Ideia de negócio - Borracharia sustentável

Descubra como iniciar uma borracharia sustentável

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Publicado em 02/04/2024 | Atualizado em 02/04/2024

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Você deseja empreender? Hoje, além de abrir um negócio inovador e de qualidade, é necessário levar em conta a questão da sustentabilidade. É só observar um pouco para ver que sacolas, garrafas, canudos e telhas ecológicas estão entrando na moda. Mas além de ser apenas um acessório estiloso, a sociedade está ficando cada vez mais preocupada com o meio ambiente.

Muitas pessoas, antes de realizar alguma compra ou de consumir algum produto, levam o quesito sustentabilidade em consideração. Mas aí você pensa, é possível abrir uma borracharia e ter o selo de sustentabilidade junto? Nós respondemos sim para essa pergunta. Atualmente não é mais impossível ter uma borracharia sustentável.

Algumas pessoas e empresas já estão aderindo ao pneu sustentável, já que eles diminuem os efeitos nocivos ao meio ambiente. Além desse importante fator, esses pneus podem aumentar a durabilidade dos produtos, fazendo com que eles não desgastem facilmente.

Mas qual o real benefício desse produto? Com a utilização dos pneus sustentáveis, a emissão do gás do efeito estufa é reduzida, por conta disso o carro não produzirá tantos riscos ao meio ambiente.

Com a redução do desgaste, a troca não acontece com tanta regularidade. Assim, as empresas não precisam produzir uma grande quantidade de pneus como o normal,  deixando, assim, de  utilizar tanta matéria-prima e energia.

Tudo isso é levado muito em conta pelos compradores atualmente. Dessa forma, escolher empreender e abrir uma borracharia sustentável pode ser um negócio rentável para você.

Qual o público-alvo desse negócio?

 

O público-alvo é um termo muito importante utilizado na área do marketing para que seja possível montar propagandas que trazem sucesso. Mas afinal, você sabe o que é um público-alvo? Nada mais é do que um grupo de pessoas que têm características interessantes e que tem relação com aquilo que eu estou vendendo.

O público-alvo não é o mesmo que clientes, nem todos os presentes nesse público já que nem todos concluem a compra. Aí você deve estar pensando, mas para que ter um público-alvo se nem todos concluem a compra? É importante ter esse público bem definido para que exista um bom direcionamento na realização do marketing e vendas.

Identificar claramente seu público-alvo é crucial para impulsionar as vendas e a eficácia do marketing, eliminando a necessidade de abordagems genéricas e dispersas. Ao especificar aspectos como gênero, idade, profissão e necessodadesde seu público, você facilia a comunicaçãodireta e efetiva. Esta estratégia precisa não só otimizar seus esforços de marketing como também coloca você à frente de seus concorrentes.

Além do já citado, existem mais fatores que tornam o público-alvo importante. A partir dessa definição, a estratégia da empresa está sendo totalmente interferida, já que aquelas propagandas que você fazia sem essa definição e que não davam retorno irão diminuindo cada vez mais.

Assim, você ganha vendedores mais competentes e motivados, um público que entende sobre o seu produto, clientes mais fiéis, ganhará espaço no mercado diminuindo as chances da concorrência e terá um risco pequeno de que sua empresa feche as portas.

O interesse de compra vai além da idade. Como foi dito anteriormente, existem diversos pontos que devem ser definidos para que exista um público-alvo. É necessário ter a maior quantidade de dados e informações sobre os potenciais clientes. Além disso, saber sobre a economia do local em que vive, sobre questões sociais, políticas e demográficas dos consumidores, auxilia na melhor produção daquilo que eles necessitam ou apenas querem.

Vamos dar um exemplo. Você já possui a sua borracharia sustentável que está localizada no bairro mais rico da sua cidade. Você já tem a ideia de que seus clientes têm a idade entre 40 e 60 anos, moram próximo do seu estabelecimento, possuem formação acadêmica, têm filhos, ganham entre R$20.000,00 a R$30.000,00 por mês e se preocupam muito com a defesa do meio ambiente.

