Ter um diferencial competitivo é a chave para o sucesso.

Reconhecer a importância de se destacar no mercado é o primeiro passo para se diferenciar da concorrência

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Publicado em 17/05/2019 | Atualizado em 03/07/2020

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Peixe saltando de um aquário cheio de peixes para outro sem peixe

As empresas com diferenciais claros tendem a crescer mais do que outras e conseguem se perpetuar como pioneiras no mercado. 

Essencial para quem quer se destacar no ramo de atuação, o diferencial competitivo é a chave mestra que faz os clientes passarem a  ter uma predileção pela empresa,  são atributos que fazem ela ser única e superior aos seus concorrentes. 

Esse diferencial não diz respeito apenas às competências técnicas. Grande parte das empresas estão no mercado para sanar problemas e é preciso ter uma visão sistêmica do negócio.  As empresas com diferenciais claros tendem a crescer mais do que outras e conseguem se perpetuar como pioneiras no mercado. 

Para fazer uma análise e saber se a sua empresa tem ou não um diferencial competitivo, se questione:  o que o seu negócio tem que o difere da concorrência e ainda gera um valor agregado para os clientes? 

Além disso, o  diferencial competitivo só é reconhecido quando existe resposta dos consumidores  e, para que isso aconteça, além do alinhamento completo entre os setores da empresa, é preciso que se tenha um plano de comunicação de qualidade. Ele é importante para divulgar essas características que tornam o negócio sustentável, a fim de fidelizar, atrair mais clientes e fortalecer as ações. 

Para desenvolver um diferencial competitivo é preciso ter em mente que ações comuns, como preço mais baixo ou atendimento personalizado. São as razões que estão por trás desses facilitadores que podem transformar o seu negócio e fazer com que tenha um pioneirismo e vantagem com os clientes. É importante que o seu diferencial seja claro, difícil de ser copiado pelos concorrentes e se sustente com perenidade. 

Estudar a concorrência é um passo essencial para que sua empresa desenvolva diferenciais competitivos com sucesso, a partir de planos e metas consistentes.   

É importante também estar antenado às tendências de mercado e como as novidades e inovações podem agregar valor ao seu negócio. Um dos diferenciais mais difíceis de ser construído, e também um dos mais difíceis de ser superado, é o valor intangível associado à empresa. 

A experiência do cliente é um dos fatores decisivos na fidelização à marca ou produto.

Você vai encontrar aqui

Como criar vantagem competitiva?
Por que as empresas devem procurar se diferenciar?
Como descobrir e implementar o meu diferencial competitivo?
Quais as características para uma empresa ser diferenciada competitivamente falando?
O que eu preciso saber sobre diferencial competitivo para me destacar dos meus concorrentes?
Como tornar minha empresa insubstituível pela concorrência?
Como criar espaços inexplorados?
Como criar e capturar uma nova demanda?
Como ganhar a fidelidade do cliente?
Quais erros que devem ser evitados na busca por um diferencial?

Como criar vantagem competitiva?

Criar uma vantagem competitiva é fundamental para alavancar as vendas do negócio e provocar um crescimento exponencial. A vantagem está ligada a necessidade do desenvolvimento de atributos que se convertam em melhores condições de competir no seu mercado de atuação. 

Essas vantagens podem ser concretizadas através de ações simples, mas que façam parte de um plano estratégico macro, que fortaleça a imagem da empresa diante das partes interessadas no negócio. 

É preciso que sejam traçadas metas e estratégias para alcançar a diferenciação entre os demais e, assim, trazer vantagens claras que efetivem sua marca e no imaginário do cliente. Alguns pontos são estratégicos para fortalecer as ações que buscam a vantagem competitiva: 

Gere  valor para o cliente, ele precisa de uma entrega que supere as expectativas que colocou no seu produto ou serviço; 

Tente ao máximo ser insubstituível e ter ideias difíceis de serem copiadas;

Seja perene e sustentável, busque ter um discurso forte e alinhado, que se sustente como ação; 

Mantenha o controle das suas competências principais;

Possua sempre uma qualidade de excelência na entrega de processos macros e micros.

Por que as empresas devem procurar se diferenciar?

