Como aproveitar a Black Friday para melhorar as minhas vendas!

Entenda como aproveitar as oportunidades da Black Friday para a sua empresa

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4.0

Publicado em 10/09/2020 | Atualizado em 10/09/2020

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Black Friday

Dia de descontos organizado pelo setor varejista, o Black Friday foi criado nos Estados Unidos, acontecendo tradicionalmente no dia seguinte à quinta-feira de Ação de Graças, data religiosa em que os americanos celebram as boas novas alcançadas durante o ano. Esta data foi inserida no calendário de outros países, incluindo Brasil, este último estabelecendo sua realização na última sexta-feira do mês de novembro.

No Brasil a Black Friday acontece desde 2010 e foi iniciado por um site que reunia cupons de descontos das principais lojas virtuais do país. No ano seguinte o dia de descontos estendeu suas ofertas para inúmeras lojas físicas e ganhou força no calendário anual do consumidor brasileiro. Muitos varejistas ainda possuem resistência em oferecer grandes descontos, no segundo semestre, antes do período natalino, no entanto um bom planejamento de ações e sobretudo de precificação, pode garantir aos empreendedores participar sem medo dessa data que vem crescendo ano a ano.

COMO ELABORAR UMA PRECIFICAÇÃO ESTRATÉGICA
DE ACORDO COM O MERCADO E AS OCASIÕES

Além de garantir prazos de entrega, para enfrentar a competição com tantas outras empresas a Black Friday passou, nos últimos anos, a ser ampliada para todo o mês de novembro. Mas fazer um mês inteiro de descontos pode não ser viável para todos os empreendimentos e é aqui que entra em cena a criatividade dos empresários e a necessidade de elaborar uma precificação estratégica dos seus produtos.

Para que o preço de venda seja compatível com as exigências do mercado, não se distanciando daquilo que é praticado por seus concorrentes e garantindo a fluidez de seu negócio sem prejuízos, algumas dicas são essenciais:

📌Conheça seus custos e despesa;

📌Defina sua margem de lucro;

📌Observe o preço praticado pelo mercado;

📌Use fórmulas para precificar.

Uma maneira básica de realizar a precificação resulta da soma entre custo do produto, percentuais de custos, despesas fixas e variáveis e percentual de lucro. Mas há muitas outras fórmulas, algumas trazendo maior precisão para essa definição, mas exigindo cálculos mais apurados.

Contabilize os custos, fique atento ao mercado, faça as contas e encontre a solução mais adequada para manter seu negócio competitivo e rentável.

Algumas pequenas ações podem elevar a percepção de cuidado e tratamento exclusivo para os clientes, como:

📌O primeiro fator: toda empresa precisa saber qual o custo de venda de uma mercadoria e prestação de um serviço, para que possa vendê-los garantindo o retorno financeiro do investimento que foi realizado.

📌O segundo: quando os clientes procuram muito por um produto/serviço e existe uma baixa oferta, a tendência é que as empresas aumentem os seus preços, obtendo assim uma melhor lucratividade. Da mesma maneira, quando há uma baixa demanda por uma mercadoria e paralelamente existe uma grande oferta, há uma tendência dos preços serem reduzidos.

📌O terceiro fator é o preço praticado pelas empresas concorrentes. É importante que o empreendedor antes de tudo calcule o seu preço dentro da sua realidade e só depois parta para uma pesquisa com os seus concorrentes diretos, de preferência no período anterior ao mês de novembro.

CONHEÇA ALGUMAS ESTRATÉGIAS DE PRECIFICAÇÃO

👍Preço alto-baixo

Consiste, basicamente, em oferecer descontos temporários em determinados produtos e em seguida voltar a praticar os preços normais. A principal vantagem está na associação que o consumidor passa a fazer entre a empresa e a prática de preços baixos.

👍Preço baixo todo dia

Como o próprio nome diz, esta estratégia consiste em uma política permanente de preços baixos. O objetivo é evitar a variação de preços conquistando a confiança dos clientes. Seu preço deve estar sempre alinhado a marca e ao público.

👍Preço líder

Prática comum no varejo, e consiste em reduzir ao máximo o preço de produtos líderes para atrair clientes e aumentar a demanda dos estabelecimentos. Ao reduzir as margens de lucro para esse grupo de produtos você estará criando uma isca para consumidores, atraindo clientes para a compra de outros produtos com margens de lucro maior que compensam as reduções de preço aplicadas no produto líder.

👍Preços sazonais

Consiste em variar o preço de determinados produtos de acordo com dias da semana ou períodos do ano específicos, como a Black Friday.

👍Preço por volume

Esta estratégia está relacionada ao conceito de "ganhos de escala", e seu principal objetivo é estimular o aumento no volume de compras por parte do cliente ou até escoar o estoque de determinada mercadoria.

👍Preço psicológico 

As duas estratégias de preço estão relacionadas a maneira que seu preço é exposto para os consumidores. O preço psicológico trabalha a percepção do cliente em relação ao preço e consiste em cobrar, por exemplo R$99,90 por um produto no lugar de R$100,00.

👍Preço de referência

É a apresentação do preço de oferta do produto juntamente com o preço normal, oferecendo ao cliente a possibilidade de comparar e ver que a compra da mercadoria naquele momento represente uma vantagem.