Dessa forma, você já tem um perfil da empresa e a linguagem que deve utilizar para atrair esse público, você já sabe qual meio de comunicação vai dar mais retorno para a sua propaganda, você sabe quais eventos você pode patrocinar para que o seu retorno seja grande, você já sabe como fazer promoções certas e quando fazê-las, além de saber exatamente quais conteúdos são bons para produzir.

Também, é possível perceber que focar na qualidade do produto, do seu valor sustentável e na defesa do meio ambiente, serão as peças chave da sua propaganda. Por aí você conquistará muitos clientes e irá definir bem o seu público.

Existem duas formas de conseguir definir bem esse público: ir atrás do consumidor e coletar as informações necessárias, ou pode também realizar pesquisas feitas de outras formas pela internet.

Mas além do seu público-alvo definido, você tem que passar para os seus clientes as seguintes informações: Quais benefícios que o seu produto traz, qual é a diferença dele para os que já existem no mercado e quais os anseios dos seus clientes e como o seu estabelecimento e o seu produto podem ajudar nisso.

Como dito anteriormente, fica mais fácil você segmentar o seu público, entender mais sobre a sua importância e garantir o sucesso inicial do seu negócio. Mas não ficamos só por aqui!

Conquista e fidelização de clientes

 

O marketing também pode te auxiliar, e muito, na conquista e fidelização dos seus clientes. Mas você sabe como isso pode ser feito? Será necessário mexer com a estratégia da sua empresa, com essa conquista e fidelização, os clientes comprarão mais vezes da sua marca e vão fazer um marketing, de graça, para você.

Vamos começar falando sobre a importância da conquista e da fidelização dos seus clientes. Para que seja possível fazer essas duas coisas, é necessário trabalhar com o marketing de relacionamento.

Dessa forma, você terá uma ótima relação com o consumidor e terá a satisfação garantida. Se você tiver clientes fiéis, sempre terá consumidores ativos. Se você trabalhar na construção da sua marca e fizer um bom trabalho de disseminação, utilizando o marketing, você irá conquistar os clientes. Além de conquistar, ganhará a confiança e terá autoridade do mercado consumidor.

Para que você entenda melhor a importância da conquista de clientes e a fidelização deles, você pode simplesmente pensar nas experiências que você tem como cliente. Tem algumas marcas que você tem uma relação melhor e que passam uma impressão boa do produto, da forma como trata os clientes, da importância que dá a eles e da responsabilidade que tem com o consumidor. Já outras marcas não conseguem passar toda essa segurança.

Assim, é claro que você já teve boas e péssimas experiências, assim como já tornou-se um cliente fiel de alguma marca ou produto. Além dessa confiança e fidelidade, quando gostamos de verdade de algum produto, costumamos indicar essa marca para amigos e familiares.

Com isso, além do dinheiro que você recebeu a partir da compra do seu produto, você sai ganhando com a propaganda que esse cliente fidelizado vai fazer para você. E assim a sua marca vai se propagando com a indicação de clientes fiéis.

Após tudo isso, nós temos a propriedade para te dizer que o marketing de relacionamento não auxilia apenas na vendas, ele também faz com que a sua empresa receba com mais frequência feedbacks que sejam honestos. 

Dessa forma, já que o marketing de relacionamento tem a capacidade de aproximar o cliente e a empresa,  você saberá como a sua marca está atuando no mercado e tem a chance de melhorar cada dia mais.

E o melhor, isso não acabará rápido. O marketing de relacionamento trabalha com estratégias de longo prazo, pois tem o objetivo de criar uma relação com o cliente que seja contínua. Cada vez que o cliente compra e gosta mais da sua marca, ele realizará compras melhores, fazendo com que ele também gaste mais com a sua marca.

