Qual a importância do Diagnóstico Empresarial para a sua empresa?

Entenda como utilizar esta ferramenta para a melhoria da gestão de sua empresa

Avaliação
4.2

Publicado em 25/08/2020 | Atualizado em 01/05/2023

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Pessoas em reunião no escritório

Assim como as pessoas fazem check-ups periódicos, uma empresa deve avaliar sua 'saúde empresarial' de tempos em tempos. O diagnóstico é uma ferramenta que ajuda a evidenciar problemas e oportunidades, fornecendo ao gestor dados estratégicos e análises aprofundadas que auxiliam na tomada de decisões tornando a empresa mais segura e eficiente e mais apta a enfrentar a concorrência no mercado.

Aspectos como vendas, estoque, estratégias de marketing, custos, posicionamento de mercado e situação financeira são avaliados para dar um diagnóstico geral da empresa que ajuda o gestor a conhecer melhor o negócio e possibilita direcionar esforços para setores que são mais importantes, avaliar problemas e a evolução da empresa ao longo do tempo e propor soluções para o que de fato ameace a saúde da empresa. A historicidade dos diagnósticos ao longo do tempo ainda possibilita analisar a eficiência das estratégias de gestão.

Elaborar perguntas sobre as diversas áreas, respondê-las com imparcialidade, extrair os dados em gráficos, planilhas e relatórios e analisar os resultados obtidos constituem o diagnóstico empresarial.

Uma consultoria externa auxilia nesse processo e ainda garante uma maior imparcialidade dos resultados obtidos. De posse desses dados, é possível otimizar a empresa e traçar planos estratégico para o futuro.

A empresa pode optar por um apanhado geral da situação operacional ou analisar áreas específicas:

1️⃣ Geral - Amplo, todos os aspectos da empresa;

2️⃣ Vendas - Queda nas vendas, preços dos produtos, margem de lucro;

3️⃣ Financeiro - Problemas financeiros e Fiscais;

4️⃣ Produtos - Qualidade de produtos e serviços ofertados.

QUAIS OS GANHOS PARA MINHA EMPRESA AO FAZER UM DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL?

Toda empresa deseja alcançar bons resultados de maneira duradoura e sustentável. Entretanto, por vezes, esses resultados não são alcançados e os motivos podem não ser tão claros e de fácil detecção. Realizar avaliações internas e frente ao mercado pode ser o diferencial que uma empresa precisa para se manter competitiva e crescer ao longo dos anos.

As vantagens da utilização do diagnóstico empresarial são muitas:

? Análise do desempenho da empresa ao longo dos anos;

? Ampliam o conhecimento dos gestores sobre a empresa;

? Entendimento sobre as áreas importantes;

? Perceber o grau de maturidade da empresa;

? Detecção de problemas estruturais e de gestão;

? Identificar pontos fortes e fracos;

? Identificar onde estão os erros;

? Evitar ações frustradas;

? Traçar um plano estratégico;

? Permite organizar a empresa;

? Tomada de decisão mais eficiente;

? Melhoria de resultados financeiros.

Para as empresas em estágio inicial, um bom diagnóstico empresarial pode ser uma poderosa ferramenta para conhecer os indicadores e ajudar o gestor a ter um bom domínio sobre as atividades do empreendimento, auxiliando no estabelecimento do mesmo no mercado e ajudar a percepção da expectativa x realidade do momento atual da empresa.

O estabelecimento e alcance de metas e indicadores para a empresa são diretamente influenciados por um diagnóstico empresarial eficientes. Estabelecer metas mínimas e máximas para as diversas áreas e comparar com os dados oriundos da análise geram uma visão clara das áreas mais e menos eficientes e onde concentrar esforços.

Um sistema de pontuação baseado em critérios preestabelecidos no diagnóstico pode ser usado para uma análise mais objetiva, mesmo que uma empresa venha apresentando bons resultados e crescimento. 

Manter resultados, ampliar o crescimento, fazer ajustes contínuos para se adequar a novas realidades e até mesmo possibilidade de expansão dos negócios em novas áreas são alguns dos benefícios que uma empresa saudável pode usufruir com diagnósticos constantes. 

Assim como com as pessoas, a manutenção da saúde de uma empresa deve ser contínua.

O QUE É AVALIADO EM UM DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL?

Diversas áreas da empresa são cruciais para o bom funcionamento e resultados positivos. Muitas vezes, os gestores focam na atividade fim e negligenciam outros setores, que afetam diretamente os resultados do negócio.

Cada empresa possui características próprias, mas, de maneira geral, alguns itens devem ser observados em todo negócio, estes podem ser divididos em 4 áreas abrangentes e subitens dentro de cada área:

?? Financeira

Controle Financeiro

Planejamento Financeiro

Custos Operacionais

Margem de Lucro

?? Marketing

Plano de Marketing

Mídias online/offline

Relação com clientes/Consumidores

Saúde da Marca

?? Recursos Humanos

Recrutamento

Treinamento e capacitação

Motivação

Avaliação de Desempenho

?? Operação

Processos

Logística

Tecnologia da Informação

Cada área possui questionamentos próprios:

?? Área Financeira

Possui registro de todas as movimentações financeiras?

As ferramentas de gestão financeiras são adequadas ao negócio?

Existe planejamento financeiro e fiscal futuros?

?? Área De Marketing

Os investimentos em marketing são planejados?

Há mensuração do resultado das estratégias de marketing?