O grande retorno para empresas que procuram se diferenciar é o alcance do prestígio e reconhecimento do mercado sobre o seu negócio. 

A credibilidade agregada ao reconhecimento é capaz, também, de fidelizar a clientela e torná-los propagadores espontâneos da marca. Como consequência dessas ações é possível conquistar novos clientes e posicionar a marca com autoridade no ramo.

Quem procura se diferenciar se destaca e atrai mais clientes, além de aumentar a sua  participação de mercado e estabelecer uma posição de referência e preferência entre os consumidores.

Exemplos de empresas que se diferenciam em seus ramos:

Apple:
o empenho na experiência do usuário junto ao pioneirismo tecnológico da empresa fazem com que seja uma das grandes referências do mercado. O foco da marca é o cliente e toda a experiência que o consumidor vive  com os produtos da empresa.

Target:
através da utilização de softwares de análise de dados a empresa norte-americana conseguiu alavancar a suas vendas, principalmente com o segmento de gestantes. Um mapeamento de dados identificou hábitos de compras dos consumidores e a empresa foi capaz de reverter em venda. 

Cirque du Soleil:
a companhia de espetáculo circense criou um novo conceito dessa arte e tirou esse setor da decadência. Despertou no público a curiosidade e a fidelidade às apresentações através da inovação. 

Como descobrir e implementar o meu diferencial competitivo?

Para descobrir o diferencial competitivo da sua empresa é preciso que, em primeiro lugar, você conheça o  negócio, os clientes e a concorrência. É preciso estar por dentro do mercado de atuação para que se possa traçar estratégias e implementar o seu diferencial competitivo. 

É fundamental que se invista em inovação, pois ela traz benefícios tanto para o novo negócio como para processos que já existem e que precisam tomar nova forma. Fazer a diferença e incentivar a equipe para ter um pensamento inovador faz parte de uma empresa com diferencial competitivo.

Outro quesito que faz parte da implementação de um diferencial na empresa é a experiência do consumidor. O valor não tangível que está agregado a um produto ou serviço. Esse valor diz respeito a ações da empresa que não estão diretamente ligada ao dinheiro, mas que agregam benefícios às entregas e aos clientes.

A criação de um time de excelência e motivado em alavancar o negócio faz parte da busca pelo pioneirismo. Uma boa cultura de gestão, alinhada ao  incentivo a desafios e resultados, pode ser um grande multiplicador de propagação do negócio. 

Divulgar as ações do seu negócio e ter um bom plano de marketing alinhando as ações e trazendo a cultura da honestidade, faz com que a sua empresa seja bem vista no mercado e crie laços com os consumidores.

Uma grande ferramenta para fortalecer o seu plano de marketing é a internet. Com ela é preciso que cada vez mais as marcas reconheçam a importância de um relacionamento verdadeiro e transparente com o seus clientes  e alinhem o comportamento do online com o que é executado no offline, não existe mais diferenciação entre os dois meios.

Quais as características para uma empresa ser 
diferenciada competitivamente falando?

Tenha um design diferenciado. 
O design ganha cada vez mais destaque, se tornando um elemento primordial na construção da empresa. É ele que apresenta a marca ao mercado e é a primeira porta de entrada para o consumidor. Vai além da construção do logotipo e está ligado a experiência do cliente, a conexão emocional que o seu público cria com o seu negócio; 

 

Busque um excelente relacionamento com o cliente.
Empresas que excedem a expectativa do consumidor alcançam mais facilmente a satisfação e a fidelização do público. Um cliente altamente satisfeito torna-se um porta-voz fiel do seu produto ou serviço; 

 

Utilize a tecnologia e inovação ao seu favor. 
Empresas que buscam melhorar os processos internos, e estão abertas a inovação, tendem a se diferenciar da concorrência. Usar softwares e implementar tecnologias benéficas ao trabalho otimizam o tempo, o esforço e geram resultados mais concretos para o negócio; 

 

Mantenha uma equipe com autonomia.
Uma equipe motivada e engajada em trazer resultados é extremamente importante. São eles que são os grandes representantes do produto ou serviço em primeiro plano. 