Para seguir com nossos ensinamentos vamos apresentar algumas estratégias para que você conquiste mais clientes e a primeira delas é: Conheça o seu público-alvo. Nós já explicamos anteriormente o que significa esse termo e como definir o seu público, então você já está sabendo bem como conhecer o seu público, não é mesmo? 

Conhecendo o público, você precisa entender que é necessário saber como melhorar as experiências desse possível cliente e dar mais benefícios à ele. Com isso, você deve manter todo o seu foco em criar formas de como melhorar a relação da sua marca com eles. Atraindo o público-alvo e agradando esses possíveis clientes.

Mas como já foi falado, não basta somente atrair o cliente, você precisa fazer com que ele continue comprando da sua marca. Para isso, o relacionamento com o cliente existe, e você pode criá-lo com uma base de dados. Com essa base de dados você consegue acompanhar cada cliente e deixar ele sempre por perto.

Mas como funciona essa base de dados? Tenho certeza que você já teve contato com o e-mail marketing de alguma empresa que você fez cadastro. Esse modelo de aproximação é muito utilizado pois é muito fácil fazer a sua personalização.

Com o e-mail marketing você pode mandar mensagens para os clientes com muita frequência e personalizá-las conforme foi necessário, como exemplo: mensagens de aniversário. Os clientes ficam muito felizes com essa simples lembrança. Mas essa ferramenta também pode ser utilizada para enviar promoções e conteúdos de interesse dos clientes.

Para finalizar essa ferramenta, com ela você consegue fazer uma análise sobre a experiência do cliente após a compra. Pois você pode receber um feedback mais facilmente e mostrar que a sua equipe está sempre disponível caso existam dúvidas ou problemas.

O programa fidelidade também é uma ótima estratégia para manter a relação com o cliente. Ela funciona por meio de benefícios, você oferece algo para o cliente após ele consumir algum dos seus produtos ou adquirir o seu serviço. Por exemplo, você pode dar um selo a cada compra do seu cliente, e após ele juntar o número de selos que você determinar, ele terá um benefício.

E com sua grande importância, o marketing por meio de redes sociais não pode ficar de fora. A presença do consumidor no meio online está crescendo cada vez mais, por isso a sua empresa precisa estar presente nas redes sociais. Dessa forma você tem uma interação direta com o seu cliente, aumentando o relacionamento com a marca.

Quatro dicas para garantir a fidelidade dos seus clientes

 

. Dê para seu cliente uma experiência única: Se o seu ambiente e a sua estratégia forem envolventes, o cliente com toda certeza irá voltar mais vezes. Mas para que isso seja um sucesso, é necessário que você crie uma experiência inovadora. Isso vem desde o site da sua empresa, passa para as redes sociais, atendimento e a forma como você se comunica com o seu cliente. Até a embalagem passa uma mensagem, faça tudo com carinho.

. Crie Redes Sociais: Utilizar as redes sociais facilita o engajamento das pessoas com sua marca. Nessas plataformas, é possível publicar conteúdos interessantes e de alta qualidade, mantendo os clientes engajados e construindo sua confiança. Ao compartilhar posts sobre temas relacionados à sua marca, você demonstra conhecimento na área, aumentando sua autoridade no assunto. Isso faz com que os clientes vejam sua empresa como uma referência confiável a quem podem recorrer quando precisam de produtos ou serviços que você oferece.

Ⅲ. Possua um suporte ao cliente que seja de extrema qualidade: Isso é muito importante para que o cliente se mantenha firme junto à empresa. Assim que o cliente entra em contato, você deve atender de maneira rápida, sempre com muita educação e mostrando que está disponível para solucionar qualquer problema. Esse meio de contato também pode ser útil para você receber críticas construtivas e tomar determinadas ações para resolvê-las. Isso é muito importante para manter o cliente fiel.

Ⅳ. Tenha sempre um banco de dados com o registro dos seus clientes: Como já foi dito, ter esse banco de dados pode fazer com que você crie um atendimento personalizado para cada cliente. Nesse banco você também pode manter o registro da atividade dos seus clientes no seu site e nas suas redes sociais. Com esse acompanhamento você consegue ver qual é a necessidade desse seguidor e se antecipar.

