Qual a importância da embalagem para as vendas em minha empresa?

Principais benefícios do uso de embalagens

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Publicado em 05/02/2021 | Atualizado em 05/02/2021

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Desenvolvimento de embalagens

Em um contexto onde a concorrência é acirrada em praticamente todas as áreas, com clientes cada vez mais exigentes, cobrando das empresas não apenas um bom produto, mas responsabilidade ambiental, fiscal, social, entre outras formas de posicionamento, nenhum detalhe sobre o produto pode ser deixado de lado.

As empresas precisam não apenas satisfazer as necessidades do seu público, mas devem constantemente buscar soluções que atraia novos consumidores, diferenciando os seus produtos e a sua marca dos concorrentes.

A embalagem pode ser o diferencial nesse contexto. Além de cumprir suas funções básicas, de proteção aos produtos, e simplificar o processo de utilização, a escolha da embalagem que é o primeiro contato do usuário com o produto físico, é também de grande impacto nas vendas seja positiva ou negativamente.

POR QUE INVESTIR NAS EMBALAGENS?

As embalagens, entre outros aspectos da empresa e seus produtos, devem interagir com o seu público, apresentando seus valores e seu posicionamento no mercado de forma eficiente e clara. Assim, as embalagens se apresentam como ótimas ferramentas para realizar a comunicação com o mercado de forma contínua e natural.

Todas as escolhas relativas às embalagens usadas em uma empresa passam uma mensagem para os clientes, desde a escolha do material, se é biodegradável ou não, sua origem, se foi produzida seguindo os princípios da consciência ecológica, até a escolha das cores, a disposição das informações, nada passa despercebido. Quanto maior a identificação do cliente com os valores que o produto transmite, sejam aqueles livres de testes em animais, ou de uma empresa que apoia uma causa, além da venda do próprio produto, tudo que elevar o nível de identificação do cliente com o produto aumentará as chances de consumo.

OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO USO DE EMBALAGENS

Uma embalagem criada com elevado padrão de qualidade tanto em sua matéria-prima, como nos processos de produção, gera maior confiabilidade, previne danos e perdas garantindo maiores lucros para a empresa. Entre os diversos benefícios das embalagens estão:

   Transmitem seriedade, criando uma experiência positiva e fidelizando os clientes;

   Agregam valor ao produto, ao trazer propostas inovadoras, conscientes e/ou divertidas;

   Fortalecem a marca, ao transmitirem valores de qualidade superior ao das concorrentes;

   Reduzem as perdas, evitando a venda de produtos danificados e consequentes trocas;

   Promovem aumento das vendas, uma vez que embalagens de qualidade promovem maior aceitação do público-alvo.

EMBALAGEM E LOGÍSTICA

Armazenagem, manuseio, movimentação e transporte. Uma embalagem de qualidade deve ser projetada para passar por todas as etapas do processo logístico como forma de garantir a integridade do produto.

Os impactos sofridos durante estocagem e transporte dos produtos devem ser previstos nesse processo de criação da embalagem, garantindo a redução de perdas e danos.

O uso de embalagens adequadas deve atender às necessidades específicas de cada produto, garantindo que se mantenha inviolável e, segura, demonstrando as características do produto e mantendo a sua qualidade.

A falta de investimento em embalagens adequadas pode resultar não apenas em prejuízo ao produto, como afetar a relação do cliente com a empresa, que se sentirá lesado caso adquira produtos danificados.

A IMPORTÂNCIA DA EMBALAGEM PARA O COMÉRCIO ELETRÔNICO

No que tange o comércio eletrônico, a embalagem se caracteriza como o primeiro contato palpável com o produto. Uma embalagem elaborada de forma eficiente, ergonômica e atraente, pode ser o diferencial da sua empresa.

