Qual a importância da embalagem para as vendas em minha empresa?

Descubra como otimizar o uso da embalagem

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Publicado em 14/02/2020 | Atualizado em 22/06/2020

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Verduras em embalagens plásticas

Por que investir nas embalagens?

Clientes exigentes e cada vez mais interessados em todas as relações que envolvem a empresa, seja com o meio ambiente, com a comunidade ao redor, ou com seus funcionários: essa é a realidade do mercado atual. As embalagens, entre outros aspectos da empresa e seus produtos, devem interagir com o seu público, apresentando seus valores e seu posicionamento no mercado de forma eficiente e clara. Assim, as embalagens se apresentam como ótimas ferramentas para realizar isso de forma contínua e natural. 

Todas as escolhas relativas às embalagens usadas por uma empresa passam uma mensagem para os clientes. Desde a escolha do material, se é biodegradável ou não, sua origem, se foi produzida seguindo os princípios da consciência ecológica, até a escolha das cores e a disposição das informações, nada passa despercebido. E quanto maior a identificação do cliente com os valores que o produto transmite, sejam aqueles livres de testes em animais, ou de uma empresa que apoia uma causa, além da venda do próprio produto, tudo que elevar o nível de identificação do cliente com o produto aumentará as chances de consumo.

A embalagem oferece ainda uma experiência sensorial ao cliente e quanto melhor, maiores as chances da venda se repetir. Essas experiências envolvem desde a facilidade de se abrir a embalagem, de guardar antes do consumo ou após uso parcial, se pode ser identificado facilmente entre os produtos concorrentes e muitos outros fatores. Por isso é tão importante que cada detalhe da embalagem seja pensado cuidadosamente. 

 Quais os principais benefícios do uso de embalagens?

Uma embalagem criada com elevado padrão de qualidade tanto em sua matéria-prima, como nos processos de produção, gera maior confiabilidade, previne danos e perdas, garantindo maiores lucros para a  empresa, além de diminuir o número de reclamações entre os clientes. Entre os diversos benefícios das embalagens estão:

  • Transmissão de credibilidade, criando uma experiência positiva e fidelizando os clientes; 
  • Agrega valor ao produto ao trazer propostas inovadoras, conscientes ou divertidas;
  • Fortalecem a marca ao transmitirem valores de qualidade superiores aos dos concorrentes;
  • Reduzem as perdas, evitando a venda de produtos danificados e consequentes trocas;
  • Promovem aumento das vendas, uma vez que embalagens de qualidade geram maior aceitação do público-alvo, além de aumentar as chances de sua marca se tornar referência na área de atuação.

Armazenagem, manuseio, movimentação e transporte, uma embalagem de qualidade deve ser projetada para passar por essas etapas do processo logístico garantindo a integridade do produto.

Os impactos sofridos durante estoque, transporte e armazenagem dos produtos devem ser previstos nesse processo de criação da embalagem, garantindo a redução de perdas e danos. 

O uso de embalagens inteligentes deve atender às necessidades específicas de cada produto, garantindo que se mantenham invioláveis e seguras, preservando as características dos produtos, bem como as suas qualidades.

A falta de investimento em embalagens adequadas pode resultar não apenas em prejuízo ao produto, como também afetar a relação do cliente com a empresa, que se sentirá lesado ao adquirir produtos danificados.

A importância da embalagem para o comércio eletrônico

No comércio eletrônico os procedimentos que envolvem a venda até a entrega do produto passam por diferentes etapas. Cuidados como a escolha de uma plataforma de fácil utilização, layout do site, softwares de gestão, fazem a diferença na relação do consumidor com o e-commerce. Mas, se mesmo cuidando de todos esses detalhes o gestor não der a devida atenção à escolha da embalagem final, a insatisfação do cliente pode levar ao fim dessa relação. 

No que tange o comércio eletrônico, a embalagem se caracteriza como o primeiro contato palpável com o produto. Uma embalagem elaborada de forma inteligente, ergonômica e atraente, pode ser o diferencial da sua empresa. 

Algumas pequenas ações podem elevar a percepção de cuidado e tratamento exclusivo para os clientes, como:

  • Envio de cartão personalizado de agradecimento;
  • Uso de material com textura diferenciada;
  • Uso de essência agradável que caracterize o aroma ambiente da sua loja;
  • Dobraduras diferenciadas;
  • Envio de pequenos brindes ou amostras de outros produtos;
  • Reforço da identidade visual da sua empresa usando adesivos com o logo da marca.