Conseguiu entender que o atendimento é o principal para que o bom marketing seja feito? A comunicação só é boa se você adquire uma proximidade com o seu cliente e consegue manter esse relacionamento e a fidelidade dele. Só assim você terá um cliente que é fiel e que assim faz a propaganda da sua marca por meio de indicações.

Tenha muito cuidado com o seu negócio

 

Seu sonho é empreender? Ok, mas você não pode se jogar de cabeça sem ter um planejamento para que o seu negócio dê certo, você precisa estar preparado para alcançar o sucesso. Você tem consciência dos riscos de abrir uma empresa? Ainda não? Então acompanhe de pertinho mais essas dicas:

Tenha o perfil de empreendedor: Você precisa saber se possui a capacidade para se ver enfrentando problemas diversos e se possui o conhecimento necessário para realizar diversas tarefas. Mas como eu sei que tenho um perfil empreendedor? Você precisa estar atento a tudo, saber o que te agrada ou não em relação a outras empresas que vai, tenha metas desafiadoras e sempre saiba que abrir um negócio não é fácil e possui riscos. Não é querer estragar sonhos, mas é ter os pés no chão e saber que em meio ao sucesso também existem dificuldades.

Por conta de tudo isso que não é fácil, é preciso saber gerenciar, conhecer cada tipo de cenário, ter estratégias, saber ser líder. Ter cuidado com os funcionários na hora de negociar, motivar e ter sempre os objetivos bem estabelecidos.

Tenha autoconhecimento: Além de ter um perfil empreendedor é necessário se conhecer. O seu perfil pessoal precisa ter características que se relacionem com o tipo de empresa que você quer abrir. Se você deseja abrir uma borracharia sustentável, você precisa ser adepto às causas do meio ambiente. Não adianta nada querer abrir um negócio nesse estilo só por moda ou por gerar um lucro bom atualmente, você precisa sim estar por dentro das causas.

Além disso, você precisa ter a consciência de que ser empresário é ter diversas funções. Claro que você pode trabalhar com um sócio, que falaremos a seguir, mas você pode atuar como aquele que toma as decisões do seu negócio, pode ser gestor, pode administrar a empresa ou fazer o trabalho que a empresa oferece ao público.

Você precisa ter bem claro em sua mente quais são as suas capacidades, habilidades e preferências para saber em qual área é melhor dar o seu maior foco e só assim vai saber quem procurar para ocupar determinadas funções.

Saiba escolher o sócio ideal: Atualmente a ideia de ter um sócio está mais presente na mente do empreendedor, mas isso vem alinhado ao medo de que seja feita uma escolha errada e a empresa seja prejudicada. Se a escolha for bem feita você só tem a agregar para o seu negócio.

Mas para que essa parceria seja de sucesso, procure possíveis sócios que tenham um perfil que complemente o seu. Por conta disso, além de saber as suas capacidades, habilidades e preferências, você precisa saber as do seu sócio, só assim vocês irão se ajudar e conseguir encaixar as competências no negócio.

A união dos sócios tem um objetivo em comum, que é o sucesso e crescimento da empresa. Por isso, você não pode procurar apenas alguém que seja próximo a você, mas sim alguém que ofereça algo além do que você já oferece.

Faça uma análise de mercado relacionada ao seu produto: Saiba o que o seu público-alvo quer do seu produto, quais são as suas necessidades. Só assim você conseguirá fazer uma projeção do quanto a sua empresa pode crescer e assim o risco inicial de abrir uma empresa vai diminuindo.

Além de saber o que o seu possível cliente deseja, a análise de mercado serve para que você conheça os seus concorrentes e possa mapear alguns fornecedores. Apenas assim, você saberá se o seu negócio pode oferecer aquilo que o consumidor deseja e ser uma boa empresa para bater de frente com a concorrência.