 

Trace estratégia de marketing.
É necessário que saiba onde você quer chegar. A comunicação é uma das suas maiores aliadas na conquista dos objetivos. Crie uma identidade para sua marca que conquiste o seu consumidor e faça com que sejam criadas conexões verdadeiras.


 

O que eu preciso saber sobre diferencial competitivo 
para me destacar dos meus concorrentes?

Conhecer o propósito do seu negócio já o faz sair na frente

Reconhecer a importância de se destacar no mercado é o primeiro passo para se diferenciar da concorrência. Isso não significa fazer o processo pensando apenas nos fins, mas trazer o propósito para os meios e pensar nas etapas como um todo. 

Conhecer o propósito do seu negócio já o faz sair na frente. É preciso desapegar-se da venda a qualquer custo e ter um olhar mais analítico para o serviço ou produto que sua empresa  oferta ao mercado. 

Para se diferenciar da concorrência é fundamental que tenha consciência que maior do que a lucratividade, que vem como consequência do pioneirismo, é conquistar o consumidor com seu atendimento de excelência e com o propósito que a sua marca carrega. A razão pela qual ela existe gera sentimento no consumidor e faz ele criar empatia pelo negócio. 

O que uma empresa faz, os valores que ela carrega e a forma com que ela executa os seus processos, precisam estar conectados a um propósito maior, alcançando pessoas que compartilhem do mesmo sentimento, ampliando a conexão com a marca.

Como tornar minha empresa insubstituível pela concorrência?

O primeiro passo para
ser insubstituível é saber como está sua imagem e a dos seus concorrentes perante o mercado e os consumidores.

O primeiro passo para ser insubstituível é saber como está a sua imagem e a dos seus concorrentes perante o mercado e os consumidores. Através de pesquisas de mercado você consegue resultados verídicos sobre o seu posicionamento e sobre a sua concorrência. 

É importante também estar sempre atento às atualizações e inovações que o setor oferece. O diferencial competitivo não é uma característica que fica para sempre. Empresas e negócios estão em constante evolução para chegar à maturidade. Maturidade essa que simboliza a experiência de mercado mas, como ele é volátil, não pode ser confundida com um patamar de estagnação.

É preciso sempre instigar a equipe de funcionários para que eles se sintam parte do negócio e assim tenham motivação para trazer ideias que gerem transformações e inovações. A criatividade é um dos principais atributos de diferenciação entre os  empreendedores. Não se acomode quando chegar no topo, esteja sempre alerta e em busca de melhorias. 

Tenha conhecimento da sua margem de lucro, ela é a responsável por você conseguir praticar descontos e diminuir o preço dos produtos quando necessário. É fundamental que você consiga identificar as lacunas do mercado e consiga entregar uma variação de produtos e serviços. 

Além disso, a qualidade tem que ser a sua maior aliada. Um dos fatores que mais faz diferença no seu pioneirismo de mercado é o que você entrega e como você entrega.

Foque na experiência completa do seu cliente quando ele contratar o seu negócio ou utilizar o seu produto. Ele é o seu principal porta-voz de mídia espontânea. O caminho da relevância, franqueza e autenticidade será sempre bem visto e, assim, ainda vai cativar a empatia de novos clientes.

Como criar espaços inexplorados?

Uma metodologia assertiva para criação de espaços inexplorados é a chamada estratégia do Oceano Azul. Na teoria o movimento estratégico não se restringe a empresa ou setor. Ele está em um conjunto de decisões e ações que resultam em produtos e serviços relevantes e capazes de criar novos mercados. 

O Oceano Azul nada mais é do que o mercado inexplorado. O mercado tradicional, na teoria, é metaforizado como o oceano vermelho, local onde as empresas competem por espaços no mercado de forma descontrolada e sangrenta. 

As estratégias principais do Oceano Azul são:

Estar atento a espaços de mercado inexplorados e aproveitar essas oportunidades;


Tornar a concorrência irrelevante, o que se difere de vencer os concorrentes. Eles passam a ser meros participantes do mercado, mas o seu foco está no seu serviço ou produto, e não na competição;


Criar e capturar nova demanda;


Romper com o trade-off valor-custo;


Aceitar que as fronteiras de mercado e a estrutura de setor não são imutáveis e podem ser reconstruídas. 