Independentemente do item adquirido, uma embalagem bem construída e funcional tem o poder de encantar e preservar os clientes.

Fique Atento

A embalagem deve ser pensada de forma a agregar valor ao produto. Ela é a forma mais barata de publicidade, uma vez que seu custo já está embutido na produção do mesmo. O uso consciente da embalagem como ferramenta de comunicação permite à marca conversar com seu público sobre seus valores, cultura e crenças. É uma oportunidade para consolidar a sua marca no mercado e criar uma imagem positiva.

A obrigatoriedade e importância dos rótulos

O Código de Defesa do Consumidor prevê que é direito do consumidor ter conhecimento do que está adquirindo. Para tanto, o fornecedor se encontra obrigado a fazer constar nos rótulos e embalagens de seus produtos informações adequadas, claras, com especificações corretas de quantidade, qualidade, composição, preço, tributos, bem como dos riscos que podem eventualmente apresentar.

Os órgãos fiscalizadores também têm normas próprias que devem ser respeitadas, sempre de acordo com o produto a ser comercializado. A exemplo do INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia,  formalizou as normas quanto à rotulagem de produtos, estabelecendo, além de dimensões mínimas e a forma de expressar o conteúdo nos produtos, entre dezenas de outros regulamentos.

Mais do que cumprir função informativa, essa ferramenta proporciona segurança no manuseio do produto, manutenção de suas propriedades, informações legais sobre sua composição e validade, bem como rastreabilidade do lote de produção.

Assim, cada fabricante deve ter conhecimento das informações obrigatórias para a criação de rótulos e embalagens, flexíveis dentro da legislação brasileira, evitando multas e apreensão dos produtos pelos órgãos fiscalizadores.

Dica de Ouro

A imagem e as informações contidas na embalagem podem ser fator  decisivo para a compra ou não do produto. O hábito de conferir a tabela dos valores nutricionais, a gramatura e os ingredientes têm se difundido entre os consumidores. A junção da informação aliada à imagem correta é essencial para qualquer produto, não basta exibir as informações, os rótulos precisam ser atraentes para despertar a curiosidade do consumidor.

Qual a importância da rotulagem nutricional nos produtos alimentícios?

Útil para tornar conhecida a composição dos alimentos, fornecendo uma base para as escolhas de consumo, a rotulagem nutricional  deve apresentar obrigatoriamente algumas informações:

  • Denominação de venda do alimento;
  • Lista de ingredientes;
  • Conteúdos líquidos;
  • Identificação da origem;
  • Nome ou razão social e endereço do importador, no caso de alimentos importados;
  • Identificação do lote;
  • Prazo de validade;
  • Instruções sobre o preparo e uso do alimento, quando necessário.

É obrigatório ainda declarar a quantidade de valor energético dos nutrientes: carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras trans., fibra alimentar e sódio. Optativamente podem ser declarados vitaminas e minerais quando estiverem presentes em quantidade igual ou maior que 5% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) por porção indicada no rótulo, bem como outros nutrientes e cálculo do valor energético e de nutrientes.

Atenção

A informação nutricional deve ser expressa por porção, incluindo a medida caseira correspondente, usando como base uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kJ.

Aprenda a fazer marketing positivo

A premissa do marketing positivo é transmitir a imagem da empresa através das ações. Para isso é importante conhecer o público, manter contato frequente com ele, ter feedbacks sobre os produtos/serviços para garantir uma boa relação com os clientes. 

Desse modo a embalagem favorece a criação de vínculos afetivos com o cliente  a partir da experiência vivenciada ao utilizar e/ou consumir o produto. A embalagem ainda permite que a empresa convide seus consumidores a visitar o site e as páginas de redes sociais da empresa. Gerando um relacionamento com seus consumidores e posicionando a marca no mercado, as embalagens se mostram um elemento de diferencial competitivo.

Entender sobre a importância da embalagem é um passo importante para o empreendedor. Esta poderá ser um diferencial da empresa no mercado, auxiliando na promoção, posicionamento, competitividade e sustentabilidade do negócio. Continue na busca por novos conhecimentos para inovar e se diferenciar dos seus concorrentes. Acesse os conteúdos desenvolvidos pelo Sebrae e sucesso!