Tenha um plano de negócios bem definido: Com planejamento, o risco de tudo diminui. É isso que você deve ter em mente. Mas também não sonhe muito, tenha um planejamento que seja de acordo com o que a realidade pode oferecer. Para ter um plano de negócios de qualidade, estude o mercado, tenha um planejamento financeiro, estude o fluxo de caixa, faça uma previsão de vendas, etc.

Esse plano vai te dizer como o seu negócio irá atuar no mercado, com quais produtos você consegue trabalhar, quanto dinheiro você pode utilizar para investir no marketing e em equipamentos, entre outros. Sem esse planejamento o risco de você começar cheio de dívidas e sem resultados é muito grande.

Tenha metas definidas: Com um plano de metas, você pode deixar a insegurança de lado e ter a resposta para os seus questionamentos nesse início de processo. Coloque tudo no papel e consulte sempre, para que se lembre dos seus objetivos desde o início da empresa. Saiba o que você quer e até onde deseja chegar.

Tenha em mente que para abrir uma empresa você terá custos iniciais: Logo no início, para abrir o seu negócio, você terá custos com as taxas da Junta Comercial e também com a emissão do alvará. Dependendo do tipo da sua empresa, o capital de giro pode ser maior ou menor. Por exemplo, se você decidiu abrir a sua empresa em casa, você pode aproveitar a internet que já está instalada lá. Mas se não for esse o caso, você pode ter que gastar com aluguel e diversas outras coisas que uma empresa exige.

Tenha dinheiro guardado: Mesmo que você tenha tudo anotado no papel e o seu planejamento seja impecável, sempre existem imprevistos. Assim, esses problemas que vão surgindo não tem o planejamento dentro do seu orçamento, por isso tenha uma reserva de dinheiro para que você não se desespere quando algum problema aparecer.

Se você pretende usar o dinheiro de algum patrimônio pessoal para abrir o seu negócio, como o dinheiro por meio da venda da casa, do carro, etc, saia o mais rápido possível. Também nunca se jogue de cara em empréstimos, só faça isso se tiver a certeza de que seu negócio dará o lucro necessário para pagar esse valor. Nunca tire o dinheiro do seu bolso para pagar o empréstimo que fez para abrir a sua empresa, sempre tire o dinheiro do lucro do seu novo negócio.

Saiba sobre regime de tributação: Existem três regimes, o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real. Após estudar sobre os três, você pode escolher qual deles se encaixa melhor no seu tipo de empresa.

Saiba lidar com o seu medo de abrir uma empresa: Claro que perder dinheiro é um medo muito grande. Mas isso se dá devido à insegurança e ao medo de errar. Você precisa entender que todo mundo comete erros e que você precisa correr riscos. Claro que você não vai se jogar no escuro, sempre deve tomar cuidado para que os erros não prejudiquem fortemente a sua empresa. Mas tenha confiança de que você sabe o que está fazendo.

Para completar as nossas dicas de como tomar cuidado com os seus negócios. Nós trouxemos alguns aprendizados que só iria aprender depois de algum tempo já estando no mercado. Então preste atenção para sair com uma vantagem na abertura da sua empresa.

Aprenda com os erros dos outros. Alguém já passou por aquilo que você está passando, então troque ideias, converse, traga esse empreendedor como espelho para que você adquira conhecimento e diminua esforços.

Saiba que você deve conhecer o seu cliente até mais do que o seu produto. Não olhe apenas para o seu produto, você precisa saber o que o seu cliente quer para oferecer o melhor para ele.

Tenha ajuda de especialistas como de profissionais da área jurídica, contábil, etc. Assim, você evita alguns desgastes.

Saber como o mercado funciona ajuda a direcionar às suas ações. Esteja por dentro das novidades da sua área. Amplie a sua visão e saiba quando deve inovar no seu negócio.

Como tenho sucesso na divulgação do meu negócio?

 

Você não pode apenas achar que criar uma rede social e jogar várias informações sem sentido e sem planejamento irão ajudar o seu negócio. Como existe um planejamento para abrir a empresa, também é necessário um ótimo planejamento e uma boa estratégia de marketing para alavancar o seu negócio.