Algumas pequenas ações podem elevar a percepção de cuidado e tratamento exclusivo para os clientes, como:

? Uso de material com textura diferenciada;

? Uso de essência agradável que caracterize o aroma do ambiente físico da sua loja;

? Dobraduras diferenciadas;

? Envio de pequenos brindes ou amostras de outros produtos;

? Reforço da identidade visual da sua empresa usando adesivos com o logo da marca.

Independentemente do item adquirido, uma embalagem bem construída e funcional tem o poder de encantar e preservar os clientes.

? FIQUE ATENTO ?

A embalagem deve ser pensada de forma a agregar valor ao produto. Ela é a forma mais barata de publicidade, uma vez que seu custo já está embutido na produção dele. O uso consciente da embalagem como ferramenta de comunicação permite à marca conversar com seu público sobre seus valores, cultura e crenças. É uma oportunidade para consolidar a sua marca no mercado e criar uma imagem positiva.

A OBRIGATORIEDADE E IMPORTÂNCIA DOS RÓTULOS

O Código de Defesa do Consumidor prevê que é direito do consumidor ter conhecimento do que está adquirindo. Para tanto, o fornecedor se encontra obrigado a fazer constar nos rótulos e embalagens de seus produtos informações adequadas, claras, com especificações corretas de quantidade, qualidade, composição, preço, tributos, bem como dos riscos que podem eventualmente apresentar.

Os órgãos fiscalizadores também têm normas próprias que devem ser respeitadas, sempre de acordo com o produto a ser comercializado. A exemplo do INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, que formalizou as normas quanto à rotulagem de produtos, estabelecendo, além de dimensões mínimas e a forma de expressar o conteúdo nos produtos, entre dezenas de outros regulamentos.

Mais do que cumprir função informativa, essa ferramenta proporciona segurança no manuseio do produto, manutenção de suas propriedades, informações legais sobre sua composição e validade, bem como rastreabilidade do lote de produção.

Assim, cada fabricante deve ter conhecimento das informações obrigatórias para a criação de rótulos e embalagens, flexíveis dentro da legislação brasileira, evitando multas e apreensão dos produtos pelos órgãos fiscalizadores.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA ROTULAGEM NUTRICIONAL NOS PRODUTOS ALIMENTÍCIOS?

Útil para tornar conhecida a composição dos alimentos, fornecendo uma base para as escolhas de consumo, a rotulagem nutricional deve apresentar obrigatoriamente algumas informações:

1️⃣ Denominação de venda do alimento;

2️⃣ Lista de ingredientes;

3️⃣ Conteúdos líquidos;

4️⃣ Identificação da origem;

5️⃣ Nome ou razão social e endereço do importador, no caso de alimentos importados;

6️⃣ Identificação do lote;

7️⃣ Prazo de validade;

8️⃣ Instruções sobre o preparo e uso do alimento, quando necessário.

É obrigatório ainda declarar a quantidade de valor energético dos nutrientes: carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras trans, fibra alimentar e sódio.

ATENÇÃO 

A informação nutricional deve ser expressa por porção, incluindo a medida caseira correspondente, usando como base uma dieta de 2.000 kcal*ou 8.400kj**.

*kcal significa quilo caloria: caloria é a unidade de medida de energia.

**kj significa quilo joules. Uma caloria equivale a 4,18 joules.

APRENDA A FAZER MARKETING POSITIVO

A premissa do marketing positivo é transmitir a imagem da empresa através das ações. Para isso é importante conhecer o público, manter contato frequente com ele, ter feedbacks sobre os produtos/serviços para garantir uma boa relação com os clientes.

Desse modo a embalagem favorece a criação de vínculos afetivos com o cliente a partir da experiência vivenciada ao utilizar e/ou consumir o produto. A embalagem ainda permite que a empresa convide seus consumidores a visita ao site e às páginas de redes sociais da empresa. Gerando um relacionamento com seus consumidores e posicionando a marca no mercado, as embalagens se mostram um elemento de diferencial competitivo.

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