MONITORE A CONCORRÊNCIA PARA ADEQUAÇÃO DOS PREÇOS DE SEUS PRODUTOS

O monitoramento da concorrência de forma efetiva é um dos principais fatores que influenciam o resultado de vendas e pode ser determinante para o sucesso de uma campanha sazonal ou lançamento de um produto.

Coletando informações como preço, composição da gôndola (através de fotos), presença de ponto extra e tabloide dos concorrentes. Munido dessas informações, será mais fácil para o gestor minimizar riscos com estratégias de promoções ou lançamento de produtos paralelos aos da marca concorrente.

CONTROLE OS CUSTOS DE SUA EMPRESA DURANTE TODO ANO PARA CHEGAR BEM NA BLACK FRIDAY

O controle de custos e a redução de despesas, quando adotados como rotina, podem contribuir positivamente em momentos de crise econômica e manter a empresa preparada para oferecer grandes descontos aos seus consumidores em datas especiais como a Black Friday.

Veja como é possível fazer um controle de custo anual em seu empreendimento:

👍Impressões e cópias:

Uma boa forma de economizar é desenvolver uma política de consciência ambiental, realizando a impressão apenas daquilo que é realmente necessário. Instruir a equipe a trabalhar preferencialmente com arquivos digitais e quando for necessário imprimir, utilizar os dois lados da folha, ou mesmo aproveitar folhas de rascunho. A soma de pequenas ações gera grandes resultados;

👍Energia:

O uso indiscriminado da energia elétrica é outro vilão nas despesas anuais da maioria das empresas. Aproveitar a luz solar, manter lâmpadas de corredores e salas vazias apagadas são boas formas de começar a economizar;

👍Telefones e internet:

Ferramentas indispensáveis em toda empresa, também pode ser um ralo de dinheiro. A boa notícia é que reduzir gastos com telefone e internet é fácil. Contratar o serviço adequado à sua empresa, dando preferência a planos corporativos, sua empresa poderá aderir a planos muito mais econômicos;

👍Descartáveis:

Uma solução criativa é incentivar seus funcionários a utilizarem canecas individuais. Sua empresa pode até fornecê-las para os funcionários. Apesar do custo inicial, será um bom investimento com a redução dos copos de plástico, deixando os descartáveis apenas para uso dos clientes.

👍Contratação e demissão de funcionários:

Ao contratar ou demitir um funcionário, sua empresa deve estar consciente dos gastos envolvidos nesse processo. Antes de empregar, verifique se o colaborador é realmente necessário naquele momento e fique atento à forma de contratação. Se o trabalho a ser desempenhado pelo novo funcionário não fizer parte da atividade rotineira da empresa, ou para atender demanda específica, considere a terceirização ou a contratação de profissionais autônomos. Você deve analisar cada demanda em particular e escolher o mais favorável para cada situação;

👍Estoque mal planejado:

O setor de compras de sua empresa deve estar atento às necessidades do mercado e aos produtos mais vendidos por sua empresa. Aplicar o capital da sua empresa em produtos que não tem saída leva a redução no rendimento, além de gastos com armazenamento.

👍Regime de tributação:

Optar por um regime inadequado de tributação, pode gerar gastos indesejáveis para sua empresa. Contratar uma consultoria antes de escolher o regime é uma boa opção.

O desenvolvimento de uma cultura de redução de gastos somada à manutenção da qualidade dos seus produtos e serviços só pode resultar em sucesso para o seu negócio.

PROTEJA SEU E-COMMERCE DE FRAUDES DURANTE A BLACK FRIDAY

Apesar das muitas vantagens da Black Friday, muitos consumidores ficam inseguros com a possibilidade de se tornarem vítimas de fraudes neste período, principalmente referente às compras online. Para que sua empresa não seja vítima de uma armadilha acarretando em dores de cabeça para o seu negócio e para os seus clientes, algumas dicas podem ser úteis. São elas:

✔️Padronize a segurança do seu site

Existem certificados que apresentam uma série de normas que as empresas devem seguir para evitar vazamento de informações de seus clientes, fazendo uso da criptografia. Com essa tecnologia, nem as lojas conseguem ter acesso ao número completo do cartão de seus clientes, apenas aos últimos dígitos, impedindo assim novas transações não autorizadas.

✔️Estabeleça controle de acesso

É imprescindível desativar atividades operacionais de funcionários que saem de férias ou que se desligam para evitar que os colaboradores vazem dados dos clientes. Já existem sistemas inteligentes que identificam e fazem a proteção imediata caso haja uma tentativa de exploração por um atacante.

✔️Garanta ao seu cliente que seu site é seguro

O "https" indica confiabilidade naquela página, pois representa que a informação está saindo do computador do cliente e chegando ao servidor da loja sem que ninguém de fora da operação tenha acesso à transação.

 

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Conhecida também como a temporada de descontos mais aguardada pelos consumidores, a Black Friday representa um dos melhores períodos de vendas para os empreendedores. Neste período muitos lojistas investem em condições especiais de preço. Porém, mais do que a queima de estoque de produtos, a data é uma grande oportunidade para que empreendedores vendam mais, divulguem suas marcas e produtos e fidelizem os clientes.

Conte com o Sebrae para te ajudar nesta importante jornada!