Pesquisa de satisfação com os clientes periódicas?

?? Área de Informática

Os sistemas informatizados são eficientes e adequados ao negócio?

Os sistemas retornam dados e indicadores para análise?

A segurança de informações estratégicas é eficiente?

?? Recursos Humanos

Os critérios de seleção são claros e objetivos?

Existe um programa de treinamento e reciclagem de colaboradores?

Critérios para medição da produtividade dos colaboradores?

De posse dessas respostas, gráficos e relatórios são elaborados para a análise da situação operacional da empresa e o gestor possui dados confiáveis para direcionar os esforços empresariais.

QUANDO FAZER UM DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL?

Ao longo da vida da empresa, muitos fatores podem influenciar seus resultados e alcance de metas. Muitas vezes externos, como crises econômicas, mas também problemas internos causam impactos no desempenho de muitos setores da estrutura organizacional empresarial. Ao perceber que algo não anda bem na saúde empresarial, um bom diagnóstico pode ser crucial para a sobrevivência do negócio.

Alguns fatores que podem indicar a necessidade de análise aprofundada da empresa:

1️⃣ Faturamento alto, mas baixa margem de lucro

2️⃣ Falhas nos processos operacionais

3️⃣ Desorganização e perda de estoque

4️⃣ Perda de espaço no mercado para concorrentes

5️⃣ Alta rotatividade e baixo ânimo dos colaboradores

6️⃣ Baixa fidelização dos clientes

Numa empresa com boa saúde, o diagnóstico pode ser bastante útil para conhecer os pontos fortes e fracos e alcançar objetivos maiores. Sempre que sentir necessidade, a empresa pode elaborar um novo diagnóstico empresarial.

É recomendável, entretanto, que exista um intervalo para implementação das soluções do diagnóstico e tempo hábil as mesmas surtirem efeito.

No mundo corporativo, muitas ações demoram meses sendo planejadas e implementadas e os resultados também levam um tempo para aparecerem. Questões de ordem fiscal muitas vezes só são percebidos em períodos de apuração futuros, melhorias em gestão de estoque em datas de alta demanda entre outros casos

? ATENÇÃO ?

Estabelecer uma periodicidade para os novos diagnósticos é uma boa política para conhecer a empresa de maneira profunda e consistente, analisando sua evolução ao longo do tempo. Estabelecer um período semestral, anual ou bianual, a depender da realidade da empresa para, mesmo em empresas saudáveis, criam indicadores históricos sobre a empresa, assim como um histórico médico de um paciente, facilitando a prevenção de "doenças corporativas”.

COMO INTERPRETAR UM DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL?

De posse dos dados levantados, é preciso extrair informações e indicadores. O gestor ou a consultoria contratado interpreta as informações e traduz as respostas e feedbacks em planilhas, gráficos e relatórios para auxiliar nas tomadas de decisões e planejamento estratégico.

É importante contar com uma consultoria empresarial em todas as etapas do diagnóstico empresarial, inclusive após a conclusão do diagnóstico, para acompanhar a implementação e eficiência das soluções levantadas: A visão externa auxilia na objetividade da análise e a imparcialidade dos problemas levantados

Existem várias metodologias de diagnóstico que podem ser aplicadas para levantar e interpretar os dados.

Alguma delas são:

Método SWOT (Strength, Weakness, Opportunities, Threats)

É uma das mais conhecidas ferramentas de metodologia de diagnóstico empresarial. Intuitiva, tem o objetivo de identificar a posição da empresa no mercado em que atua, levando em conta forças e fraquezas do empreendimento no ambiente interno; ameaças e oportunidades, no ambiente externo.

 

✔ Ambiente interno

  • Strength = Forças
  • Weakness= Fraquezas

✔ Ambiente Externo

  • Opportunities = Oportunidades
  • Threats = Ameaças

A análise e cruzamento desses dados apresentam à situação real da empresa frente ao mercado e auxilia na elaboração da estratégia a empresa.

✔ Matriz GUT - Gravidade x Urgência x Tendência

  • É uma ferramenta bastante utilizada em empresas especialmente para priorizar as áreas com maiores dificuldades, utilizando um sistema de pontuação e levando em conta a Gravidade, Urgência e a Tendência, e buscar soluções eficientes. Pode ser usada complementarmente com o Método SWOT.

✔ Consiste em três etapas:

  • Levantamento dos problemas
  • Pontuação dos problemas
  • Classificação dos problemas

O QUE FAZER COM A DEVOLUTIVA DO DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL?

Após as análises, é elaborada uma devolutiva do diagnóstico. Uma devolutiva nada mais é que um relatório com pontos fortes e pontos a melhorar, um feedback da análise de dados. Essa devolutiva também pode indicar algumas soluções iniciais para os problemas, mas a empresa deve, de posse desse resultado, elaborar planos de ação detalhados para eliminar os problemas levantados.  Sem atacar os problemas a empresa pode ter seu crescimento comprometido e até mesmo sua existência ameaçada.

O plano de ação deve priorizar as áreas com os piores desempenhos ou que representam um impacto significativo nos resultados da empresa e um cronograma com tarefas definidas deve ser estabelecido.

Independente do porte de uma empresa, o diagnóstico empresarial deve ser entendido como uma importante ferramenta para a melhoria da sua. Através do seu uso o gestor poderá obter informações e dados que apoiam na tomada de decisões, competitividade e sustentabilidade do negócio.

 

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