade de orientar toda a equipe durante a elaboração das tarefas. Lembre-se que os objetivos devem ser claros e consistentes, de modo a não deixar dúvidas no processo de execução e mensuração.

➋ Monitore o desempenho das atividades

É essencial que o desempenho das atividades seja monitorado. Dessa forma, será possível compreender a performance das ações em tempo real. Não deixe para realizar a análise apenas no fim do prazo da campanha. Isso pode representar perda de esforços e recursos.

 

Lembre-se que a análise constante proporciona a possibilidade de alteração imediata em ações que não estão apresentando sucesso. Com base nisso, quanto mais rápido um problema for identificado, mas rápido também será o processo de tomada de decisão.

➌ Estimule o engajamento da equipe

Não é novidade que o sucesso de uma meta depende do esforço de todos os profissionais envolvidos. Por esse motivo, na hora de construir as metas SMART, delegue responsabilidades para os diferentes colaboradores. Faça-os compreenderem que o sucesso da campanha também dependerá das atividades desempenhas por toda a equipe. Essa compreensão aumentará a capacidade de engajamento, tendo em vista que o sucesso será compartilhado.

➍ Mostre os resultados

No momento em que a meta for alcançada pela sua empresa, apresente os resultados para a equipe. Além disso, valorize os esforços realizados por todos os profissionais e permita que eles sintam a satisfação por essa conquista. Essa atitude é essencial para estimular a motivação na busca por novos resultados capazes de superar todas as expectativas do se empreendimento.

 

Viu como as metas SMART podem ajudar no crescimento do seu negócio? Então, não demore a colocá-las em prática! Elas podem ser um grande diferencial na busca pelo sucesso.