O Cirque du Soleil é um bom exemplo de empresa que se encaixa na teoria do Oceano Azul. A companhia circense inovou na forma de criar espetáculos, encontrou o seu espaço no mercado e tornou-se referência no meio artístico. Não importa o preço do espetáculo, as pessoas têm curiosidade e anseio por assistí-lo. Criou-se um valor intangível. Além disso, da forma que é feito, ele tem menores custos fixos do que circos tradicionais. 

Como criar e capturar uma nova demanda?

A captação de novas demandas, com a internet, está, na maioria das vezes, relacionada ao marketing digital. Nesse conceito se aborda muito a captação e geração de novas demandas.

Através do conceito da “Pirâmide do Consumidor (Stadium Pitch)”, criado por Chet Holmes no livro "A Máquina Definitiva de Vendas", é possível identificar padrões de consumo no mercado. 

Segundo o autor, para uma mesma oferta é possível ter várias categorias de consumidores divididos segundo graus de interesse. Com esses dados é possível construir estratégias de abordagem desses clientes que estão em diferentes estágios de efetivação da compra. 

Independente do seu produto ou serviço, o marketing digital e o seu funil de vendas conseguem trabalhar o consumidor em todos os estágios de compra. Dessa forma, é um aliado imprescindível para geração e captação de demandas para o seu negócio.

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Como ganhar a fidelidade do cliente?

"A grande estratégia
de fidelização
está na comunicação
do seu negócio. "

A fidelidade dos clientes está fortemente ligada à experiência que eles têm com a empresa.  As pessoas estão exigindo das corporações posturas cada vez mais autênticas e verdadeiras, o que, se feito de maneira correta, cria conexões e proximidade entre o consumidor e a marca. 

A grande estratégia de fidelização está na comunicação do seu negócio, em como ele é posicionado no mercado. Quanto mais fidedigno ele for ao que ele propaga, maior chance dele criar porta-vozes que propagam espontaneamente a sua causa. 

Porta-vozes esses que são fiéis ao seu propósito e, por consequência, atraem novos clientes através de uma relação de confiança. 

As conexões entre marcas e consumidores são feitas a partir da autenticidade e verdade. Revolucione o seu negócio. As marcas mais importantes do mundo, através de inúmeras estratégias,  transmitem sentimentos e constroem uma relação de troca com o consumidor. Fazem isso porque identificam algo que desejam mudar e os consumidores se identificam com essas causas.

Quais erros devem ser evitados na busca por um diferencial?

A diferenciação é um caminho que está como meta da maioria das empresas que buscam êxito no seu setor, mas essa trilha pode ser feita com base em estratégias equivocadas. Evite seguir por essa trajetória.


Dentre os erros mais comuns que precisam ser evitados por empreendedores, estão: 

A imposição da marca.
Não imponha o seu negócio, instrua o público-alvo para que ele opte pelo seu produto ou serviço, construa uma relação de troca e confiança com ele. Mostre que está interessado no que ele precisa;

Diminuição do preço.
Como foi colocado anteriormente, a diminuição do valor do produto é algo facilmente alcançado pela concorrência. Una os seus esforços para aumentar a qualidade do seu serviço.
O seu diferencial é a sua entrega, o que fideliza o consumidor; 

Foco exclusivo em clientes novos.
O grande porta-voz da sua marca é o seu cliente da casa, aquele que está fidelizado e que propaga o seu negócio de forma espontânea.

O diferencial competitivo está muito ligado a qualidade do serviço que você oferta. Cada vez mais as relações entre marcas e consumidores são conectadas pela verdade e a particularidade do que você entrega. Pense sempre no que é intangível para a sua concorrência e incentive a inovação no negócio. Fortaleça a sua equipe e foque sempre no que você pode trazer de novo ou que problema você pode solucionar de forma criativa.  Quando chegar a esse patamar, não se acomode, a constante busca por resultados é que trazem melhorias significativas para sua empresa e para sociedade, isso  já é um diferencial a se desejar.

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