Com uma estratégia de marketing bem definida, o seu negócio pode ser divulgado em lugares inimagináveis. Qualquer pessoa pode fazer propaganda do seu negócio, pois só assim você alcança mais pessoas para conhecer a sua marca e pode conquistar mais clientes e como resultado, o seu lucro só cresce.

Mas você deve estar se perguntando, o que é uma estratégia de marketing? Esse termo quer dizer o planejamento das ações de divulgação da marca. Com ela, você consegue divulgar o seu produto ou serviço da melhor forma possível.

Ela não é composta apenas por vender a todo momento, publicar toda hora apenas o seu produto, com valores e sem mais aprofundamento. Mas com ela, você pode apresentar melhor a sua marca, mostrar seus objetivos, como você está disposta a solucionar os problemas dos clientes e atender às suas necessidades, etc. Assim, a estratégia de marketing se compõe a partir do conhecimento do serviço e produto e chega na compra final.

Mas ok, qual a importância disso para o meu negócio? Apresente exatamente aquilo que o seu cliente deseja, baseado em uma boa estratégia de marketing e tenha resultados ótimos, assim você entenderá a importância desse tipo de planejamento.

Você decidiu empreender com um objetivo, certo? Auxiliar o consumidor é um desses objetivos, então você deve realizar esse trabalho com qualidade. Se você conseguir mostrar tudo isso ao seu potencial cliente, você consegue atraí-los de forma orgânica.

Mas o que é isso? Atraí-los de forma orgânica significa que eles chegaram até você de forma voluntária, de graça. Sem você precisar gastar dinheiro com campanhas ou promoções de conteúdo. Não é ótimo? Isso vem através de um trabalho de qualidade.

Assim, os seus clientes chegam voluntariamente, o seu lucro vai aumentando e o absurdo que você achava estar gastando com marketing, já não vai ser mais caro. Já que ele está trazendo resultados além do que você esperava, disso temos certeza.

E sabe o que é o melhor no planejamento de estratégias de marketing? Só assim você vai conseguir ter táticas que gerem resultado e que tenham um custo pequeno. Estratégias que tenham impacto no seu público-alvo e que sejam baseadas em criatividade. Não falamos que o seu público-alvo deveria ser bem segmentado? Pois é, as suas ações estratégicas também precisam ser.

Ok, você já sabe como funciona uma estratégia de marketing. Existem vários elementos que você pode usar para aumentar a sua divulgação. Como já foi dito, o blog, as redes sociais, websites e o e-mail marketing podem auxiliar bastante na conquista e fidelização de clientes.

Além delas existem o motor de otimização de busca, canais de vídeo, links patrocinadores, rádio, televisão, jornal, revista, eventos, parcerias e promoções. Tudo isso, com um bom planejamento, trará boa experiência para a sua marca.

Aplique as estratégias de marketing no seu negócio. Tenha uma boa relação com os seus clientes, saiba sobre o seu produto, mercado e negócio. Inove, seja sustentável e saiba atingir o seu público e conquistar aquilo que deseja.

Gostou das nossas dicas? Acho que depois deste  texto você já está mais do que preparado para empreender. Que tal trazer mais segurança para o meio ambiente abrindo uma borracharia sustentável? Seguindo  as nossas dicas você terá sucesso garantido. Nos acompanhe para mais dicas!

Chegamos ao fim deste artigo, e esperamos que as informações compartilhadas sejam valiosas para sua jornada empreendedora. Precisa de orientação ou deseja aprofundar-se ainda mais? Entre em contato com o SEBRAE, sua principal fonte de suporte e expertise para pequenos negócios no Brasil.

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Capa do ebook
Como Montar uma Borracharia Sustentável
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Gestão da sustentabilidade
Gestão da Sustentabilidade
A ideia que está contida na expressão desenvolvimento sustentável é a de suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das futuras gerações.
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